Primeiro o
reino de Deus
Igreja Evangélica
Presbiteriana
Domingo, 25 de
julho de 2012
Pr. Plínio
Fernandes
Amados irmãos,
vamos ler Mateus 6:25-34
25 Por isso,
vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou
beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais
do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as
aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso
Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao
curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário?
Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se
vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do
campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros,
homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que
comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os
gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que
necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu
reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto,
não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados;
basta ao dia o seu próprio mal.
“Buscai,
pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos
serão acrescentadas”.
Em nossa meditação de hoje, eu não pretendo, mais
uma vez, falar aos irmãos sobre o reino de Deus: a sua origem, a sua natureza e
o seu progresso sobre a terra. Pois quando estudamos o livro de Daniel, e ao
começar os nossos estudos aqui no Evangelho de Mateus, aprendemos que a vinda
do reino de Deus era uma promessa antiga, dada através dos profetas do Senhor. Promessa
que iniciou seu cumprimento com a vinda de Jesus ao mundo, com a sua presença
física entre nós, com suas obras de ensino, cura, libertação, com sua morte e
ressurreição pelos nossos pecados. Na vinda de Jesus ao mundo, o reino de Deus
se tornou presente entre nós (Mt 12:28).
Mas o reino de Deus não se resume a isto: ainda
conforme as antigas profecias, a cada dia o reino de Deus continua a crescer
entre os homens, onde quer que o Evangelho seja pregado e recebido com fé; onde
quer que os homens, sem distinção de etnia, cor da pele, cultura, sexo, idade,
se convertam ao Senhor Jesus.
Onde quer que, por meio do Espírito Santo falando
no Evangelho, os homens são regenerados, ali o reino de Deus se instala, ali as
pessoas são tiradas do império das trevas e transportadas para o reino do Filho
do amor de Deus (Cl 1:13). As pessoas regeneradas começam uma nova maneira de
viver, um novo relacionamento com Deus e os homens, que se estende para o além,
para a eternidade. Quando partem desta vida, é para estar com Cristo, no
Paraíso (Lc 23:43; Fp 1:23).
E também a Bíblia nos ensina que este reino que
veio em Jesus, que se manifesta agora quando as pessoas se convertem, este
reino também se revelará em toda a sua plenitude no futuro da terra e do
universo inteiro, quando Jesus voltar ao mundo para o dia do juízo final. Aquele
glorioso dia em que Jesus dirá aos que creram nele: “Vinde, benditos de meu Pai, e entrai na posse do reino que vos está
preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
Quanto à cronologia, então, dizemos que o reino de
Deus se manifesta em três tempos: ele já veio, no passado, na vida, morte e
ressurreição de Jesus. Ele acontece agora, por meio do Espírito e da Palavra de
Deus na vida de todos aqueles que, ouvindo o evangelho, se arrependem de seus
pecados e se convertem a Jesus. Eles “nascem de novo” e entram no reino de Deus
(Jo 3:5). A acontecerá no futuro, quando Jesus voltar pessoalmente (Mt 25,
etc).
Mas também temos visto o que significa “reino de
Deus”: não é, no tempo presente, assim como não foi no tempo passado, um reino
de coisas materiais. O reino de Deus “não
é deste mundo”, não possui sede própria, quartel general, soldados armados,
comitês políticos (Jo 18:36) “não é comida nem bebida, mas justiça, alegria e
paz no Espírito Santo” (Rm 14:17). Também não é um reino geograficamente
visível, não está aqui ou ali, porque o reino de Deus está dentro de nós (Lc
17:21). Estas coisas sobre o reino nós temos visto em várias ocasiões.
Também não vamos hoje, meus irmãos, investir o
nosso tempo dizendo que no ensino de Jesus aqui em nosso texto temos a
orientação bíblica sobre como devemos fazer para lidar com a ansiedade. Certamente
este é um ensino maravilhoso e necessário, porque neste mundo temos muitas
preocupações que nos afligem: o que comer, o que beber, com o que vamos nos
vestir, são necessidades legítimas, e muitas vezes ficamos ansiosos quanto a
estas coisas. E Jesus nos ensina aqui também sobre esta importante questão.
Mas eu gostaria hoje de focalizar a nossa atenção
no mandamento de Jesus no v. 33: “Buscai
primeiro o reino de Deus e a sua justiça”.
Mais especificamente, na palavra “primeiro”. O que, dentro do contexto
significa: não se preocupe, primeiro, com as suas necessidades; confie que o
Pai sabe de tudo o que você precisa, e cuida de você; não se coloque a si mesmo
em primeiro lugar, mas coloque o reino de Deus em primeiro lugar.
E desejo apresentar a nossa meditação a partir de
uma pergunta: “O que você tem estado a
buscar primeiro”? Em sua vida diária, em suas atividades, em meio aos seus
afazeres... O que, ou quem você mais deseja? O que, ou quem é que ocupa os teus
pensamentos? O que, ou quem, é o centro das afeições?
Pois buscar primeiro o reino de Deus significa ter
a mente e o coração envolvidos com as coisas de Deus, ou antes, cativados pelas
coisas de Deus.
1.
Buscar primeiro o reino de Deus significa ter um coração cativado pelo amor do Rei
Quando um homem está cativado pelo reino de Deus, deseja
a Deus acima de tudo e de todos. Mesmo quando está sozinho, o seu rei está com
ele, nos seus pensamentos, no seu coração.
Por isto que orar sem cessar é algo natural. Tendo
iluminados os olhos do entendimento, através da fé em Jesus, ele percebe a
presença de Deus, o seu rei e soberano Senhor, em todas as circunstâncias, em
todas as situações. Ele vê a presença de Deus na beleza dos lírios do campo;
ele vê o cuidado de Deus na provisão para os pardaizinhos, ele sabe que toda a
sua vida, desde o primeiro momento, até o último, está nas mãos do Senhor. E
não fica preocupado com quantos dias vai viver, pois sabe que, apesar de todo o
seu esforço, não pode acrescentar um côvado ao cumprimento de sua vida. Uma vez
que ele percebe a presença e a providência de Deus em tudo, ele fala com Deus
em todo o tempo, em tudo o que faz. E se alegra em Deus, se deleita em Deus. Se
estiver triste, leva a Deus; nas horas de provação, leva tudo a Deus; deseja
fazer o que Deus quer; leva a Deus as suas tentações, os seus pecados; deposita
os seus fardos aos pés da cruz, confiando que o seu Salvador realmente salva,
realmente perdoa, realmente restaura sua alma triste.
Ele deseja a Deus em todo o tempo. Um desejo, uma
sede de Deus que se manifesta, por exemplo, em suas orações particulares.
Voltemos ao ensino de Jesus sobre oração aqui
mesmo no capítulo 6:9, 10. Portanto, vós orareis assim:
9 Pai nosso, que estás
nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se
a tua vontade, assim na terra como no céu.
Não que a cada vez que
oramos tenhamos que começar exatamente com estas palavras. Na própria Bíblia
vemos diversidade na maneira como os homens de Deus oram. Mas há uma coisa em
comum: aquilo que é revelado em cada caso é uma preocupação com a vontade de
Deus, de se promover o seu reino.
Paulo passou vários anos de seu ministério preso,
em várias ocasiões. Foi na prisão que escreveu as cartas aos Efésios, aos
Filipenses, aos Colossenses, a Filemon, a 2ª a Timóteo. E em cada uma delas,
diz que se ocupava de orar muito, por todas as igrejas, em pedir que o Espírito
Santo as iluminasse quanto aos propósitos de Deus a fim de que conhecessem sua
vontade, de que crescessem no conhecimento de Deus, que vivessem para o seu
inteiro agrado.
O homem que coloca o reino em primeiro lugar se
levanta com Deus, caminha com Deus, trabalha com Deus; quando vai dormir, Deus
está em seus pensamentos, e às vezes até sonha com Deus. Buscar o reino de
Deus, entre outras coisas, significa ter o reino de Deus como o mais
proeminente objeto das nossas afeições, dos nossos pensamentos. E ele quer que
as coisas de Deus, a vontade de Deus, os planos de Deus prevaleçam na terra. Ele
deseja isto para a sua vida, para a sua família, para a igreja e para o mundo.
Ele ora por isto, ele busca, se empenha.
2.
Buscar primeiro o reino de Deus significa ter um coração cativado pelo amor à
igreja, o povo do reino
O reino de Deus, naturalmente, não se restringe à
igreja. Ele é muito mais abrangente, mas a Bíblia diz que a igreja foi feita
reino de Deus.
A visão daquele que busca o reino em primeiro
lugar é que igreja espalhada sobre a terra, e cada igreja em particular, a
igreja é, por excelência, a manifestação do reino de Deus sobre a terra, e também
uma agente do reino de Deus no mundo, por meio da qual este reino deve chegar
ao coração dos homens.
Uma das mais belas descrições do
relacionamento de Deus com a igreja está no livro do Apocalipse:
Ap 1:4-6
4 João, às sete igrejas
que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que
era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu
trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito
dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu
sangue, nos libertou dos nossos pecados,6 e nos constituiu reino,
sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos
séculos. Amém!
As sete igrejas da Ásia
eram pequenas igrejas que ficavam nas cidades de Éfeso, Esmirna, Laodicéia,
Tiatira, Pérgamo, Filadélfia e Sardes. O apóstolo João, antes de ser preso por
causa do Evangelho, residia em Éfeso, e sua influência se estendia por toda a
região da Ásia Menor. Aqui ele dirige cartas a cada uma destas igrejas, cartas
da parte de Deus Pai, do Espírito de Deus (que aqui é mencionado como sete
Espíritos – dando a ideia de perfeição), e de Jesus Cristo, a fiel testemunha,
o que tem a proeminência sobre os mortos, o soberano dos reis da Terra. Cartas
para estas igrejas que, em cada caso, em maior ou menor grau, precisavam ser
consoladas, orientadas, e também corrigidas. Algumas delas incorrendo em
pecados graves. Outras espiritualmente melhores.
Agora prestem atenção
nestas palavras sobre Jesus que ele dirige para cada igreja:
“Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue nos libertou dos
nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai...”.
Por isto digo que
dedicar-se ao reino de Deus significa também dedicar-se à igreja de Deus, pois
ela foi constituída reino.
Pensemos novamente no apóstolo
Paulo. Vejamos o testemunho de suas afeições quanto à igreja de Deus.
2ª Co 11:20-30
20 Tolerais
quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos
esbofeteie no rosto.21 Ingloriamente o confesso, como se fôramos
fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo),
também eu a tenho.22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também
eu. São da descendência de Abraão? Também eu.23 São ministros de
Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito
mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.24
Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;25
fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três
vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;26 em jornadas,
muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre
patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no
deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;27 em
trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns,
muitas vezes; em frio e nudez.28 Além das coisas exteriores, há o
que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.29
Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não
me inflame?30 Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz
respeito à minha fraqueza.
Paulo reconhece que o tom com o qual estava
falando não era dos melhores – no v. 21 diz que estava sendo insensato. No v.
23, que estava como que fora de si. Nos dias de hoje alguns diriam que ele
estava psicologicamente “descompensado”. Ele estava assim porque, assim como
hoje, a igreja estava correndo um grave perigo, o de se deixar iludir por
alguns a quem, no v. 5 deste mesmo capítulo, Paulo chama de “super-apóstolos”. Gente
que a pretexto de milagres, novas visões, mais eloquência, dizia-se melhor que
o apóstolo Paulo. Pessoas que se diziam enviadas por Jesus, que se apresentavam
com um nível de espiritualidade superior ao próprio apóstolo Paulo, que se
afastavam da simplicidade do Evangelho de Jesus. Era gente que não tinha o menor escrúpulo de
explorar os fiéis. Como diz o v. 20, os devoravam, se exaltavam, escravizavam
os crentes a si mesmos.
Então Paulo, não por preocupação consigo mesmo,
mas por causa do zelo que tinha pelo bem estar da igreja, diz que não era em
nada inferior aos tais “super-apóstolos” (esta é a palavra no texto grego – na
verdade, “hiperlian”, sobre-excelente, além da medida). Mas que em toda sua
vida se gastava, sofria, passava por privações e provações, por amor à igreja
de Jesus. Trabalhos, fadigas, vigílias, perseguições. Mas, além de todas as
coisas exteriores, e é aqui que desejo colocar a ênfase, a preocupação diária
com todas as igrejas.
v. 28 – Além das coisas exteriores, há
o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
Preocupação diária com todas as igrejas.
2.1. Em todas as suas cartas, Paulo demonstra uma
grande preocupação doutrinária.
Pense nas cartas aos Gálatas, aos Romanos, aos
Efésios, aos Colossenses. Pense em como Paulo investe grande parte de seus
escritos estabelecendo doutrinas sobre as quais a nossa fé e as igrejas são
edificadas.
Em vários lugares ele se preocupa em
combater os ensinamentos errados, enfatizando que somente através de uma sã
doutrina podemos entender o caminho da salvação. Em sua última reunião com os
pastores da igreja em Éfeso, ele os exortou a vigiarem quanto a isto:
At 20:29-31
29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão
lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.30 E que, dentre vós
mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os
discípulos atrás deles.31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que,
por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
Homens falando coisas
pervertidas, isto é, distorcidas; coisas que parecem ser verdadeiras mas não
são. Então Paulo, aqui em Éfeso, e em muitas cartas, exorta as igrejas a permanecerem
na doutrina certa. E não faz isto despreocupadamente, como se a doutrina fosse
uma coisa secundária. Mas o faz apaixonadamente, com lágrimas (também não eram
lágrimas teatrais, encenadas para arrancar dinheiro das pessoas, mas de
preocupação). Ao seu amado Timóteo escreveu: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, pois fazendo isto te salvarás,
tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1ª Tm 4:16).
2.2. Além disto, Paulo
também tinha uma grande preocupação com a transformação
espiritual dos crentes
2ª Co 12:20, 21
20 Temo, pois, que, indo
ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me
acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas,
iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos. 21 Receio
que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar
por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza,
prostituição e lascívia que cometeram.
O que podemos notar,
amados, é que o cuidado com o povo de Deus era uma coisa diária na vida de
Paulo. Algo que tirava o sono dele. Que o fazia orar muito pelas igrejas. Que
às vezes o deixava até “insensato”, tal era o seu envolvimento emocional, tal
era a sua dedicação.
Buscar primeiro o reino de Deus significa também pensar
primeiro na igreja de Deus
3. Buscar primeiro o reino de Deus também significa ter
um coração cativado pela pregação do Evangelho do reino
Em Mateus 24:14, nosso
Salvador ensina que “será pregado este
evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações, e então
virá o fim”.
Os
súditos do reino de Jesus anseiam pela volta do seu rei. E sabem que, antes
dessa volta acontecer, é necessário que esta palavra se cumpra. Então se
dedicam a pregar o Evangelho, para que Jesus possa voltar. Mas entendem não
somente isto, pensam também que o reino precisa se instalar nos corações dos
homens, do contrário estão perdidos. Por isto se dedicam a pregar o evangelho
aos homens perdidos, que são amados e desejados por Deus.
1ª Co 9:20-23
20 Procedi, para com os
judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime
da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da
lei, embora não esteja eu debaixo da lei.21 Aos sem lei, como se eu
mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo,
para ganhar os que vivem fora do regime da lei.22 Fiz-me fraco para
com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o
fim de, por todos os modos, salvar alguns.23 Tudo faço por causa do
evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
O mesmo envolvimento, o
mesmo amor que vemos Paulo demonstrando para com as igrejas, nós o vemos
demonstrando para com os de fora, fossem judeus ou gentios.
Uma palavra de cuidado,
irmãos: algumas pessoas não entendem bem e acabam indo longe demais. Paulo não
disse que para ganhar os pecadores você tem que se portar como um deles,
praticar o pecado com eles.
Conheci um rapaz que
chegou a fumar maconha para provar que estava livre e que podia fumar ou não,
para ganhar seus ex-companheiros, usuários de drogas. O triste resultado é que
seus ex-companheiros o ganharam de novo.
Infelizmente há
daqueles que, a pretexto de pregação do Evangelho, acabam tornando-se mundanos.
Não foi isto o que Paulo fez. Ele se tornava como um judeu, ou como um gentio,
naquilo que havia de melhor, e não no que havia de pior.Para você ganhar
pessoas de lábios impuros você não precisa falar palavrões também. Eles
entendem uma linguagem sadia. Para ganhar pessoas da prostituição você não
precisa andar com sensualidade, e assim por diante.
Paulo não media
esforços, não media o negar-se a si mesmo, a fim de proclamar o Evangelho. Se
entre os gentios, Paulo se portava como um gentio. Por exemplo, em Atos 17, nós
o vemos no Areópago, usando os poetas gregos, para ganhar os Atenienses que não
conheciam o Antigo Testamento. Para com os que não tinham lei, Paulo não usava
a lei.
Em Atos 18 o vemos em
Jerusalém, raspando a cabeça, fazendo um voto de nazireado, a fim de
identificar-se com os judeus, a fim de criar laços fraternos que tornassem seu
ministério mais aceitável aos judeus. Para os que estavam debaixo da lei, Paulo
procedia como se assim estivesse, para ganhar os que viviam sob a lei.
Como Hudson Taylor na
China, vestindo-se como um chinês, comendo como um chinês, fazendo-se como um
chinês para ganhar os chineses, aos quais amava. Por isto tornou-se o “pai das
missões modernas”.
Como Davi Wilkerson,
dormindo dentro do próprio carro numa zona perigosa, de tráfico de drogas, para
ganhar os jovens viciados. E por isto também se tornou o pai espiritual de uma
multidão incontável.
O homem que busca
primeiro o reino de Deus e a sua justiça, anela ardentemente ver a conversão de
pessoas ao Senhor Jesus. Por isto ele ora, e se ora de verdade ele busca, e se
dispõe, se dedica, se sacrifica, mas para ele não é sacrifício, é o seu prazer
e o seu desejo. Ele admoesta com lágrimas. Ele ora com lágrimas. E quem perece,
sem que ele se importe? Pois ele tem o mesmo sentimento que houve em Cristo
Jesus, o sentimento de compaixão pelas almas, o desejo de que elas não pereçam,
mas tenham a vida eterna.
Conclusão
O que é que tira o teu sono? No que é que você
investe, ou “gasta” tua vida, teus bens, teu tempo, teus talentos? O que você busca em primeiro lugar?
Duas
aplicações
1. Uma exortação aos que estão distraídos com as
coisas desta vida:
Se você não busca o reino em primeiro lugar, está
perdendo seu tempo com coisas que não satisfazem a alma, nem aqui nem na
eternidade.
Está jogando sua vida fora, gastando seu dinheiro
e seu tempo com bobagens.
Está buscando prazeres que não duram. Como quem
usa drogas.
Não perca tempo atrás de riquezas,
de intelectualidade mundana, nem de poder e status.
Jr 9:23, 24
23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua
sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; 24
mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o
SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me
agrado, diz o SENHOR.
Busque andar com Deus. Busque o bem da igreja. Busque
a salvação de almas. Busque estas coisas em primeiro lugar
2. Uma consolação aos que buscam o reino em
primeiro lugar
Se você busca, o Pai, que vê todas as coisas sabe.
Ele vê você. A tua vida, o teu coração. Ele sabe quem é o teu Senhor. O Pai,
que vê a beleza dos lírios do campo, diz que a tua vida é ainda mais bonita que
a dos lírios. Ele valoriza a tua vida. Ele, que cuida dos passarinhos,
pequenos, dependentes, cuida de você. Mas você também sabe, não é? E ele
promete que não somente te dá o necessário a cada dia, mas também que você tem
um tesouro que está sendo acumulado no céu. Seja
perseverante. Sê fiel até o fim, e você receberá a coroa da vida.
Essa palavra me abençoou muito! Obrigada!
ResponderExcluirE que o Senhor te abençoe muito mais, minha irmã.
ExcluirEsse sermão me fez refletir, sobre a importância de buscar o reino em primeiro lugar. Que Deus continue lhe usando para abençoar nossas vidas.
ExcluirPr. Plínio, agradeço a Deus por esta palavra edificante em minha vida, pois ela veio em boa hora, em virtude de um conflito que me rodeava nesses dias.
ResponderExcluirQue Deus continue abençoando a vida do Sr. profundamente!
Amém. Deus o abençoe muito, querido irmão.
ExcluirMuito obrigada, irmão! Me fez refletir bastante a respeito da minha vida, do que preciso buscar e alcançar. Termino esta leitura e meditação diferente do que comecei. Fique na paz do Senhor Jesus, Deus o abençoe grandemente!
ResponderExcluirEu agradeço pela essas palavras pastor Plínio,Q Deus abençoe a sua vida!
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