Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tesouros no céu - Mt 6:19-21


Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 24 de junho de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Mateus 6:19-21
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
As joias feitas com brilhantes e outras pedras preciosas são, por si só, objetos muito bonitos. Mas os joalheiros, a fim de realçar a beleza deles aos nossos olhos costumam colocá-los sobre um fundo escuro de veludo, seja verde, azul marinho ou preto. Assim a beleza deles se torna mais evidente para nós. Da mesma maneira, a Palavra de Deus costuma nos apresentar as suas riquezas, que por si só são lindas, mas que se colocadas em contraste com a escuridade deste mundo ficam ainda melhor realçadas.
No Sermão do Monte, este conjunto de ensinamentos que nosso Senhor e Deus nos dá sobre a maneira como devemos segui-lo, ele frequentemente contrasta o modo errado como muitas pessoas vivem sua religião, com a maneira como ele deseja que vivamos. E assim temos visto Jesus repetidamente nos dizer que não devemos ser como os antigos escribas e fariseus, cuja religiosidade era uma coisa só de aparência, e não de coração. Jesus enfatiza, vez após vez, que é em nosso ser interior, em nosso caráter, que Deus está interessado, e não apenas nas aparências.
Neste texto que temos hoje diante de nós, o Salvador continua a enfatizar o coração. Mas agora ele muda de comparação, e passa a dizer que, assim como não devemos ser como os fariseus, também não devemos ser como os gentios que não conhecem a Deus (6:7, 32). E nos diz que os gentios que não conhecem a Deus é que vivem com o coração nas coisas deste mundo. Mas que a nossa ambição deve ser mais elevada do que simplesmente buscar as coisas que o mundo nos oferece, que devemos erguer os olhos da alma para o céu, acima das vaidades deste mundo, e aspirar às coisas da eternidade.
Vamos considerar o ensino de Jesus nos vs. 19-21, onde ele nos diz para ajuntarmos tesouros no céu.
1. Jesus nos diz que somos “cidadãos de dois mundos”, mas que só um permanecerá
Não acumuleis tesouros sobre a terra onde a traça e a ferrugem corroem, mas ajuntai para vós outros tesouros no céu...
Em outros momentos, ele acrescenta um terceiro lugar, mas não é o caso aqui. E em sua mensagem como um todo, ensina a entender que tanto a terra como o céu são dois lugares muito bons.
1.1. Primeiramente consideremos a terra
A terra, em si mesma, não é de natureza má. No pensamento de Jesus (assim como de toda a Bíblia), a terra, tal como a temos agora, é um lugar muito bom e abençoado.
Mt 5:45
para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
6:26-29
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Os pensamentos de Jesus que nos são revelados aqui mostram que a terra é um lugar muito bom porque a cada dia, a cada instante, ela recebe a mais completa atenção de nosso Deus. A terra é governada por ele, é sustentada e mantida por ele, e está cheia da presença dele. Como já estudamos anteriormente, onde quer que nós estejamos, nosso Pai celestial, que vê em secreto, está conosco.
Se estivermos sozinhos em nosso quarto, nosso Pai que vê em secreto está ali. Mas se estivermos no interior de uma caverna, no meio de uma floresta, ou no mais profundo abismo, o Senhor está lá também. Não há lugar algum neste mundo onde estejamos longe da santa e doce presença de nosso Pai.
Ele sabe e nos dá o que necessitamos, atende as nossas orações, perdoa os nossos pecados, abençoa a nossa união como povo de Deus. O fato de nos instruir sobre os relacionamentos familiares, com os irmãos na fé e com os de fora indica que ele está interessado em todas as áreas de nossa vida na terra.
Mas o nosso Pai não cuida, não se preocupa e não ama somente os que são crentes em Jesus. Ele cuida de todos: ele faz vir a luz do sol sobre os justos e sobre os injustos. A todos ele abençoa com o seu calor. Envia a chuva sobre as lavouras dos crentes e dos incrédulos. Dá de comer aos bons e aos maus.
Ama a cada ser humano e da mesma forma nos instrui a que nos amemos também. Da mesma maneira como cuida dos seres humanos, o Pai celestial também cuida dos animaizinhos e das plantas. Cuida até mesmo dos pequenos passarinhos, dando a eles o alimento de que necessitam. Cuida das frágeis flores do campo, às quais concede uma beleza indescritível, pois nem mesmo o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como qualquer delas.
Toda a terra está cheia da glória do Senhor, de seu poder, de sua bondade. Toda a terra, através das obras da providência divina se torna nossa mestra, ensinando-nos que há um Deus poderoso, sábio, benevolente, que cuida de todos. Por todas estas coisas a terra é um lugar maravilhoso.
Mas existem pelo menos duas coisas que tornam a terra um lugar menos desejável
Mt 6:10
venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...
Se precisamos orar assim, isto quer dizer que nem sempre a vontade Deus é feita na terra. O mesmo nós podemos inferir um pouco mais adiante quando ele nos ensina a pedir o perdão para os nossos pecados e a perdoar aqueles que pecam contra nós. Com estas coisas Jesus vem nos lembrar de que aqui é um lugar onde existe pecado, e com o pecado as suas consequências:
A terra é um lugar onde acontecem injustiças. É um lugar onde os ladrões roubam, e muitas vezes matam. É um lugar onde muitas vezes Satanás faz a sua obra, tentando-nos ao mal, espalhando o joio no meio do trigo, pervertendo o que é direito, disseminando a tristeza, promovendo a discórdia. A terra é um lugar onde acontecem conflitos de relacionamento que nos obrigam a buscar reconciliação, a exercitar humildade e perdão, pois nós mesmos pecamos.
E o que é pecado? É a transgressão da lei que Deus nos dá em seu amor. Veja: Deus nos dá a sua lei porque para o bem da nossa alma, porque ele nos ama. Mas por causa do pecado que ainda reside em nós, mesmo sendo filhos e não desejemos fazê-lo, ainda desobedecemos à lei do amor de Deus. Por isto precisamos orar diariamente: “Pai nosso que estás nos céus,... perdoa as nossas dívidas”...
Agora voltemos a 6:19, 20
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem rouba...
Nosso Senhor e Deus nos lembra que as coisas desta terra, mesmo aquelas às quais nós podemos dar muito valor, são passageiras. Mesmo as coisas mais valorosas da terra, diz o Senhor, não duram para sempre.
Ele usa a palavra “tesouros”. Quando usamos esta palavra, o que vem à nossa mente, em primeiro lugar são coisas de alto valor monetário, como ouro e outros metais preciosos, pedras preciosas. Podemos pensar em dinheiro também; em imóveis. E Jesus nos diz que todos os tesouros deste mundo são efêmeros, destrutíveis, não permanecem para sempre. A traça e a ferrugem corroem. Os ladrões podem roubar.
Então o que nosso Salvador está a nos dizer é o seguinte:
– Olhem, a terra, tal como atemos agora, é um lugar muito bom e abençoado, pois é um lugar onde Deus está presente, amando, cuidando, provendo, sustentando.
– A terra é um lugar onde vocês podem ter comunhão com o Pai celeste a cada dia, a cada momento; é um lugar onde vocês podem servir a Deus, amar aos seus irmãos, amar os que são de fora.
– Mas a terra não é um lugar onde só acontece o que agrada a Deus; também é um lugar onde existe pecado, e como consequência, roubos, traça e ferrugem. A terra, tal como é agora, não vai permanecer.
1.2. E com isto ele nos convida a pensar no céu.
E o que ele fala, aqui e ali, nos traz um vislumbre de quão maravilhoso é o céu: nos caps. 5:16, e 6:9, ele nos diz que devemos nos dirigir a Deus como o nosso Pai que está no céu. O céu é, por excelência, o lugar da habitação de Deus. Em 5:34 nos diz que o céu é o trono de Deus, o lugar onde Deus está assentado. Voltando a 6:10, céu é o lugar onde a vontade de Deus é feita com perfeição. Em 24:36 Jesus nos fala sobre os anjos dos céus.
Como é o céu, então? É um lugar de perfeição. No céu a presença de Deus é percebida com clareza. No céu a vontade de Deus é sempre feita.
Isto significa que no céu não existe pecado, e não existe culpa, nem choro, nem tristeza. Não existem roubos, criminalidade de forma alguma, não existem conflitos pessoais ou entre nações. Não existem enfermidades, necessidades, mentiras, não existe loucura.
O que existe é amor, alegria, paz, perfeição no serviço a Deus, perfeição nas boas obras, perfeição nos relacionamentos. O céu é o lugar de consolo completo, onde descansamos de todas as nossas obras e de todas as nossas aflições. Onde os santos, homens e anjos têm plena comunhão uns com os outros.
Já pensou, que gostoso, contemplar os anjos, como Isaías contemplou os querubins, como Eliseu contemplou os carros de Israel e seus cavaleiros? Como Ezequiel e Daniel? E encontrar Noé, Raquel, Daniel, Débora, Pedro, Maria, José, os nossos antepassados e todos os outros santos a quem amamos e admiramos? Melhor que tudo: ver a Jesus, face a face?
Os escritores do Novo Testamento não conseguem encontrar palavras para descrever a beleza do céu, a grandeza da alegria que se experimenta ali. Paulo diz que o que é falado no céu não dá para ser expresso com palavras da terra; as palavras são inenarráveis. Que ali é o paraíso. E aqui em nosso texto básico, o Senhor diz que, em contraste com a terra, as coisas do céu não são destruídas pela traça e pela ferrugem, não são roubadas pelo ladrão. É alegria eterna. É vida eterna. É saúde eterna. É um tesouro eterno.
Diante disto não fica difícil seguir o pensamento de Jesus...
2. Jesus nos diz que é no céu que nós devemos colocar o nosso coração
– Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, mas no céu... porque onde está o vosso tesouro, ai é que está o vosso coração...
– Ainda que as coisas da terra, dadas por Deus sejam boas e prazerosas, o céu é melhor. Que o vosso coração esteja no céu!
Os irmãos se lembram que em todo o Sermão do Monte Jesus está ensinando, repetindo, enfatizando que toda a nossa vida como discípulos dele, ao contrário da religião dos antigos escribas e fariseus, é uma religião do coração.
Uma religião que chega às nossas almas através do ouvir a Jesus, prestar atenção ao que ele diz, entender sua vontade e praticá-la de coração, e não de aparência. Para ver a Deus, ele diz, precisamos ser limpos de coração. É no coração que devemos ser puros, é no coração que devemos amar, é de coração que devemos perdoar, é de coração que devemos falar a verdade. Não podemos ser religiosos de aparência.
E mais uma vez Jesus aponta para o coração: “ajuntai tesouros no céu, porque onde está o vosso tesouro, ai está o vosso coração”, isto é: se o teu tesouro estiver no céu, então é no céu que estará o teu coração.
Agora, o que quer dizer “ter o coração no céu”?
2.1. Significa colocar o nosso amor nas coisas do céu. Significa amar o trono de Deus, amar a vontade de Deus, amar o reino de Deus.
Aliás, mais tarde o apóstolo João iria escrever que o amor pelas coisas do céu é a grande evidência de que o amor de Deus está realmente em nosso coração. Ou, colocando as coisas mais exatamente como João apresenta: se o nosso coração estiver nas coisas deste mundo, enquanto mundo de pecado, o amor do Pai não está em nós.
1ª Jo 2:15-17 - Aqui João nos dá três razões para não amarmos o mundo:
A primeira está no v. 15
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele
Se alguém amar o mundo, é porque o amor do Pai não está nele; quer dizer: ainda não conhece o amor de Deus.  O amor do Espírito Santo ainda não foi derramado em seu coração; ainda não tem o Espírito Santo. Ainda precisa se converter, aceitar Jesus, nascer do Espírito.
A segunda razão está no v. 16
porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Estas coisas que existem no mundo não vêm de Deus, mas do próprio mundo. E cita quais são elas: a concupiscência da carne (NVI – “cobiça da carne”; NTLH – “os maus desejos da natureza humana”).
A Bíblia Viva interpreta: “loucura pelo sexo”. Mas ainda que os desejos sexuais desenfreados sejam um aspecto dos desejos da carne, eles não se resumem a isto. O desejo de domínio, de poder, seja político, seja religioso, a avareza, a glutonaria, a embriaguês e coisas semelhantes a estas, as coisas que em Gálatas 5:19-21 Paulo chama de obras da carne, são as contempladas aqui, os maus desejos da natureza humana.
A concupiscência dos olhos (NVI – “cobiça dos olhos”; BV – “A ambição de comprar tudo o que atrai vocês”; NTLH – “a vontade de ter tudo o que agrada aos olhos”). A soberba da vida (NVI – “ostentação dos bens”; BV – “orgulho que resulta da riqueza e do prestígio”; NTLH – “orgulho pelas coisas da vida”).
Então veja que João está dizendo: “Se você ama as coisas que há no mundo, se você é controlado pelos desejos da carne; se você não pode ver uma coisa material que já fica querendo; se você é uma pessoa que gosta de ostentar sua posição, seus bens, estas coisas não são de Deus. Não é o amor de Deus que está guiando a tua existência”.
E por último, ele diz que o mundo vai passar, e todos os seus desejos; mas que só vai permanecer para sempre aquele que faz a vontade do Pai.
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
A lógica de Jesus é esta: Se você não colocar o teu amor nas coisas do céu, mas na terra, inevitavelmente estará comprando todo o pacote; estará colocando as coisas más deste mundo também. Ou como ele diz alguns versículos depois: estará querendo servir a dois senhores, e isto não é possível.
2.2. Colocar o coração no céu, além de amar as coisas do céu, também é acreditar, confiar nas coisas do céu.
Aliás, se não acreditarmos nas coisas do céu não temos como colocar nelas o nosso amor. Nem mesmo faz sentido. Então, se você não acreditar que existe o céu, que existe vida eterna, não tem como confiar, isto é, não tem como colocar o seu coração nisto. Você será daquelas pessoas que diz: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos; vamos aproveitar e gozar os prazeres deste mundo o mais que nós pudermos, porque depois tudo se acabará”.
Mas se você não acredita no céu, deixe-me apelar para a sua inteligência: quem é reconhecidamente a pessoa mais inteligente, mais sábia, mais amorosa, de melhor caráter e mais influente que já viveu neste mundo? E se você conhece um pouco de história você responderá: “Jesus Cristo”.
Um passo adiante: Jesus acreditava no céu? Acreditava na existência de Deus? Acreditava na existência das nossas almas, e na nossa necessidade de salvação? Acreditava na vida eterna? Ele acreditava tanto que deu a sua vida na cruz, para levar sobre si o castigo dos nossos pecados, para nos dar salvação eterna, para nos levar para o céu.
E ele não somente acreditava, mas provou completamente que estava certo, ao ressuscitar de entre os mortos. Não era um lunático. Era de fato o Filho de Deus. Então, se você usar a sua mente, verá que crer em Cristo, e crer no céu e em tudo o que Jesus diz é uma atitude sensata, razoável e racional. Colocar o coração no céu significa confiar nas coisas de lá.
2.3. Também, colocar o coração no céu significa colocar lá a nossa esperança, os nossos pensamentos, e não nas coisas desta vida. Do contrário, como disse Paulo, seremos os mais miseráveis dos homens.
Significa entender que lá é a nossa Pátria, que neste mundo somos apenas peregrinos e forasteiros, que estamos apenas de passagem. Significa nos unirmos aos nossos antepassados na fé e entender que aqui não temos cidade permanente.
Este entendimento nos fortalece a esperança, de tal modo que enquanto estamos neste mundo, longe de nos tornarmos pessoas desanimadas, nos animamos para fazer o nosso melhor em tudo, mas para honrar a Deus, e não por amor aos tesouros deste mundo que passa. Trabalhamos e estudamos para acumular tesouros no céu. Cuidamos da família pensando no céu: em nossas almas, dos nossos cônjuges, nas almas de nossos filhos, na vida eterna.
E quando as coisas desta vida aqui nos desiludem, quando nos desiludimos até mesmo conosco, com a nossa falta de espiritualidade, nós reerguemos a cabeça, olhamos para o céu e seguimos em frente, sabendo que é na perseverança que ganharemos as nossas almas.
3. Jesus nos diz como colocar o nosso coração no céu
Ajuntai para vós outros tesouros no céu, pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração...
Ajunte lá o teu tesouro, e então lá estará o teu coração. Invista os teus recursos nas coisas do céu, invista o teu tempo, invista os teus dons e talentos nas coisas eternas. De certa maneira, significa usar toda a nossa vida nas coisas eternas. Mas eu quero citar algumas mais específicas:
3.1. Investir em nosso crescimento espiritual
Gl 6:7, 8
7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
No momento eu não vou me estender ao contexto maior em que Paulo está dizendo estas coisas (o capítulo todo). Quero apenas destacar este fato inevitável: nós colhemos aquilo que plantamos. Se plantarmos sementes de maçãs, colheremos maçãs, e assim por diante. Se plantarmos sementes de coisas carnais em nossa vida, da carne colheremos coisas carnais. Plante pensamentos carnais, desejos carnais, propósitos carnais, e é isto que você colherá, mas não pequenas sementes plantadas; colherá árvores inteiras, cheias de maus frutos.
Se plantarmos coisas espirituais, do Espírito colheremos vida eterna. Então plante pequenas sementes através de suas orações diárias. Plante colocando Bíblia em sua mente. Plante vindo à igreja. Você está semeando para a vida eterna.
3.2. Investindo na salvação de almas
1ª Ts 2:19, 20
19 Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!
Paulo está escrevendo a pessoas a quem teve o privilégio de pregar o Evangelho e ganhar para a fé em Jesus. E com o coração cheio de amor ele diz que estas pessoas, entre outras coisas, serão a sua coroa, isto é, o seu prêmio no dia em que Jesus voltar para buscar sua igreja.
Não é realmente uma alegria indizível, uma riqueza incomparável, ali na eternidade você olhar para alguém e pensar: aquela pessoa está aqui porque eu falei de Jesus para ela, ou porque eu entreguei meus dízimos na igreja e a igreja pode prosseguir em sua obra anunciando a Cristo, ou porque eu orei por ela?
3.3. Investindo na edificação da igreja
1ª Co 3:10-15
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
Se você ler desde o v. 1 deste capítulo, verá que o apóstolo Paulo está dizendo que a igreja, entre outras coisas, é um edifício de Deus, que Jesus é o fundamento, o alicerce, e que cada um de nós, através dos nossos dons, somos os construtores.
Agora, cada um de nós precisa atentar para o tipo de material que usa em sua obra. Se você construir a sua obra com palha, no dia do juízo ela será destruída. Mas se construir com materiais nobres, no dia do juízo ela permanecerá.
O que Paulo está dizendo é que você deve trabalhar para a edificação da igreja fazendo o melhor que você puder, fazendo com fidelidade, promovendo a unidade da igreja, procurando o bem dos irmãos. Se fizer assim, receberá o seu galardão. Está ajuntando tesouros no céu.
3.4. Investindo no ministério pastoral
Mt 10:40-42
40 Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. 42 E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Veja: você pode não ser um pregador da Palavra, mas ter um galardão tão grande quanto. Para isto, Jesus ensina, trate-o com honra, como um homem de Deus. Então você será recompensado. Até um copo de água fria, isto é até as pequenas coisinhas que você faz por alguém pertencer a Jesus não passa despercebido aos olhos de Deus, e ele as recompensa. Quando Jesus vier, o seu galardão estará com ele, para dar a cada um segundo as suas obras.
3.5. Investindo no cuidado com os necessitados
Mt 19:21
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Sempre que tocamos neste assunto, temos que tomar o cuidado de enfatizar que não é porque praticamos boas obras que conquistamos a nossa salvação. Não há preço algum que possamos pagar pelo perdão dos nossos pecados. Não há boa obra alguma que possamos fazer, para que nos tornemos merecedores do céu.
Só vamos para o céu pela graça de Deus, porque Jesus deu o seu sangue na cruz, sofrendo em si mesmo o castigo dos nossos pecados. Mas as nossas obras evidenciam a nossa fé, mostram onde está o nosso coração, falam tão alto quanto os nossos lábios qual é a nossa esperança. As nossas obras demonstram se somos pessoas regeneradas ou não.
Então Jesus diz a este homem rico: vende o que tens (desapegue-se), dá aos pobres, e terás um tesouro no céu.  Nós sabemos que não é um mandamento específico a todos os homens, mas Jesus queria mostrar a ele onde estava verdadeiramente o seu coração. Aquele homem que com a boca professava sua fé, seu amor e obediência à Palavra, com o seu gesto mostrou a verdade: afastou-se triste, pois amava aos seus bens.
E há mais uma verdade aqui: o coração regenerado ajuda aos outros em suas necessidades. Por isto naquele dia Jesus dirá que toda a vez que damos comida ao faminto, roupas aos necessitados, água aos sedentos, é a ele que estamos fazendo estas coisas. Estamos ajuntando um tesouro no céu.
Conclusão e aplicação
Sonde o seu coração:
1. Você quer ir morar no céu?
As coisas as terra não são para sempre. A nossa vida na terra não é para sempre. Mas como eu já disse anteriormente, o céu e a terra não são as únicas possibilidades.  Embora aqui o Senhor esteja falando especificamente sobre o céu, neste mesmo sermão ele diz que muitos não irão para lá.
Mt 7:21
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Para onde irão? Para aquele lugar onde Jesus já havia mencionado algumas vezes antes.
Voltemos a 5:30
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Você crê em Jesus? Jesus nos diz que o inferno é uma realidade. Então volto a perguntar: Você quer ir para o céu?
2. Onde você tem colocado o seu coração?
Nas coisas do céu ou nas coisas deste mundo? O que você deseja? O que você ama? As coisas do céu ou as obras da carne?  Em que você confia? Nas coisas do céu ou nas coisas desta vida? O que você anseia? Onde estão os teus tesouros?
3. Você está ajuntando tesouros no céu?
Está trabalhando para isto?  Está investindo na sua vida espiritual? Está investindo no reino de Deus, na igreja? Está ministrando amor e compaixão aos necessitados? No que você está gastando o seu tempo, o seu dinheiro, os seus bens?
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

4 comentários:

  1. gostei muito desse estudo,que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso estudo, me ajudou a esclarecer muitos questionamentos acerca deste assunto.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante! Deus seja louvado! Publicado em 2013 e ainda continua atualizado.

    ResponderExcluir

▲Topo