Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O casamento - Ml 2:13-16


O casamento
Domingo, 18 de maio de 1997
3ª Igreja Presbiteriana Conservadora de São Paulo
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Malaquias 2:13-16
13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.15 Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
Entre os israelitas, no dia do seu casamento, o noivo saia com seus amigos ao encontro da noiva em sua casa.  Ali o pai a entregava, uma benção era invocada sobre eles, então entravam numa tenda preparada especialmente e o casamento era consumado.
O casamento sempre foi considerado um evento muito importante na vida de todas as sociedades, especialmente entre o povo de Deus. Porque o casamento sempre foi visto como sendo instituído por Deus, como de fato é; e como instituição de Deus, sabemos que é fruto de sua sabedoria, bondade e amor por nós.
Mas nos dias de Malaquias o povo israelita não estava dando ao casamento seu devido valor: casamentos mistos, isto é, entre pessoas que adoravam ao Senhor e pessoas que adoravam outros deuses estavam sendo realizados, maridos estavam sendo infiéis, o divórcio correndo solto entre o povo de Deus, famílias desintegradas. E por causa destes pecados Deus não estava mais aceitando o culto deles (v.13).
Haviam perdido a perspectiva divina sobre o casamento; não estavam andando segundo o ensino de Deus. E ao repreender os israelitas por causa deste pecado, o Senhor mais uma vez ensina em sua Palavra o que é o casamento.
Lembrar-se das coisas que o Senhor nos diz sobre o casamento se faz necessário sempre, porque nos conduz a uma apreciação melhor dos propósitos de Deus, a desfrutar mais das alegrias que ele tem planejado para nós, e ao crescimento de nossa fé a mor a ele.
1 - O casamento é uma aliança feita entre um homem e uma mulher
No versículo 14, dirigindo-se aos homens de Israel, o Senhor diz que o casamento é uma aliança. Isto quer dizer um pacto, um acordo feito entre ambos, através do qual ambos se comprometem a cumprir certas coisas. Isto é, o casamento é uma atitude responsável, no qual duas pessoas responsáveis assumem certos compromissos uma com a outra.
Mas estes compromissos, estas coisas às quais ambos se comprometem, não são apenas deveres rígidos, legalistas, engessados, aos quais eles se detém por obrigação, ao contrário, são compromissos espontâneos, fruto de corações que se amam e que também compreendem qual seja a vontade de Deus.
Nos dias de hoje, em nossa tradição cristã, nós mencionamos alguns aspectos destes compromissos, e que são segundo a orientação do Senhor prá nós. Vejamos alguns deles:
1.1 - O compromisso de amar um ao outro
Tt 2:4, 5
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos
Cl 3:19
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Amai..., e não as trateis com amargura. A versão Corrigida diz: “Não vos irriteis contra elas”. A BLH: “Não sejam grosseiros com elas...” E a Bíblia Viva: “Não tratem suas esposas com aspereza”.
No texto de Colossenses, a palavra amar é colocada em contraste com palavras como amargura, irritação, grosseria, aspereza. Significa então que, neste texto, amar é tratar com gentileza, com carinho. Significa que as atitudes, o comportamento do marido com relação à sua esposa, as palavras que ele dirige a ela devem ser gentis, carinhosas, ternas, afetuosas.
Veja o exemplo de amor descrito no livro dos Cânticos de Salomão – um livro inspirado, que  descreve o amor puro entre um homem e sua esposa.
Ct 1:15-2:6
15 Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.16 Como és formoso, amado meu, como és amável! O nosso leito é de viçosas folhas,17 as traves da nossa casa são de cedro, e os seus caibros, de cipreste 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. 2 Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha querida entre as donzelas.3 Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar. 4 Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor. 5 Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor. 6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a direita me abrace.
Veja como são expressões de carinho, apaixonadas, entre um homem e sua esposa. Nos versículos 1:15 e 2:2, ele diz como sua amada é bonita, um lírio no meio dos espinhos, olhos como pombas (se fosse hoje ele diria que é uma “gatinha”). Nos versículos 1:16 e 2:3 ela diz que o ama, que nele se abriga, que o acha bonito.
Ambos dizem estas coisas um para o outro. Mas este amor não é só com palavras românticas: no cap. 7:11-13 estas palavras são transformadas em atitudes e gestos românticos: levar para um passeio, comprar flores, etc.
1.2 - Compromisso de ajudar um ao outro
1a Pe 3:1, 2
1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
Submissas – sujeitas (ARC) : estar sob a missão. Deus tem um propósito para a vida dos seres humanos: que os seres humanos vivam para ele, que o sirvam, que o adorem. Como diz o nosso catecismo : “a razão suprema e principal da existência humana  é glorificar a Deus e alegrar-se nele por toda a eternidade” (paráfrase).
Tudo o que o homem faz: trabalhar, cuidar da família, ir à igreja, alegrar-se com a vida e com os amigos, deve ser com este propósito: o de glorificar a Deus.  E à medida em que o homem vive para a glória de Deus, isto lhe trás felicidade. Este é o propósito de Deus. E esta é a missão do homem.
E a mulher é designada por Deus para estar sob a missão do homem, isto é, ajudá-lo em sua missão de servir a Deus. E quando a esposa ajuda o seu marido a servir a Deus através desta vida, ela consequentemente também glorifica a Deus e experimenta de sua presença - e isto é o que a Bíblia quer dizer com a palavra submissão. De que modo a mulher deve estar sob a missão de seu marido? Como irá ajudá-lo? Como irá fazer-lhe bem? Através de seu comportamento – v. 2
Mas no v. 7 Pedro diz que não é somente o marido que vive para Deus: a mulher também, e o marido deve ajudá-la a viver para Deus, melhor, ambos devem servir a Deus unidos.
Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
Discernimento: “entender a esposa”, como sendo a parte mais frágil.  Não me parece que Pedro está dizendo que a mulher seja mais frágil, mas que o marido deve tratá-la desta maneira, cuidado, protegendo, fazendo com que ela sinta-se emocionalmente segura, que ela tenha a cada dia a certeza do amor do marido. Ela precisa da liderança espiritual do marido.
1.3 - Compromisso de reconhecimento, valorização
Pv 31:28-30
28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30 Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
No texto dos Cânticos, lemos sobre reconhecer a beleza.  Aqui, lemos sobre reconhecer os talentos – agradecer o cuidado dos filhos, da casa, a promoção do bem estar da família, o “pudim feito com amor”, e tudo o mais
2 - O casamento é uma aliança que requer fidelidade, lealdade - vs. 14,15,16
No versículo 16, em Malaquias, o Senhor nos diz que odeia o divórcio. Porque o divórcio é um repúdio a todos os compromissos feitos no momento do casamento, uma deserção, um faltar com a fidelidade. E conforme nos ensina o Salmo 15:4, uma das características que Deus que no homem é a fidelidade à sua própria palavra, assim como o Senhor é.
Mas o divórcio não é a única forma de deslealdade descrita na palavra de Deus.  Muitas vezes o divórcio é apenas o clímax, a última de uma série de infidelidades que começaram antes e que vão sendo cometidas no dia a dia, e que vão sendo acumuladas no decorrer do tempo, de modo que o divórcio vem a ser o resultado de tudo isto, e muitas vezes, dos males, é o menor.
Até hoje, os crentes (e mesmo outras pessoas religiosas) têm o hábito de, durante a cerimônia do casamento, pronunciar aquelas palavras de compromisso, compromisso este que é baseado na vontade de Deus e no que sentem um pelo outro: de amar, ajudar, cuidar, respeitar, honrar, defender, perdoar, serem fiéis.
Estão dando sua palavra diante de Deus Estes votos, segundo a palavra de Deus, são para a vida toda - até que a morte os separe. O amor deve ser para a vida toda, o romantismo, o afeto, as palavras e atitudes amáveis.
Mas, meus irmãos, como a natureza humana é inclinada à infidelidade! Como tem a inclinação a se esquecer de tudo isto! O Senhor sempre se queixa que o amor humano é tão inconstante! (Jr 2:2,3; Os 6:4).
Nossa inclinação é assim com Deus, e com a mulher de nossa mocidade. Quando eu era noivo da Tequinha, uma mulher me viu chamando ela de “gatinha”. Ela ficou espantada, e disse prá Tequinha aproveitar, por que, com o passar do tempo, “os bichos vão crescendo”. A esposa vira “onça”, vira “cobra”.
Será que o fato de que o tempo passa, de que estamos envelhecendo, deve ser motivo para que nosso amor esfrie, que nosso coração se endureça, para que nos tornemos indiferentes, insensíveis?  Ao contrário, o envelhecimento, o passar do tempo deve fazer-nos maduros, mais amorosos ainda, mais sensíveis, mais fiéis, mais cuidadosos, compreensivos.
Porque, se não houver esta fidelidade no cumprimento dos votos, pode até não haver divórcio legalizado, mas haverá divórcio emocional: dentro da mesma casa, marido de um lado, cuidando de sua vida, esposa do outro, cuidando da sua, filhos no meio, separação, falta de comunicação, falta de comunhão, infelicidade e sofrimento.
O casamento é uma aliança. O casamento é uma aliança que requer fidelidade até o fim. Será que isto é possível? Veja: somos seres humanos, inclinados para o mal, o coração humano é desesperadamente corrupto. Falhamos muitas vezes. Como seria possível ser assim como temos descrito? E mais: se queremos ser sinceros, o problema não está somente em nós, por que as pessoas com quem nos casamos também são humanas, cheias de fraquezas e falhas.
Como ter um amor assim, que permanece até o fim, e que aumenta mais e mais? Como ser feliz no casamento? Isto nos leva ao terceiro ensino de Deus neste texto.
3. O casamento é uma aliança na qual Deus se faz presente - v.14
Deus é testemunha: ele viu quando vocês fizeram a aliança, e vê o que acontece agora. Mas irmãos, a Bíblia não diz que Deus está presente no casamento apenas para ver o que acontece: também está presente para abençoar, para ajudar, suprir o que falta.
Quando Deus criou Adão e Eva, sua primeira atitude para com eles foi a de abençoá-los. Jesus, quando esteve fisicamente entre nós, também demonstrou seu interesse pelo bem estar do casamento. O primeiro lugar onde ele realizou um milagre foi numa festa de casamento. O vinho havia acabado, e para que não acabasse a festa Jesus transformou água em vinho, no vinho da melhor qualidade (Jo 2).
E é a presença de Deus no casamento, no coração do marido e da mulher, que torna possível a festa continuar, que torna possível a permanência do amor. Porque Deus é amor, amor que não acaba nunca. Então, onde Deus está presente, o amor pode crescer, aumentar, se renovar, tornar-se melhor a cada dia.
Por isto também é tão importante que os filhos do Senhor namorem e casem somente com pessoas que também creiam no Senhor, que o amem e o sirvam, pois sem Jesus como Senhor, entronizado no coração humano, não se pode experimentar a plenitude da vontade de Deus
Por isto a cada dia Deus deve ser buscado: oração individual, oração juntos, agradecendo a Deus pela vida da esposa, do marido, pedindo bênçãos sobre os dois, pedindo forças para os dois, ler juntos a Bíblia, ir à igreja juntos, cultuar e servir a Deus.
Se Deus estiver presente, o amor sempre se renova.
Conclusão
O casamento é uma instituição de Deus, uma coisa sagrada.  É uma aliança feita entre um homem e uma mulher que se amam e se comprometem a continuar a amar, cuidar um do outro, ajudar a viver para Deus. Uma aliança que deve a cada dia, transbordar de amor, carinho, compreensão e alegria. É uma aliança na presença de Deus, e na qual ele se faz presente para abençoar e promover a nossa felicidade.
Aplicação
1 - Se você é solteiro:
A não ser que Deus lhe tenha dado o dom do celibato, eu tenho certeza de que você deseja um casamento assim.
Então eu quero lhe citar uma promessa que o Senhor faz aos que o amam:
Sl 37:4,5
Agrada-te do Senhor... entrega teu caminho ao Senhor... confia no Senhor... descansa no Senhor...
O que significa isto? Dentro desta área, eu gostaria de citar algumas aplicações: 1)Namorar e casar-se somente com pessoas que também crêem no Senhor e o amam. 2) Namorar e casar somente com o consentimento dos pais. 3)Ter um namoro santificado, com oração, adoração a Deus, leitura da Palavra de Deus, na qual toda forma de imoralidade passa longe.
Se você, no seu namoro, tomar estas decisões, está no caminho certo.
2 - Se você é casado:
Meu querido, como vai seu casamento, sua aliança com a mulher de sua mocidade? Tem sido um relacionamento alegre, afetuoso? Você é gentil? Você a ama? Você é fiel aos seus votos? No coração? Você é feliz? Você faz a sua esposa feliz? Ou há ressentimento, amargura, falta de perdão?  Será que você é daquelas pessoas que já desistiu da ideia de felicidade conjugal?
Se é assim, então eu gostaria de encorajá-lo no Senhor:
Quando alguém crê no Senhor, tem o Espírito Santo morando em seu coração, e veja o que está escrito em Fp 4:13:
Posso todas as coisas naquele que me fortalece
Você pode amar, perdoar, superar-se a si mesmo, abandonar pecados, etc. Você pode, inclusive, se não está casado com uma pessoa crente, amar esta pessoa, dar um bom testemunho, para que esta pessoa seja abençoada através de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo