Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 4 de setembro de 2016

A alegria do nosso Senhor - Sl 45:7

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 4 de setembro de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ler o Salmo 45.
Ao mestre de canto, segundo a melodia Os lírios. Dos filhos de Corá. Salmo didático. Cântico de amor
De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor. 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre. 3 Cinge a espada no teu flanco, herói; cinge a tua glória e a tua majestade! 4 E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas. 5 As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei; os povos caem submissos a ti. 6 O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino. 7 Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. 8 Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram. 9 Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir. 10 Ouve, filha; vê, dá atenção; esquece o teu povo e a casa de teu pai. 11 Então, o Rei cobiçará a tua formosura; pois ele é o teu senhor; inclina-te perante ele. 12 A ti virá a filha de Tiro trazendo donativos; os mais ricos do povo te pedirão favores. 13 Toda formosura é a filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é recamada de ouro. 14 Em roupagens bordadas conduzem-na perante o Rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença. 15 Serão dirigidas com alegria e regozijo; entrarão no palácio do Rei. 16 Em vez de teus pais, serão teus filhos, os quais farás príncipes por toda a terra. 17 O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre.
Este Salmo é um poema de celebração, e invocação da bênção de Deus sobre o casamento de um rei de Israel.
Seu título diz que é um cântico de amor, composto pelos coreítas, entregue ao mestre de canto, e deveria ser entoado segundo a melodia “Os lírios”.
Além disto é um salmo didático, isto é, um salmo para ser usado como instrumento de doutrina do povo de Deus.
Todos estes detalhes indicam o cuidado com o qual este poema foi preparado.
O casamento do rei seria uma ocasião muito especial, alegre, solene, gloriosa mesmo
Assim, neste salmo, nos versículos 1 e 17, que respectivamente servem de introdução e conclusão, o escritor manifesta o seu propósito de falar o que é bom a respeito do rei e de sua noiva, de manifestar o seu apreço por eles.
Os vs. 2-9 são palavras dirigidas ao rei.
E os vs. 10-16 são palavras dirigidas à noiva.
Agora, quando voltamos nossa atenção às palavras dirigidas ao noivo, percebemos que ele é um rei sem igual entre todas as nações.
Ele é o mais formoso, o mais bonito de todos os filhos dos homens.
As palavras que ele fala são todas transbordantes de coisas boas.
Ele é um grande herói que cinge sua espada e defende o seu reino contra os inimigos, e que governa com justiça eterna.
E o seu trono, isto é, o seu reino e autoridade, são eternos.
No v. 6 dirigindo-se a este rei, o escritor diz assim:
O teu trono, ó Deus, é para sempre.
E no v. 7 acrescenta:
Amas a justiça e odeias a iniquidade, por isto Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria...
A princípio, nós nos deparamos aqui com palavras aparentemente difíceis de serem entendidas.
No v. 6 este rei é chamado Deus.
E no v. 7 se diz que o Deus dele o ungiu com óleo de alegria.
Nós sabemos, assim como os israelitas, que existe somente um Deus.
Como então este rei pode ser chamado Deus, e como pode existir um Deus que é sobre ele?
O Novo Testamento nos ensina quem é este rei a quem estas palavras estão sendo dirigidas.
Vamos ler Hb 1:8,9
Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino.  9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
Na verdade é uma passagem tão linda que descreve a glória de Jesus que vale a pena, para o deleite de nossa alma, ler o que ele escreve desde o v. 1:
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.  3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.  5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?  6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.  7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
Assim somos ensinados de que o rei a quem o Salmo se dirige é Jesus.
Jesus é o mais formoso dos filhos dos homens.
Jesus é o grande herói.
Jesus é o grande rei, que governa com justiça e majestade.
Jesus é aquele cujas palavras transbordam da graça de Deus para com os seus.
Jesus é o Filho eterno de Deus, por isto é Deus também.
O Deus a quem todos os povos da terra devem se submeter com alegria, admiração, amor e temor.
E assim como Jesus é o noivo, a igreja é a noiva, a rainha adornada de ouro finíssimo, cuja beleza é cobiçada pelo Senhor.
Para a nossa meditação, eu desejo destacar o v. 7
Amas a justiça e odeias a iniquidade, por isto Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros
Assim como o noivo, no dia de seu casamento com a mulher que ama, é um homem tomado de alegria, assim é nosso Senhor.
O nosso rei Jesus, o noivo da igreja, nos ensina o Espírito Santo, é um rei e noivo ungido com alegria,
O nosso rei Jesus, em relação à sua noiva, não é um rei irado, carrancudo, ou mal humorado.
É um rei feliz, alegre, satisfeito.
Então, com base neste versículo, nós vamos falar sobre a alegria de nosso rei Jesus.
1. A alegria de Jesus é uma recompensa
Amas a justiça e odeias a iniquidade, por isto Deus te ungiu com óleo de alegria...
Por causa de teu amor à justiça, por causa de teu ódio à iniquidade...
Quer dizer: – Por causa da santidade que há em teu coração
Nestas palavras nós temos um exemplo de que os pensamentos de Deus são mais altos, mais excelentes, maiores que os pensamentos dos homens.
Há um contraste entre os pensamentos de Deus e os pensamentos deste mundo em que vivemos.
Pois, ainda que isto nem sempre seja dito em palavras claras, há um sentimento no ar, no sentido de que santidade e felicidade são coisas incompatíveis, que não se misturam.
Existe a impressão de que, num mundo decaído, se você quiser ser feliz, você não pode ser muito justo, você não pode ser muito santo, de que você não pode ser muito certinho.
Por exemplo, existe a impressão de se você quiser ser feliz, você não pode ser uma pessoa que sempre obedece aos seus pais.
Se você quiser ser feliz, você não pode ser uma pessoa sempre fiel à sua esposa.
Se você quiser ser feliz, você não pode ser sempre honesto nos negócios.
Se você quiser ser feliz, você precisa fazer sempre o que desejar, mesmo que isto não esteja de acordo com a Bíblia.
Acontece que esta impressão é enganadora, por várias razões.
Uma delas é que, mesmo que você esteja fazendo o que mais deseja, mas for errado, pecaminoso, isto tira a tua paz de coração e de consciência – isto é, tira a tua felicidade
Outra razão é que todas as alegrias deste mundo são rápidas, passageiras. Num instante, mesmo que durem anos, elas se acabam.
E uma terceira razão é que, mesmo que você faça tudo o que desejar, mesmo que você alcance tudo o que quiser, é como ensina Jesus: – De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?[1]
Jesus pensava e sentia diferente deste mundo.
Ele sabia que a alegria verdadeira, perene, eterna, somente pode ser experimentada por meio de uma vida justa, de obediência à vontade de Deus.
Por isto, mesmo diante das maiores tentações ao pecado, Jesus se manteve firme numa vida de santidade.
Hb 12:1,2
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Este texto é uma exortação no sentido de que nós sejamos imitadores de Jesus, de que sigamos seu exemplo.
Corramos a nossa carreira com perseverança, olhando para Jesus.
A ele foi proposta a alegria.
Antes de eu dizer que alegria é esta, vamos considerar que havia uma condição: em obediência à vontade do Pai, Jesus deveria suportar a cruz
Então ele suportou, foi obediente até a morte, e morte de cruz, porque haveria um resultado deste sofrimento que lhe traria uma enorme satisfação da alma.
E agora está assentado à direita do trono do Pai.
E recebeu a alegria que ele estava proposta.
Que alegria é esta?
Is 53:11
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Jesus se alegra com a nossa salvação.
Jesus se alegra em que sejamos o seu povo.
Jesus se alegra em nós.
O profeta descreve com muita beleza o prazer que o Senhor tem em sua igreja.
Sf 3:17
O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Ele se deleita em você: como um pai se deleita em seus filhos.
Ele se regozija em você, se alegra em te salvar, em te abençoar, em te fazer o bem.
Ele se deleita em que o conheçamos, que conheçamos seu reino, sua justiça e seus caminhos.
Lc 10:20,21
Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Esta alegria que Jesus tem pela nossa salvação, esta alegria que enche os céus e leva os anjos a dar glórias a Deus, que ninguém pode tirar, é eterna, e supera a tudo o mais que pode alegrar o coração de qualquer ser humano.
2. Esta alegria é uma recompensa dada por Deus, e portanto, celestial e abundante
Não é uma alegria que vem das coisas deste mundo: de bens materiais, de dinheiro, de posição. É uma alegria espiritual.
Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros...
Deus o ungiu com o óleo de alegria.
Primeiro, porque como recompensa por sua obediência, o Pai deu ao Filho todos aqueles que foram salvos na cruz – este é o resultado do penoso trabalho de sua alma.
Mas em segundo lugar, porque Deus ungiu ao Filho com o seu Espírito Santo; Espírito que, como diz o apóstolo Paulo, produz no coração humano o fruto de paz, justiça e alegria,[2] e desta forma faz com que de seu interior fluam rios de água viva.[3]
Nas Escrituras Sagradas, a unção com óleo é sempre um sinal físico, visível de certa realidade invisível, espiritual, isto é, o agir do Espírito Santo na vida de alguém.
Desta maneira, em Israel, quando uma pessoa era designada por Deus para ser um profeta, ou sacerdote, ou rei, ele também ordenava que um óleo sagrado, preparado especialmente para estas ocasiões fosse empregado com símbolo de seu Espírito sobre esta pessoa. Assim esta pessoa era revestida da autoridade de Deus e sua presença.
Conforme a determinação de Deus, havia óleo em abundância no momento da unção de um homem.
De acordo com a prescrição divina, o óleo sagrado deveria ser derramado sobre a cabeça e aspergido sobre as vestes do sacerdote.
Por isto o Salmo 133, ao falar sobre isto busca palavras que trazem a ideia de fartura, transbordamento. Ele diz:
Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!  2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.[4]
Não é um pouquinho de óleo, para não sujar a roupa.
É muito óleo, sobre a cabeça, de tal modo que escorre para as golas das vestes. E que perfuma.
A alegria derramada sobre Jesus não é pouca, não é alegria que se acaba com o tempo, que muda conforme as circunstâncias; ela é inalterável.
A vida de Jesus neste mundo foi cheia de aflições, vicissitudes, tentações do diabo.
Mas mesmo nas horas mais difíceis ele disse aos seus discípulos que seu coração estava cheio de gozo, e que queria que o mesmo gozo estivesse neles.[5]
Isto nos conduz ao terceiro aspecto...
3. É uma alegria compartilhada
Quando ele diz: – Deus te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros, isto significa:
Primeiro, que Jesus, nosso rei, mais do que qualquer pessoa em todo o seu reino, é cheio de felicidade. Ele tem alegria como ninguém.
Mas ao mesmo tempo, ele tem companheiros que participam dela.
Isto é, Jesus deseja, e concede sua alegria aos seus, que somos nós.[6]
Aliás, o Pai o ungiu também para isto
Uma da profecias mais doces que existem na Bíblia a respeito da missão de Jesus está registrada em Isaías 61.
Is 61:1-3
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
E Jesus disse que esta unção de alegria sobre os seus companheiros pode ser alcançada principalmente mediante dois meios de graça.
Jo 15:10-11
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.  11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
Jo 16:24
Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
A Palavra de Deus e a oração. Estes são os dois principais meios de experimentarmos a comunhão com Deus.
Há dois pontos que desejo ressaltar aqui.
Primeiro: Tanto o falar de Deus a nós como o nosso falar a Deus são mediados pelo nome de Jesus
É Jesus, o nosso rei, o noivo da igreja, o nosso mediador.
Sem Jesus, que nos dá seus mandamentos, nem a Palavra nem a oração nos conduzem ao Pai.
Segundo, o propósito de Jesus em nos dar seus mandamentos e nos responder às orações, conforme revelado nestes versículo, é nos alegrar
Jo 15:10-11
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.  11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
Jo 16:24
Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Eu quero que o meu gozo, isto é, o meu prazer, a minha satisfação esteja no coração de vocês.
Eu quero que a alegria de vocês seja completa.
Mas há algo mais é que assim como a unção do Espírito de Deus estava sobre Jesus, agora também está sobre os que pela fé estão unidos a Jesus.
1ª Jo 2:20; 26, 27
E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento... Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.  27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
Conclusão e aplicação
Nosso Senhor Jesus, o nosso rei, é um Senhor maravilhoso.
Ele é o mais formoso dos filhos dos homens.
É o herói de sua igreja.
O rei santo e justo.
O Deus eterno, cujo coração transborda de alegria.
Uma alegria que vem do céu, de Deus, mediante o Espírito Santo derramado sobre ele.
Uma alegria que ele tem em nós, sua igreja, sua noiva.
Uma alegria eterna.
Alegria em se relacionar conosco.
Alegria da qual ele deseja sejamos participantes pois temos comunhão com ele.
Com os olhos da fé, nós podemos olhar para Jesus.
Em toda a sua beleza, em toda a sua majestade, em toda a sua força e em toda a sua doçura.
E podemos também tranquilizar nosso coração perante ele, pois nosso rei nos justificou por seu sangue na cruz.
Ele está satisfeito com o penoso trabalho de sua alma em nosso favor. Ele conseguiu nossa eterna salvação.
Também podemos servir ao Senhor com alegria, Achegarmos-nos em sua presença com ações de graça.
E podemos ler sua Palavra, e podemos orar, com o propósito de na Palavra e na oração enchermos a nossa alma de felicidade.
Podemos, porque temos a unção do Espírito, que permanece em nós, que nos ensina a andar com Deus.
Por último, podemos ter em Jesus o nosso exemplo, e como ele, aprendermos a nos alegrar nas obras de Deus, a nos alegrar com sua igreja, a nos alegrar no poder de seu Espírito.
Falta alegria em tua vida? A tua alegria está no Senhor.


[1] Mc 8:36
[2] Gl 5:22,23
[3] Jo 7:38, 39
[4] Sl 133;1,2
[5] Jo 15:11; 17:13
[6] Hb 2:11-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo