Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 11 de setembro de 2016

Não se turbe o vosso Coração - Jo 14:1-17

Pr. Plínio Fernandes
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.  4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.  5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?  6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.  8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.  9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?  10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.  11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.  12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.  13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.  14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.  15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.  16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Os discípulos de Jesus estavam um tanto desconsertados com as palavras que o Senhor lhes dissera.
Ele havia falado que iria morrer. Iria partir, de volta para o Pai.
Também lhes dissera que aquela seria uma noite de traição. Isto porque o diabo já havia colocado no coração de Judas a vontade de trair a Jesus.
Além disto, Jesus disse que todos o abandonariam, que ele seria ferido, e os discípulos, naquela noite, se tornariam como que ovelhas sem pastor.
Até o próprio Pedro iria abandoná-lo.
Por enquanto, disse Jesus, o mundo irá rir, e vocês irão chorar.
Seria a noite, irmãos, em que o príncipe deste mundo pensaria que havia derrotado Jesus, e os discípulos teriam grande aflição.
Mas em meio àquele turbilhão de palavras difíceis de serem entendidas, desta situação que “não entrava na cabeça” dos discípulos, que eles não conseguiam compreender e aceitar, na qual eles estavam um tanto perturbados e amedrontados, Jesus lhes dá uma ordem consoladora: “Não fiquem com seus corações perturbados...”
Como naquela tempestade, tempos antes, quando ele e seus discípulos estavam atravessando o mar da Galiléia num pequeno barco de pesca, e Jesus, se levantando repreendeu o vento e as ondas, dizendo: “Acalma-te, aquieta-te!”, e a tempestade cessou, Jesus agora ordena aos seus amados: “Não fiquem amedrontados! Vocês creem em Deus. Creiam também em mim.”
Como no princípio, quando a terra estava sem forma, vazia, caótica. Então o Espírito de Deus veio e ficou pairando por sobre a face das águas. E Deus começou a falar, dizendo: “Haja luz!”, e houve luz. E a Palavra de Deus foi se manifestando, e o caos veio a ser uma ordem, assim Jesus fala aos seus discípulos: “Não fiquem perturbados.”
– Mas Senhor...
– Como não ficar perturbados diante de tantas más notícias?
– Como não ficar com medo se o Senhor está nos dizendo que nos sentiremos abandonados?
– Que cada um de nós é fraco em sua fé...
– Que até mesmo entre nós há um traidor consumado, um filho da perdição?
E quanto a você, amado do Senhor, nesta vida você também passa por aflições, não é mesmo?
Muitas vezes, assim como aqueles onze discípulos fiéis, você experimenta na pele o grande problema das suas próprias fraquezas, da sua falta de entendimento para enfrentar a vida.
Muitas vezes você se sente traído pelas circunstâncias da vida, e às vezes até mesmo por pessoas nas quais você confiava e nelas colocou seu coração.
Muitas vezes você pode até ter a impressão de que está sozinho neste mundo, como se fosse uma ovelha sem pastor.
Por favor, preste atenção no que Jesus Cristo está dizendo neste versículo.
Veja com quem ele está falando:
– “Não se perturbe o vosso coração”.
Ele está falando com você que crê em Deus, com você que se volta para Deus pedindo ajuda nas aflições...
E veja o que ele ordena a você:
“Não se turbe!”
Não deixe seu coração ficar balançando de um lado para o outro, amedrontado, inconstante. Não deixe sua mente virar um caos. Não deixe sua vida virar uma tempestade. Haja luz.
Veja onde ele diz que não deve haver perturbação:
“Não se turbe o vosso coração”.
– Cuide de seu coração. Proteja-o. Pois é do coração, do homem interior, que procedem as decisões da vida. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração...”
E veja como guardar o coração:
“Crede em Deus, (o Pai). Crede também em mim.”
Neste mundo de aflições, você, que crê em Deus, você, que crê em Jesus Cristo, pode viver em paz. Eu quero destacar três razões para a nossa paz, que Jesus nos dá aqui.
1. Primeira: ainda que você esteja no mundo, você vai morar no céu
vs. 2,3
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.  
Na casa de meu Pai há muitas moradas.
– Na casa de Deus, no lar celestial, existe espaço para muitas pessoas...
– Se não fosse assim, eu diria a vocês.
– Mas eu estou indo para preparar um lugar para vocês.
– E quando eu for, e tiver preparado lugar para todos, voltarei, para que estejamos juntos para sempre...
Esta é a razão porque Jesus está no céu.
Como diz a carta aos Hebreus, depois que o Senhor Jesus, em sua morte na cruz, fez a purificação dos nossos pecados, para a nossa justificação, agora ele está no céu, assentado à direita de Deus Pai, onde intercede por todos aqueles, de todos os lugares do mundo, e de todos os tempos, que hão de herdar a salvação eterna; intercedendo para que um lugar nos seja dado ali como fruto de sua morte por nós.
Ele intercede contra as acusações de Satanás, contra os ataques das tentações do pecado, intercede diante de nossas fraquezas e falhas.
Como havia feito em relação a Pedro algumas horas antes. Sabendo que naquela noite Pedro pecaria, daria mau testemunho, e ficaria abatido e desanimado, Jesus intercedeu por ele, a fim de que sua fé não desfalecesse.
Irmão amado do Senhor, antes mesmo de você nascer, ou melhor, antes mesmo de criar o mundo, o Senhor Jesus te conheceu, te amou, te escolheu.
Ele sabe todas as coisas na tua vida, antes mesmo que aconteçam, e intercede por você.  Desta forma ele nos prepara um lugar. 

E que lugar maravilhoso Deus tem preparado para você, crente em Jesus!
É um lugar onde as aflições deste mundo não mais o perturbarão.
É um lugar onde você nunca mais se sentirá ou ficará enfermo.
É um lugar onde você entenderá todas as coisas com perfeição.
É um lugar onde você nunca mais se sentirá aflito, ou envergonhado por causa de seus pecados, de sua mediocridade, de sua insensatez (E porque digo isto? Porque os filhos de Deus muitas vezes se sentem confusos, obtusos, insensatos).
O céu é um lugar onde não haverá mais choro, separação, mesquinhez.
Onde haverá paz.
Onde haverá alegria.
Onde haverá comunhão.
Onde haverá vida plena! E não somente isto. Não será apenas um lugar onde não mais teremos tristezas.
Será um lugar onde seremos semelhantes ao Senhor, na beleza de seu caráter santo, pela contemplação de sua face.
E não será um lugar de ociosidade, pois ao sermos recebidos como filhos de Deus no lar eterno, a promessa do Senhor para todos os crentes é que ouvirão estas palavras:
Bem está, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei.
E então, tudo quanto Deus planejou, quando disse no começo da criação:

– Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, tenha ele domínio..., será levado adiante. Neste novo céu e nova terra nos quais habita a justiça serviremos a Deus, e o glorificaremos usando todos os dons e capacidades, e todos os recursos, como Deus planejou desde o início de tudo.
Eu sei que alguém poderia pensar que com isto eu estou transmitindo uma mensagem “escapista”, alienadora, que enfraquece o desejo de batalhar pela vida neste mundo.
A resposta para isto é sim, e não!
A resposta é sim, no sentido de que a mensagem bíblica é realmente “escapista”. Estamos vivendo numa época em que isto deve ser relembrado pelo povo do Senhor.
Estamos vivendo numa época terrível em que as pessoas estão confundindo o reino de Deus com comida e bebida, e não com retidão de coração, paz e alegria no Espírito Santo.
Estamos vivendo tempos em que os crentes estão vivendo em busca de ouro perecível, de bens materiais, isto é, os reinos deste mundo. Mas prá que viver correndo atrás do vil metal se vamos morar numa cidade em que até as ruas são de ouro?
Estamos vivendo em dias difíceis nos quais o evangelho está sendo degenerado, e os crentes encorajados a guardar o seu tesouro onde a traça e a ferrugem corroem, e não no céu, como ensinou Jesus – e onde está o seu tesouro, aí está o seu coração.
Sim, está mensagem é “escapista”: escape do amor ao mundo. Escape do amor à luxuria, aos vícios, aos prazeres. Ame as coisas do céu.
Mas a resposta também é não, no sentido de que aquele que ama as coisas do céu não é um alienado da vida neste mundo: ele é alguém que sabe que está neste mundo, por que e para que; ele está neste mundo para servir a Deus, para proclamar o reino de Deus, para adorar a Deus, para amar a Deus. E quando ele vive para Deus, ele inevitavelmente quer ver o reino de Deus na vida dos homens, e então tudo o que ele é e faz é para que este reino aconteça nos corações humanos.
Ele trabalha pela justiça, ele promove a paz e a retidão, o amor e a misericórdia, em tudo o que faz, e em todas as áreas de sua vida: na família, no trabalho, na igreja, e em todas as esferas sociais nas quais Deus o coloca.
A resposta também não é escapista por causa do que nosso Senhor está nos ensinando aqui: quando cremos que nossa Pátria está nos céus, de onde aguardamos o Senhor Jesus que virá para nos buscar, então nosso coração se torna firme.
Nos tornamos capazes de suportar as contrariedades, as tempestades na travessia do mar desta vida.
Nos tornamos serenos, calmos em nosso coração – Veja o exemplo deste homem.
Hb 11:8-10
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.  9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Abraão, o nosso “pai na fé” simplesmente obedeceu a Deus, e andou com ele em todo o tempo. Embora o Senhor lhe tivesse prometido que sua descendência herdaria toda a terra de Canaã, como, de fato aconteceu, ele próprio, ao morrer, não era dono de nada, a não ser o lugar da sepultura de sua esposa.
Foi um peregrino na terra, habitando em tendas, porque aguardava a cidade eterna, e assim ele se tornou o pai de todos os que creem, uma multidão incontável como as estrelas do céu.
Apocalipse nos dá uma bela descrição dos fundamentos desta cidade celestial, dizendo, ao falar de suas glórias, que ela está assentada sobre pedras preciosas.
Quando cremos que a nossa pátria está nos céus, isto nos enche o coração de esperança de um mundo melhor, e isto nos torna pessoas melhores, mais pacientes, mais persistentes, mais perseverantes, mais voltadas para os valores e virtudes da alma.
Então, você pode viver em paz neste mundo atribulado, na firme certeza de sua salvação, na firme certeza de que sua pátria está nos céus.
2. Segunda razão: você pode ter paz porque você conhece o Senhor do céu e da terra
Vale a pena ler de novo os vs. 4-11.
E vós sabeis o caminho para onde eu vou.  5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?  6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.  8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.  9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?  10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.  11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.  
É importante frisar que pode acontecer conosco algo parecido com o que aconteceu com Tomé, e Filipe, e muito provavelmente com os demais: embora eles já tivessem encontrado a Jesus, embora suas vidas tivessem tomado uma direção completamente diferente a partir de então, embora eles soubessem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo, naquele momento suas mentes estavam confusas.
Eles sentiam, eles “sabiam que não sabiam” quem era Jesus.
Eles “não sabiam” quem era o Pai.
E Jesus lhes responde:
“Mas vocês sabem: Vejam! Eu estou aqui diante de vocês! Vocês têm ouvido o que eu falo, vocês vêm o que eu faço. E quem me vê a mim está vendo o Pai, porque eu e o Pai somos um, e somos idênticos. Pensamos do mesmo jeito, sentimos do mesmo jeito, fazemos do mesmo jeito.”
E Jesus acrescenta uma promessa
vs. 15-17
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.  16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
A promessa do Espírito da verdade, o Consolador
A condição para se conhecer ao Deus triuno está no v. 15: se me amais, guardareis os meus mandamentos.
E no contexto ele diz, mais uma vez, qual é o mandamento essencial. Se você o fizer, então também guardará todos os outros.
v. 1 – Credes em Deus,crede também em mim...
v. 11 – Crede-me que estou no Pai, e o Pai está em mim...
Se você crer em Jesus, então estará cumprindo exatamente aquilo que é essencial, pois é desta fé em Jesus que brota toda a esperança de uma vida eterna que nos leva a viver em amor neste mundo, uma vida de amor que se manifesta no cumprir a vontade de Deus.
Neste contexto, também vale a pena citar Jo 6:28,29
Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?  29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
Você quer fazer a obra de Deus? A obra de Deus é esta: que você creia naquele que ele enviou.
Ora, amados, aqui nós temos o segredo para dissipar qualquer dúvida que houver em nosso coração: como podemos saber que de fato temos conhecido a Deus?
Você pode ter certeza de que conhece a Deus, ao Deus da Bíblia, Pai, Filho e Espírito Santo por isto: você crê em Jesus Cristo?
Isto é, você reconhece a Jesus Cristo como Filho de Deus, o nosso Salvador, aquele que deu sua vida por nós na cruz?
Você reconhece, assim, que é pecador, mas convencido disto, refugia-se unicamente na justiça de Deus que é revelada graciosamente em Jesus Cristo?
Você reconhece que Jesus, este Jesus revelado nas Escrituras, o Senhor dos céus e da terra, como o Senhor de sua vida? Você ora a Deus por meio de Jesus?
Você, não apenas de boca, mas de coração, confessa a Jesus como seu Senhor?
Então a você se aplica a verdade de 1ª Co 12:3
Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
Se assim é, então você de fato conhece a Deus; você tem sido ensinado pelo Espírito de Deus, você tem ouvido a voz de Jesus Cristo, você é ovelha dele, irmão dele, você é dele.
Você nasceu de novo pela fé em Jesus, e foi adotado pelo Pai.
O Filho de Deus veio habitar em seu coração, e o Espírito é o seu Consolador, o seu Mestre.
Como diz João, você tem recebido a unção que vem dele.
Ele é a voz que lhe fala nas Escrituras.
Ele é a Palavra que vem à sua consciência, ao seu coração a chamar-te para permanecer em comunhão com Deus.
A cada dia ele está agindo em sua vida, guiando seu destino, orientando sua jornada neste mundo, de tal modo que o seu futuro é o céu.
Então, neste mundo de aflições e perigos, você pode ter paz em seu coração por causa disto: você conhece a Deus. E pode dizer a si mesmo as mesmas palavras do salmista, ecoando a voz do Senhor: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”
3. E depois, você pode ter paz porque você está em comunhão com o Senhor do céu e da terra
Sim: aquele que vai morar nos céus, aquele que conhece o Senhor dos céus, é também um filho do céu.
Filho do céu porque tendo recebido a Cristo, tendo nele crido, recebeu o Espírito que vem do céu, recebeu a vida que vem do céu, recebeu uma nova natureza, uma nova disposição e uma nova maneira de viver.
Eu gostaria de ler aquela maravilhosa passagem na qual o apóstolo Paulo descreve esta vida no Espírito de Deus, que temos recebido do alto.
1ª Co 2:9-12
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.  10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.  11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.  12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Paulo está citando o profeta Isaías (64:4, na versão grega).
Veja quantas coisas instrutivas, lindas e consoladoras ele diz:
– Deus trabalha para aquele que nele espera.
– Deus tem preparado coisas grandiosas para aqueles que o amam.
– E Deus tem revelado estas coisas grandiosas pelo seu Espírito.
– Nós temos recebido o Espírito que vem de Deus para que possamos conhecer as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.
Leiamos também Rm 8:31,32
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Daí a grande promessa do Senhor Jesus em nosso texto básico.
Jo 14:12-14
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.  13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.  14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.  
Amados, que coisa impressionante: este texto é um convite a desejarmos, a crermos, e a buscarmos coisas grandiosas através da oração, pois somos filhos do céu.
Não estou dizendo com isto que as coisas aconteçam automaticamente.
Veja: no momento mesmo em que os discípulos ouviam as palavras de Jesus, eles estavam completamente perplexos, desnorteados, e até oraram, isto é, pediram, algo sem sentido:
“Mostra-nos o Pai, o que nos basta”.
E porque não tinha sentido orar assim? Porque a resposta estava ali, na frente deles, diante dos olhos deles, e eles não enxergavam. E ainda que eles soubessem disto, naquele momento não estavam se lembrando da verdade.
E às vezes nossas orações também não têm sentido: pedimos o que não precisamos pedir, não pedimos o que deveríamos.
Mas vejam: as mesmas promessas que Jesus estava dando aqui a Filipe, a Tomé, a Pedro, ele as dá a nós.
Nós podemos contar com a ajuda de alguém, o mesmo alguém que ajudaria a eles para que aprendessem.
Recordemos o v. 16:
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Agora vejamos Rm 8:26, 27
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.   E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.  
Ele nos assiste: ajuda, ensina, intercede, por nós. E meus irmãos, que coisa maravilhosa: assim como o Pai nunca deixou de ouvir uma oração de Jesus, ele também não deixa de atender à intercessão do Espírito. Pois o Espírito intercede de acordo com aquilo que vai no coração do Pai.
Agora veja o fruto da intercessão do Espírito, nos vs. 28 e 29:
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E na medida em que crescemos, tudo quanto pedirdes, eu o farei.
Eu sei que muitas vezes o povo de Deus, como resultado de suas orações, experimenta verdadeiros milagres.
Mas não é a todos os crentes que o Senhor concede dons miraculosos.
Ao mesmo tempo, irmãos, eu vejo muitos crentes de “pequenina fé” orando assim: “Pai, eu não sei o que pedir... mas peço que seja feita a tua vontade...”.
Amado, quem foi que você viu orando assim nas Escrituras? Não foi o Senhor Jesus?
E quem foi que nos ensinou a pedir: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”? Não foi o senhor?
Então, quando você ora assim é porque tem aprendido de Deus, tem ouvido a Deus.
Ele nos ensina a ter atitudes que são segundo a sua vontade. Ele nos ensina a colocar o coração nas coisas do céu. Ele nos ensina a lançar sobre Deus todas as nossas ansiedades.
Então, como filho do céu, você pode ter paz porque você está em comunhão com o céu. Está crescendo nisto. Você ora, e é ouvido, pois está aprendendo a pensar como Deus deseja, a desejar o que Deus deseja, a sentir o que Deus sente. E como filho de Deus em comunhão com o Pai, você pode ter a certeza de que suas orações são ouvidas, e ele cuida de você em suas necessidades, em seus anseios.
Conclusão e aplicação
– “Não se turbe vosso coração; crede em Deus, crede também em mim.”
Tempos atrás eu ouvi uma notícia a respeito de dois mergulhadores que estavam no fundo do mar quando um “tsunami” passou por cima deles. As águas acima estavam revoltas e turbulentas, mas eles estavam abrigados no fundo do mar, e nem perceberam o que estava acontecendo na superfície.
Assim também nós quando nos abrigamos em nossa fé em Deus: ele protege nossos corações diante das aflições deste mundo.
– No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo.
Tenha bom ânimo, porque o teu destino eterno é no céu, onde todas as vicissitudes terão sido superadas, todos os pecados vencidos, todas as lutas cessarão.
Tenha bom ânimo, porque você conhece o Senhor do céu e da terra: o Deus de Abraão é o teu Deus.
Tenha bom ânimo porque você tem comunhão com o céu: o nome do teu Deus não é dinheiro; não é Mamom. O nome do teu Deus é Iavé, o Deus da aliança, ele é o Deus eterno, o Deus que ouve, o Deus que supre; é o Pai de Jesus Cristo.
Seja crente no Senhor, seja forte.
Não se turbe o teu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo