Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 21 de agosto de 2016

Amar a vinda do Senhor - 2ª Tm 4;8

1ª IPC de São Paulo
Domingo, 21 de agosto de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.  3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.  5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.  6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.  7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.  8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.  9 Procura vir ter comigo depressa.  10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.  11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.  12 Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso.  13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.  14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.  15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.  16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!  17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.  18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Esta é a última carta do Apóstolo Paulo. Ele estava numa prisão romana, de onde em breve sairia para ser cruelmente executado. Estava se sentindo sozinho, abandonado. Três vezes ele pede a Timóteo, seu filhinho na fé, que vá ao seu encontro.
Aqui, no v. 9 ele pede: - “Procura vir ter comigo depressa”.
Note v. 13: - “Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade”.
E o v. 21: - “Apressa-te em vir antes do inverno”.
Paulo estava se sentindo só, e também a falta de, ao que parece, sua única capa, que o aqueceria durante o inverno. Sentindo falta de seus livros.
Um final um tanto melancólico para a vida de um dos maiores pregadores o Evangelho de todos os tempos.
Mas pense no grande profeta Isaías, que, segundo a tradição, foi serrado ao meio nos dias de Manassés.
Pense no profeta Jeremias, já idoso, sendo levado para o Egito contra sua própria vontade, pelos seus compatriotas a quem pregara a Palavra com tanto amor, mas sem nunca ter sido ouvido.·.
Pense nos apóstolos todos, com exceção de João (que passou anos preso por causa do Evangelho), que foram martirizados.
Muitas vezes, o dedicar a vida ao Evangelho, não é neste mundo uma carreira recompensada.
E por que mesmo assim estes homens perseveraram até o fim? Por que prosseguiram bravamente, mesmo sendo homens dos quais o mundo não era digno, sem nunca abandonar o sentimento de que mesmo em meio às adversidades eles eram gente vencedora? Ou no dizer de Paulo, “mais que vencedores”?
Note o tom de satisfação do apóstolo Paulo aqui:
- Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
O que é que faz com que os servos de Deus não desistam, apesar de todo o desânimo que muitas vezes os assedia?
Veja o v. 8
- Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Estes homens não têm os olhos fixados no presente mundo.
Os olhos da alma estão no futuro, na eternidade.
Naquele dia prometido por Jesus, em que ele voltará para a sua igreja.
É o dia do juízo. O dia do juízo do Senhor. E é o dia em que os servos do Senhor receberão a coroa da justiça, a coroa da vida.
E este prêmio, ele diz, “não é só para mim, mas para todos quantos amam a sua vinda”; o dia em que Jesus voltará.
Colocando de outro modo: os que herdarão a coroa da justiça, os que irão receber a eterna salvação, são pessoas que amam a vinda de Jesus.
Amam o dia em que verão Jesus face a face, olhos nos olhos.
Amam o dia em que Jesus irá separar os homens uns dos outros, como um pastor que separa os bodes das ovelhas, e então será feita a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve, a separação entre o joio e o trigo.
Amam o dia em que Jesus destruirá o inimigo com o sopro de sua boca, e Satanás e seus anjos serão lançados no inferno de modo que não poderão mais fazer dano algum.
O dia em que os céus e a terra, da forma como agora existem arderão em fogo, para dar lugar a um universo completamente renovado.
Nós, os salvos, amamos a vinda de Deus. É sobre este assunto, que fala tão ternamente ao nosso coração, que vamos meditar nesta noite: o que significa amar a vinda de Jesus?
1. Amar a vinda de Jesus significa desejá-la
Pois amar a vinda de Jesus é amar a presença de Jesus.
Eu não preciso elaborar muito este ponto.
Suponhamos que certa pessoa, a quem você ama, esteja viajando.
Então você recebe uma carta dizendo que em breve ela estará de volta.
Ela diz que não sabe o dia em chegará, nem a hora, mas que será logo, mas que você pode ter certeza de que me breve ela estará com você.
O seu coração, naturalmente passa a desejar que isto aconteça logo.
E se você realmente amar esta pessoa, então a sua vida em grande parte será determinada pelo pensamento de que esta pessoa está para chegar. O tempo todo você estará fazendo preparativos. Como os casais que se preparam para a chegada do filhinho desejado, quando a mulher está gestante.
Mas suponhamos que esta pessoa seja o seu noivo, ou a sua noiva.
Algum tempo atrás eu assisti a notícia sobre uma jovem noiva que estava aqui em São Paulo e precisava viajar para o Nordeste, onde deveria se casar, mas parte dos trabalhadores nos aeroportos estava em greve; e por conta dos atrasos nos voos aéreos ela estava muito aflita.
Por outro lado, seu noivo estava em Brasília, e também estava com dificuldades para viajar, por causa do mesmo problema.
Os dois estavam aflitos porque, amando um ao outro, e desejando se casar; corriam o risco de ter seu casamento adiado.
A igreja ama a vinda do Senhor porque é a noiva dele.
Veja o amor que existe entre Cristo e os seus amados:
Ef 5:25-32
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 8 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
A igreja do Senhor Jesus se sente muito amada por ele. E por isto também o ama.
Podemos ilustrar o amor que a igreja tem para com Jesus com o amor da esposa para com o esposo no livro dos cânticos de Salomão.
A noiva que diz:
Eu sou do meu amado e ele é meu; o meu amado tem saudades de mim; vem, ó meu amado, pois desfaleço de amor.[1]
Assim é a igreja. Assim são os eleitos de Deus. Eles querem a vinda de Jesus.
2. Amar a vinda de Jesus significa buscar que ele venha
Com isto quero dizer que, ainda que ele venha pelos próprios planos de Deus, nossa espera não deve ser passiva, mas há um sentido muito real em que devemos “trabalhar” para que ele venha, cooperar com Deus para o dia da vinda de Jesus.
Neste sentido, há duas coisas que podemos fazer.
2.1. Orar para que ele venha.
Existem duas passagens específicas que eu gostaria de citar
1a Co 16:22
Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!
A palavra “maranata” é a transliteração de três pequeninas palavras aramaicas. “Mar”, "Senhor”; “ana”, “meu”; e “ta”, “vem”. O fato de Paulo, numa carta em grego para uma igreja de fala grega usar uma palavra aramaica sem traduzir indica que era uma expressão muito conhecida de seus ouvintes.
Maranata está no imperativo. É uma oração que diz: - “Meu Senhor, vêm!”
Uma oração conhecida de Paulo e dos primeiros cristãos.
Ap 22:12-17
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. 15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar. 17 estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
O Espírito e a noiva dizem: “Vem”.
Sim porque a noiva, isto é, a igreja, e o Espírito de Deus tem uma só esperança, um só desejo. O desejo da volta do noivo.
A noiva pede com ansiedade, ela não vê a hora da chegada do noivo
E o Espírito, que intercede pela igreja com gemidos inexprimíveis também roga: “Vem”.
2.2. Anunciar a sua vida
2a Pe 3:9-13
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
Note a instrução do v 12 – “esperando e apressando a vinda do dia de Deus”.
Não somente aguardar a vinda de Jesus, mas também de alguma forma cooperar para que este dia chegue em breve.
Como podemos apressar? Entendendo que Deus quer que todos tenham a oportunidade de se arrepender e crer em seu Evangelho.
Você certamente se lembra das palavras de Jesus em Mt 24:14, onde ele diz:
E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
O melhor modo de cooperarmos, apressando o dia de Jesus é pregando o seu Evangelho.
É orando para se complete o número dos eleitos de Deus.
Neste sentido, estas palavras são dirigidas a cada geração de crentes. Desde o início da igreja, cada geração de crentes tem trabalhado para pregar o Evangelho diante de todo o mundo até então conhecido, e tem vivido na ardente expectativa da vinda do Senhor.
Neste sentido, devemos agir também em nossa geração.
3. Amar a vinda de Jesus significa santificar-se para ela
1a Ts 4:15-5:8
Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. 7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. 8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação.
O Senhor não voltará sem que seu amados estejam preparados. Ele não quer nos encontrar vivendo como aqueles que não o conhecem, e andam nas trevas.
Ao contrário, quando ele vier, deverá encontrar sua igreja bonita, adornada de vestes de santidade.
Você se lembra da parábola das dez damas de honra? [2]
Jesus nos conta que na noite da festa de casamento, cinco delas foram ao encontro do noivo quando ele chegou, mas as outras cinco não estavam preparadas, e por isto, quando o noivo chegou não puderam participar da alegria do casamento.
Da mesma forma, ele diz que para o dia da sua vinda, devemos estar preparados, vestidos da justiça que nele há, vestidos com santidade.
Conclusão e aplicação
Amados, diante da volta de Jesus, existem dois tipos de pessoas neste mundo: as que estão, e as que não estão preparados.
Existem daqueles que, diante desta notícia, sentem-se desconfortáveis, pesarosos, e até alarmados.
Pois são pessoas que não amam a vinda de Jesus. Há daqueles que não amam o reino de Deus, que querem mais é “curtir a vida”.
Cujos corações estão voltados para si mesmos e para as coisas deste mundo.
Se Jesus voltasse hoje, você estaria pronto para encontrar-se com ele?
Não seja como as “virgens loucas” da parábola. Cuidem de suas almas, para que aquele dia nao lhes sobrevenha como um ladrão.
E existem aqueles que estão preparados.
Aqueles que estão preparados amam este dia.
Se você ama a vinda do Senhor, ore por ela. Pregue o evangelho. Busque preparar outros para este dia também. Cresça em santificação. Mantenha a chama do óleo do Espírito acesa.
Erga sua cabeça, olhe para os céus, alegre-se, pois mais um pouquinho de tempo, e o nosso Senhor voltará.





[1] Ct 2:16
[2] Mt 25:1-13

6 comentários:

  1. Ótimo estudo estejamos preparados para vinda de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom fiquei maravilhado com essa passagem de filipenses em o Aposto Paulo nos ensina sobre a alegria e ao amor a vinda do Senhor Jesus Cristo. Parabéns ao autor do texto e quy Deus seja sempre louvado amém 👼👼👼

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor o estudo. É abençoador.

    ResponderExcluir

▲Topo