Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sábado, 6 de julho de 2013

Três atitudes de fé - Mt 8:5-15

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 14 de outubro de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Mateus 8:5-15
5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: 6 Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. 7 Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. 8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. 10 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. 11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. 12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 13 Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. 14 Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. 15 Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo.
Estamos meditando sobre os ensinamentos do Evangelho de Mateus, que por causa de sua ênfase no reino de Deus, e de Jesus, como o rei prometido nas profecias do Antigo Testamento, tem sido chamado “O Evangelho do Reino”.
De acordo com Mateus 28, Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador, é aquele que tem toda a autoridade nos céus e na terra. E os apóstolos foram então encarregados de pregar esta mensagem em todas as nações, fazendo novos discípulos de Jesus, novos súditos do seu reino, até o dia em que ele voltará para estabelecer seu reino eterno.
Por isto, desde o capítulo 1, Mateus está nos ensinando quem é Jesus. Primeiro, ele fez isto nos contando os fatos relativos ao seu nascimento, o seu batismo, as suas tentações, mostrando que em Jesus as antigas profecias estavam se cumprindo. Depois, nos capítulos 5-7, Mateus nos ensinou sobre a autoridade com a qual Jesus falava, pois ele tinha, ou melhor, tem, autoridade divina.
E agora, nos capítulos 8 e 9, Mateus nos fala sobre a autoridade de Jesus demonstrada nas coisas que ele fazia: apenas com o poder de sua Palavra Jesus curava toda a sorte de enfermidades, libertava pessoas possuídas pelos poderes espirituais malignos, controlava as forças da natureza, e acima de tudo, perdoava pecados.
Jesus é aquele a quem até os ventos e o mar obedecem. Em nossa última meditação nós vimos então a cura de um leproso na cidade de Cafarnaum, e destacamos que no leproso nós vemos a resposta humana, a atitude de fé, que todos nós devemos ter em relação a Jesus. O leproso, imundo e necessitado que era, se aproximou de Jesus, adorou-o, entregou suas necessidades a ele. Atitudes que todos nós, seres humanos carentes e enfermos, precisamos tomar a cada dia, para que Jesus nos purifique das nossas imundícies, nos sare de nossas enfermidades, restaure nossas vidas.
No texto de hoje Mateus segue nos contando sobre mais duas curas: o criado de um centurião romano, que estava quase à morte, e a cura da sogra de Pedro. Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um centurião, um oficial do exército romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado.
Jesus ficou admirado com a fé do centurião, e fez uma profecia maravilhosa. Ele disse que assim como aquele oficial, muitas pessoas, do mundo inteiro, viriam e tomariam lugares à mesa, no reino dos céus, com os antigos patriarcas da fé.
 (NTLH) O centurião disse: — Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
— Eu vou lá curá-lo! — disse Jesus.
O oficial romano respondeu: — Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.
Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!
E digo a vocês que muita gente vai chegar do Oriente e do Ocidente e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó.
Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes (é uma maneira de descrever um estado de alma cheia de ira, inveja, sem esperança).
E Jesus disse ao oficial: — Vá para casa, pois será feito como você crê. E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado.
Em seguida, Jesus chegou à casa de Pedro, onde residia também a sogra dele, que estava deitada, com muita febre. Jesus a curou também. Imediatamente ala se levantou e passou a servi-lo.
Da mesma forma como fizemos em nossa meditação anterior, eu gostaria de focalizar nossa atenção na resposta humana à autoridade de Jesus que vemos neste texto. As atitudes de fé que vemos nestas pessoas, que reconheceram a Jesus como o Senhor de todas as coisas, rei apresentado por Mateus.
As primeiras duas atitudes, no soldado romano...
1. Humildade
Vamos começar destacando a humildade deste homem, uma piedade que ele já demonstrava diante de Deus, antes mesmo que viesse a conhecer a Jesus. Digo isto porque, segundo o texto de Lucas, este centurião já dava um bom testemunho de sua piedade, de sua humildade, de seu temor a Deus, ajudando o povo de Deus em suas necessidades e era amigo deles.
Tal como Paulo antes de conhecer a Jesus, diz que servia a Deus desde seus antepassados, com uma consciência pura, o mesmo podemos dizer deste homem que, embora gentio, era um crente no Deus de Israel.
E quando Jesus veio, este soldado prontamente o reconheceu. Mas ele expõe seu caso a Jesus: Ele tinha um criado (provavelmente um judeu), a quem muito estimava, e que estava muito enfermo, quase à morte.
Jesus disse que iria curá-lo. Então o soldado respondeu: “Senhor, não sou digno de que entres em minha casa, apenas dê uma ordem, e tua Palavra será obedecida...”.
Porque o soldado diz que não era digno de que Jesus entrasse em sua casa? Será que ele tinha de si mesmo um baixo conceito? Será que era falta de autoestima? O próprio soldado nos mostra que não era assim, pois, enquanto centurião do exército, ele não se considerava um inútil: era um homem que tinha autoridade e sabia exercê-la. Mas é que ele bem conhecia os escrúpulos que os judeus mais religiosos tinham, o receio que eles tinham de entrar na casa de um gentio e se contaminarem cerimonialmente.
É claro que para Jesus isto não era um problema, tanto que respondeu que iria à casa do centurião. No entanto, o centurião, pensando no assunto, não quis que Jesus entrasse a qualquer custo, mas mandou dizer ao Senhor: “Olha, eu não sou digno de que o Senhor entre em minha casa. Basta que o Senhor ordene, e o meu servo será curado”...
E Jesus ficou admirado com aquela manifestação de fé. Porque uma das muitas manifestações da fé que vem do alto, gerada pelo Espírito de Deus, um dos vários frutos da fé, é a humildade. A capacidade de não se exaltar acima dos demais, mas simplesmente reconhecer-se dependente de Deus.
Em várias ocasiões Jesus ensinou a importância de se cultivar um espírito humilde. Eu quero citar duas delas.
Lc 14:7-14
7 Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola: 8 Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, 9 vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. 10 Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. 11 Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.
Lc 18:9-14
9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Nestes dois textos Jesus nos ensina, que tanto diante dos homens como diante de Deus nós devemos cultivar a humildade. E termina como as mesmas palavras: porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Assim como a cada geração, onde quer que a Palavra de Deus seja pregada, até o dia de hoje, a humildade daquele soldado romano é exaltada pelo Evangelho.
2. Reconhecimento, alto conceito da Palavra de Jesus Cristo
“Senhor, dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá até lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz. Da mesma maneira, basta que o Senhor dê uma ordem, a doença irá embora e o meu servo será curado”.
Jesus ficou maravilhado com a consideração que este homem tinha para com a sua Palavra, e deu a ela o nome de fé. A fé reconhece a autoridade da Palavra de Jesus.
Neste mesmo texto, irmãos, temos três razões para ter a Palavra de Jesus na mais alta consideração: a primeira razão é o bom exemplo que este soldado nos dá. Nós devemos imitá-lo. A segunda razão é o prazer que Jesus demonstra ter nesta fé. Se considerarmos que o que Jesus nos diz tem a mais alta autoridade em nossa vida, damos este prazer a ele. Devemos dar este prazer a Jesus. E a terceira razão é que as próprias Palavras de Jesus, em si mesmas, revelam a autoridade delas.
Quando Jesus fez esta profecia, ele e seus discípulos eram apenas um pequeno grupo de pregadores numa pequena cidade de uma pequena região de um pequeno e insignificante país do Império Romano. Mas mesmo o que na época era o grande Império Romano, era uma pequena extensão de terra, se comparado à vastidão do nosso planeta.
Mas ele diz que assim como aquele gentio, pessoas do mundo inteiro viriam fazer parte do reino dos céus. E tal como ele profetizou, através de todos os tempos, bilhões de pessoas têm chegado à fé.
Você e eu fazemos parte desta profecia. Então, a mesma atitude de consideração para com a Palavra de Jesus nós devemos ter.
A terceira atitude da fé, na sogra de Pedro...
3. Servindo a Jesus
O texto não diz explicitamente que a sogra de Pedro tinha fé, mas nós podemos inferir isto do fato de “sem fé é impossível agradar a Deus”. Jesus a toma pela mão e a cura.
Eu gostaria que você imaginasse um pouco o acontecimento. Normalmente, febre pressupõe alguma infecção.  Você já ficou enfermo, ardendo em febre, a ponto de ficar acamado? O corpo quente, doendo? Lembra-se de como é o mal estar por causa disto? Lembra-se de como é reconfortante quando a febre se acaba? De como nos sentimos renovados?
Assim que se vê curada, esta mulher se levanta e passa a servir a Jesus. Desejo de servir a Jesus é o fruto da boa disposição, do bem estar e da gratidão. Servir a Jesus é o desejo de todas as almas alcançadas pela graça, é o desejo de todos os salvos.
Pense no que significa ser salvo. Quando falando sobre o centurião, Jesus diz que o reino dos céus é como um banquete, uma mesa preparada por Deus, na qual se assentarão os patriarcas da fé, e os santos de todos os tempos, do passado e do presente.  Bem, aquele que tem esta bendita certeza no coração, a certeza de que vai morar no céu,ele ama a Jesus, tem um coração grato e deseja servi-lo.
Jesus não está, em relação a nós, encarnado em forma física, como aconteceu em relação à sogra de Pedro e seus contemporâneos. Como podemos servir a Jesus? Eu quero citar um modo: a Bíblia diz que o corpo de Cristo agora é a igreja. Quando nós usamos nossos dons, nossos talentos e nossos bens para servirmos uns aos outros, estamos servindo a Cristo.
1ª Pe 4:10, 11
10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
Mt 25:34-40
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.  35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Em certo sentido, não seria necessário que fôssemos exortados a servir. Este deve ser o desejo natural de um coração grato. Mas a falta de amor, a apatia em relação ao reino de Deus, é um perigo tão grande que nosso Senhor mais de uma vez descreve o grave perigo da negligência.
Mt 25:14-30
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Mas conscientizemo-nos disto, e sirvamos a Jesus com alegria e temor.
Conclusão
Assim, irmãos, temos aqui três atitudes da fé: humildade diante de Deus e diante dos homens Consideração da Palavra de Jesus como sendo da mais alta autoridade sobre tudo e sobre todos Serviço de gratidão
Aplicação
1. A importância da verdadeira fé.
Amados, ao mesmo tempo em que o Senhor elogiou a fé demonstrada pelo centurião, dizendo que muitos gentios entrariam no reino dos céus, disse também que muitos judeus ficariam de fora. Por que muitos, em Israel, não tinham fé em Jesus.
Mas a expressão que Jesus emprega para se referir a eles é muito forte: “Filhos do reino”. Pois eram “membros da Igreja do Antigo Testamento”. Pessoas nascidas em Israel, circuncidadas ao oitavo dia, recebendo assim o sinal da aliança; pessoas criadas no conhecimento das Escrituras.
Mas que não tinham fé. Eram filhos do reino que não veriam reino dos céus, mas, usando as palavras de Jesus, seriam lançadas fora, nas trevas.
O que a Escritura está nos dizendo é que a salvação da alma é uma coisa individual. A fé, o arrependimento, o ser um crente em Jesus, é uma atitude individual. Cada ser humano precisa tomar uma atitude diante de Deus.  Cada ser humano precisa se arrepender e crer em Jesus.
E se uma pessoa decidir que não vai se decidir por Jesus, isto já é uma decisão. Se você ainda não decidiu crer e seguir a Jesus, está decidindo não seguir, e isto é fatal para a sua alma. Não seja como estes muitos mencionados por Jesus, não seja um filho do reino que será lançado nas trevas.
2. Você, que segue a Jesus: ao examinar-se a si mesmo, ao seu próprio coração, você percebe se de alguma maneira você precisa ser mais humilde? Diante de Deus? Diante dos homens? Você deseja ser mais humilde?
Cultive a humildade, em seu coração, em seus pensamentos, em suas atitudes. Pois o que se humilha será exaltado.
Ao examinar seu coração, suas atitudes diante da Palavra de Jesus, existe alguma área de sua vida que, você percebe, precisa levar seu coração à obediência do que Jesus diz? Você deseja ser mais crente, mais obediente?
Ao examinar o uso que você faz dos seus dons, dos seus talentos, dos seus bens, você entende que Jesus seria mais glorificado se você fosse mais dedicado? Você quer ser um crente mais dedicado na obra do Senhor?
Cultive a obediência. Seja um mordomo fiel. Pois aquele que for um mordomo fiel ouvirá de Jesus: “Bem está, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor”.

4 comentários:

▲Topo