Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Santificai-vos (Devocional) - Js 3:5

Igreja Evangélica Presbiteriana
Quarta-feira, 3 de julho de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ler Josué 3:5
Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.
No dia seguinte Israel iria começar a conquista da Terra Prometida. Seria, literalmente, um divisor de águas, pois eles iriam atravessar o Rio Jordão a pé enxuto, como haviam atravessado o Mar Vermelho 40 anos antes[1].
Esta travessia marcava o fim das peregrinações no deserto e o início da conquista da terra. E assim como o período no deserto foi caracterizado pela presença e pelo sustento de Deus, também seria o período da conquista: eles venceriam os muitos inimigos, povos resistentes, de homens grandes, cidades fortes, pelo poder de Deus. Jericó cairia diante deles pelo poder de Deus, e os demais povos da terra tremeriam de medo[2]. Praga nenhuma chegaria ao arraial deles, porque contra Israel não vale encantamento[3]. E todas as boas palavras do Senhor sobre eles se tornariam finalmente realidade[4].
Então Josué dá uma ordem, uma Palavra do Senhor a Israel:
"Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós".
Num sentido bem amplo, Israel já era um povo santo, porque havia sido eleito por Deus para ser a sua nação santa, povo de propriedade exclusiva. Já haviam sido salvos do poder do Egito, através do sangue do cordeiro pascal.[5] Mas agora Josué esta falando de um ato consciente de purificação, pelo qual eles se colocavam diante de Deus, esperando a sua manifestação, o seu agir.
Israel se santificou, e no dia seguinte o Senhor parou o Jordão para que Israel o atravessasse. Deus iria cumprir a sua promessa. Iria fazer por eles coisas que eles nunca poderiam fazer por si mesmos. Deus estaria ao lado deles. Mas para isto eles precisavam estar do lado de Deus.
Ora, Deus é santo. Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Sem santificação ninguém verá a Deus[6]. Por isto Israel precisava se santificar.
Para ter conosco aquele que é santo, precisamos nos santificar
1. O que é santificação
Literalmente, santificação é separar-se para Deus; consagra-se.
Assim como com o povo da Antiga Aliança, há, em relação a nós, um sentido em que todos nós já somos santos. Somos santos porque formos comprados para Deus e purificados dos nossos pecados pelo sangue de Jesus. Neste sentido fomos santificados de uma vez por todas, mediante a oferta do corpo de Jesus[7].
Mas há um sentido em que nós devemos tornar prática esta santificação, isto é, deliberada e conscientemente devemos nos separar para Deus.
1ª Pe 1:13-16
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
2ª Co 7:1
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
2. Vejamos algumas atitudes práticas de santificação
a) Consagração - Rm 6:11-13
11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
b) Meditação na Palavra - Js 1:8, 9 - isto envolve tempo, busca, dedicação,oração
8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
c) Obediência - 1º Sm 15:22
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
d) Confissão de pecados
Js 7:10-13
10 Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? 11 Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram. 12 Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. 13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.
Is 59:1, 2
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Pv 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Rm 14:23
Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.
Sl 32:3-5
3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
1ª Jo 1:9
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
1ª Jo 5:16 (fazer confissão pelos pecados da igreja, como exemplificados muitas vezes no Antigo Testamento – Moisés, Daniel, Neemias, Esdras).
Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.
Conclusão
Estas coisas não são mecanismos mágicos, ou obras meritórias, mas atitudes que devem revelar um coração que conhece a Deus, que o ama, crê e espera nele, pois ele trabalha para aquele que nele espera[8].
Se quisermos que aquele que é Santo ande conosco, devemos nos santificar para ele.





[1] Êx 14:15-31
[2] Js 6
[3] Nm 23:23
[4] Js 21:45
[5] Êx 12; 19:5; 20:1, 2
[6] Hb 12:14
[7] Hb 10:10
[8] Is 64:4

3 comentários:

  1. Muito bom esse devocional,que Deus abençoe o senhor e sua família em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, que Deus continue derramando graça e poder sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse devocional ,expandiu muitíssimo o meu conhecimento. Só GRATIDÃO.

    ResponderExcluir

▲Topo