Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estamos em guerra - Êx 17:8-16

Acampamento Gerizim
Sábado, 29 de fevereiro de 2003
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Êxodo 17:8-16
8 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. 10 Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. 11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. 12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. 13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.14 Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. 15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.16 E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
O tema bíblico que estaremos abordando nestes dias é “A Igreja Militante”.
Nós costumamos usar esta expressão, às vezes para distinguir entre a igreja que está na terra, e a igreja que já está no céu, e às vezes para distinguir entre a igreja do agora da igreja do futuro, quando Jesus voltar.
A igreja que já está no céu, isto é, os crentes que, como diz o Apóstolo Paulo, combateram o bom combate e não estão mais em luta, nós chamamos “Igreja Triunfante”, pois já venceram suas batalhas. A igreja do futuro, quando Jesus voltar, também será a igreja triunfante pois de uma vez por todas os inimigos dela serão derrotados, e por toda a eternidade a luta terá cessado. Agora, a igreja que está aqui, enquanto Jesus não volta, está em guerra, por isto nós a chamamos “Igreja Militante”.
Eu escolhi este texto pois ele é uma preciosa ilustração deste conceito bíblico que estamos abordando.
Temos diante de nós o povo de Israel. Na expressão de Estevão, a “igreja no deserto” (At 7:38). Acabavam de sair do Egito, da escravidão sob o Faraó. Como mais tarde escreveu Paulo, todos tinham sido batizados em Moisés, na travessia do Mar Vermelho. Todos estavam comendo diariamente de um manjar espiritual, um pão que vinha do céu, e bebiam de uma pedra que os seguia, e esta pedra era Cristo (1ª Co 10:1-4). Acabavam de sair do Império das Trevas e apenas iniciavam sua marcha para a terra prometida.
Então vieram os amalequitas, uma tribo guerreira que habitava no deserto, e que atacou Israel sem que houvesse provocação. É que os amalequitas tinham uma índole destruidora. Moisés, o comandante de Israel, tomou a vara de Deus que estava em sua mão (uma vara de pastor de ovelhas, símbolo de sua autoridade e da presença de Deus) e disse seu servidor Josué: “Escolha homens para a batalha e lute contra Amaleque; eu estarei no monte, a vara de Deus estará em minha mão”.
Então Josué fez como Moisés lhe ordenara, enquanto “o pastor de Israel”, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. Moisés então levantava a mão, de maneira que enquanto ele fazia isto Israel prevalecia contra os amalequitas, mas quando Moisés se cansava e abaixava a mão, os amalequitas prevaleciam.  
Isto, naturalmente, tinha uma relevância espiritual muito forte. Algo divino estava acontecendo no levantar das mãos de Moisés. O levantar as mãos tem implicações fortíssimas: significa intercessão diante de Deus (Sl 88:9; 143:6).
E Moisés não estava sozinho. Arão e Hur tiveram discernimento para perceber o que precisava ser feito. Colocaram uma pedra na qual Moisés se assentou, e então um de cada lado ergueram as mãos de Moisés, e não deixaram de segurá-las até que Israel prevaleceu totalmente contra Amaleque.
Então o Senhor disse a Moisés que daquele dia em diante haveria guerra contra os Amalequitas de geração em geração até que eles fossem completamente exterminados (esse extermínio aconteceu nos dias de Davi). E Moisés edificou um altar ao Senhor, para agradecer-lhe a vitória daquele dia, chamando aquele altar de “O Senhor é a minha bandeira”.
Como eu já disse, este acontecimento é uma ilustração muito forte do tema que estamos abordando neste acampamento.
Partindo deste acontecimento nós vamos considerar que estamos em guerra:
1. Estamos em guerra
Pois como observamos nas palavras de Deus a Moisés, embora a batalha tivesse sido vencida, a guerra não acabou naquele dia (v. 14). E Moisés acrescentou (v. 16), que dali em diante haveria conflitos constantes.
E assim foi, de geração em geração – nós ainda vemos os amalequitas lutando contra os israelitas mais de trezentos anos depois, nos dias de Samuel, Saul e Davi. E não foram os únicos inimigos de Israel, porque depois vieram os filisteus, os cananeus, os amonitas, os moabitas e muitos outros. E mais tarde os sírios, os assírios, os babilônios, os persas, os gregos, os romanos. A história do povo de Deus é uma história de guerras.
Assim também é a história da igreja do Novo Testamento. Jesus Cristo, o general, o líder da igreja, ele mesmo foi o primeiro a ser atacado. Atacado pelo diabo, atacado pelas tentações, atacado pelos homens e finalmente colocado numa cruz, naquela tentativa inglória das forças espirituais do mal, de derrotar o Senhor e seu povo escolhido.
Ora, Jesus disse aos seus discípulos: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vocês; se odiaram a mim, também odiarão a vocês”.
E assim se cumpriu. Desde o começo a Igreja do Novo Testamento se viu cercada dos mesmos conflitos que cercaram o Senhor Jesus.
Vejamos alguns exemplos:
Hb 12:4 - Bíblia Viva:
“Afinal de contas, vocês ainda não lutaram contra o pecado a ponto de suarem grandes gotas de sangue”, numa alusão ao fato de que nossa luta contra o pecado é a mesma que a de Jesus”.
1ª Tm 1:18 - A exortação de Paulo a Timóteo
Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate
Ef 6:12 - A nossa luta contra os principados e potestades
Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Rm 16:20 - A promessa
E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.
Todas estas referências não são meras sugestões, mas declarações explícitas de que estamos envolvidos numa tremenda guerra, uma guerra constante, permanente, de geração em geração de crentes, contra o mundo, contra o pecado, contra o diabo e seus anjos.
Uma guerra que só termina, num certo sentido, quando cada um de nós alcança o lar celestial, e noutro sentido, só terminará quando Jesus voltar com sua igreja triunfante.
Agora, estamos dizendo que nós estamos em guerra. Nós quem?
2. Os combatentes desta guerra
2.1 - Nós, os crentes estamos em guerra
Com isto eu estou me referindo a cada um de nós como indivíduo. Cada um de nós é um soldado do exército de Deus. Na batalha contra os amalequitas nós podemos ver ilustrado o fato de que cada um de nós tem uma posição nesta guerra; uns estão na linha de frente; outros estão no comando, outros estão sustentando os que estão no comando, mas cada um tem um papel importante nesta guerra e nestas batalhas.
É por isto que o Novo Testamento é cheio de encorajamentos à batalha individual.
Exemplos:
Ef 6:13 - A armadura é individual
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
1ª Tm 1:18 - Combate o bom combate
Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate
2ª Tm 4:7 - Paulo mesmo combateu
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
2ª Tm 2:3,4 - Cada um de nós é um soldado de Cristo
Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
2.2 - Nós, a igreja, estamos em guerra
O texto de Êxodo 17 nos diz que vieram os amalequitas e lutaram contra Israel, isto é, lutaram contra os filhos de Deus como um povo. É lógico que se alguém vai à guerra contra um povo deseja destruir os indivíduos deste povo, mas o objetivo maior é destruir a nação, ou grupo, como um todo. Assim também o propósito das forças espirituais do mal é destruir a igreja como um todo, e não apenas os crentes individualmente. Elas atacam o crente porque derrota para o crente é um meio de atingir a igreja.
Um conhecido texto que nos fala da igreja como um todo lutando contra as forças demoníacas é este que registra a promessa de Jesus - Mt 16:18: “... as portas do inferno não prevalecerão contra ela (a minha igreja)”.
Agora, assim como a igreja como um todo é constituída de indivíduos, a igreja como um todo, isto é o povo de Deus espalhado pelo mundo, também é constituída de igrejas menores, ou igrejas locais, para usar a expressão conforme o Novo Testamento.
Mas, quando se trata de uma denominação, ou de uma igreja local dentro de sua denominação, temos autorização bíblica para este tipo de coisa? A resposta é “sim”, com base nalguns fatos:
Primeiro: Jesus disse que estaria com a sua igreja até o fim dos séculos. Segundo: Jesus é o Senhor da história – as denominações eclesiásticas têm surgido, em sua maioria, como necessidades históricas.Terceiro: Embora estejamos todos unidos contra as forças espirituais do mal, Jesus não nos obriga a estarmos todos no mesmo grupo.
Lc 9:49, 50
Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós.
Cada denominação está na luta contra Satanás. Cada igreja dentro de sua denominação.
2.3 - Mas há um terceiro combatente
Êx 17:14, 16
Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu... E disse Moisés: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
Nós, individualmente, somos soldados. Coletivamente, a igreja é um exercito. E o nosso general é o Senhor. O Senhor é quem está à frente do combate.
Num certo sentido, nem precisamos lutar. Veja estes textos:
Êx 14:14
O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Êx 14:25
Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios.
Êx 15:1-3
Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.
Agora, ainda que noutro sentido a luta seja nossa, e seja intensa, até o inimigo sabe que já está derrotado.
Js 2:9-11
E Raabe lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
Por último, vamos considerar: porque estamos lutando? Se estamos numa guerra, é porque temos algo a conquistar, ou algo a defender. Não podemos lutar sem causa.
3. As causas de nossa guerra
3.1 - Estamos lutando por nossa fé, em dois sentidos: por nossa fé individual e pela fé da igreja (doutrina)
Jd 3-4
Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
3.2 - Pelas nossas almas, e pelas almas dos homens perdidos
Resumindo: Estamos em guerra pelo Reino de Deus, pela derrota do mal
Conclusão e Aplicação
Vale a pena lutar? 1ª Tm 6:12
“Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas”.

Avante!

7 comentários:

  1. mt bom. Gostaria de receber estudos do SR. Achei as explicações sábias, e c/ mt capacidade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido irmão.
      Me alegro que você tenha sido edificado com esta mensagem. Procuro acrescentar pelo menos um estudo por semana, seja mais recente, seja mais antigo, dos que eu transmito na igreja em que sirvo. Aqui no blog já são pouco mais de 200 mensagens. Se desejar algum assunto específico, e eu tiver entre minhas anotações, terei prazer em enviá-lo.
      Deus o abençoe.
      Pr. Plínio

      Excluir
  2. A Paz do Senhor Jesus! Muito simples mas abençoado o estudo. Deus abençoe o colega! Esta guerra está cada dia mais voraz....Jesus está voltando!

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor meu amado!
    que Deus continue te abençoando a levar alimentos pras almas que necessitam e ensinamento para quem está caminhando na fé.
    Evangelizar é preciso e eu me edifico com esses ensinamentos.
    vivamos o que o Senhor tem para nós vivendo um dia de cada vez e crescendo na graça e conhecimentos do Senhor Jesus.
    sou professor de escola Biblica Dominical adolescentes em Jundiaí.
    e quero cada dia mais crescer na graça e conhecimento da palavra de Deus!
    grande abraço!
    Que Senhor Jesus continue te usando e abençoando a todos!
    att:
    Jair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Jair, a paz do Senhor. Muito obrigado por suas amáveis e encorajadoras palavras. Deus te abençoe muito, e use
      grandemente sua vida, para a glória dele, e edificação de Sua igreja.

      Excluir
  4. Muito bom. Deus abençoe e te use mais e mais. A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  5. A paz de Cristo ,deus continue te usando de forma tão linda e abençoadora para nossas vidas .

    ResponderExcluir

▲Topo