Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em nome do Senhor Jesus - Cl 3:12-17


3ª IPC de São Paulo
Domingo, 04 de abril de 2004
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Colossenses 3:12-17
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
O apóstolo Paulo está se dirigindo a pessoas que creram no evangelho. Como crentes no evangelho, somos pessoas que se sentem amadas pelo Senhor. Cremos que somos escolhidos de Deus, que nossos pecados foram perdoados, que pertencemos a ele por “toda a eternidade’. Somos pessoas unidas a Jesus através do batismo. Temos o Espírito de Jesus habitando em nossos corações. Somos pessoas que vão morar no céu.
Então o apóstolo diz: “Como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de ternos afetos, de misericórdia, de bondade, de humildade...” E através de uma série de injunções, exorta-nos a vivermos à altura de nossa união com Cristo.
Uma vez que somos ligados a ele, nossa vida deve refletir esta maravilhosa realidade. Paulo encerra este trecho ensinando (v. 17): “Todo quanto vocês fizerem, seja em palavra seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, como representantes dele, como se ele próprio estivesse encarnado em vocês”.
Façam tudo em nome de Jesus. Neste texto eu desejo destacar três aspectos deste fazer tudo em nome de Jesus.
1. Perdoai em nome de Jesus
v. 13
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós...
Caso alguém tenha algum motivo de queixa contra outrem... O que se espera é que ninguém tenha algo contra alguém, nada guardado contra outro no coração. Mas é possível que aconteça. E se acontecer, que isto não seja levado adiante, que isto não seja alimentado. Se alguém tiver alguma coisa contra outra pessoa, perdoe tendo Jesus como modelo: assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.
E como foi que Deus nos perdoou?
Voltemos a cap. 2:13, 14
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz
Eu acho esta uma das mais fortes declarações da Palavra de Deus a respeito do perdão de nossos pecados. Ele cancelou nosso escrito de dívida (a versão Revista e Corrigida diz “cédula que era contra nós, que constava das ordenanças” que não cumprimos).
Muitos dos irmãos conhecem o significado desta expressão[1]: nos dias em que Paulo escreveu esta carta, quando uma pessoa era acusada de algum crime, ou crimes, ela era levada diante de um juiz, e este, depois de avaliar tudo determinava qual seria a penalidade que este criminoso iria sofrer. Então um documento era lavrado, no qual os crimes dos quais esta pessoa era acusada eram escritos, e no qual constava também a que pena esta pessoa seria submetida. Depois esta pessoa era levada para a prisão, e aquele documento afixado na porta da cela. Uma vez cumprida a pena, esta pessoa seria libertada. Aquele documento então era levado ao juiz, e ele escreveria em baixo, com a sua assinatura: está consumado. Daí por diante aquele homem já não poderia mais ser tratado como um criminoso. Ele já havia pagado a sua dívida para com a sociedade.
Esta é a figura que Paulo está usando aqui. Ele está dizendo que o Senhor faz uma lista de nossos pecados, e cravou aquela lista ali na cruz. Jesus estava pagando a nossa dívida para com Deus. Ele estava sofrendo castigo em nosso lugar. Não foi por acaso que nosso Senhor, ao morrer na cruz, clamou em alta voz: “Está consumado” [2]. Ele pagou as nossas dívidas.
Eu gostaria que você, crente em Jesus Cristo, pensasse um pouco no que isto significa para sua vida em particular: pense na lista dos seus pecados; pense no seu escrito de dívida. Eu quero tomar como base para este escrito a lista de Paulo em Gl 5:19-21.
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
 Nem todos cometemos todos os pecados mencionados aqui pelo Senhor, mas cometemos muitos deles. Para alguns de nós, esta lista particular certamente inclui alguns destes pecados aqui. Para alguns, esta lista inclui pecados de ordem moral, pecados nos quais viveram: prostituição, impureza, lascívia. Para alguns isto pode incluir infidelidade para com a esposa, infidelidade para com o marido, infidelidade para com o namorado (a). Para outros esta lista pode incluir o homossexualismo. Para outros pode incluir o incesto, isto é, a relação com familiares próximos, como irmãos, ou filhos. Para outros, a lista pode incluir a prática do aborto, inclusive para encobrir outro pecado. A fornicação, que é a prática de vida sexual antes do casamento. Para outros, a lista inclui a sensualidade no vestir, no falar, no tocar. Mas se você se converteu ao Senhor, por piores que tenham sido seus pecados, eles foram cancelados.
Eu conheci uma jovem, cerca de vinte anos atrás, que veio me procurar, muito envergonhada com o que tinha prá me dizer, mas ela queria ajuda. Ela me confessou: “Sabe, Plínio, eu sou crente, criada na igreja, mas de uns tempos para cá eu me deixei envolver com certas coisas do mundo, e para ser sincera, eu tive relações íntimas com um rapaz. Agora eu vivo atormentada. Tenho medo de que Deus não me ame mais. Tenho medo de nunca poder ser feliz.”
Nós conversamos um pouco, e à medida em que conversávamos, ficou muito claro para mim o arrependimento daquela jovem. Então eu lhe disse: “Minha irmãzinha, você confessou seu pecado ao Senhor. E a promessa dele é esta - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Então, aos olhos do Senhor, você já foi purificada. Ele limpou você completamente. Aos olhos do Senhor é como se você nunca tivesse cometido este pecado. E na hora certa ele vai colocar em sua vida um homem que olhe para você como ele olha, que ame você”.
E assim aconteceu: algum tempo depois ela conheceu um rapaz que a amou e cuidou dela da mesma maneira que o Senhor. Eles são casados há muitos anos, são pais, dão um testemunho alegre e bonito na igreja da qual fazem parte. O Senhor cancela os nossos pecados.
Faça uma lista de seus pecados. Para alguns aqui isto pode incluir feitiçarias, comunicação com espíritos que se dizem de pessoas que já morreram. Para outros esta lista pode incluir a adoração a imagens de escultura. Para outros estes pecados podem incluir raiva, inimizade, maus tratos para com os filhos, maus tratos para com a esposa. Podem incluir mentiras, mexericos, brigas, furtos, uso de drogas, até venda de drogas, alcoolismo. Para outros podem incluir palavrões, desonestidade para com os outros, para com Deus. Existem pecados que você sabe que cometeu, e existem pecados que você nem imagina ter cometido. Mas veja o que o Senhor fez:
Primeiro, ele escreveu esta lista, de todos os teus pecados; depois, ele cravou ali na cruz de Jesus Cristo. Jesus pagou por eles, e assinou em baixo: “Está consumado”. E por último, o Senhor “se esqueceu de que um dia você pecou”. Veja as promessas da aliança que Deus fez conosco em Jesus:
Hb 8:12
Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Hb 10:17
Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.
Ele nos deixou nascer de novo; ele nos deixou recomeçar. A vontade de Deus é que você não peque mais, e se você tem Jesus no coração, a sua vontade é esta também: a de não pecar mais. Mas infelizmente ainda pecamos. E quantas vezes somos perdoados? Setenta vezes sete? Tantas vezes quantas pecamos, tantas vezes somos perdoados, pois Jesus cancelou nosso escrito de dívida. E a cada dia então, temos uma nova chance, a cada dia recomeçamos, a cada dia revivemos.
Assim como Deus em Cristo vos perdoou, perdoai vós. Lembre-se de que Cristo vive em você.
2. Vivei em paz, em nome de Jesus
v. 15
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Este versículo é muitas vezes interpretado como apresentando um princípio para se compreender a vontade de Deus sobre alguma coisa: se você tiver paz no coração a respeito de algo que está fazendo, isto significa que você está agradando a Deus.
Mas ainda que a obediência à vontade de Deus realmente traga paz ao nosso coração, mesmo quando o fazer esta vontade nos traga conflitos com outras pessoas, o que Paulo está realmente ensinado aqui é sobre a atitude de nosso coração em nosso relacionamento com os irmãos, que deve ser governado pela paz de Cristo.
A palavra árbitro aqui significa “juiz”, aquele que determina o que tem que ser feito, que estabelece as normas, o que dá a sentença final. Em nossos relacionamentos uns com os outros, o que, ou quem estabelece a norma é a paz de Cristo.
O que significa paz de Cristo? Paz é o oposto de conflito, de guerra. Significa bem estar, tranqüilidade, e pode se referir à paz de espírito, à tranqüilidade de consciência. E também pode se referir ao nosso relacionamento com outras pessoas, tanto com Deus quanto com os homens.
O profeta Isaías nos ensina que um dos nomes de Jesus é “Príncipe da Paz”, isto porque Jesus nos traz a paz em todos estes sentidos. Ele nos reconciliou com Deus através de seu sangue derramado na cruz. Ele pagou pelos nossos pecados de forma que agora Deus não nos condena mais.
Rm 5:1
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas Jesus também morreu na cruz para que uma vez reconciliados com Deus tenhamos paz uns com os outros.
Ef 2:14-16
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
Jesus derrubou a inimizade entre os homens.
Quando Paulo diz: “Seja a paz de Cristo o árbitro, ele está afirmando, que a reconciliação conquistada pela cruz, pelo sangue de Jesus, entre você e Deus, entre você e seu irmão, que seja isto o que mande em seu coração, que seja isto o que governe os seus relacionamentos.”
Jesus derramou seu sangue para que vivamos em paz uns com os outros; para que vivamos em paz em nossa família: com a esposa, com o marido, com os filhos; para que nos amemos uns aos outros. Negar-se a buscar a paz, negar-se a viver em paz é pisar no sangue de Jesus.
A paz de Cristo é fruto do amor de Cristo, e é por isto que ele diz (v. 14): acima de tudo esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (elo perfeito). Quando surgirem conflitos em potencial, diga para si mesmo. “Não vou ficar com ódio de ninguém, não vou lutar contra meu irmão. Jesus derramou seu sangue para que eu viva em paz com meus irmãos: não vou pisar no sangue de Jesus”.
3. Falai em nome de Jesus
O terceiro aspecto que desejo destacar está no v. 16
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Naquilo que você disser para os irmãos, naquilo que vocês conversarem uns com os outros, sejam uma bênção uns para os outros.
A igreja é um ambiente que deve proporcionar crescimento espiritual, emocional, uma “comunidade terapêutica”, como alguns gostam de chamar. É um ambiente propício para que nos edifiquemos uns aos outros através do que falamos.
Há três aspectos do que falamos que devem ser considerados:
3.1 - O conteúdo do que falamos: deve ser a Palavra de Cristo
Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo.
Para isto, naturalmente, precisamos conhecer as palavras que Jesus falou, seus ensinamentos, precisamos meditar naquilo que ele disse, a cada dia, encher nossa mente e coração com a Palavra de Deus, conhecer cada vez mais seu conteúdo.
3.2 - A maneira como falamos: com sabedoria, isto é do modo de Cristo
Pois não basta conhecer os princípios, mandamentos, doutrinas, promessas da Palavra de Deus. Precisamos também da sabedoria que vem de Deus para transmiti-los a outras pessoas. Nosso propósito não esmagar uns aos outros com a Palavra de Deus, mas edificar uns aos outros.
Por exemplo: Jesus e a mulher samaritana (Jo 4).
“Vá e chame seu marido...”, ele diz.
E ela responde: “Mas eu não tenho marido...”
Então ele torna a falar: “É verdade; na realidade você já teve cinco maridos, e este homem com quem você está vivendo, você não é casada com ele...”
“Senhor, estou vendo que tu és um profeta, um verdadeiro mensageiro de Deus...”
Como diriam alguns, Jesus apertou sem abraçar, pois com toda a firmeza e verdade, mas também com todo o amor ele a levou a confessar sua vida, de modo que pudesse receber da salvação que o Senhor lhe oferecia
3.3 - O espírito com o qual falamos: o espírito de Cristo
Louvando a Deus, com salmos ... com gratidão.
É um clima leve, alegre, fraternal, gostoso.
Não há crise, conflitos, inimizades, há alegria e adoração.
Mesmo quando não há de imediato uma maneira única de pensar.
Fp 3:15,16
15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
Então, apesar de diferenças, a igreja é uma comunidade alegre e refrigeradora, restauradora de vidas.
Conclusão
Eu conheci uma senhora que foi profundamente ofendida pelo esposo, a ponto de entender que seu casamento havia chegado ao fim. E quando ele percebeu o grande mal que havia feito, arrependeu-se profundamente.
Então ele fez uma proposta a ela: “Vamos fazer assim: vamos terminar o nosso casamento agora. Depois disto, nós nos ajoelhamos aqui, oramos a Deus, eu peço o perdão, nós pedimos para Deus renovar nossa vida. E amanhã, enquanto eu estiver no trabalho, você procura uma igreja para nós frequentarmos. O que você acha?”
Ela ficou muito comovida e esperançosa com o que ele disse, e aceitou. No dia seguinte,saiu procurando uma igreja, e encontrou uma na qual eu tive a felicidade de trabalhar vários anos. Logo se tornaram membros, e hoje, muitos anos depois, seus filhos são adultos lindos e amados filhos de Deus.
Valeu a pena aquela querida irmã ter perdoado seu marido. Deus é honrado na vida deles, e eles são felizes. Será que vale a pena você investir em alguém? Jesus investiu em você. Valeu a pena?
Aplicações
A Palavra de Deus nos diz que Jesus morreu pelos nossos pecados. Que na cruz Jesus derramou seu sangue, foi castigado, condenado em nosso lugar, para que todas as nossas faltas fossem perdoadas.
Talvez você esteja aqui nesta noite com o coração atormentado, com a consciência aflita por causa de seus pecados. Você tem consciência de que fez, ou tem feito coisas erradas. Sabe que seus pecados merecem a condenação de Deus.
Mas com o apóstolo João, eu quero dizer: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” [3]. Volte-se para Deus, arrependido, crendo em Jesus, confesse seus pecados a ele e peça seu perdão. Deus o ouvirá. Deus lhe concederá de começar de novo. Mesmo que você já seja crente há algum tempo, mas por alguma razão tem esfriado espiritualmente, volte-se para Deus, em nome de Jesus.
A palavra de Deus também nos diz que Jesus morreu para que tenhamos uns com os outros um relacionamento semelhante ao de Deus
1 - Isto significa, entre outras coisas, perdoar uns aos outros em nome de Jesus
Primeiro, se necessário for, faça uma lista... Faça uma lista de pessoas contra as quais você tenha algo em seu coração.
Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha traído sua confiança. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha mentido para você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha mentido sobre você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que o despreze. Talvez esta lista inclua uma pessoa que o tenha humilhado. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha abusado de você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha seduzido você.  Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha roubado você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha levado você a pecar. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha afrontado, xingado, ofendido você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha zombado de você. Talvez esta lista inclua uma pessoa que tenha inveja de você, que tenha roubado sua posição.
Você se lembra de alguém que pecou contra você, ou contra alguém a quem você ama? Que foi um verdadeiro tropeço em sua vida espiritual, ou na vida de alguém a quem você ama? Talvez você esteja magoada, ou tenha sido ofendida pelo seu próprio esposo, ou namorado. Talvez você tenha sido ofendido por sua esposa, ou namorada. Pode ser que você tenha sido desrespeitado por seus filhos. Talvez um professor na escola, ou seu chefe no trabalho. Talvez uma jovem que tenha despertado em você certos sentimentos que o defraudaram, e você se sinta um tolo. Talvez a sua mágoa seja contra algum líder espiritual, ou secular. Talvez algo recente. Talvez uma mágoa antiga. Faça a lista em sua mente.
Segundo, em sua mente, faça com sua lista o que Deus fez com a sua - escreva em baixo: “Está consumado. Totalmente pago. Ninguém me deve mais nada.”
Apague as transgressões dos homens contra você. Apague! E esqueça! Cada vez que Satanás quiser trazer de novo o pecado de alguém à sua mente, diga: “Está cancelado! Já perdoei em nome de Jesus! Não vou dar ouvidos às sugestões de Satanás!
Terceiro, deixe esta pessoa nascer de novo em seu coração. Deixe esta pessoa, pecadora como você, fraca como você, necessitada da graça de Deus como você, deixe que esta pessoa renasça em seu coração. Renove seu amor para com ela. Comece de novo.
Caso você tenha motivo de queixa contra outra pessoa, da mesma maneira que você foi perdoado, perdoe, em nome de Jesus.
2 - Também significa viver em paz uns com os outros em nome de Jesus
Tem alguém com quem você não fala? Com quem você precisa se reconciliar? Contra quem você tenha falado mal, ou esteja falando mal? Sua esposa? Seu marido? Filhos? Pais? Irmão em Cristo? Você vai continuar pisando o sangue de Jesus? Vá ao seu irmão, reconcilie-se com ele em nome de Jesus.
3 - Também significa falarmos uns com os outros como fruto de nosso meditar na Palavra de Deus, com sabedoria, com alegria e louvor a Deus, um ambiente feliz, uma comunidade terapêutica, curadora, restauradora.
Contribuamos para isto


[1] O que vem a seguir, você também pode ler detalhadamente em Hal Lindsey, A Libertação do Planeta Terra (São Paulo, Mundo Cristão, s.d.), págs. 32-39, 79-82
[2] Jo 19:30
[3] 1ª Jo 1:9

2 comentários:

▲Topo