Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Guarda o teu coração (1) - Pv 4:23

     A segunda parte desta mensagem está publicada aqui

3ª IPC de São Paulo
Quinta-feira, 10 de julho de 1997
Pr. Plinio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Provérbios 4:18-27
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.  19 O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.  20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.  21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.  22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.  23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.  24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.  25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.  26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.  27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. 
Já aconteceu de você andar à noite, na mais completa escuridão? Por exemplo, já aconteceu de você se levantar durante a noite, sem enxergar dentro do quarto? Você tropeça, bate nas coisas.
No v.19 nós lemos que assim acontece na vida do homem que não anda com Deus; ele nem sabe em que tropeça. Não percebe como anda por caminhos errados, perigosos para sua alma. Não percebe a falta de bênção em sua vida. Não sabe por que tanta confusão, o porquê das suas angústias, de sua falta de paz.
Ele tenta, acha que faz o melhor, mas não sabe por que as coisas dão errado.
Como diz também Pv 16:25, ele  anda por caminhos cujo fim é amargo como a morte.
Mas a vida do homem que anda com Deus é diferente - é como a luz do amanhecer.
Você já viu o amanhecer de um dia. No começo, tudo escuro; você não enxerga muito bem. Mas depois, na medida em que o tempo passa, começa a surgir a luz. O céu vai ficando azulado. No horizonte, vão surgindo tons vermelho-alaranjados. Os passarinhos começam a cantar. Tudo vai ficando iluminado, até ser um dia totalmente claro.
Quando alguém anda com Deus, que é luz, sua vida vai ficando assim: iluminada, abençoada, cada vez mais, num crescer constante, rumo à perfeição.
Neste texto, após fazer estas comparações, o Espírito Santo nos diz como devemos andar, para que nossa vida seja um caminho de luz.
No v. 20 o Senhor nos diz: – Inclina os teus ouvidos aos meus mandamentos
Nos vs. 21,25: – Fixe neles os teus olhos
No v. 21: – Guarda-os no coração
No v. 26: –  Ande pelos caminhos certos. Sua vida será abençoada
No v.23 - O Senhor nos dá uma instrução da qual depende todo esse caminhar na luz: – Guarde; proteja do mal, cuide bem, do seu coração, porque do seu coração é que procedem todas as suas decisões, os seus caminhos.
Em nossa meditação de hoje, eu desejo considerar esta instrução com os irmãos.
1. Primeiramente, o que nós devemos guardar: o coração
Atualmente, quando usamos a palavra “coração” num sentido figurado, como é o caso aqui, geralmente pensamos em nossas emoções.
Quando alguém diz: – “Estou de coração partido”, entendemos que esta pessoa está triste, sofrendo.
Quando alguém diz: – “Meu coração transborda de amor”, entendemos que esta pessoa fala de alguém que lhe prazer, contentamento, que desperta boas afeições.
Mas na Bíblia o “coração” contempla muito além das nossas emoções, como  alegria ou tristeza, amor ou ódio, paz ou angústia, coragem ou temor.
É também a sede de todas as outras capacidades psicológicas humanas: é o centro da vontade. Ali o homem decide se vai obedecer a Deus, à justiça, ao bem, ou se resistirá ao Espírito Santo. Ali o homem forma seus pensamentos e propósitos.
É no coração que o homem faz seus planos, [1], traça o seu caminho[2], escolhe seus objetivos.
É o coração que determina as nossas motivações, as intenções com as quais fazemos as coisas - se por amor a Deus, ou por egoísmo, se por pureza, se por maldade, se para honrar a Deus, ou se para autopromoção.
As intenções do coração é determinam a espiritualidade de uma pessoa, o caráter. Por isto quando a Bíblia fala de uma pessoa humilde, descreve como humilde de coração. Se a pessoa é arrogante, orgulhosa, teimosa, é chamada dura de coração. Se o caráter é puro, santo, é  limpo de coração. Se pecaminoso, coração perverso.
O coração, portanto, é o homem interior, a personalidade, o verdadeiro  “eu”.
Para Deus, a coisa mais importante em nossa vida espiritual é o nosso coração. É ali que existe a verdadeira pessoa. É ali que ele vê a nossa alma.
2. Por que devemos guardar o coração?
Porque dele procedem as fontes, as saídas, os caminhos da vida. O coração é o centro de tudo: vontade, emoções, caráter, decisões, determina tudo.
Por exemplo, Jesus diz que o coração determina o que falamos.
Lc 16:45
O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Se o coração estiver pleno da graça de Deus, os lábios transbordarão em benção, bondade, amor, fé, gratidão.
Se o coração estiver dominado pelo pecado, as palavras serão transbordantes de orgulho, condenação, crítica, maldades, malícias.
O Espírito Santo também diz o coração determina as nossas ações
Jr 17:10
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
O Senhor diz que esquadrinha os nossos corações pois nele conhece as nossas motivações.
Mais palavras de Jesus
Mt 6:24
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Mt 5:8
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Por isso devemos guardá-lo, protegê-lo, defendê-lo, preservá-lo
3. Contra o que devemos guardar, ou proteger, o coração? Quais são os perigos? O que, ou quem poderia causar dano, afastá-lo de Deus?
A Bíblia menciona várias coisas que podem atacar nossos corações. Quero citar apenas dois exemplos.
3.1- Devemos guardar o coração diante dos problemas da vida, as tribulações, as ansiedades
Pv 13:12
A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
Um coração enfermo é um coração desanimado, frio, sem esperança, sem fé, sem capacidade de amar, sem capacidade de se alegrar na graça de Deus.
Agora veja que maravilha: uma das razões pelas quais Deus vem ao nosso encontro, falando conosco na Bíblia, e concedendo que falemos com ele através de nossas orações, é a de curar as enfermidades do nosso coração.
Rm 15:4
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
As palavras de Deus que nos foram dadas em toda a Bíblia também foram dadas para o bem estar de nosso coração. Suas histórias, suas doutrinas, seus mandamentos, suas promessas, a maneira como ela nos revela o caráter e as obras de Deus, todas estas coisas fazem bem ao nosso coração, restauram nossas almas.
Então, quando o teu coração estiver enfermo, volte-se para a Palavra de Deus. Ouça o que o Senhor lhe diz. Volte-se através da leitura, da meditação, da oração, do trazer à memória as muitas coisas que o Espírito Santo tem lhe ensinado através dos seu tempo de caminhar com Deus.
Fp 4:6,7
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.  7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Que promessa incrível, meus irmãos. Num mundo cheio de aflições, ansiedades, depressão espiritual, temos um grande medico de nossas almas, capaz de curar nossas mentes de toda a ansiedade, dar-nos uma paz que excede toda a compreensão humana comum, pois é o mesmo tipo de paz que tomou conta do coração do Senhor Jesus, diante de todo o sofrimento pelo qual ele passou.
Então guarde a sua mente, o seu coração, guarde a sua alma no coração de Deus, na comunhão com ele.
3.2 – Guarde o seu coração, proteja-o, contra o  pecado que nele ainda habita
Haverá um dia, meus irmãos, maravilhoso, em que ao “olharmos” para o nosso próprio coração, já não veremos mais pecado em nós. No dia do nosso encontro com o Senhor na eternidade, quando o veremos face a face, e seremos semelhantes a ele.[3]
Mas este dia ainda não chegou. E até lá, ao mesmo tempo em que nos regozijamos com o fato de que temos um coração regenerado pelo Espírito Santo, que ama as coisas do céu, que busca a vontade de Deus, ainda temos que lidar com os muitos resquícios de nossa natureza pecadora. Veja como o Espírito Santo, falando através do profeta Jeremias, descreve o coração humano.
Jr 17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Agora Jesus:
Mt 15:19, 20
Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.  20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.   
Esta é a natureza rebelde que ainda habita em nós, com a qual não podemos ser condescendentes, que não podemos permitir o domínio. Mas como proteger o novo coração contra o velho coração? Como guardá-lo de si mesmo?
Amados, a maneira de proteger-nos de nossos autoenganos é a mesma: a comunhão com nosso Pai celeste, mediante nosso falar com ele (oração), e ouvir a sua voz (a Palavra escrita e guardada no coração).
Veja a oração de Davi, a quem o Espírito Santo descreve “homem segundo o seu coração”[4]
Sl 51:10
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Agora veja também Sl 119:9 e 11
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra…11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Comunhão com Deus pela meditação na sua Palavra. Comunhão com Deus pela oração. A comunhão com Deus nos protege contra o pecado que ainda habita em nós.
Não estou dizendo que não haverá uma terrível luta contra as tentações ao pecado, pois o coração, como diz o Espírito, é desesperadamente corrupto, ele enganoso. Ele se deixa enganar pelos desejos do pecado, e tenta nos enganar.
Uma das coisas mais terríveis da vid são as tentações; pois por um lado, você sabe que o pecado é contra Deus, não tem prazer nele, quer andar em santidade; mas por outro lado, gosta de praticar atos contrários à lei do Senhor. Você não quer pecar, mas ao mesmo tempo quer. Então, para que o seu coração deixe de ser dividido, e desejar somente as coisas de Deus, a única maneira que você tem é fortalecendo o seu novo coração com a presença de Deus. Só Deus pode mudá-lo, só Deus pode guardá-lo.
Conclusão e aplicação
Amados irmãos, o nosso coração é o mais importante; é o nosso “homem interior”.
Precisamos guardá-lo: contra as enfermidades próprias deste mundo decaído, contra as más influências do pecado.
Somente Deus pode protegê-lo. E isto somente pode acontecer se estivermos em comunhão com ele. Através do ouvir a sua voz nas Escrituras, e consequentemente na comunhão com seu povo, uma comunidade criada para adorá-lo, e no meio da qual ele manifesta a sua Palavra. E também através de nosso levar a ele nossas orações de toda sorte: agradecimento por suas bênçãos, suplicas em nossas necessidades, confissões de nossos pecados, de nossas fraquezas, medos, ansiedades. Orações confiantes, de corações que conhecem e confiam no amor, na santidade do Pai, na sua fidelidade e justiça.
Mas antes de mais nada, há uma coisa essencial. Veja o que diz o Espírito em Pv 23:26
Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Veja também o que ele diz em Ap 3:20
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
O nosso coração só pode ser guardado em Deus; mas ele só faz isto se entregarmos nosso coração a ele.
Busque ao Senhor em oração agora.  Se você está sofrendo, contrariado, decepcionado...
Se você está sendo tentado... amando algo errado, ou amando a pessoa errada...
Se ainda não entregou seu coração a Jesus...
É hora de você proteger o seu coração em Deus.


[1] Pv 16:1
[2] Pv 16:9
[3] 1ª Jo 3:1-3
[4] At 13:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo