Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 29 de setembro de 2013

Guarda o teu coração (2) - Pv 4:23

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 29 de setembro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ler Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Nós sabemos que, quando o Espírito Santo fala sobre o nosso coração, está se referindo à totalidade do nosso ser interior, o centro, não somente das nossas emoções, mas também dos nossos pensamentos, das nossas decisões, dos nossos desejos e anseios.
Nós, os que temos uma aliança com Deus mediante o sangue de Jesus, temos um “novo coração”, pois quando de nossa conversão, aquele que a Bíblia chama “coração de pedra”, duro, insensível para com Deus, foi tirado, e nos foi dado um coração de carne, vivo, humilde, quebrantado, ansioso por ouvir a voz do Senhor, ter comunhão com ele, fazer sua vontade, amá-lo, e assim também amar a tudo o que é de Deus: cada criatura dele, cada parte da criação, e em especial aos homens, almas eternas, e à igreja, por quem Cristo morreu.
O coração, neste sentido, é a “parte mais importante” do nosso ser.
E justamente por isto o nosso coração é um dos alvos especiais do diabo.
Se o diabo consegue atingir nosso coração, então ele consegue afetar praticamente toda a nossa vida.
Por isto o Espírito Santo nos instrui aqui: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração...”.
Nós já meditamos sobre este mandamento algum tempo atrás, considerando algumas coisas que Satanás pode usar para atingir nosso coração: os problemas próprios da vida neste mundo caído, a esperança de coisas que demoram acontecer,  podem fazer com que o nosso coração fique enfermo (Pv 13:12); as ansiedades (Fp 4:6, 7); a corrupção que ainda resta em nós, o engano do pecado (Hb 3:8).
Hoje eu gostaria de destacar outros males, para que nossa mente esteja alerta quanto a eles.
1. Guarde o seu coração contra as falsas doutrinas
Rm 6:17, 18
Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Nos caps. 5 a 8 desta carta, o apóstolo Paulo está descrevendo as muitas realizações do Espírito Santo em nossas almas, e consequentemente em nossas vidas neste mundo, quando ele nos deu fé e salvação em Jesus Cristo.
Por meio da fé nós fomos justificados, fomos libertados do poder do pecado, fomos santificados, somos conduzidos pelo Espírito Santo...
Mas tudo isto se realizou em nossa vida quando viemos a obedecer, de coração, à forma de doutrina, isto é, aos ensinamentos do evangelho que recebemos.
Quando obedecemos de coração à doutrina de Cristo, isto é, ensinada por Cristo.
Quanto a isto, meus irmãos, há duas observações que eu gostaria de fazer sobre certos perigos que nos cercam hoje:
1.1. Um deles, é o de pensar na doutrina como algo antievangélico, e pernicioso até.
Há pessoas que se entendem como cristãs, mas repudiam a ideia de “doutrina”.
Dizem que a doutrina não edifica, que ao contrário, é uma grande causa de confusão e divisões entre os crentes, que ao seguir Jesus o que importa não é o que você crê, mas a maneira como você vive.
Bem, há muita coisa que dizer sobre isto, vocês sabem, mas eu quero ser breve:
Primeiro: estes pensamentos, em si mesmos, são uma forma de doutrina. Errada, mas são.
Ninguém vive sem certas crenças sobre as quais determina o seu comportamento. Assim como pensamos, assim agimos.
Só o ensinar estas coisas já é uma doutrina. Então dizer que doutrina não importa é uma contradição em si mesmo.
Segundo: Jesus disse que a doutrina é indispensável na vida de todo aquele que quer fazer a vontade de Deus.
Jo 7:17
Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
Não existe como uma pessoa ser cristã sem a boa doutrina, isto é, sem os bons ensinamentos de Jesus que nos dizem as coisas nas quais devemos crer, e as coisas nas quais não podemos crer.
1.2. O segundo perigo ao qual desejo fazer referência é “as formas erradas de doutrina”
Na atualidade, assim como desde a antiguidade, as principais formas de doutrina errada são:
O legalismo, que faz uma lista de proibições ou ordenações humanas, distorções dos mandamentos de Deus, as coisas que os crentes podem ou não podem fazer.
O misticismo, que enfatiza um conhecimento superior de Deus, que se obtêm mais através de experiências espirituais, visões, encontros com anjos e coisas parecidas, e em detrimento da fé e obediência às Escrituras.
E o antinomismo, que é o oposto do legalismo. O antinomismo é a ideia de que o Cristianismo não é um conjunto de regras a ser seguida, mas o viver um relacionamento de fé e amor a Jesus e ao próximo.
Então, seguindo “a regra do amor”, tudo o que uma pessoa fizer está certo, pois Deus é amor, e o onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Embora pareça, no início, ter amparo bíblico, o antinomismo á apenas mais uma distorção da Palavra de Deus, da doutrina de Jesus.
Pois o Cristianismo ensinado por Jesus nos diz sim, que a vida do crente é uma vida de relacionamento com Deus; mas Deus que se revela, que fala e que conduz através de sua Palavra na Bíblia.
E é própria Bíblia que estabelece que viver em amor não significa viver sem restrições, ou ainda, fazer aquilo que eu achar melhor.
1ª Co 10:23, 24
Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.  24 Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.
Esta semana eu li, muito entristecido, os comentários feitos por um líder cristão que foi assistir um show de rock com pessoas de sua igreja.
Ele disse que não foi com o fim de evangelizar, ou distribuir folhetos. Foi com o propósito de se divertir. E ao contrário do que muitos dizem, não encontrou um ambiente de promiscuidade e drogas, mas um ambiente familiar, um encontro de gerações. Também disse que as supostas músicas satanistas que aquela banda canta nada mais são do que gozações, brincadeiras, e comparou com o fato de que muitos crentes gostam de filmes de terror. Também afirmou que com isto perdeu apenas uns poucos de seus milhares de seguidores na internet.
“Bem”, pensei comigo mesmo, “então agora, ‘esclarecido’, eu posso dizer aos meus irmãos que participem destas coisas. Que as famílias participem, pois afinal, se pais e filhos estão participando juntos, isto quer dizer que é um ambiente sem pecado.
Que quando uma banda de heavy metal estiver cantando:
666 o número da besta...
... Eu irei possuir seu corpo e irei queimá-lo
Eu tenho o fogo, eu tenho a força
Eu tenho o poder de fazer o mal seguir seu curso
Eu digo que isto é só uma brincadeira, que os crentes podem investir seu tempo, levar sua família e se divertir com estas coisas.
Que não precisam ficar o tempo todo neste legalismo de só fazer o que glorifica a Deus. Ou, que estou dizendo? Que estas coisas não glorificam a Deus? Quanto legalismo!...”
Vocês não concordam comigo?
Ah, meus irmãos, deixando a ironia de lado: que tristeza.
Guardem seus corações contra o antinomismo.
2. Guarde o seu coração contra alianças erradas
1º Rs 11:1-4
Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,  2 mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.  3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.  4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
Salomão cometeu dois pecados aqui:
O primeiro deles, violando o mandamento de Deus em Deuteronômio 17:14, onde estava ordenado que os reis de Israel não deveriam multiplicar para si o número de mulheres, pois se assim o fizessem elas perverteriam seus corações.
E o segundo, casou-se com mulheres estrangeiras, adoradoras de ídolos.
“Amou” pessoas que não amavam a Deus; amou no sentido de que a vontade delas era mais importante para ele, do que a vontade de Deus. Estas mulheres lhe foram mais importantes do que Deus.
Terrível, meus irmãos. Um homem pode ser o mais sábio do mundo – esta era a fama de Salomão – e ainda assim tornar-se um tolo se, apartando o seu coração do Senhor, fizer alianças com quem não deve.
Às vezes os filhos de Deus deixam de fazer a vontade de Deus para agradar ao pai, à mãe, ao filho, à esposa, à namorada, ao amigo.
Também coisas como Maçonaria, e outras sociedades paralelas ao reino de Deus pregado no evangelho, não são para cristãos. Casamentos com adoradores de ídolos, sociedades mundanas, não são para pessoas que amam ao Senhor.
Guarde seu coração contra alianças erradas.
3. Guarde o seu coração contra o amor do dinheiro
1ª Tm 6:9-11
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.  11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Eu não sei como, diante de palavras tão claras como estas, algumas pessoas ainda têm a coragem de dizer que os crentes devem almejar a riqueza financeira.
O amor ao dinheiro é a raiz de toda tipo de males: desonestidade nos negócios, brigas por herança, assassinatos, usura, infidelidade nos dízimos, mercantilismo da fé, teologias tortas, seitas da nova era, guerras entre as nações, e muitas outras coisas ruins.
Tomem cuidado: não é só rico que ama o dinheiro. Pobre também, e às vezes até mais. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
4. Guarde o seu coração contra a dureza
At 7:51
Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.
Eu já conheci algumas pessoas (muito mais do que eu gostaria de conhecer) tanto dentro como de fora das igrejas que são assim, mas eu quero ilustrar com um homem, a quem eu não vejo há muitos anos.
Nesta época ele era um adolescente. E às vezes seus pais pediam que eu conversasse com ele, por causa das coisas erradas que ele fazia.
Então eu conversava. Com amor, eu lhe falava sobre a graça de Deus, sobre suas instruções para nossa vida, e tudo quanto estava ao meu alcance, procurando persuadi-lo a conhecer Jesus.
Ele só tinha uma reação: abaixava a cabeça e não respondia nada. Quanto tempo eu esperasse, tanto era o tempo que ele ficava calado.
Você conhece pessoas assim? Que resistem à Palavra de Deus? Que se recusam a dar ouvidos?
Ou também: você é assim?
Mas ter um coração duro, incircunciso é um sinal muito grave.
Pois como dissemos no início, ter um coração sensível para com Deus é a grande evidência de que uma pessoa é regenerada, que faz parte da família da aliança.
Ez 11:19-21
Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;  20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.  21 Mas, quanto àqueles cujo coração se compraz em seus ídolos detestáveis e abominações, eu farei recair sobre sua cabeça as suas obras, diz o SENHOR Deus.
E lembre-se de que “ídolos” não são apenas imagens de escultura, mas qualquer coisa, qualquer pessoa, que ocupa o primeiro lugar em nosso coração.
E por último...
5. Guarde o seu coração contra a soberba
Sl 19:13, 14
Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.  14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!
Coloquei este pecado por último, pois a soberba é a mãe de todas as outras transgressões.
Foi a soberba que transformou um querubim ungido em Satanás.
A soberba se manifesta de muitas maneiras:
Inveja, ciúmes, difamação, rebelião, arrogância, auto-glorificação, auto-promoção, vaidade.
E irmãos, como o mundo cristão atual é cheio destas coisas, especialmente o mundo evangélico tal como temos visto, e especialmente entre os líderes.
Porque devemos guardar o coração contra a soberba?
O texto que já lemos, aprendemos que assim ficamos livres de pecados maiores.
Mas vamos acrescentar 1ª Tm 3:6
(O presbítero) não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
Aqui Paulo está ensinando porque não podemos colocar uma pessoa nova na fé na posição de liderança na igreja: ela pode ser tomada pela soberba.
A soberba foi o que levou Satanás à condenação. Se uma pessoa incorrer neste mesmo pecado, cairá na mesma condenação, cairá no laço do diabo (v.7).
Conclusão e aplicação
Assim, irmãos, nós destacamos cinco armadilhas, ou cinco artimanhas contras as quais devemos guardar o nosso coração, segundo a Palavra de Deus:
Doutrinas erradas: o legalismo, o misticismo, o antinomismo.
Alianças erradas: amizades erradas, casamentos errados, sociedades erradas.
Amor ao dinheiro.
Dureza, insensibilidade à voz de Deus.
Soberba.
Faça uma coisa em relação ao teu coração: ouça o pedido do Espírito
Pv 23:26

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
 
                   Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe em KINDLE

5 comentários:

  1. Muito boa essa palavra, que o Senhor Deus poderoso continue a lhe instruir, dando-lhe a revelação da palavra dele, em nome de Jesus. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexao.....Deus te abencoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado pelo encorajamento, amada. Deus a abençoe.

      Excluir
  3. Amém!
    Obrigada pelo ensinamento

    ResponderExcluir

▲Topo