Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 8 de setembro de 2013

O caminho de Deus - Êx 33:11-17

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 3 de setembro de 2000
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler a Bíblia em Êxodo 33:11-17
11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda. 12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. 13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. 14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. 15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. 16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? 17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
Acho que uma das coisas mais bonitas que podem acontecer entre dois seres humanos é esta, chamada “amizade”. Amizade é quando duas pessoas foram agraciadas com o dom de estarem diante uma da outra, face a face.
Digo que é uma graça porque quando existe amizade entre duas pessoas, elas estão imitando a Deus. Este é um dos aspectos da imagem de Deus no homem, pois, quando em Jo 1:1 está escrito: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Esta oração, “o Verbo estava com Deus”, literalmente significa: “o Verbo (que é Jesus), estava face a face com Deus...”
Assim, o que existe desde toda a eternidade é uma perene amizade entre as pessoas da Trindade Santa.
Mas, se dizemos que a amizade entre dois seres humanos é algo maravilhoso, o que dizer então quando existe amizade entre um homem e seu Deus, o seu criador? Como expressar isto em palavras?
“Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus”.
Aqui o Espírito Santo está descrevendo um momento sublime, santo, maravilhoso na vida de Moisés, dizendo que Moisés falava com Deus, ou melhor, que Deus falava com Moisés face a face, como qualquer um fala com seu amigo.
Estavam na “tenda da congregação”, a cabana onde Moisés acampava, e onde ele e o Senhor sempre se encontravam.
E com a liberdade de quem fala a um amigo, Moisés diz ao Senhor: “O Senhor me diz que vou guiar teu rebanho, mas até agora não me disse quem irá comigo...”.
Parece que Moisés pensava que o Senhor deveria colocar alguém com ele (este é o modo usual de Deus fazer as coisas), mas perece também que há certas exceções, como Moisés, José, Samuel, Jeremias, em que Deus, e apenas Deus, vai com seu homem... Seu Deus é tudo o que ele precisa...
Então Moisés prossegue: “O Senhor me diz que me conhece pelo nome, que fui alcançado por tua graça. Se é assim, então me faça conhecer o teu caminho, para que eu te conheça; e considera que esta nação é teu povo (estas pessoas são tuas)”.
E o Senhor responde: “Sim, Moisés, a minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”.
Moisés torna a dizer: “Se o Senhor não estiver comigo, não nos faça nem sair daqui... Pois como saberemos que de fato a tua graça nos alcançou? Não é pelo fato de o Senhor andar conosco, de maneira que eu e o teu povo seremos separados do resto do mundo”?
E o Senhor torna a falar a Moisés: “Sim , Moisés, também farei isto que você está pedindo: pois é assim mesmo - você está debaixo da minha graça, eu conheço você pelo nome...”.
Irmãos, eu gostaria de me concentrar nestas palavras do v. 13, que são a essência do pedido de Moisés ao Senhor: “Rogo-te que me faças conhecer, neste momento, o teu caminho, para que eu te conheça...”.
“Rogo-te que me faças conhecer o teu caminho, para que eu te conheça, e ande na tua graça...”.
Deus, na sua Palavra, nos dá a conhecer algo de seu caminho. Bom e reto é o Senhor, por isto aponta o caminho para os pecadores.
Para nós, hoje, que o Senhor nos mostra em sua Palavra, acerca de seu caminho?
Eu gostaria de começar com aquela verdade mais essencial, e maravilhosa:
1. O caminho de Deus é Jesus
Jo 14:6-10
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Jesus se apresenta como o caminho de Deus, e o caminho para Deus.
Note que ele não diz: “Ninguém vai ao Pai...” Ele e o Pai estão de tal forma unidos que ir a Jesus significa imediatamente ir ao Pai, e não ir a Jesus imediatamente significa estar longe do Pai.
Ele também não diz: “Eu sou um caminho...” Ele diz “Eu sou o caminho”, com isto mostrando que ele é o único caminho.
Em que sentido Jesus é o caminho de Deus e para Deus?
1.1 - Porque em Jesus podemos conhecer a Deus em toda a sua perfeição, em toda a sua glória, amor, justiça. “Que me vê a mim vê o Pai. Ouve suas Palavras”. Que conhece a Jesus conhece ao Pai eterno
1.2 - Porque Jesus é quem veio do céu, da parte do Pai, para destruir a grande barreira de inimizade que havia entre nós e Deus, por causa dos nossos pecados
Rm 5:1,2, 8-11
1Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus... 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores,  9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Andar com Deus, portanto, antes de mais nada, é andar com Jesus, pela fé nele, pela confiança em suas Palavras
2. Deus tem o seu caminho na tormenta e na empestade
Na 1:3
O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Fico impressionado em como esta idéia se repete constantemente nas escrituras - “O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade”.
Às vezes isto é uma expressão literal, como no Salmo 29, às vezes isto é uma metáfora, como no Salmo 124, ao falar sobre as tempestades que vêm sobre nossa alma.
2.1 - Às vezes, como no Salmo 29, as tempestades são descritas como grandiosas manifestações do poder de Deus
Porque ele mesmo é quem as cria: os ventos, os raios, o trovões que fazem tremer a terra, as janelas dos céus abertas, derramando grandes quantidades de águas. O escritor do salmo diz: “O Senhor preside os dilúvios; como rei presidirá para sempre”
O Senhor domina sobre a tempestade
2.2 - Às vezes, o poder de Deus se manifesta, não na criação da tempestade, mas exatamente ao contrário, na maneira como ele a extingue como vemos nos Evangelhos.
Mc 4:35-41
35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. 37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. 38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? 41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Há tanto o observar nesta passagem:
Por exemplo: obedecer a Jesus muitas vezes significa ir parar no meio de uma tempestade - v. 35.
Também: as tempestades que vêm sobre nós, embora possam nos impressionar, amedrontar, nos fazer pensar que iremos perecer, não afetam ao Senhor. Pois ele é o Senhor do universo, até os ventos e o mar lhe obedecem.
Por isto, em meio às tempestades da vida, devemos ter fé.
2.2 - Noutros lugares, a Bíblia nos mostra o Senhor, não criando uma tempestade, nem extinguindo-a, mas andando no meio dela.
Por exemplo Mt 14:25
Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.
Você quer saber o caminho de Deus? O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade...
Muitas vezes, ficamos sem entender: “Senhor, eu queria andar contigo, pois tu és o meu pastor; queria ser conduzido às águas tranqüilas, deitar em verdes pastos... Mas parece que não estou andando contigo; estou enfrentando tormentas, andando em meio a ventos contrários, as águas estão transbordando, estou ficando sem forças para remar. Onde está a promessa do teu Espírito, do teu poder?”.
Meu irmão, não estranhe estas coisas...
O mesmo salmo que fala das águas tranqüilas também fala do vale da sombra da morte
Veja Moisés, homem de Deus, e Paulo, e José do Egito, e Davi - quantas lutas, quantas aflições.
Mesmo com Cristo no barco existem tempestades; aliás, andar com Jesus é andar com aquele que é superior, aquele que tem o seu caminho na tormenta e na tempestade.
Porque o seu caminho é na tormenta?
3. O caminho de Deus é de santidade
Sl 77:13
O teu caminho, ó Deus, é de santidade...
A ARC diz: “O teu caminho, ó Deus, está no santuário”, isto é, no lugar santo.
Podemos dizer que “santidade é o atributo supremo”, isto é, santidade é aquele que abrange tudo o que Deus é em seu caráter perfeito. O sentido básico de santo é “separado dos demais”, em relação a Deus, separado de toda a criação, acima de tudo, é a suma da perfeição de Deus - justiça perfeita, misericórdia perfeita, sabedoria, amor perfeito, retidão perfeita.
Andar com Deus é aprender suas perfeições.
Por isto Moisés foi tão sábio ao orar. Ele disse: “Senhor, eu rogo que nos mostres o teu caminho, pois como saberíamos que estás conosco, a não ser pelo fato de sermos gente separada, isto é, gente santa?”.
E me parece que também este é um dos propósitos de andarmos em meio às tempestades, para andarmos no caminho da santidade.
Sl 119:71
Foi-me bom ter passado pela aflição, para que eu aprendesse os teus decretos - os teus planos, os teus pensamentos, o teu modo de fazer as coisas, os teus mandamentos
Outro modo de colocar: para que eu descobrisse os teus caminhos, o lugar por onde devo andar.
Em meados de 1980 eu estava passando por um momento emocionalmente difícil: estivera trabalhando em Manaus, e ali conheci uma linda moça, por quem me apaixonei (e é claro que ela também se apaixonou por mim). Mas o meu trabalho ali havia terminado e eu fui enviado de volta a São Paulo. Não havia perspectiva de um possível retorno.
Aqui estava eu, lá estava a Terezinha, ela não podia vir e eu não poderia ir.
Eu meditava no Salmo 128 - “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos... feliz serás, e tudo te irá bem...”.
Mas também pensava: “É melhor esquecer a Terezinha... é melhor que ela me esqueça...”.
E um dia eu pedi ao Senhor: “Senhor, está sendo tão difícil. Como eu posso saber se não devo esquecer minha noiva?”.
E à minha mente veio claramente o Salmo 15 - Ali Deus nos diz que o homem que anda com ele é homem de palavra, que não volta atrás quando fala; e o Senhor me disse: “Filho, não quero que você se esqueça de sua amada; quero que você seja fiel em seu compromisso com ela...”.
Aquilo encheu meu coração de fé e esperança.
E como eu estava aqui em São Paulo, trabalhando entre as igrejas, os irmãos sabem “quanta moça bonita tem nas igrejas”, mas eu sabia o que queria, e também sabia que o que eu queria era o que Deus queria, por isto não me deixei levar por certas situações que surgiram...
Então, três meses depois, surgiu um novo projeto da missão em Manaus.
E eu disse assim para uma amiga minha: “Antes eu sabia, porque está escrito na Bíblia, que Deus é poderoso e fiel; mas cada vez mais eu conheço isto de experiência própria”.
Paulo também dá o seu testemunho do valor dos ventos contrários, das vicissitudes, por exemplo em Fp 4:11-13:
Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação...
Aprendi a viver acima de toda qualquer situação
Tanto sei ser humilhado como ser honrado, etc...
Não contente “com a situação”, pois aqui mesmo, em Fp 2:27,28, Paulo diz que Epafodito, seu grande amigo ficou muito doente, a ponto de quase morrer, mas que o Senhor se compadeceu dele, Epafrodito, e do próprio Paulo, pois se Epafrodito morresse Paulo teria mais uma tristeza acrescentada à sua vida, mas como Epafrotido foi curado Paulo teve menos tristeza.
Isto é, a alegria de viver contente em toda e qualquer situação não é uma exigência de Deus no sentido de que o crente precisa ter esta atitude “Seicho-No-Iê”, de ficar contente com os males da vida, dizendo que o mal não existe, mas sim, de ficar contente naquele que transforma todas as coisas, de modo que elas cooperem para o bem dos seus eleitos.
O contentamento consiste em dizer: Sou capaz de enfrentar, sou capaz de sobreviver, sou capaz de vencer todas as coisas por meio daquele que me fortalece, aquele que é a minha força
Nas tempestades, a santidade de Deus vai sendo forjada no coração de seus eleitos:
Em Gn 17:1 o Senhor faz uma proposta, que não é bem uma proposta, mas um mandamento, que só ele mesmo para fazer a um homem - “Anda na minha presença e sê perfeito...”.
4. O caminho de Deus é perfeito
Sl 18:30
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.
Ele não erra. Ele sabe o que faz, e tudo o que ele faz é melhor.
Neste mundo, às vezes sentimos certos conflitos éticos, certos dilemas, difíceis de escolher.
Certas ocasiões, temos apenas que escolher entre o certo e o errado; noutras ocasiões, temos certa dificuldade pois precisamos escolher entre as coisas boas, aquela que é a melhor; e noutras ocasiões, infelizmente temos que escolher entre duas coisas más; precisamos nos posicionar, e optar pelo mal menor.
Mas com Deus nunca há dilema algum, ele sempre sabe o que é melhor, se sempre  faz o que é melhor.
O caminho de Deus é perfeito
E aquele que anda com o Senhor pode confiar que está andando num caminho perfeito, mesmo que não saiba muito bem para onde está indo.
O escritor da Carta aos Hebreus nos diz que pela fé, quando chamado por Deus, Abraão partiu sem saber para onde ia. E certo escritor puritano comentou: “Abraão saiu sem saber para onde ia, mas sabendo com quem ia”.
Estou pensando em certo momento difícil pelo qual eu e minha família passamos em 1988. Eu era pastor de uma pequena congregação em São Mateus. Estava na faculdade, trabalhava, à medida em que tinha tempo, como vendedor e pastoreava esta congregação.
Mas muitas vezes, por causa do trabalho como pastor, não tinha como trabalhar fora, e o salário como pastor era suficiente apenas para pagar o aluguel de minha casa. Por causa disto muitas vezes a situação econômica era difícil.
E um dia eu tive que tomar uma decisão: é que em casa não tínhamos nada para comer; não tinha como dar o café da manhã para a Rutinha.
Quando eu estava em Manaus, trabalhando como missionário, muitas vezes eu fiquei numa situação assim, e eu como “Amélia”, achava bonito não ter o que comer, no meu caso, por causa do evangelho.
Mas agora, com esposa e filha diante das quais eu tinha responsabilidade, não era mais bonito.
Então eu tomei uma decisão e a comuniquei à igreja no final de semana:
Eu disse: “Irmãos, vocês sabem o quanto os amo; sabem que não estou aqui trabalhando por dinheiro; que não sou um mercenário, mas é que eu não estou conseguindo ser pastor e sustentar a minha família ao mesmo tempo. E a Bíblia diz que a família é minha prioridade... Sei que não é a vontade de Deus que eu não providencie o necessário para os meus; então creio ser a vontade de Deus que eu deixe o pastorado e me dedique ao trabalho fora. Quem sabe no futuro, se o Senhor abrir alguma porta, eu possa voltar ao amor da minha vida, o pastorado”.
A congregação chorou muito, mas não podia fazer nada, eles não tinham condições.
Ai, no dia seguinte, um grupo de irmãos de outra igreja foi à minha casa. Eles disseram: “Pastor, nós soubemos de sua situação, e parece que Deus está nos conduzindo de acordo com sua vontade. Somos uma igreja aqui perto e há meses estamos orando, pois estamos sem pastor. Não temos muito para oferecer: Um salário e também o aluguel de uma casa. Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa igreja, e se for a vontade de Deus, aceitar o pastorado”.
Então um mês depois eu tomei posse como pastor daqueles irmãos. E como o Senhor abençoou o tempo em que estive ali.
No começo eu achava difícil ter que tomar a decisão de sair daquela primeira igreja, mas depois descobri que às vezes a melhor coisa é ir embora,  como Abraão que saiu sem saber para onde ia, mas sabendo com quem ia.
O caminho de Deus é perfeito...
Rm 8:28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Conclusão
O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade.
Mas é um caminho de santidade, é um caminho perfeito, porque é andar com Jesus.
Jesus, que nos mostra as decisões a serem tomadas, que nos mostra o caminho a seguir.
Jesus que anda por sobre as águas, em meio aos ventos fortes, que segura em nossa mão para que não afundemos.
Jesus que acalma as águas agitadas de nossos corações atribulados.
Jesus que é o nosso caminho para Deus, para a vida eterna.
Aplicação
Eu gostaria primeiro de fazer uma pergunta: Você conhece Jesus? Você conhece o caminho para Deus?
Se não conhece eu gostaria de encorajá-lo e conhecer.
Como? Pela fé na Palavra de Deus, a Bíblia sagrada. Crer na Bíblia é crer em Jesus, e a Bíblia nos ensina que todo aquele que, pela fé abrir o coração para Jesus, para que por meio de seu Espírito ele venha a morar em sua vida, todo aquele que abrir o coração para Jesus, terá Jesus morando em seu coração, e por meio da fé em Jesus entrará no caminho de Deus, que conduz ao céu.
Se você ainda não conhece a Jesus, hoje é o dia em que você pode orar, e pedir: “Vem Jesus, habitar e minha vida, mostrar o caminho por onde devo andar”.
E agora quero me dirigir àqueles que já estão neste caminho, que já estão andando com Jesus:
Meu irmãozinho querido, minha irmãzinha querida: as águas estão agitadas, os ventos contrários? Parece que seu barquinho quer afundar?
Parece que Jesus não se importa que você pereça?
Não pense assim: tenha fé.
Vida com Deus é luta; é andar com o Deus do trovão, com o Deus santo, com o Deus perfeito, usando a expressão de Max Lucado, “o trovão gentil”.
Tenha fé; não repare na força do vento; olhe para Jesus, tenha fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo