Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 22 de novembro de 2015

O marido sábio - 1ª Pe 3:7

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 28 de novembro de 1999
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler 1ª Pe 3:1-7
1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.7Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
A Bíblia nos ensina que Deus instituiu o casamento para que nós sejamos felizes, manifestando a glória de Deus através de uma vida de amor que reflita o caráter dele. Quando marido e esposa vivem em amor, isto é um reflexo do amor que existe em Deus, que glorifica o nome dele e nos faz felizes.
E aqui, através do apostolo Pedro, o Espírito Santo nos ensina algo sobre esse relacionamento de amor.
Nos vs. 1-6, ele se dirige primeiramente às esposas, ensinado que são ajudadoras do homem, e que através de uma vida espiritualmente profunda, de um intenso relacionamento com Deus, mesmo que seus maridos não sejam crentes, ou mesmo sendo crentes que não tenham uma vida de plena obediência ao Senhor, ainda assim, elas podem cumprir seu destino como esposas consagradas a Deus, tendo o esposo como líder em sua vida familiar
E no v.7, o apóstolo Pedro se dirige então aos maridos. De maneira muito breve, mas riquíssima em conteúdo, ele ensina que os homens devem liderar com sabedoria
Ele diz:
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.
Com discernimento - literalmente, com “conhecimento”. O conceito de que o cristão deve ser uma pessoa que usa a sua razão santificada é enfatizado constantemente pelo apóstolo Pedro
Por exemplo, em 1ª Pe 1:13 ele escreve que cingindo o nosso entendimento, armando-se mentalmente, sendo sóbrios, ajuizados, devemos esperar totalmente na graça que nos é trazida na revelação de Jesus Cristo.
Em 1ª Pe 4:7 ele diz que devemos ser criteriosos e sóbrios, que tenhamos clareza mental, a bem de nossas orações.
Em 1ª Pe 5:8, ordena que sejamos sóbrios e vigilantes; que estejamos alerta porque nosso adversário procura nos destruir.
E aqui em nosso texto ele diz que devemos ser sábios em nossa maneira de viver com a esposa; que devemos ter discernimento, entendimento.
“Tenha sabedoria”. Eu aprecio muito a definição de sabedoria conforme colocada pelo Pr. Larry Coy: “Sabedoria é ver e viver a vida do ponto de vista de Deus”. E trazendo esta frase para o nosso tema: “Sabedoria é ver a esposa, e viver com a esposa, do ponto de vista de Deus”. Em seguida, ele passa a explicar o que significa ver e viver com a esposa, do ponto de vista de Deus.
Tendo isto em mente, vamos meditar sobre o que ele nos ensina sobre ser um marido sábio.
1. O marido que tem discernimento trata sua mulher com a honra devida ao vaso mais frágil
Versão Atualizada (ARA): “...tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade...”.
Versão Corrigida (ARC): “coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco...”.
Cada uma das palavras usadas pelo apóstolo é cheia de significado
1.1 - Primeiramente, consideremos a expressão “tratar com dignidade”, ou “honrar”
Esta mesma palavra é usada em diversos outros versículos aqui em 1ª Pedro, e traduzida de outros modos:
Em 2:17 ele diz que todos devem ser tratados com honra, especialmente o rei.
Em 1:7 ele diz que o valor da nossa fé, uma vez provada, trará louvor, honra e glória na revelação de Jesus Cristo. Dar honra é “reconhecer o valor”.
Em 2:7, a mesma palavra é traduzida por “preciosidade”, “preciosa” (ARC), valorosa, valiosa - uma referência ao nosso Senhor Jesus Cristo, a pedra angular de nossa salvação
Concluindo: a esposa é preciosa, valiosa, e deve ser tratada com honra, dignidade, respeito; a sua importância, o seu valor deve ser reconhecido.
Agora, Pedro diz que para ser honrada, ela deve se reconhecida como um vaso...
1.2 - Agora consideremos a palavra “vaso” (ARC)
Desde os dias dos profetas esta era uma palavra usada como uma metáfora, para se referir às pessoas, quando consideradas em seu ser diante de Deus.
Por exemplo, em Jr 18:16, o Senhor compara a casa de Israel com uma porção de barro nas mãos de um oleiro. Da mesma maneira como o barro estava nas mãos do oleiro, e este oleiro podia, segundo a sua vontade, modelar com ele o objeto que desejasse, assim também a casa de Israel nas mãos do Senhor
Mais tarde o apóstolo Paulo disse que cada ser humano é assim um vaso nas mãos de Deus:
Ele diz que nós, os crentes em Jesus, somos vasos de misericórdia em quem o Senhor decidiu depositar os tesouros da sua graça.[1]
Na segunda carta aos Coríntios, acrescenta que nós, os que pregamos o Evangelho, somos frágeis vasos de barro, em quem o Senhor colocou o tesouro de sua gloriosa mensagem de salvação.[2]
E em 2ª Tm 2:20,21 ele ensina como alguém pode ser um vaso de honra nas mãos de Deus.
Então, é assim que a palavra vaso é usada metaforicamente nas Escrituras: para se referir aos seres humanos, enquanto nas mãos de Deus, e especialmente para se referir aos crentes, como recipientes escolhidos de sua misericórdia, sobre os quais ele é soberano; como instrumentos nas mãos de Deus, para servi-lo, para honrá-lo, para glorificá-lo.
Mas veja: Pedro não está se dirigindo a uma classe especial de homens crentes, como se apenas alguns homens fossem vasos nas mãos do Senhor; pois pressupomos que se alguém é verdadeiro crente, então seu maior desejo é honrar a Deus com sua vida: então, neste sentido, todos são vasos nas mãos de Deus.
Ora, o marido sábio é aquele que tem em mente que, assim como ele é um vaso nas mãos de Deus, assim como ele está colocado nas mãos de Deus, sua esposa também. Assim como ele quer ser útil a Deus, sua esposa também.
Sua esposa é tão útil a Deus quanto ele.
1.3 - A mulher deve também ser considerada como vaso mais frágil
A Bíblia de Jerusalém (BJ) traduz:
“Do mesmo modo, vós, maridos, agi com sabedoria em vossa vida conjugal, tributando às vossas esposas a honra devida a companheiras de constituição mais delicada...”
Essa companheira na caminhada com Deus, esse vaso nas mãos do Senhor, é a parte mais delicada, e deve ser honrada como vaso mais delicado.
Como tal, precisa então ser cuidada, protegida, defendida
O homem reconhecendo a constituição delicada de sua esposa, precisa tomar todas as providências no sentido de que seu valor seja reconhecido, e que ela se sinta valorizada
Exemplos:
Em Ef 5:25-29, o marido é ensinado a valorizar a esposa da mesma maneira como Cristo valorizou sua igreja, e a amou a ponto de entregar-se a si mesmo por ela. O marido deve alimentar e cuidar de sua esposa, tanto física quanto espiritualmente.
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja
Em Cl 3:19
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
 “Amai” em oposição a ser amargurado, hostil grosseiro. Significa ser gentil, carinhoso, afetuoso.
1ª Co 7:3-5 - Pensar a respeito de si mesmo como aquele que irá satisfazer as necessidades físico-emocionais da esposa
O homem deve dar à sua esposa tudo quanto é direito dela como mulher casada, e a esposa deve fazer o mesmo com o marido: Pois uma moça que se casa não tem mais todo o direito sobre o seu próprio corpo, porque o marido tem também seus direitos sobre ele. E, do mesmo modo, o marido não tem mais todo direito sobre o seu próprio corpo, pois ele pertence também à sua esposa. Portanto, não recusem tais direitos um ao outro...” (Bíblia Viva)
É claro que isto não implica que o cônjuge tem o direito de exigir coisas absurdas, contrárias à natureza, pecaminosas [3]...
Então veja, o marido que valoriza a mulher, irá considerar que as necessidades dela são importantes, e irá se dedicar a cuidar em satisfazer estas necessidades, com amor, com carinho.
Em outras palavras, o marido sábio irá ser um líder em sua família, andando exatamente de acordo com o princípio de liderança ordenado por Jesus, isto é, não como quem manda, mas como quem serve. [4]
A autoridade que Deus nos dá não é a de sermos líderes "chefes mandões", mas líderes servos.
2. O marido sábio entende que, assim como ele, a esposa é também uma herdeira da graça de vida, isto é herdeira da salvação
Há duas afirmações aqui:
2.1 - Se a esposa é coerdeira, isto significa que o esposo é herdeiro. Pedro está falando com maridos salvos; homens tocados pela graça de Deus.
Todo o nosso relacionamento com Deus é baseado em sua graça.
Somos salvos pela graça.[5] Recebemos dons espirituais pela graça.[6] Somos educados em nossa maneira de viver pela graça.[7] Somos o que somos pela graça.[8]
E o que é graça? É a antítese de “obras”.
Rm 11:6
E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
Graça é aquela atitude através da qual Deus, independente de nossas obras, e apesar de nossas obras más, nos concede perdão, nos concede seu Espírito, nos concede dons espirituais, nos chama para servi-lo, nos ensina a cada dia a fazer sua vontade, nos santifica.
Graça, graça, graça. Na vida cristã, tudo é pela graça. Por exemplo, eu sou pastor, mas meus irmãos, eu não sou pastor porque Deus, ao olhar para mim, tenha visto em mim algo que me faz superior às demais pessoas: eu não sou melhor, mais sábio, mais capaz, tudo o que sou é pela graça, pelo dom de Deus. Assim, mesmo sabendo que sou tão limitado e fraco, eu posso de coração alegre aceitar minha vocação, e trabalhar de acordo com ela, sem medo de fracassar, pois aquele mesmo que me chamou, é poderoso para me sustentar
Então, primeiro, o marido deve entender-se a si mesmo como alguém que vive pela graça. E deve entender-se com alguém que a cada dia, crescendo nesta graça, vai aprendendo cada vez mais a olhar sua esposa com os olhos de Jesus.
2.2 - E depois, em segundo lugar, ele deve pensar em sua esposa da mesma maneira; como alguém inteiramente aceita na graça e pela graça de Deus.
Assim como eu sou aceito e amado por Deus, por livre iniciativa dele, devo entender que minha esposa também é. Se o marido entende isto, então ele aceita e ama sua esposa da mesma maneira como Deus a ama.
E o relacionamento dos dois, ao invés de ser um relacionamento baseado em mandamentos, nos quais, a mulher virtuosa, obedece tudo o que o marido mandar, levanta-se de madrugada para comprar pão, troca as fraldas das crianças, faz café para o “chefe”, lava e passa as roupas todas, arruma a casa, deixa “tudo brilhando”, e depois de tudo, quando ele chega tem que estar limpinha, cheirosinha e maquiada, fascinante e sexualmente disposta...
Em vez de ser um relacionamento baseado em legalismos, é um relacionamento livre, de aceitação, de amor à esposa tal como ela é, sem que o marido queira “ser o Espírito Santo que vai amadurecer a esposa”. Deixa de ser um relacionamento tirânico, opressor, e se torna um relacionamento suave, doce, meigo, gostoso.
Veja: não estou dizendo que no relacionamento conjugal não existem deveres, responsabilidades. O que estou dizendo é que o marido que entende o que é graça não espera perfeição, não exige que sua esposa seja aquela mulher perfeita, que nunca falha. Não se torna um tirano, com Provérbios 31 na mão e dizendo: “Olha aqui ó, do jeito que você tem que ser”.
3. O marido sábio tem consciência da dimensão espiritual de seu relacionamento com a esposa
Para que não sejam impedidas (cortadas, interrompidas) as vossas orações.
A oração, em seguida à Palavra de Deus, é o maior meio de comunhão do homem com Deus.  Orar é estar na presença do Senhor, é falar com o Pai, abrir nosso coração diante de Deus. É o maior privilégio que um ser humano pode ter. Uma das maiores bênçãos que temos é esta, de poder dizer como ele nos ensina: “Eu clamo ao Senhor, e ele ouve a minha voz, eu falo e ele me responde”.
Mas veja, se eu não tiver, em meu relacionamento com minha esposa, esta vida pela graça de Deus, se eu não der a ela a honra que Deus lhe dá, se eu não me propuser a ser um instrumento na vida dela, através do qual Deus pode abençoá-la, todo o meu relacionamento com Deus é apenas uma farsa, uma mentira, não existe.
Agora, ao contrário, se eu cultivar este relacionamento com minha coerdeira da graça de Deus, este vaso santo colocado ao meu lado para viver diante de Deus comigo, muitos dos nossos períodos de conversa a respeito um do outro, dos filhos, da igreja, da vida, muitos destes “bate-papos” informais terminam conosco orando ao Senhor, lançando sobre ele nossos cuidados, apresentando diante dele nossos desejos, nossos temores, consagrando-nos diante dele para o seu serviço.
Sem que o marido olhe para sua esposa com os olhos da fé, espiritualmente, ele não terá “espiritualidade individual”. João escreveu: “Aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1ª Jo 4:20). Se isto é verdade com relação aos demais irmãos, é uma verdade mais enfática ainda com relação à esposa, que de todos os seres humanos, é o que deve ocupar o primeiro lugar no coração de um homem. Se o homem não amar sua esposa, não tem realmente andado com Deus.
Conclusão
Neste texto, o Espírito Santo nos ensina como ser maridos sábios.
O marido sábio trata sua mulher com honra, respeito, dignidade, como o vaso mais frágil. Entende que assim como ele, a esposa é também uma herdeira da graça de vida, isto é herdeira da salvação. Tem consciência da dimensão espiritual de seu relacionamento com a esposa.
Aplicações
1. Para os maridos crentes
Você é um vaso nas mãos de Deus. Ele soberanamente escolheu você para ser dele, para te abençoar com a salvação, para lhe conceder dons espirituais que o tornam úteis em suas mãos.Você é um herdeiro da graça de Deus. Nada do que você é, tem ou virá a ser e ter é pelo seu mérito.
Sua esposa também. Ela é a sua companheira, sua ajudadora na caminhada com Deus. Como você, ela é de Deus. Trate de sua esposa como Deus cuida de você. Ame-a, seja carinhoso, satisfaça suas necessidades. Seja um instrumento do amor de Jesus na vida dela.
E se ela não for crente? Assim como a esposa cujo marido é incrédulo deve ser submissa a ele, também o marido da esposa incrédula deve ainda mais expressar o amor de Deus para com ela.
Quando o marido honra sua esposa, desaparecem palavras duras, exigentes, reprovadoras. Desaparecem atitudes exigentes, despóticas, desejos sexuais pervertidos que constrangem, amarguras, rudeza, ressentimentos, desaparece toda sombra de infidelidade.
2. As esposas
Assim como as irmãs, os maridos são vasos frágeis nas mãos do Senhor. Não são perfeitos. São salvos somente pela graça. Amem seus maridos assim como são. Não queiram transformar seus maridos. Se eles são vasos, o Senhor está moldando as vidas deles. Sejam companheiras de oração.
3. Para os jovens solteiros:
Moços, procurem para esposa somente moças a respeito das quais você podem dizer que são vasos de honra nas mãos do Senhor, herdeiras das promessas, que irão orar, servir a Deus com você. Moças, procurem para esposo somente homens que serão capazes de amar vocês, servindo como Cristo ama sua igreja, homens de oração, de Deus.



[1] Rm 9:21-24
[2] 2ª Co 4:7
[3] Por exemplo, veja Ez 22:10, onde o Senhor repreende os israelitas por “abusarem” sexualmente de suas esposas
[4] Lc 22:24-27
[5] Ef 2:9
[6] Ef 4:8-16
[7] Tt 2:11, 12
[8] 1ª Co 15:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo