Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 8 de novembro de 2015

Homem de Deus - 2º Rs 4:8-10

IPC de Parada de Taipas
Domingo, 8 de novembro de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.  9 Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus.  10 Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.
As coisas narradas neste texto são bonitas demais, e repletas de preciosas lições do Senhor para nossa vida.
Não é possível ler estes versículos sem notar a beleza interior desta senhora sunamita, rica, mas que com todo o seu dinheiro ainda não pudera realizar o grande desejo de seu coração, que era ter um filho, conforme o texto que segue; desejo que foi realizado como uma recompensa por sua atitude para com o homem de Deus.
E digo beleza interior por causa de sua amizade, respeito, seu serviço, coisas estas completamente despretensiosas; ela não tinha intenção de receber coisa alguma em troca.
Só havia uma razão para que ela agisse daquele modo, razão que vemos em suas palavras ao marido, a respeito de Eliseu: “Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus...”.
Entre tantos habitantes de Suném, esta mulher parece ser uma das poucas pessoas que tinham os olhos do espírito abertos para que pudesse discernir quem era aquele homem que passava por ali. E via nele mais que um ser humano com necessidades de comer, beber, dormir: via nele um santo homem de Deus.
Mas eu desejo me concentrar neste outro personagem: este instrumento através do qual, depois da partida do profeta Elias, o Senhor Javé escolheu para prosseguir no testemunho da história da salvação, o seu plano de redenção de Israel e do mundo: Eliseu, que havia sido discípulo de Elias.
Eliseu: santo homem de Deus em seus dias.
Esta mulher rica, em sua generosidade, providencia algumas coisas essenciais para o bem estar do profeta: uma cama para que ele dormisse, uma mesa, uma cadeira, um candeeiro – talvez para uma refeição à parte, mais cômoda, talvez para suas meditações e orações.
Tal como esta mulher testemunha a respeito do profeta, a Escritura diz a nosso respeito:
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” [1].
Vós sois nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...
Em Eliseu nós podemos aprender lições preciosas sobre o que consiste em ser homens de Deus. Vamos fazer algumas observações sobre isto.
1. Para que alguém seja um homem de Deus, ele não precisa de “muitas coisas”.
Eliseu não tinha um automóvel, não possuía um “laptop”, não tinha um “data-show”, não usava ao menos um flanelógrafo. Também não possuía várias versões da Bíblia ou comentários.
Não tinha ao seu alcance qualquer destas coisas que temos hoje à nossa disposição para crescer no conhecimento da Bíblia, ou recursos técnicos que consideramos quase que indispensáveis ao nosso ministério e nossa vida.
Não estou dizendo, é claro, que estas coisas, em si mesmas sejam um mal, ou que não possamos nos utilizar delas se Deus no-las conceder.
“Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas” [2], inclusive todo o conhecimento científico e recursos tecnológicos que o ser humano tem conquistado.
Mas Eliseu, assim como seu antecessor, Elias, e cada um dos homens de Deus mencionados na Bíblia, não dispunha de qualquer destas coisas.
Ele não tinha muito conforto físico, mesmo para os padrões bem mais simples daqueles dias.
Mesmo dentro de seu tempo, os homens de Deus não eram pessoas de muitos recursos.
O cap. 6 aqui deste livro nos conta que um dia os discípulos de Eliseu, “os seminaristas” daquela época, certa ocasião disseram ao profeta:
– “A casa de profetas na qual estamos morando se tornou pequena demais para nós. Vamos até o Jordão, cada um de nós tome ali uma viga de madeira e construamos uma casa maior”.
Eliseu respondeu: – “Podem ir”, e eles foram. Quando um deles estava cortando um tronco de madeira, o machado caiu dentro do rio. Então ele exclamou grandemente alarmado: – “Ai, meu Senhor: era emprestado”.
Noutra ocasião (cap. 4:1) a viúva de outro discípulo veio a Eliseu pedir ajuda, pois seu falecido esposo não lhe deixara recursos:
“Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos”.
Não quero fazer uma “apologia ao endividamento”, pois a Bíblia nos ensina que não devemos dever coisa alguma a não ser o amor [3].
Mas também não quero condenar este homem, a respeito do qual a Escritura dá testemunho de que era temente a Deus (não sei por que razão ele ficara tão endividado).
Mas quero enfatizar que os profetas de Deus não eram “gente de posse ou recursos materiais”. Também não estou dizendo que possuir bens seja pecado (a mulher sunamita da história era rica).
Mas o que faz uma pessoa ser uma pessoa de Deus? É ter uma casa própria? Ou duas? É ter o carro do ano? É ter dinheiro no banco?
Quanto dinheiro tinha Jesus? E Paulo, os demais apóstolos ou os profetas? E Jesus nos ordenou trabalhar para ajuntar tesouros neste mundo?
Mt 6:19-21 – Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Mas uma coisa é clara: para alguém ser um homem, uma mulher, uma pessoa de Deus não precisa ser um homem cheio de recursos deste mundo. Para sermos uma igreja de Deus, “agente de Deus”, não precisamos muitos recursos deste mundo.
2. Para eu ser um santo homem de Deus eu preciso santidade
As palavras da mulher de Suném impressionam: –“Vejo que este que sempre passa por nós é santo homem de Deus”.
Vale dizer que até então não há registro de que Eliseu houvesse realizado algum milagre naquele lugar, ou feito alguma proclamação ou predição ou qualquer coisa parecida. Ele apenas passava por ali de vez em quando.
Mas existe algo em Eliseu que faz que esta mulher veja nele um santo.
Santidade é algo que pode “ser visto”. Não por todas as pessoas: apenas aqueles a quem isto é dado.
Mas é algo que pode ser percebido, que pode ser visto, que pode ser sentido. Santidade é um estado de alma muito concreto.
“Senhor, eu quero ser um santo”.
Embora ser “santo” e ser “homem de Deus” sejam, em sentido amplo, a mesma coisa, penso ser útil, com a palavra santo, enfatizar o separar-se do mundo, a consagração ao Senhor.
Neste sentido, não ser apenas uma pessoa que “curte o mundo” com as demais pessoas. 
Não por uma atitude farisaica, um sentimento de superioridade espiritual em relação aos demais, mas por um desejo de Deus, uma sede de Deus que leva um homem a buscar a Deus, e que exclui do coração do homem a sede pelas coisas do mundo.
E que o leva a estar na presença de Deus.
Vamos ler 2º Rs 3:14-16
“Disse Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria. Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.”
Eliseu estava na presença do Senhor como um modo de vida. Tinha um comprometimento radical com o Senhor, que o levava a ser destemido e descomprometido com qualquer pessoa que não amasse ao Senhor, mesmo que fosse o rei de Israel.
No v. 12 aqui nós temos o comentário de Josafá, rei de Judá, o reino do sul, a respeito de Eliseu:
“Está com ele a palavra do Senhor”.
Pois não há santidade, não há separação, sem a Palavra do Senhor.
Foi por isto que o Senhor Jesus, quando estava orando ao Pai por todos aqueles que haveriam de crer nele, pediu a Deus: – “Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade [4]”.
Sim: para que alguém seja um homem de Deus, o que ele precisa é estar com Deus, com sua Palavra, em sua presença.
3. E Eliseu era santo homem de Deus porque pertencia ao Senhor
A primeira vez que vemos menção de seu nome na Bíblia está em 2º Rs 19, quando ele é escolhido pelo Senhor para ser discípulo sucessor de Elias quando este último partisse.
O Senhor disse a Elias:
v. 16 – A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.”
– “Eliseu”, prossegue o Senhor, “será instrumento meu, até mesmo de vingança contra os inimigos de Israel”.
Então o profeta Elias foi até Eliseu, e o encontrou lavrando as terras de sua família, com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.
Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.
Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: – “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei”.
Elias respondeu-lhe: – “Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo”.
Assim, Eliseu tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram.
Então, se dispôs, deixou tudo, saiu de sua casa e daquele dia em diante passou a seguir e a servir ao profeta Elias.
O cap. 2 aqui de 2º Reis relata o que aconteceu no dia em que Elias foi levado por Deus.
É uma história interessantíssima. A Bíblia nos conta de dois homens que não morreram: tiveram tanta intimidade com Deus que quando chegou a hora deles, o Senhor simplesmente os tomou para si.
O primeiro foi um homem chamado Enoque [5].
E o segundo foi Elias. Tanto Elias quanto os discípulos todos sabiam o que iria acontecer naquele dia. Elias tentou se livrar da presença de Eliseu, mas ele não “desgrudou” de Elias naquele dia.
Pouco antes de Elias ser levado por Deus os dois pararam às margens do Jordão. Elias enrolou o seu manto, feriu as águas e elas se dividiram em dois lados, e eles passaram a seco.
Então Elias disse a Eliseu: – “Pede-me o que queres que eu faça, antes que seja tomado de ti”.
Eliseu respondeu: – “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito” [6].
Elias lhe disse: – “Pediste uma cousa muito difícil. Mas, se me vires quando eu for tomado, assim se te fará”.
Aí é que Eliseu se apegou mais ainda a Elias.
Continuaram eles andando e conversando, quando um carro de fogo, com cavalos de fogo separou os dois, e Elias foi elevado ao céu num redemoinho, e Eliseu nunca mais o viu.
O manto de Elias estava caído no chão. Eliseu o tomou, voltou ao Jordão, e feriu as águas dizendo: “Onde está o Senhor, o Deus de Elias”?
As águas se dividiram ao meio, e Eliseu passou por elas.
Ali começou uma nova fase na profecia de Israel.
“O que você deseja?”, perguntara Elias.
“Quero ter porção dobrada deste mesmo espírito que atua em ti”, Eliseu respondera.
A NVI traduz assim: – “Quero ser o principal herdeiro deste teu espírito profético”.
Nós podemos perceber claramente: Eliseu, como Salomão, não pede riquezas, nem reconhecimento, mas a presença do Espírito de Deus em sua vida.
Ele havia deixado tudo para seguir ao chamado do Senhor. E queria ser, de fato, um homem cheio do Espírito do Senhor. E buscou isto de todo o seu coração, de todas as suas forças, em todo o tempo.
Buscou e alcançou.
Lembre-se da Palavra de Jesus:
Lc 11:13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
Conclusão e aplicação
O que é preciso para ser um “santo homem de Deus”?
Um homem de Deus não precisa muito: ele não precisa muitos recursos deste mundo. Não é o ter um bom dinheiro que faz um homem de Deus.
Para ser um homem, uma mulher de Deus o que é preciso...
É santidade: é estar com Deus, é ter sua Palavra no coração, na mente e nos lábios.
É pertencer a Deus: colocá-lo em primeiro lugar
Então se cumpre a palavra que diz: – “Vejo que este é um santo homem de Deus”.
Você quer isto, não é?
Não está longe, pois nele existimos e nos movemos [7].
Ele está bem próximo, no coração.
Separe tempo para Deus.
Consagre tempo ao Senhor. Consagre tudo ao Senhor.
Ore, medite, olhe para ele com os olhos da alma.





[1] 1ª Pe 2:9
[2] Rm 11:36
[3] Rm 13:8
[4] Jo 17:17
[5] Gn 5:24
[6] 2º Rs 2:9
[7] At 17:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo