Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Não entristeçais o Espírito - Ef 4:30

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 25 de agosto de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler Efésios 4:30-32
30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
É a segunda vez aqui na carta aos Efésios que o apóstolo Paulo nos diz que fomos selados pelo Espírito de Deus.
A primeira delas está no cap. 1:12-14, onde ele diz que quando nós ouvimos a Palavra da Verdade, o Evangelho da nossa salvação, e nele cremos, recebemos o selo do Espírito Santo, como sinal de que estamos em Cristo e garantia da nossa redenção na eternidade.
Depois, em 2:18, ele nos ensina que pelo fato de o Espírito de Deus habitar em nós, todos temos acesso à presença do Pai, e estamos sendo edificados como família de Deus, edificados para ser casa de Deus no Espírito.
Em seguida, no cap. 3:14 e segs. Ele ora e assim nos ensina a orar para que sejamos fortalecidos com o poder de Deus em nosso homem interior, e assim Cristo habite, pela fé, em nossos corações; que como igreja de Deus conheçamos mais e mais da grandeza do amor que Deus tem por nós, e conhecendo isto sejamos tomados pela plenitude do poder de Deus.
Deus nos ama, e por isto nos deu seu Espírito. Por ele nós somos selados; ele é a garantia da nossa redenção. Por meio dele podemos conhecer que somos filhos de Deus, irmãos nesta grande família. Por ele temos acesso à presença do Pai. Pelo seu poder que habita em nós conhecemos a grandeza do amor de Deus.
Na segunda parte da carta (caps. 4-6), ele passa a nos ensinar sobre as atitudes que devemos ter em relação ao Espírito:
Cap. 4:1-6 – Que andemos com humildade, mansidão, paciência, perseverança, suportando uns aos outros, e desta maneira nos esforçando para preservar a unidade que temos no Espírito.
Cap. 5:18 – Ele ordena: “Enchei-vos do Espírito”.
Cap. 6:17 – Que a Palavra de Deus, espada do Espírito, esteja sempre "nas mãos de nossas almas", isto é, em nosso coração e em nossos lábios. Que ela seja uma arma contra as forças espirituais do mal.
Cap. 6:18 - Que pelo poder do Espírito estejamos sempre em oração.
A esta altura eu acho que vale a pena citar a definição que Wayne Grudem faz a respeito da obra do Espírito Santo em sua Teologia Sistemática:
A obra do Espírito Santo consiste em manifestar a presença ativa de Deus no mundo, e em especial na igreja[1].
O Espírito Santo é esta pessoa da Santíssima Trindade que manifesta em nós, crentes individuais, e na igreja, a obra da graça de Deus.
Assim, à luz da Escritura[2], dizemos que o Pai elegeu aqueles por quem o Filho morreria, o Filho morreu pelos eleitos de Deus, e o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, opera em nós a obra da salvação realizada pelo Filho.
O Espírito Santo é quem nos faz “nascer de novo”.
Ele é quem, falando por meio da Escritura, nos concede arrependimento e fé.
Ele é quem nos santifica, e nos transforma dia a dia, para que cresçamos no conhecimento de Deus em Jesus Cristo.
Ele é quem nos ensina a orar e a chamar a Deus de Pai.
Ele é quem nos concede poder para testemunhar, e também poder para enfrentar os sofrimentos sem medo, mas com amor e moderação.
Ele é quem nos concede dons espirituais e nos capacita a servir uns aos outros, para a glória de Deus e edificação da igreja.
Quer dizer, a vida do crente e da igreja é uma vida protegida, fortalecida, unificada, edificada, conduzida, do início ao fim, pelo Espírito Santo de Deus.
E aqui em 4:30 temos mais um ensino e mandamento em relação ao Espírito Santo:
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.
Em seguida são mencionadas várias atitudes impuras que o entristecem, e por isto não devemos nutrir: amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, e toda espécie de malícia.
Até o cap. 5:12 ele menciona várias outras:
Impudicícias (sensualidades), impurezas, cobiças, avareza, conversações torpes, palavras vãs, brincadeiras maliciosas.
Que não participemos destas coisas, por que por estas más obras é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Mas que ao contrário, sejamos em tudo imitadores de Cristo: na pureza, no amor, na mansidão, na paciência, no perdão, nas palavras que abençoam, que edificam, na bondade, na verdade, na justiça.
Que andemos como filhos da luz.
Se buscarmos o que é santo, justo e bom, estaremos desta forma agradando ao Espírito Santo.
Se vivermos na prática do que é impuro, injusto e mau, estaremos entristecendo ao Espírito Santo.
Não entristeçais o Espírito de Deus...
Eu gostaria de meditar com os irmãos sobre os ensinamentos que temos nesta oração.
1. O Espírito de Deus é uma pessoa
Quando a Escritura diz: “Não entristeçais o Espírito”, entre outras coisas está nos dizendo que o Espírito Santo é alguém, e não algo.
O Espírito Santo não é apenas uma “força de Deus em ação”, como afirmam os Testemunhas de Jeová, mas uma pessoa, e por ser uma pessoa divina, é onisciente, e onipresente: está em todo o lugar, em todo o tempo, e vê tudo quanto acontece.
Vê o que estamos fazendo.
Vê os caminhos pelos quais andamos, vê as nossas obras.
Ouve as coisas que falamos, as músicas que escutamos.
Vê o nosso comportamento no trabalho, na escola, em casa, na igreja.
Vê o nosso comportamento em relação às pessoas de ambos os sexos.
Vê como usamos o nosso tempo, os nossos bens, as nossas habilidades.
Vê as coisas com as quais nos divertimos, e as coisas com as quais nos alegramos.
Vê as coisas com as quais nos entristecemos, ou nos iramos.
Vê quando ajudamos o nosso próximo, e quando deixamos de ajudar.
Vê quando nos desviamos de maus caminhos, ou quando andamos por eles.
Mas não vê apenas o nosso comportamento externo – ele sonda os corações, e conhece todas as nossas disposições interiores.
Conhece os nossos propósitos, as nossas motivações.
Conhece as nossas alegrias, e as coisas que nos entristecem.
Conhece as nossas dores, as frustrações, e os nossos sentimentos de realização.
Conhece as coisas que nos tentam, e as áreas em que nos sentimos menos tentados.
Ainda a palavra não chegou aos lábios, e ele já sabe o que vamos dizer, e o que pensamos em dizer, mas nos calamos.
Ele conhece tudo, pois habita em todo o universo, e de modo muito especial, habita em nós.
Nós, os que, por meio da fé, recebemos a Jesus em nosso coração, somos o templo do Espírito, lugar santo, de sua habitação.
Esta uma coisa gloriosa, irmãos: Deus morando em nós.
Ele é a nossa força, a nossa herança, o nosso Consolador, o nosso guia, o nosso Mestre, a garantia de que pertencemos a Jesus, o penhor da nossa ressurreição.
2. O Espírito de Deus é uma pessoa “dotada de sensibilidade”
“Não entristeçais o Espírito”, diz a Escritura.
Por ser Deus, ele possui discernimento quanto à qualidade moral de nossas ações, de nossas atitudes, e de nosso coração, o nosso homem interior.
Com isto eu quero dizer que ele avalia o que fazemos ou pensamos, e aprova ou desaprova.
Existem coisas que alegram o Espírito Santo, nas quais ele tem prazer.
E existem coisas nas quais ele se entristece.
Assim como acontece com todos nós, que nos alegramos ou nos entristecemos, de acordo com o comportamento dos outros, se eles forem mais, ou menos, conforme o nosso caráter.
Uma pessoa que ama a justiça, que se deleita no bem estar dos outros, que tem prazer em ajudar, também se deleitará quando vir alguém sendo abençoado ou abençoando.
Como Barnabé, que era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, terá alegria em ver a graça de Deus agindo na vida de uma igreja ou de qualquer pessoa.
Mas uma pessoa má se deleitará em ver alguém sofrendo, passando necessidades, ou caindo em pecado, e pensará: “Bem feito”!
Da mesma forma como cada ser humano reage com prazer ou tristeza, conforme for o seu caráter, assim o Espírito Santo.
E o caráter dele, o nome já diz: “Santo”.
Aliás, há várias frases na Bíblia que descrevem o caráter dele:
Por exemplo, ele é Espírito da verdade (Jo 14:17), por isto a Escritura diz: “Não mintais uns aos outros, mas cada um fale a verdade com o seu próximo”.
E se formos pessoas que mentem, ele se entristece.
Ele é Espírito de fé (que nos concede fé - 2ª Co 4:13), por isto a incredulidade, a desconfiança em Deus, a ansiedade, a preocupação, o entristecem.
Ele é Espírito de poder, amor e moderação (2ª Tm 1:6-8), por isto a covardia, o medo, a vergonha do Evangelho, o desânimo, o entristecem.
Ele é o Espírito da graça (Hb 10.29), e todo o que é inflexível, amargo, desagradável, ingrato, malicioso e indisposto a perdoar,o entristece.
Existe alguém que você não perdoa ou com quem você não quer nem falar? Há alguém com quem tenha brigado? Existe no seu coração amargura para com Deus? Você passa seus dias murmurando contra suas circunstâncias?
Ele é o Espírito de santidade, pureza (Rm 1.4) – pensamentos impuros, piadas sujas, conversas indecentes, palavras torpes, são coisas que o entristecem.
Ele é o Espírito de sabedoria (Ef 1.17) – está sempre disposto a nos ensinar, a nos guiar na Palavra de Deus, a iluminar o nosso entendimento, a nos fazer mansos, humildes, tratáveis. Então, uma atitude arrogante, orgulhosa, de quem não quer aprender, mas que se acha muito sábio, o entristece.
Ele é o Espírito da vida (Rm 8.2) – E qualquer pessoa, que com suas atitudes, em vez de promover vida, promove a morte, o entristece.
Palavras podem destruir vidas. Vingança, falta de perdão, retaliações, são coisas que podem destruir vidas, e entristecem ao Espírito Santo.
Ele habita em nós a fim de capacitar-nos a “crescer em Cristo em todas as coisas” e para nos levar diariamente “a conformar-nos à sua imagem”. Assim, qualquer coisa em nós que o impede de atingir esse objetivo o entristece. Permitir propositalmente que permaneça em sua vida qualquer coisa que seja contrária à natureza do Espírito Santo significa que você ama mais ao pecado do que a ele. Tal infidelidade o entristece[3].
3. O Espírito de Deus espera certas atitudes de nós
E não entristeçais o Espírito...
Também significa que ele espera certas atitudes e comportamentos de nós.
Não somos objetos impassíveis, mas seres dotados de personalidade, e ele espera que não sejamos indiferentes, mas que reajamos à sua revelação graciosa em nossa vida.
Ele espera que ao seu amor, correspondamos com amor, do contrário, o entristecemos.
Mas amados, não pensemos que entristecer ao Espírito Santo seja algo sem consequências.
Vejam: se alguém nos entristece com seu comportamento, uma vez que somos pecadores também, na maior parte das vezes ficamos apenas tristes. Não temos o direito de reagir com vingança: isto seria injusto.
E mesmo quando esta tristeza precisa se desdobrar em indignação e atos de justiça, é necessário cautela e oração, para que não pequemos.
Mas o Espírito Santo não precisa tomar estas preocupações, pois ele é infinitamente sábio, justo e bom.
Mas agora veja que a reação dele não é a mesma que a nossa.
Ele é uma pessoa, que discerne quanto à qualidade moral do que somos interiormente, e também o nosso comportamento externo.
Por isto também, ele se deixa, ou se faz conhecer, mais, ou menos, e se manifesta, mais ou menos, de acordo com a nossa receptividade para com ele.
Mas ele reage com veemência diante de nossa indiferença para com seus sentimentos
Is 63:9, 10
9 Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.
Meus irmãos, prestem atenção ao que diz o profeta. Que palavras fortes para descrever a magnitude do amor de Deus para com Israel: “Em toda a angústia deles, foi ele angustiado”.
Então os salvou por meio do seu anjo (que entendo ser Jesus), pelo seu amor e sua compaixão os remiu, os tomou e os conduziu. Como é intenso ao amor de Deus!
Mas eles foram rebeldes, desobedientes, ingratos. E com isto entristeceram o Santo Espírito do Senhor, e prestem atenção na gravidade de seu pecado: pelo que o Espírito Santo se tornou em inimigo; voltou-se contra eles.
Ah! Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas não queira ter Deus contra você; não considere de pouco valor o sofrimento de Cristo pelos seus pecados; não considere sem importância o desprazer de Deus com o pecado, pois horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Veja o que diz Tiago:
Tg 4:4, 5
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
No v. 5 ele descreve o zelo que o Espírito Santo tem por nós: anseia por nós com ciúmes. Ele nos quer para si.
Mas você já viu a indignação de uma esposa com ciúmes? Já viu um marido com ciúmes?
Se você quiser ser amigo do mundo e seus prazeres, se quiser ser amigo do pecado, cuidado! Aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Veja: o caráter de Deus não muda. Ele é sempre amoroso, justo, santo, reto, fiel, e tudo o mais, mas sua atitude diante do nosso comportamento, muda.
Se andarmos com ele, nós o alegramos e temos o seu favor. Mas se o nosso coração amar o mundo, então nos posicionamos como inimigos de Deus.
Não queira isto. Não queira entristecer o Espírito Santo.
E sabe no que consiste em Deus se tornar inimigo de alguém? Eu não sei de infelicidade maior do que esta: a de Deus deixar alguém entregue aos seus próprios caminhos, para fazer as suas próprias vontades.
Como quando, no deserto, eles não aguardaram os desígnios de Deus, e murmuraram, e entregaram-se à cobiça, o Senhor “deu-lhes o que queriam, isto é, a satisfação de seus apetites carnais, mas fez definhar-lhes a alma” (Sl 106:15). Eles se tornaram infelizes em seus prazeres.
Então, o Senhor espera de nós uma atitude diferente: que não o entristeçamos, mas que respondamos amorosa, fiel, obedientemente.
Isto dará satisfação ao coração do nosso Deus, que nos quer para si, que deseja nos abençoar sempre, que deseja fazer-nos mais plenamente conscientes de sua presença, dar-nos mais de si mesmo, e assim, mais de sua graça, poder, frutos, e toda a sorte de coisas boas.
Ou lembrando o que diz nosso catecismo maior, a respeito das regras que devemos observar para compreender melhor os mandamentos da lei do Senhor:
“...onde um dever é prescrito, o pecado contrário é proibido; e onde um pecado é proibido, o dever contrário é prescrito” [4].
Onde lemos: “Não entristeçais o Espírito”, também devemos entender: “Alegrai, dai satisfação ao Espírito”.
Conclusão
O Espírito Santo, é pessoa da Santíssima Trindade através de quem Deus opera em nós todas as graças que nos são dadas por meio da salvação em Jesus Cristo: ele nos regenera, nos concede a fé, o arrependimento, nos sela como filhos de Deus para o dia da redenção; ele nos santifica, nos dá o testemunho interno pelo qual sabemos que somos filhos de Deus; ele nos ensina a orar, nos batiza no corpo de Cristo que é a sua Igreja, nos concede dons espirituais, nos dá poder para testemunhar.
A nossa vida é totalmente dependente do gracioso agir do Espírito Santo em nossas almas.
Mas não é uma dependência passiva, na qual nada fazemos. Ele quer “santas reações” de nossa parte: que não o entristeçamos com atitudes e comportamentos que sejam contrários ao seu caráter; ao contrário, que o alegremos, esforçando-nos, pelo seu poder e auxílio, a ser imitadores de Cristo.
Quanto mais fidelidade de nossa parte, mais experimentamos a presença abençoadora do Espírito Santo em nossas vidas: mais de sua alegria, de sua direção, de seus rios de água viva fruindo em nosso interior.
Aplicação
Examine o seu coração:
Existe alguma coisa em seus sentimentos, alguma coisa em seus pensamentos, que desagrada ao doce Espírito de Deus? Alguma obra da carne?
Examine seu comportamento, suas palavras, suas atitudes. Alguma coisa que ofende ao Espírito Santo?
Existe uma “boca suja”, impura, ou mentirosa, ou caluniadora, fruto de coração impuro?
Amargura? Inveja? Iras?
Palavras “duras”, condenatórias, julgadoras?
Alguém a quem você não perdoa?
Alguém a quem você “quer que morra”?
Alguma imoralidade sexual como adultério, fornicação (relações sexuais antes do casamento)?
Algum vício pernicioso? Cigarro, bebidas alcoólicas, ou outra coisa qualquer?
Algum ídolo no coração, como avareza?
Existe em você algum “espírito de medo”, ou de incredulidade? Algum espírito de murmuração?
Existe alguma coisa que você saber ser pecado, e não quer abandonar?
Se houver, confesse a Deus, peça perdão, busque o Espírito Santo, para que você tenha forças a fim de vencer o mal, mas não somente vencer o mal; também, e acima de tudo, ter mais de Deus em sua vida. Sem a manifestação de Deus a vida não tem graça.
E ainda: talvez o seu caso seja que você ainda não se arrependeu e recebeu a Jesus como seu salvador.
Veja: o Espírito Santo fala por meio da exposição das Escrituras.
Ele está falando agora, e dizendo que você precisa crer em Jesus para ser salvo.
Hoje, se ouvir a sua voz, não endureça o seu coração. Creia em Jesus, receba-o como seu Salvador. E então você também receberá o dom do Espírito Santo.


[1] Wayne Grudem, Teologia Sistemática (São Paulo, Vida Nova, 1999), pág. 530.
[2] Por exemplo, 1ª Pe 1:2
[3] Ruth Paxton,   http://www.celebrandodeus.com.br/Data_Site/002TextoSite.asp?ID=4621, acessado em quarta-feira, 22 de maio de 2013, às 21:07H.
[4] Catecismo Maior de Westminster, resposta à pergunta 99, 4ª regra.

16 comentários:

  1. eu vou cantar Vitória em Nome de Jesus não tem diabo inferno pecado ou seja lá o que for que vai me separar do amor de Cristo Jesus Ele é meu e eu sou DEle assim como também toda a minha família em Nome de Jesus ele já perdeu a batalha o inimigo já foi derrotado.
    em Romanos 16;20 diz em breve o Deus de Paz esmagará a satanás sobre os meus pés e o da minha familia eu creio nessa promessa em Nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão anônimo, a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, nosso Pai, a comunhão do Espírito Santo sejam com você e a sua família. No amor do Senhor.

      Excluir
  2. em Efésios 4:30-31 de acordo com esta verdade ,a tristeza que geramos ao Espirito santo esta ligada diretamente a que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Creio ter entendido a sua pergunta: o que em nós, poder provocar tristeza no Santo Espírito. É uma questão essencial. Na parte introdutória deste estudo, a partir do 23º parágrafo, afirmei que entristecemos o Espirito de Deus quando assumimos atitudes e comportamentos contrários ao caráter e à vontade dele, conforme nos é ensinado na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Por exemplo, as coisas mencionadas no contexto imediato pelo apóstolo Paulo, e outras semelhantes a elas. Espero ter ajudado.
      Deus a abençoe, amada.E se desejar, volte a escrever.

      Excluir
  3. Deus te abençoe por esse estudo,está sendo muito edificante para a minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Amém. Obrigado, Lari a aH. Conto com suas orações. Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  5. paz meu amado irmão este texto é muito lindo e grandemente importante pois tudo que lemos fala da nossa salvação esse texto também contextualizo com 1 Tessalonicenses 5:19 onde diz não apagueis o fulgor do Espirito Santo / ou em outras versões não apagues ou extinguais o Espirito Santo . que valorizemos esse estudo abençoado .amém meu amado irmão paz de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  6. Amem..Maravilhosa mensagem..Que Deus continue te usando com sabedoria e entendimento..

    ResponderExcluir
  7. olá irmão! Dou toda glória a DEUS por esta ferramenta que é Internet, porque em qualquer parte do mundo pode fazer chegar a Sua Palavra. Este estudo chegou até a mim através de uma amiga e que bênção está a ser para nós. Eu oro para que DEUS encontre em si um "vaso" disponível para o Seu uso e que este estudo, este ensino, possa ir além do que possa imaginar, edificando, construindo, exortando e transformando vidas, através de acção do Espírito Santo que faz toda Obra em nós. Obrigado pela partilha da sua sabedoria e experiência. DEUS poderosamente abençoa a sua vida, o seu ministério, a sua família em nome que é sobre todo nome. JESUS, yes! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Louvado seja o nosso gracioso Senhor. Obrigado, querido irmão, por suas orações. Deus o abençoe.

      Excluir
  8. Muito bom!!! Agora em 2019 q li .ajudou muito .espero q ajude mais pessoas como me ajudou.tenho q mudar muito meu jeito de ser .orem por mim amados .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus o abençoe,Márcio. A promessa do nosso Senhor para os que desejam santidade de vida é esta: Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça,porque serão fartos.

      Excluir
  9. falou muito ao meu coração chorei demais!!!

    ResponderExcluir

▲Topo