Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 25 de agosto de 2013

Uma Palavra aos adoradores do Senhor - Sf 3:8-20

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 17 de abril de 2011
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler o profeta Sofonias, cap. 3:8-20
8 Esperai-me, pois, a mim, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo. 9 Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR e o sirvam de comum acordo. 10 Dalém dos rios da Etiópia, os meus adoradores, que constituem a filha da minha dispersão, me trarão sacrifícios. 11 Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; então, tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte. 12 Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do SENHOR. 13 Os restantes de Israel não cometerão iniqüidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. 14 Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém. 15 O SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti; tu já não verás mal algum. 16 Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços. 17 O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 18 Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, eu os congregarei, estes que são de ti e sobre os quais pesam opróbrios. 19 Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia. 20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.
A mensagem deste livro foi pronunciada nos dias de Josias, rei de Judá. Portanto Sofonias foi contemporâneo de Jeremias, e talvez também do profeta Naum, que, assim como ele o faz aqui, anunciou a destruição da cidade de Nínive, que aconteceu em 612 a.C.
Assim como outros profetas, Sofonias proclamou os planos de Deus tanto para Israel como para as nações que de alguma forma estavam relacionadas com a nação israelita e também às nações do mundo de uma forma geral.
Desta forma, no cap. 1 ele se dirige a Judá e Jerusalém.
No cap. 2:1-7 ele fala sobre a Filístia, que ficava a oeste de Israel.
No cap. 2:8,9 fala sobre Moabe e Edom, as nações do leste.
Ainda no cap. 2:12-15, sobre a Etiópia, no norte da África, ao sudoeste de Israel, e que na época detinha o controle sobre o Egito.
E também fala sobre a Assíria, ao norte, cuja capital era Nínive.
Depois, no cap. 3:1-7 ele volta a falar sobre Jerusalém.
E de 3:8 em diante sobre os planos de Deus para as nações como um todo.
A expressão chave em Sofonias é “o dia do Senhor”, ou “aquele dia”.
O dia do Senhor era um tempo que estava se aproximando com rapidez, e no qual Deus iria julgar aquelas nações, inclusive Judá, por causa de seus pecados acumulados.
Com efeito, através de Nabucodonosor, o rei da distante Babilônia, o Senhor enviou a destruição anunciada pelos profetas.
Mas ao mesmo tempo, Deus anuncia que depois deste julgamento viriam os tempos de restauração, não somente de Israel, mas de todos os povos.
Porque entre todos os povos o Senhor suscitaria adoradores, gente que do mundo inteiro seria congregada para estar na presença de Deus e desfrutar da salvação que ele dá.
Leiamos novamente os vs. 9, 10.
“Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR e o sirvam de comum acordo.  10 Dalém dos rios da Etiópia, os meus adoradores, que constituem a filha da minha dispersão, me trarão sacrifícios.”
Tantos os demais povos, quanto os israelitas dispersos pelo mundo, invocariam o Senhor, tornar-se-iam seus adoradores, ofereceriam sacrifícios ao Senhor.
Agora, qual é o sentido disto?
Os escritores do Novo Testamento entendem que é uma referência à igreja, o Novo Israel de Deus, a Nova Jerusalém.
De acordo com o Novo Testamento, é através de Jesus Cristo que o Senhor Deus está agora chamando pessoas de todos os povos do mundo para que sejam seus adoradores, pois o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
E os sacrifícios que eles prestam já não são sacrifícios de animais, mas são sacrifícios espirituais.
O fruto de lábios que confessam o nome de Jesus.
O sacrifício de si mesmo, que cada crente faz, um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, num culto espiritual.
O sacrifício das obras de amor praticadas para com os irmãos.
Diante disto, entendemos que nas muitas vezes em que os profetas apontam para o futuro, mas usando como referência os rituais antigos, se deve ao fato de esta era a única maneira deles entenderem naquela época.
Não entendemos que devamos hoje, como igreja de Jesus, ressuscitar aqueles rituais.
Posto isto, o texto que temos diante de nós é uma mensagem dirigida aos adoradores do Senhor do nosso tempo, uma mensagem dirigida à igreja, da qual fazemos parte, que nos revela certas verdades permanentes, válidas para todos os momentos da história do povo de Deus.
Que verdades são estas?
1. Que a nossa sorte está nas mãos do Senhor
Veja o v. 20
“Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.”
O Senhor diz aos seus adoradores: “Quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos...”.
A sorte, quer dizer, o destino dos seres humanos e das nações não está no pé de coelho, no trevo de quatro folhas ou em qualquer outro amuleto.
A nossa sorte também não está escrito nas estrelas; não depende da conjunção dos astros, da disposição dos planetas, nos signos do zodíaco ou na numerologia.
Não está determinada em cartas de baralho, ou circunstâncias.
E também não está nas disposições do coração dos homens.
A nossa sorte está nas mãos do Senhor.
O Senhor tem determinadas certas coisas em seu coração, tanto para os que lhe pertencem quanto para toda a humanidade.
No v.8 ele diz que havia determinado a maldição para as nações ímpias:
“Esperai-me, pois, a mim, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo.”
Depois, do v. 9 em diante, as promessas do Senhor aos seus adoradores.
Ele diz que vai fazer isto, isto é, mudar a sua sorte, tanto espiritualmente quanto circunstancialmente.
1.1 - Primeiro, curando suas almas
No v. 13 há uma frase de valor indescritível e que resume o que o Senhor faz aos seus adoradores:
v. 13
Os restantes de Israel não cometerão iniqüidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante”.
Serão apascentados; serão cuidados pelo seu pastor, serão conduzidos em paz, e como resultado disto, terão suas vidas mudadas.
Ele dá lábios puros aos seus escolhidos.
v. 9
Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR e o sirvam de comum acordo.”
Lábios que não mentem, lábios que não enganam, lábios que invocam o nome do Senhor.
Ora, o Senhor Jesus nos diz que aquilo que os lábios falam são fruto do coração.
Por isto, os corações destes adoradores são também corações tocados por Deus.
vs. 11, 12
Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; então, tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte.  12 Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do SENHOR.”
O Senhor também os purifica de seus pecados, lava suas almas, limpa sua consciência.
Então eles já não se envergonham de suas obras más, já não se envergonham de seus pecados, porque o Senhor os apascenta. O Senhor os pastoreia
v. 15
“O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti...”.
1.2 – Segundo, o Senhor lhes muda as circunstâncias
vs. 18-20
Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, eu os congregarei, estes que são de ti e sobre os quais pesam opróbrios.  19 Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia.  20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.”
Agora, vale a pena notar os tempos dos verbos que descrevem as ações de Deus.
Às vezes, o Senhor fala sobre o futuro: “O Senhor fará...”
Às vezes, ele fala no presente: “O Senhor está fazendo...”
Às vezes fala como o Senhor já tendo feito
Isto quer dizer que seja o passado, o presente ou o futuro, a nossa sorte está nas mãos de Deus.
2. O Senhor está perto dos seus adoradores
v. 15
O SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti; tu já não verás mal algum”. 
v. 17a
“O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti...”
O Senhor está no meio dos seus adoradores, perto deles.
Lado a lado.
E na verdade, conforme nos ensina Jesus, por meio de seu Espírito Santo, dentro deles, habitando em seus corações, e disse assim: “Nunca te deixarei”.
E as atitudes do coração de Deus para com seus adoradores são estas:
Ele afastou as sentenças que eram contra ti.
Ele lançou fora o teu inimigo.
Ele se alegrará em ti.
Em seu amor, ele te renovará.
Ele é poderoso para te salvar.
Ele mudará a vossa sorte diante dos vossos olhos.
Mas não mudará olhando lá do céu, distante.
Ele anda no meio do seu povo, cuidando, pastoreando seus corações, levando-os nos braços.
Querido irmão, você invoca o nome de Jesus? Você tem a verdade em seus lábios? Você confia no Senhor? Você faz parte da congregação do Senhor?
É porque o Senhor purificou teus lábios.
Ele deu a você um coração crente.
Ele purificou você de seus pecados, e congregou você ao seu povo.
Você pertence a Deus, e a sua sorte não é com os malditos, mas com os abençoados do Senhor.
Você confia no Senhor? Você pode discernir o Senhor teu Deus cuidando de você até aqui, defendendo você contra Satanás, sustentando em suas provações, guiando você pelo desertos desta vida”.
Você pode enxergar que em todas as circunstâncias o Senhor está ao teu lado, te abençoando e dizendo: “Não temas”?
Que em todo o tempo ele diz: “Os teus pecados foram perdoados, você é meu adorador”?
Você confia que o melhor ainda está para vir?
3. O que o Senhor quer que você faça
3.1 – Espere pelo Senhor
v. 8
“Esperai-me, pois, a mim, diz o Senhor...”
“Pois há o dia que eu determinei para punir os ímpios e abençoar meus adoradores”.
Esperar significa depender, reconhecer que o tempo e o modo estão nas mãos Senhor.
Espere confiantemente pelo Senhor.
Espere com paciência
3.2 – Alegre-se no Senhor
v. 14
“Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém.”
3.3 – Anime-se no Senhor
v. 16
“Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços.”
Não desanime, não deixe a falta de esperança tomar conta da sua alma.
Não se sinta frustrado, não se deixe dominar pela amargura, não se deixe dominar pela ira.
O Senhor está perto.
Ele faz tudo certo, em seu tempo.
Tudo certo, de uma forma bela, muito mais do que possamos imaginar.
Então olhe para o Senhor, adorador de Jesus, e adore ao Senhor.

Ele mudará a sua sorte diante dos seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo