Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 2 de junho de 2013

Semelhante a um grão de mostarda - Mt 13:31, 32

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 2 de junho de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ver Mateus 13:31, 32
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo;32 o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.
Nós, os que moramos em grandes cidades, às vezes temos alguma dificuldade para “ver em nossa mente” a imagens usadas por Jesus em seus ensinos. Mas para as pessoas a quem ele se dirigiu primeiramente isto não era difícil.
Por exemplo, quando ele falou sobre o reino de Deus através desta parábola. Os “pés de mostarda”, ou mostardeiras, eram plantas muito comuns naquelas terras. Havia plantações, mas também aqui e ali, no campo e na cidade, podiam ser vistas mostardeiras solitárias. Muitos tinham uma delas plantada no quintal de sua casa.
Então ele conta de um homem que toma um pequenino grão de mostarda. É uma sementezinha bem pequenina, de mais ou menos um milímetro. Este homem planta a semente pequenina. E ela cresce. Quando cresce, torna-se a maior de todas as hortaliças, a ponto de muitos dizerem que é uma árvore.
Eu não conheço a mostardeira, mas certo comentarista diz que ela chega a ter três metros de altura.[1] Então, torna-se um abrigo para as aves do céu, que vêm fazer ninhos em seus ramos.
Assim é o reino de Deus.
Se o reino do céu é assim, então...
1º. É um reino que pode parecer insignificante, mas muito poderoso
É como a menor de todas as sementes, que colocada na palma da sua mão, mesmo na mão de uma criancinha, parece não poder muita coisa, mas que se torna uma grande árvore. E de uma só, se multiplica em muitas.
Quando nosso Senhor disse isto, seus discípulos eram um número muito pequeno de pessoas. Mas algum tempo depois ele voltou para o céu e ordenou que o Evangelho do Reino fosse pregado em todas as nações, até à sua volta. Durante certo tempo os primeiros discípulos ficaram pregando apenas em Jerusalém.
Mas vejamos o que está escrito em Atos 8:4
Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra (ARC).
Veja: este texto não está falando a respeito do trabalho dos apóstolos, mas do testemunho dos crentes que precisaram fugir da perseguição generalizada contra eles em Jerusalém. Fugiram e andavam dispersos entre as cidades de Israel e muitos outros lugares. E onde quer que iam, literalmente “anunciavam a boa notícia” da palavra de Jesus. Não era pregação; era o simples contar a boa notícia da salvação. E a mensagem de Jesus foi se espalhando cada vez mais, alcançando cada vez mais gente, em toda parte; de sorte que, quando Paulo escreveu a Carta aos Colossenses, ele disse que o Evangelho já estava produzindo fruto em todo o mundo.[2]
Agora, eu quero fazer duas aplicações disto para você, crente em Jesus:
1.1. Esta semente foi plantada dentro de você. O reino de Deus está dentro do teu coração
Desde o dia em que você creu em Jesus, converteu-se a ele, seus pecados foram cancelados, o Espírito Santo selou você como filho de Deus, fez de você uma nova criação, está a cada dia te santificando, te levando a crescer na graça de Deus, a ter comunhão com ele. [3]
Por meio da fé em Jesus Cristo você foi tirado do império das trevas e transportado para o reino do Filho do amor de Deus. [4] O reino de Deus, que não é comida nem bebida, mas paz, justiça, alegria no Espírito Santo, está instalado na tua alma. [5]
O reino de Deus se tornou um abrigo no qual você aninha o seu coração. Quando você é tentado, quando é provado, quando se entristece, quando se sente fraco e desorientado, o Espírito Santo, como um pastor que cuida de suas ovelhas, protege e consola você. Quando precisa orientação, motivação, renovação de forças, encorajamento, “inspiração”, você alegremente experimenta o fato de que o Senhor é o teu pastor, e nada te faltará. [6]
Parece uma “coisinha simples”, mas é o poder do Todo Poderoso agindo em sua alma; é o mesmo poder que ressuscitou Jesus de entre os mortos, que ressuscitou tua alma, que fez de você um portador da vida eterna.[7] O seu destino é o céu.
1.2. O Evangelho do reino de Deus “está na tua boca”
Rm 10:8, 9
8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Neste texto somos ensinados que o que está no coração se manifesta através da nossa boca. Se cremos em Jesus, nós o confessamos como nosso Senhor. Isto é uma coisa natural.
Agora, se esta palavra da fé, esta semente do reino está dentro do nosso coração, não é difícil anunciá-la.
2ª Co 4:13
Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos.
Muitas vezes Satanás nos diz que anunciar é difícil, que nossas palavras são fracas, que não temos “jeito para a coisa”. Mas Satanás é mentiroso. Creia no que diz o Espírito Santo. E fale de Jesus, mesmo que você se sinta fraco em si mesmo. Pois a nossa suficiência vem de Deus.[8] O reino de Deus é uma semente que pode transformar vidas, que pode salvar, que pode crescer e se multiplicar.
Esta semana eu ouvi de um homem que eu conheço; a sua experiência recente numa festa de aniversário. Alguém pediu que ele “desse uma palavra devocional”, estas meditações breves e simples que muitos costumamos fazer em ocasiões como estas. Então ele falou sobre a misericórdia de Deus (um conceito que para nós é muito simples, pois estamos acostumados a viver com esta consciência deliciosa, da misericórdia de Deus por nós).
A misericórdia é aquele doce atributo pelo qual o Senhor perdoa nossas iniquidades, sara nossas enfermidades, livra-nos da perdição eterna, trata-nos com a compaixão de um Pai para com seus filhos.[9] E enquanto ele falava sobre a misericórdia, um homem ficou a chorar. Depois este homem o procurou e disse: “Olha, o que você falou salvou a minha vida”. E abriu seu coração, compartilhou seus problemas, e então este meu conhecido explicou para ele o Evangelho da nossa salvação.
O que eu desejo dizer é que uma mensagem do reino de Deus, por mais simples e pequenina que seja, tem o poder de penetrar fundo num coração humano. Como diz a Carta aos Hebreus, a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Ela trás à tona o nosso ser interior, revela nossa alma e transforma o que somos por dentro.[10]
Ela é poderosa mesmo quando não estamos nos sentindo fortes para anunciá-la. Ela é não depende dos nossos sentimentos. Não depende de nossa disposição física. Nem de nossa habilidade de persuasão. Não depende da sofisticação de nossas palavras. Ela é poderosa em si mesma.
Certa ocasião (foi na Igreja de Vila Continental) eu estava pregando, num domingo de manhã. Estava me sentindo fisicamente esgotado, pois tivera uma semana difícil. Enquanto eu pregava, uma jovem senhora, visitante pela primeira vez, acompanhava atentamente. No domingo seguinte ela voltou, e no outro.
Quando fui visitá-la ela me disse que, desde a primeira vez que ouvira a mensagem, palavras dela: “Eu abri meu coração e cri em Jesus. Quero ser batizada.” No fim daquele ano ela fez sua profissão de fé. Hoje já está com o Senhor, no céu.
Não preciso ficar multiplicando os exemplos, irmãos: o que desejo destacar é que o reino de Deus é uma coisinha que parece tão fraca, tão pequena, mas que quando penetra no coração humano através da Palavra, transforma, salva, muda o coração, faz do homem nova criação.
Plante a pequenina semente. Plante quantas sementes puder. A Palavra de Deus não voltará vazia.
2º. O reino de Deus é um reino para todos os povos
A imagem de um reino como uma grande árvore era familiar aos judeus, pois eles conheciam os profetas do Antigo Testamento.
Por exemplo, em Daniel capítulo 4 nós lemos que Nabucodonosor, e seu grande reino babilônico, foi descrito por Deus desta maneira, por haver se tornado um vasto império, que dominava imensa parte do mundo então conhecido, desde o norte da África, passando pelo Oriente Médio e parte da Ásia.
Daniel explicou que Nabucodonosor era uma árvore que cresceu e se tornou forte, cuja altura chegou até ao céu, e que foi vista dominando por toda a terra, cuja folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos as aves do céu faziam morada. [11]
Ezequiel também falou assim, referindo-se aos assírios: a Assíria era um cedro no Líbano, de lindos ramos, de sombrosa folhagem, de grande estatura, cujo topo estava entre os ramos espessos. As águas o fizeram crescer, elevou-se a sua altura, e todas as aves do céu se aninhavam em seus ramos.[12]
Mas Ezequiel profetizou que no monte alto de Israel seria plantada uma árvore maior, mais excelente, na qual se abrigariam aves e animais.[13] E Daniel, que viria um reino eterno, suplantando todos os outros.[14] É o reino que chegou em Jesus.
Interessante que muitos rabinos judeus “costumavam chamar os gentios de ‘aves do céu’”.[15] E isto é o que faz o reino de Deus: alcança a todos os povos, mais do que os antigos reino babilônico e assírio, porque alcança todos os povos do mundo.
A ordem de Jesus é esta: “Fazei discípulos de todas as nações”.[16] Porque com o seu sangue, ele comprou para Deus os que procedem de todo povo, tribo, língua e nação.[17]
Apenas para ilustrar: eu sempre pensei nos haitianos (pelo estereótipo que vemos nos filmes americanos) como praticantes de vodu. “Todo haitiano de filme é praticante de vodu”.
Mas ainda que o vodu seja realmente praticado por grande parte da população, no Haiti existe entre um milhão e um milhão e meio de pessoas que são evangélicas, especialmente pentecostais. [18] Recentemente eu soube que imigrantes haitianos estão se reunindo em pelo menos um templo evangélico em Manaus.
Mesmo nos países em que há grande perseguição religiosa, mesmo nos países em que o ateísmo tem avançado, mesmo nos países avessos ao Cristianismo, existem multidões dos que foram comprados com o sangue de Jesus. E mesmo entre os milhões que hoje são contrários ao Evangelho, muitos poderão ser convertidos ao Senhor. Não vemos isto no exemplo do apóstolo Paulo? Também não vemos na história de Jonas e a conversão da cidade de Nínive? E de muitas nações na História de Igreja?
Aqui, vamos também pensar numa aplicação prática: além de anunciar o Evangelho do reino, orar por nossa nação. Orar por conversões. Juntarmo-nos a milhares de irmãos em contínua intercessão, como Paulo orava em favor da conversão dos seus compatriotas. Como John Knox orava em favor de sua querida Escócia.[19] Como as centenas de testemunhos que lemos na História de nossos antepassados da fé, e em muitos lugares nos dias de hoje. Acho que a Coréia do Sul é o exemplo mais conhecido.
Veja 2º Cr 7:14
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
3º. É um reino que abriga, um reino que abençoa
“As aves do céu vêm se abrigar em seus ramos”. Faz lembrar o Salmo 84, onde o escritor diz se sentir como um passarinho, que faz seu ninho na casa do Senhor.[20]
É um reino que abriga os cansados e aflitos, os que choram, os humildes de coração, que redime os pecadores de toda sorte. É um reino no qual somos livres do fardo de nossas culpas, nos qual nos sentimos protegidos no amor e no poder de Deus. No qual nos sentimos aceitos, no qual somos amados, no qual recebemos provisão para o descanso de nossas almas.
Desde agora, e na eternidade. No reino dos céus você encontrará Maria Madalena, da qual Jesus expulsou sete demônios; encontrará Zaqueu, o corrupto arrependido; encontrará Jacó, o “enganador” que se tornou Israel, o “príncipe de Deus”, encontrará a mulher de vida imoral, que foi lavada de seus pecados; encontrará muitos ex-alcoolatras, muitos ex-adúlteros, muitos ex-ladrões, e até muitos ex-fariseus. Pessoas que, de si mesmas, não poderiam se transformar, não poderiam se regenerar, mas que vieram a Jesus, confessaram ser pecadoras, necessitadas de salvação, e foram perdoadas, foram purificadas, foram justificas no nome de Jesus pelo Espírito do nosso Deus.[21]
No céu você encontrará gente de toda espécie, de todas as nações, de todas as classes sociais; porque não há restrição. Não há acepção de pessoas. É abrigo para todo aquele que desejar. Quando Jesus vier, ele dirá aos que nele creem: “Vinde, benditos de meu Pai, e tomais posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo...” [22]
Vejamos também Jo 14:1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Sabem, meus irmãos?... Às vezes eu ouço um ou outro pregador moderno fazendo uma caricatura desta mensagem dizendo que “nós precisamos rever o nosso conceito de salvação; que a salvação não é apenas um livramento do caldeirão do inferno e um passaporte para o céu, mas vida em abundância, e que onde quer que haja vida, ali há salvação”.
É claro que a salvação não se resume em nos livrar do inferno e conduzir ao céu. A Bíblia ensina mais que isto, e os crentes em Jesus acreditam na Bíblia.
Então sabem que a salvação toca a totalidade na nossa existência; que significa conhecer a Deus por meio de Jesus, viver pela fé na graça de Deus, em amor para com o Senhor e para com o seu próximo, crescer espiritualmente, praticar boas obras como fruto do amor de Deus derramado no coração, trabalhar com alegria e dedicação, participar da igreja, cuidar deste mundo criado por Deus, buscar o reino de Deus em todas as áreas da vida.
Os crentes sabem de tudo isto, creem em tudo isto, e ainda que muito imperfeitamente, seja individualmente, seja em família, seja como igreja ou cidadãos do mundo, buscam viver à altura desta gloriosa vocação.
Mas suponhamos, por um momento, que tudo o que a Bíblia ensinasse sobre a salvação fosse o livramento da ira vindoura; o livramento do sofrimento eterno e a vida com Jesus no céu. Suponhamos que toda a mensagem da salvação fosse que, por seu sangue, Jesus nos purificou dos nossos pecados e nos leva para o reino de seu Pai. Suponhamos que a única promessa de Jesus fosse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas... vou preparar-vos lugar...” [23]
Você acha que isto seria pouco? Você acha que ter um lugar seguro no céu é uma mensagem pobre? Acha que é uma salvação pequena? Uma pessoa que acha esta mensagem “irrelevante pra o homem contemporâneo” está errada. Pois o homem contemporâneo, sem Jesus está tão condenado quanto os homens dos séculos passados. Porque ter um abrigo eterno no reino dos céus é uma bem-aventurança sem igual, que nada neste mundo pode substituir. É a mensagem que Jesus pregou, e nos ordenou a pregar. “O céu é um lugar maravilhoso, cheio de glória e gozo”. É a casa do Pai, a morada de Deus. E é para nos conduzir ao céu que Jesus morreu na cruz. E é para este abrigo eterno que o Evangelho chama a todos; para esta segurança e proteção. Porque o reino do céu é uma árvore grande, na qual podem vir se abrigar todas as aves.
Conclusão
Antes de pensar na última aplicação, vamos fazer um resumo:
O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo; a qual, na verdade, é a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que todas as hortaliças, e se faz árvore, de sorte que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.
É uma semente pequenina, mas poderosa para trazer a presença de Deus, sua paz, sua justiça, a alegria no Espírito Santo. Quando esta sementinha vem ao coração pela Palavra de Deus, ela produz vida em abundância, que cresce e se multiplica, aqui e na eternidade. É uma sementinha que frutifica nos lábios de todo aquele que a tem.É uma árvore que abriga a todo aquele que vem se aninhar em seus ramos.
Você tem esta sementinha plantada em seu coração? Se tem, alegre-se, aninhe-se, descanse em seus ramos. E como os passarinhos fazem, leve esta semente adiante. Leve confiantemente. Ela é poderosa.
Se ainda não tem esta sementinha, querido, não perca tempo. Não endureça o seu coração. O tempo de ouvir à voz de Deus é hoje. O tempo de crer é hoje. O tempo de receber a Jesus é hoje. O tempo de ser salvo é hoje.

[1] Simon J. Kistemaker, As Parábolas de Jesus (São Paulo, CEP, 1992), pág. 68, n.8.
[2] Cl 1:6
[3] At 2:38; Ef 1:13; 2ª Co 5:17; 1ª Ts 5:23; 2ª Co 13:13
[4] Cl 1:13
[5] Rm 14:17
[6] Sl 23
[7] 1ª Jo 5:11-13
[8] 2ª Co 2:16; 3:5
[9] Sl 103
[10] Hb 4:12
[11] Dn 4:20-22
[12] Ez 31:3-6
[13] Ez 17:23, 24
[14] Dn 2:44, 45
[15] Kistemaker, ibid, n. 9.
[16] Mt 28:18-20
[17] Ap 5:9, 10
[19] Alderi Souza de Matos, http://www.mackenzie.br/7014.html, acessado em sábado, 1 de junho de 2013, 11:52
[20] Sl 84:1-3
[21] 1ª Co 6:9-11
[22] Mt 25:34
[23] Jo 14:1, 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo