Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 23 de junho de 2013

O reino dos céus é um tesouro - Mt 13:44-46

O reino dos céus é um tesouro
Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 23 de junho de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Mateus 13:44-46
44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo 45 O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas 46 e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.
Certa ocasião, um homem estava arando seu campo em Suffolk, Inglaterra, quando encontrou um cofre, do tempo dos romanos, que continha vasos de prata.[1] Aquilo era um pequeno e valioso tesouro, não só por causa do metal precioso, mas especialmente por sua importância histórica.
Na antiguidade, devido às inconstâncias políticas, e especialmente em tempos de guerra, muitas pessoas preferiam esconder seus tesouros em lugares assim, de difícil acesso a quem não soubesse deles. E se acontecesse de o dono morrer, sem quem alguém soubesse da existência do tesouro, ele ficaria perdido. Segundo os rabinos judeus, se alguém encontrasse um tesouro em circunstâncias assim, poderia ficar com ele.[2]
Esta parábola de Jesus foi contada tendo um contexto parecido: um homem estava andando no campo. Quem sabe algo brilhando no chão tenha chamado sua atenção. Quem sabe tropeçou nalguma coisa.
Mas sem que esperasse, descobriu que ali havia um tesouro enterrado; um tesouro que, por si só, valia muito mais do que o campo em que estava escondido. Então, o que ele fez? Voltou prá casa, vendeu todas as coisas que tinha, ficou sem nada, e investiu tudo na compra do campo. E tendo comprado, ficou com aquele imenso tesouro.
Logo em seguida a esta, Jesus nos conta mais uma história parecida. Mas nesta é um grande negociante, que não está apenas andando por certo lugar. É alguém que está procurando boas pérolas. E de repente, em sua procura, ele encontra uma pérola inigualável. É a coisa mais preciosa que ele já encontrou na vida.
Então ele também, junta tudo quanto tem, inclusive todas as suas outras pérolas, vende, e radiante de alegria compra a pérola de grande valor. Ele não consegue se conter de contentamento, porque este é o melhor negócio que já fez na vida.
Com estas duas parábolas, nosso Senhor está descrevendo como é o reino de Deus para aqueles que o encontram: é um tesouro que vale a pena você dar tudo o que tem em troca dele; é a pérola de grande valor, que excede todas as demais, que faz transbordar de alegria o coração daquele que a possui.
1. O reino dos céus é um dom da graça de Deus
Vocês percebem, meus amados, que o propósito de Jesus, nas duas histórias, é descrever o valor do reino pra aquele que o encontra. E também que existem certas semelhanças e certas diferenças entre estas duas histórias.
1. Na primeira história, o tesouro é encontrado casualmente: o homem não está procurando.
Quem sabe passando por ali... Quem sabe arando a terra, para plantar em seguida... Quem sabe procurando uma ovelha perdida... Mas o fato é que, de repente, sem esperar por aquilo, deparou-se com o imenso tesouro.
Sabem, meus irmãos, que muitas vezes é assim que Deus se deixa revelar?
Esta é uma das maravilhas da graça divina, o fato de que muitas vezes o homem anda distraído em seu caminho, apenas cuidando da vida (ou não), e de repente, sem que ele espere, “Deus aparece”, quero dizer, Deus se revela, e se faz conhecer ao coração daquele homem.
Vamos ler Romanos 10:20
E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.
Nos vs. 20 e 21, Paulo está citando o profeta Isaías, onde o Senhor descreve a rebeldia espiritual de Israel, pois mesmo dizendo que buscava a Deus, eram gente dura de coração. Por isto Deus, por sua própria determinação, “se esconderia” de Israel e se revelaria aos gentios; povos que na verdade não buscavam ao Senhor, pois tinham outros deuses. Então, o verdadeiro Deus se revelaria e seria encontrado, por pessoas que não o estavam procurando.
Assim na parábola do tesouro escondido. Foi encontrado “por acaso”; foi encontrado por alguém que não estava procurando.
Um exemplo bem conhecido por muitos:
David Brainerd foi um jovem missionário que motivado pelo amor de Cristo se propôs a pregar o Evangelho numa região norte americana habitada por índios muito hostis. Eles odiavam os “brancos” porque estes os embriagavam, roubavam, violentavam, tomavam suas terras.
Mas David Brainerd, assim como todo aquele que conhece a Deus, não era desta estirpe. Ao contrário, o que ele desejava era a salvação eterna dos índios, e foi para lá, mesmo sabendo que estava penetrando numa terra hostil.
Certa noite, o missionário estava sozinho na mata, e os índios se aproximaram furtivamente para matá-lo. Mas quando chegaram perto viram que ele estava prostrado em terra, chorando e clamando ao “Grande Espírito” pela eterna salvação deles. Então, da mesma maneira como haviam se aproximado, se afastaram, sem que Brainerd percebesse o que havia acontecido.
No dia seguinte ele corajosamente entrou na aldeia, e foi recebido como um anjo de Deus, com lágrimas de gratidão dos índios, porque o que buscava era a salvação de suas almas.[3]
Eu que desejo destacar é que estes índios que foram alcançados ali encontraram algo que não estavam procurando.
Como tem acontecido com muitas pessoas que são alcançadas pelo Evangelho. É Deus que, por sua graça, desperta pregadores, missionários, e todos os crentes, seja em lugares distantes, sejam próximos, sejam grandes cidades, sejam pequenas vilas, para que busquem os perdidos, para que falem em amor, para que anunciem a notícia valiosa, salvadora. E quando estas pessoas assim alcançadas encontram este tesouro, é a maior alegria da vida, é o bem mais precioso.
2. Mas na segunda parábola é diferente: a pérola de grande valor é encontrada por alguém que está procurando preciosidades.
E nesta procura, encontra uma que é de valor inestimável. Mais do que todas. Tal como se dá com muitas pessoas em sua busca de Deus.
Existem muitas coisas boas nesta vida, pela bondade de Deus. E em todas elas existe uma certa gratificação, uma certa satisfação dos sentidos: no trabalho, na família, nas amizades, nas artes, nas filosofias, nas religiões.
Mas certas pessoas, mais do que outras, sentem que nada disto pode preencher o vazio de seus corações. Elas sentem sede de Deus. E o procuram.
A minha experiência, como a de muitos, foi esta, quando de minha adolescência: eu desejava conhecer a Deus; sentia falta dele. Então comecei a procurar: no “Gita”, no “Vedas”, no Evangelho de Kardec, no Budismo, no Rosacrucianismo, e muitas outras espécies de religião. E ainda que em todos estes livros, misturadas a toda sorte de erro, haja algumas coisas interessantes, pela graça de Deus, comecei a ler a Bíblia, e foi na Bíblia que eu encontrei a resposta para todo o meu anseio sobre Deus.
Vamos ler Colossenses 2:3 (1-3)
1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; 2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
Como o tesouro escondido no campo, em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria do conhecimento de Deus.
Pois Cristo, nos diz a Bíblia, é a encarnação de Deus.[4] Ele é a imagem do Deus invisível, o ser supremo de toda a criação. Nele, por ele, e para ele, foram criadas todas as coisas, as visíveis e as invisíveis.[5] Ele é o resplendor da glória, a expressão exata do ser Deus. Ele é o que sustenta todo o Universo pelo poder da sua Palavra. E todos os anjos do céu o adoram. [6] Ele é totalmente santo, digno da nossa vida. Ele odeia tudo o que é mal. Ele odeia tanto o pecado, e nos ama tanto, que se fez carne, habitou entre nós, e morreu na cruz levando o castigo que era nosso, e assim é que fez a purificação de todos os nossos pecados.
Agora leiamos também Colossenses 1:26, 27
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; 27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.
Preste atenção a estas palavras da Palavra: “Cristo em vós, a esperança da glória”. Nós somos apenas como que frágeis vasos de barro. Mas desde que cremos em Cristo, desde que, usando a linguagem de João, nós recebemos a Cristo, ele veio habitar dentro de nós.[7] O Senhor do Universo, o criador de todas as coisas, o nosso Deus e Salvador, habita no coração de todo aquele que o recebe.
Se você tem a Jesus você tem tudo. E ele diz: Nunca te deixarei; jamais te abandonarei.[8]
Se você estiver num lugar deserto, Jesus está ali com você. Se estiver em meio a uma multidão, Jesus está com você. Se estiver passando momentos alegres, Jesus está com você. Se em tristeza, não está sozinho. Ele te ajuda em todas as situações. Segura sua mão. Te orienta. Quando você erra, ele perdoa. Ele ouve suas orações. Ele dá sabedoria, te conduz por este mundo, e depois de todas as coisas te leva para o céu. Encontrar Jesus foi o maior tesouro da minha vida. É o maior tesouro que qualquer pessoa pode receber.
Veja a promessa de Deus para os que o buscam
Jeremias 29:13
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
O que vemos então, amados, nestas duas histórias, é que o reino vem a nós pela graça de Deus: há daqueles que não o estão procurando; e há daqueles que, embora estejam procurando, nem o sabem ao certo.
Mas de repente Deus se revela ao coração; ilumina os olhos da alma, fala com o nosso ser interior. E quando alguém o encontra, percebe que tem diante de si o maior de todos os tesouros, a pérola mais preciosa.
“Jesus é melhor que ouro e bens”.
É “melhor que riquezas e posições”.
Jesus é o grande tesouro da alma.
2. O reino dos céus é um tesouro que não pode ser comprado
Na primeira parábola, o valor do tesouro escondido é muito maior do que o valor do campo. Mesmo que o homem trabalhasse a vida inteira, não poderia conseguir o suficiente que se equiparasse ao tesouro.
O reino do céus é mais valioso, mais caro do que todos os nossos recursos. Aliás, ele é um tesouro muito mais valioso do que todas as riquezas do Universo reunidas. Não é algo que se conquista com trabalho, pelas boas obras, pela capacidade humana. O seu valor excede a tudo quanto poderíamos fazer para adquiri-lo.
1. Algumas pessoas pensam que podem conquistar o reino dos céus com boas obras.
Mas veja o que a Bíblia diz sobre nossas “obras de justiça”.
Isaías 64:6
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.
2. Outras pessoas pensam que podem alcançar o reino dos céus fazendo obras religiosas – fazendo caridade, servindo como missionários, trabalhando na igreja, e coisas semelhantes.
Mas nisto também a Bíblia fala diferente.
João 6:28-29
28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
A obra que “devemos fazer para Deus” (e que não é nossa, mas de Deus), é que creiamos em Jesus.
3. Outros, ainda, pensam que podemos alcançar o reino através de uma “vida impecável” – “não fumando, não se embriagando”, não cometendo qualquer tipo de pecado.
Mais uma vez, a Bíblia diz que o caminho não pode ser este.
Romanos 3:23
Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
Pecado não é somente “fumar, beber, mentir, adulterar”, e coisas semelhantes. Pecado é todo o comportamento, e também as coisas do coração, que são contrárias à lei de Deus. Ódio no coração é pecado. Inveja é pecado. Sensualidade, lascívia, vaidade, orgulho.
Por isto, vez após vez, o Espírito Santo nos diz, na Bíblia, que homem nenhum pode conseguir a sua salvação através de suas obras. Todos somos pecadores, e mesmo quando fazemos o melhor de nós, diante da santidade de Deus, nossas justiças são como um pano sujo. Não temos como pagar pela nossa salvação.
Qual é então, o caminho de acesso ao reino de Deus? Como alcançar a vida eterna? O que a Bíblia ensina?
Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O salário, o pagamento pelo pecado, é a morte. Se Deus houvesse de nos pagar por alguma coisa, seria pelos nossos pecados. E o salário é a morte.
A vida eterna não é um pagamento de Deus a nós, por aquilo que possamos fazer de bom. É um dom. Um dom gratuito. Um dom gratuito que Deus nos concede em Jesus Cristo.
Vejamos também Romanos 11:6
E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
Eu acho que uma das ilustrações mais fortes desta verdade, que temos na Bíblia, está registrada em Lucas 23:39-43
39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Eu sei, amados, que para o coração orgulhoso esta doutrina bíblica é injusta. O coração orgulhoso quer chegar ao céu por seus próprios merecimentos. Por suas próprias obras. Por sua própria justiça. E não admite que alguém possa ser salvo sem merecer. E se insurge contra a justiça anunciada por Deus no Evangelho.
Mas o coração humilde, o coração do homem que reconhece os seus pecados, que conhece o mal que habita dentro dele mesmo, que não se considera melhor do que ninguém, nem mesmo melhor do que um ladrão, ah!, esse coração abraça esta doutrina com gratidão.
E diz: “Como Deus é maravilhoso. Pois em sua justiça, em seu amor, ele decidiu sofrer em meu lugar, sofrer pelos meus pecados, para me dar uma salvação que eu preciso, mas não mereço, e não tenho como conquistar por mim mesmo”.
E humildemente recebe esta salvação, pela fé em Jesus. Pois o reino dos céus, o valor dele é muito maior do que tudo o que podemos pagar. É algo que só podemos receber, gratuitamente.
3. O reino dos céus é um tesouro dado ao que entrega tudo o que tem
Pode parecer uma contradição, mas preste atenção: este homem que encontra o tesouro não tem como comprá-lo. Então ele vende tudo o que tem e compra o campo. E o tesouro vale muito mais que o campo.
O valor do tesouro é maior do que tudo, e ele não tem como pagar; mas se entregar tudo, ele ganha o tesouro. E mesmo tendo entregado tudo, está muito feliz, porque agora tem um tesouro infinitamente superior.
Com isto Jesus está dizendo o quanto o reino dos céus é valioso para o crente. O crente alegremente abre mão de todas as coisas que poderiam prendê-lo a este mundo, abre mão de todas as coisas que poderiam cativar seu coração, atrapalhar seu caminhar com Deus, sua vida espiritual.
Paulo testemunhou sua experiência espiritual quando conheceu Jesus.
Filipenses 3:4-9
4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. 8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé
Nos vs. 4 a 7 ele faz uma série de citações quanto à posição que tinha em Israel antes de se tornar cristão. Coisas das quais qualquer judeu se orgulharia muito, pois dentro da cultura deles eram imensamente importantes.
Era um homem socialmente reconhecido, respeitado. Mas veio a conversão a Jesus, e com esta conversão a rejeição por parte de Israel.
No entanto, tudo o que ele perdeu, para ele já não significava mais nada, porque agora conhecia ao Senhor. E tudo o que importava agora, era conhecer a Cristo cada vez mais, confiar cada vez mais, pois o conhecimento de Jesus é o maior de todos os bens.
Agora vejamos uma pessoa que não entendeu a grandeza deste tesouro.
Marcos 10:17, 21-24
17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!
Veja: não significa que todas as pessoas devem vender tudo o que têm, dar aos pobres e assim conquistar a salvação: Lídia, a abastada comerciante de Filipos, não foi constrangida a fazer isto. Nem José de Arimatéia, o rico que cedeu seu túmulo para o sepultamento de Jesus. Também não foi o caso de Salomão, ou Abraão, e não há nenhuma instrução na Bíblia neste sentido.
Mas é que neste caso aqui, o v. 24 diz especificamente que o coração deste homem estava em suas riquezas. Era nelas que este homem confiava.
Por isto Jesus diz que ele devia abrir mão de tudo quanto possuía. Assim como Paulo que, ao conhecer Jesus, abriu mão de tudo: seus títulos, sua posição, seu reconhecimento, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo.
Do que o crente abre mão? De tudo, pois ele dá a Cristo o seu coração. E com o seu coração, tudo o que ele ama; tudo em que ele confia.
Apocalipse 5:11, 12
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, 12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
João está descrevendo uma cena do céu: trilhões de seres celestiais adorando ao Senhor Jesus. Ele é chamado “o Cordeiro que foi morto”. É uma referência à sua morte em nosso lugar. Pelos nossos pecados; por amor a nós; por amor à justiça; para nos dar vida eterna. Então este número incontável de anjos o adora e diz que Jesus é digno de receber o poder, e riqueza, e força, e honra, e glória e louvor.
Ora, quando um homem encontra a Jesus, o seu coração se une ao céu, e ele entrega tudo a Cristo: entrega seu coração, entrega sua mente (sua sabedoria), entrega os seus bens (a sua riqueza), a sua força, todo o seu ser. E ele diz: Senhor, já não sou meu. Eu pertenço a ti. Meus bens são teus, para o teu reino em primeiro lugar. Minhas forças físicas são tuas. Meu tempo é teu. Tudo o que sou e tudo o que tenho pertencem ao Senhor.
O coração do crente confia em Cristo. Ele ama a Cristo. Ele espera em Cristo. Ele honra e adora a Cristo.
Então, embora ele continue trabalhando normalmente, e se case, e tenha filhos, e goste da vida, e “curta” a vida e tudo o mais, todas as coisas agora pertencem a Cristo, e se for necessário, abre mão de qualquer coisa, por amor ao Redentor. Como os apóstolos abriram mão de tudo, para seguir a Cristo e pregar o Evangelho no mundo.
Mas não é somente “um abrir mão” de algo que seja um empecilho; é também um consagrar positivo, de tudo o que ele é e tem, para a glória de Cristo. E não é uma entrega infeliz, tristonha. Ao contrário, é uma entrega libertadora, que trás felicidade, que torna o homem transbordante de alegria. Alegria da salvação, da vida eterna, do conhecer a Deus.
Conclusão
Quando o reino dos céus se manifesta na vida de uma pessoa, ela imediatamente percebe que foi a graça de Deus que veio ao seu encontro. Mesmo que estivesse procurando, sabe que nunca encontraria de si mesmo, mas que a bondade de Deus se revelou a ele.
Em Cristo ele encontra o maior tesouro do Universo: ele trás em si todas as inesgotáveis riquezas da vida eterna. E então se torna a sua suprema fonte de alegria, prazer e motivação de viver.
Quem tem Jesus tem tudo. E quem tem Jesus entrega tudo a ele, confiante e alegre, honrando a Jesus com alguém digno de toda a sua existência.
Aplicações
Eu gostaria de convidá-los a um momento de adoração a Cristo. Uma oração de entrega.
1. Aos que já são crentes em Jesus, que o estão seguindo como seus discípulos
Jesus é o seu grande tesouro? Maior que todas as riquezas? Maior que o seu próprio eu? Diga isto a ele em oração. Adore ao Senhor entregando a ele todo o teu ser.
Entregue seu corpo, a fim de que seja um instrumento do Senhor: seus lábios, seus talentos, sua aparência, até a sua maneira de se vestir, que seja para a honra do Senhor. Que o teu corpo seja um instrumento de justiça, e não de pecado. Entregue ao Senhor os teus olhos, os teus ouvidos, as tuas mãos, os teus pés.
Entregue ao Senhor os teus dons. Você tem usado os dons que recebeu de Deus para a glória de Jesus?
Entregue ao Senhor o teu dinheiro, os teus bens materiais, o teu tempo, a tua sabedoria, a tua força, a tua influência, todo o teu ser. Entregue ao Senhor a tua vida profissional, as tuas amizades, os teus relacionamentos.
Se houver em sua vida alguma coisa que não honra ao Senhor, abra mão, renuncie. Jesus é digno disto? E seja feliz em sua consagração ao Senhor.
2. Aos que ainda não são discípulos de Jesus
Você entendeu quão grande tesouro tem aquele que conhece a Cristo? Você percebe quão maravilhoso é Jesus? Percebe como ele é digno de confiança e amor? Quer entregar sua vida a Jesus, agora?
Então ore, invoque o nome de Jesus, entregue-se a ele, e comece a segui-lo já.
Leia a Bíblia a fim de conhecer mais a Jesus. Participe da igreja, para adorar a Deus, ter amizade com os que o adoram também, a participar da expansão do reino dos céus.
Você verá que “não existe nada melhor do que ser amigo de Deus”.


[1] Cf. Simom Kistemaker, As parábolas de Jesus (São Paulo, Casa Editora Presbiteriana, 1992), pág. 74
[2] Cf. William Barclay, O Novo Testamento Comentado, Mateus, pág. 515
[3][3] Orlando Boyer, Heróis da Fé (Rio de Janeiro, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2005, 31ª edição), págs. 71, 72)
[4] Jo 1:1-3, 14
[5] Cl 1:15, 16
[6] Hb 1:1-3; 6
[7] Jo 1:11, 12
[8] Hb 13:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo