Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 21 de abril de 2013

Todo pecado será perdoado - Mt 12:22-32


Todo pecado será perdoado
Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 21 de abril de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Mateus 12:22-32
22 Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. 23E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios. 25Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. 26 Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?27 E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. 29 Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa. 30 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. 31 Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.32 Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
Todos os seres humanos, em maior ou menor medida, têm dentro de si um dom maravilhoso, chamado “consciência”. A consciência é a capacidade de discernir quanto à qualidade moral de nossas ações; a capacidade de discernir entre o bem e o mal, o certo e o errado. Temos esta capacidade porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
Mas consequentemente, uma das nossas mais profundas e universais percepções, é que todos nós somos pecadores e carentes de perdão: a nossa consciência nos mostra isto. Mesmo entre as pessoas que se dizem incrédulas, quando elas se aquietam e decidem honestamente analisar seu comportamento, suas decisões, seus pensamentos, as palavras que dizem, acabam se encontrando errados em muitas coisas, e por isto, no dia em que Deus, de acordo com o Evangelho, trouxer a julgamento todos os homens, todos os homens serão igualmente indesculpáveis.
Mas aqui está a grande surpresa deste mesmo Evangelho: assim como ele diz que todos os homens são pecadores, e que estes pecados são muitos, e muito grandes, que todos os homens são culpados diante de Deus, também diz que em Deus há perdão para todos os pecados. Não existe pecado tão grande que não possa ser perdoado, a não ser que nos recusemos a receber este perdão de Deus em nossa vida.
É disto que nosso Salvador está falando nos vs. 31 e 32 de nosso texto. Nós já temos lido, desde o cap. 9, que entre ele e os fariseus estava se desenvolvendo um conflito cada vez maior; eles já haviam decidido que iriam matá-lo; e agora, depois que Jesus libertara e curara um homem possesso de espírito imundo, os fariseus acusavam-no de expulsar demônios pelo poder de Satanás.
Então Jesus lhes respondeu de duas maneiras: primeiramente, nos vs. 25 a 27, ele disse que a acusação deles não tinha sentido. Se ele estivesse derrotando Satanás pelo poder de Satanás, então o reino maligno estaria dividido contra si mesmo, e em breve estaria destruído. Satanás não lutaria contra si mesmo! Então o que os fariseus diziam não tinha lógica. Além disto, muitos discípulos dos fariseus também expulsavam demônios. Desta forma, os discípulos deles se tornavam seus juízes; mostravam que eles estavam completamente errados.
Em seguida Jesus acrescentou:
– “Assim sendo, eu estou expulsando demônios pelo poder do Espírito de Deus. E isto quer dizer que o reino de Deus já chegou. Então tomem cuidado: qualquer pecado que uma pessoa cometer será perdoado. Até mesmo se disserem uma palavra contra mim isto poderá ser perdoado. Mas se blasfemarem contra o Espírito Santo, isto é, se vocês disserem que o que eu faço é pelo poder de Satanás, então não tem jeito. Não existe perdão para este pecado, nem aqui, nem na eternidade”.
Veja: pode acontecer de uma pessoa, num momento de fraqueza até mesmo dizer algo que não devia em relação a Jesus: Pedro, na noite em que o Senhor foi traído, chegou a dizer várias vezes que não o conhecia. Jeremias, em seus momentos de perplexidade e dor, pensou, e não somente pensou, mas falou do Senhor como um manancial de águas enganosas. Por vezes os crentes pensam e até chegam a dizer: – “o Senhor não se importa comigo”. Quando isto acontece, Deus, em sua infinita paciência, está sempre disposto a perdoar.
Mas se uma pessoa, em vez de ver em Jesus uma fonte de salvação, disser que a obra de Jesus é uma obra do Diabo, então não existe como esta pessoa ser perdoada. E este era o caso daqueles homens. Então Jesus está dizendo:
– “Olha, se vocês disserem isto (e a boca revela o que se passa no coração), se vocês disserem que o que eu faço é do Diabo, isto é blasfêmia contra o Espírito Santo, e não haverá perdão, eternamente”.
Mas veja o que está implícito aqui: se por um lado, para este pecado terrível, esta recusa em aceitar a Jesus, não existe perdão, por outro lado há esta promessa gloriosa para todo aquele que crê: todo pecado e blasfêmias serão perdoados aos homens. É uma declaração estupenda. Porque os nossos pecados são muitos. E “grandes”. Mas, uma vez que são assim, percebemos também quão grande é o desejo do Senhor de nos perdoar.
Eu quero meditar com vocês sobre alguns aspectos desta promessa, para a alegria do nosso coração. Pois como diz o Espírito Santo no salmo 32, um dos frutos do perdão é alegria. O que quer dizer “todo pecado será perdoado”?
1. Toda ofensa será esquecida
Isto porque uma das facetas pelas quais entendemos a natureza do pecado é que ele é uma ofensa contra nosso Deus. Por exemplo, em Mateus 6[1] e em Marcos 11[2], o Senhor Jesus se refere aos pecados como ofensas. E em Romanos 5:16 o apóstolo Paulo usa esta palavra para se referir ao pecado de Adão. O pecado ofende ao nosso Deus porque é um desrespeito ao seu caráter, à sua lei, à sua santidade.  E o que acontece quando uma pessoa se torna ofendida? O que acontece quando uma pessoa desrespeita você? Como você se sente?
Mas meus irmãos, ao entender isto nós compreendemos também quão grande é a “humildade do nosso Deus”, pois ele não se mantém ofendido para sempre. A sua indignação não é eterna. Antes, ele se compraz em apagar nossas ofensas.
Vamos ler Is 43:24, 25
24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas iniquidades. 25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.
No v. 25, o Senhor revela como ele “se sente” em relação aos pecados dos seus filhos: “cansado”.  Os nossos pecados são coisas que entristecem o seu coração. Porque são muitos, a vida toda.
Ofendemos ao nosso Deus de muitas maneiras: quando não manifestamos amor para com os nossos irmãos, quero dizer, os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus; quando dizemos coisas inconvenientes sobre as pessoas; quando, motivados pela ira, ou desdém, de nossos lábios saem palavras torpes. Quando damos mau testemunho; quando não nos importamos que neste mundo o nome do Senhor seja tomado em vão, quando ele se torna motivo de piadas, quando a Bíblia é escarnecida e não nos importamos.
Eu poderia multiplicar a lista de ofensas, que são muitas. E que de fato entristecem o coração do nosso santo Pai. E se, em sua santidade, o Senhor decidisse voltar suas costas, esconder seu rosto de nós, para sempre, faria isto com justiça. Mas ele, em sua eterna misericórdia, faz uma coisa sem a qual simplesmente não poderia haver qualquer relacionamento entre nós: apaga e esquece a nossas ofensas.
Vejamos também na carta aos Hebreus, num dos vários textos que se referem à nova aliança que Deus prometeu por meio de Jesus. Neste trecho, o escritor está descrevendo o poder do sacrifício que Jesus fez em nosso favor ao dar a sua vida na cruz: com uma única oferta, ele nos aperfeiçoou para sempre diante de Deus. E para confirmar, cita as palavras do Espírito Santo por intermédio do profeta Jeremias.[3] Então leiamos:
Hb 10:14-17
14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. 15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: 16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, 17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.
Assim, dizer que Deus perdoa todos os teus pecados significa dizer que ele esquece, não se lembra, não fica mais levando em conta as tuas transgressões.  Porque na morte de Jesus todas as ofensas foram apagadas.
2. Toda dívida será cancelada
Outra palavra que a Bíblia usa para descrever nossos pecados é dívida. “Perdoa-nos as nossas dívidas”, é o que Jesus nos ensina a pedir diariamente.[4] O pecado também é descrito como dívida na parábola do credor sem compaixão, em Mateus 18.[5]
Nós todos sabemos o que são dívidas. Me lembro de quando eu era menino: todos os dias eu ia com minha irmãzinha à padaria comprar pão e leite. Como meu pai não ganhava muito, o dinheiro logo acabava, e havia uma caderneta em que o padeiro anotava o que nós íamos retirando durante o mês, para o meu pai pagar quando recebesse (Hoje são os bancos que têm a caderneta, na forma de cartão de crédito).
Um dia, logo depois do pagamento mensal da caderneta, eu fui comprar pão, e perdi o dinheiro no caminho. Quando o padeiro disse quanto custava eu percebi que estava sem o dinheiro. Olhei pra minha irmã meio de lado, ela olhou prá mim, e eu respondi:
- “É prá marcar”.
Então o padeiro disse:
- “Tudo bem, mas avisa a mamãe que se amanhã não tiver dinheiro eu não vou dar as coisas, tá bom”?
Não censuro o padeiro pelo que ele me disse. Mas o que eu quero dizer é da aflição da minha mente diante daquela divida que eu senti com seis anos de idade. E imagino quanta aflição meus pobres pais passavam. E quantas aflições passam todos os endividados.
Ora, meus irmãos, ficamos em dívida para com Deus por todos os nossos pecados. Por todas as coisas boas que temos a obrigação de fazer, e nos omitimos. Mas o nosso Deus maravilhoso não tem prazer em que vivamos aflitos sob o peso das nossas dívidas para com ele; ao contrário, deseja que sejamos livres deste fardo. E da mesma forma que esquece as nossas ofensas, também cancela as nossas dívidas na cruz de Jesus Cristo.
Acho que o texto que diz isto de modo mais claro, com todas as letras, está na carta aos Colossenses.
Cl 2:13-15
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; 15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
De acordo com os dicionários de Novo Testamento Grego, a palavra que é traduzida por “escrito de dívida” na versão atualizada (ARA) e na NVI, e “cédula” nas corrigidas (ARC, ARCF), significa “conta... lista de débitos... nota promissória”. [6] Imagine uma lista na qual estariam escritos todos os seus pecados, e que você tivesse que pagar, cada um deles.
Quanto tempo você levaria para pagar a conta de ofensas infinitas? E digo infinitas porque, se pecado é uma ofensa à santidade de Deus, uma santidade que é infinita, o valor desta ofensa também é infinito. Então voltemos: quanto tempo você levaria para pagar por pecados de valor infinito? E com que você pagaria? O que você poderia dar em pagamento?
Mas ele pegou esta conta infinita, e com um poder acima de tudo, encravou-a na cruz, cancelando todas as nossas dívidas. E com isto, veja o versículo 15, despojou os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Eu me sinto muito abençoado quando, numa de suas gravações (não me lembro qual), o Márcio Valadão diz mais ou menos assim: - “Quando o diabo quiser falar do seu passado, lembre a ele qual é o futuro dele”. Porque na cruz, meus irmãos, nossas dívidas foram canceladas, e o diabo foi derrotado. Ele amarrou o valente, nos tirou do poder do acusador, trouxe o reino de Deus, de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
3. Toda a amizade será restaurada
Certa vez eu li sobre um rapaz que discordou de seus pais a ponto de fugir de casa. Deixou um bilhete, comprou passagem de ônibus e saiu da cidade. Quando os pais souberam, avisaram a polícia, e começaram uma busca que levou vários meses, até que finalmente o jovem foi encontrado. Ele estava cansado de fugir, envergonhado, sujo, com fome, e com medo.
Mas havia uma coisa que ele não sabia: que os pais queriam encontrá-lo, não porque estavam bravos, e não somente por serem seus pais, mas também porque depois que o filho fugiu chegou o resultado de um exame médico que ele havia feito; estava gravemente enfermo, e não sabia. Ele precisava ser submetido a um tratamento urgente, do contrário poderia morrer. Então ele não foi somente perdoado e levado de volta pra casa, mas também foi tratado e a sua vida foi salva.
Me fez lembrar Adão e Eva, fugindo da presença do Senhor, lá no Jardim do Éden, por causa de sua nudez, e nosso Deus em busca deles, não para confrontá-los com ira, mas para vesti-los, para prometer a vinda de Jesus, que esmagaria a cabeça de Satanás. Quando eles mais precisavam buscar a presença do Senhor, mais estavam fugindo. Em seu entendimento, haviam se tornado inimigos de Deus.
Meus irmãos, o que é de se admirar, é que a Bíblia diz que nós, os pecadores, é que éramos inimigos de Deus, pois não queríamos obedecê-lo, não tínhamos prazer em seus mandamentos, em seus caminhos, em suas doutrinas, não tínhamos prazer em Deus. Como diz Romanos 8, a carne (a inclinação natural humana) é inimiga de Deus, e não se submete à lei de Deus. Quando confrontados com a lei do Senhor, percebemos que fazemos tudo ao contrário. Se a lei diz: “Não cobiçarás”, percebemos que dentro de nós há uma inclinação para a cobiça. Se ela diz: “Amarás o teu próximo”, percebemos que há em nós uma inclinação natural para o oposto. E se nós percebemos isto e ficamos em conflito, é só pelo gracioso agir do Espírito em nosso coração, a nos convencer, pois sem Jesus, nós somos inimigos de Deus em nosso entendimento.
Mas, da mesma forma como o Senhor cancela as dívidas, perdoa as ofensas, ele também destrói a nossa inimizade para com ele. Como um pastor que procura as ovelhas perdidas, Jesus veio para nos reconciliar com Deus. Como o samaritano que colocou óleo sobre as feridas daquele homem machucado e caído, ele coloca óleo sobre a nossa cabeça, restaura o nosso entendimento, o nosso coração, a nossa alma, refaz a amizade entre nós.
Rm 5:8-11
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Note a beleza desta palavra: reconciliação. Acho que você conhece o que vou dizer, por experiência própria. Às vezes, uma pessoa nos ofende e nós perdoamos. Mas muitas vezes, por um número incontável de razões desta vida, este perdão não faz com que nos tornemos necessariamente amigos novamente.
Amizade envolve muito mais do que simplesmente “não ter nada contra”. Envolve andar juntos, ter os mesmos propósitos, aliança. A reconciliação entre nós e Deus é assim: não significa que ele apenas “não tem nada contra nós”. Mas que ele é por nós, que está conosco. Ele anda conosco, e nós com ele. Aliança. Amizade. Comunhão. Para Deus, perdoar significa ter a amizade restaurada. Como fez o pai do filho pródigo.
Conclusão
Quão grande é a disposição de Deus em perdoar! “Todo pecado”, quer dizer, “toda espécie de pecado, sem deixar nada de fora”, inclusive as blasfêmias, isto é, “as palavras pecaminosas”. Quão grande é o amor de nosso Deus: ele esquece as ofensas, ele cancela as dívidas, ele restaura a amizade. Assim é o coração do nosso Senhor e Pai.
Aplicação
Eu quero mencionar três disposições que estas coisas devem produzir em seu coração:
1.    Primeira: Conheça mais o coração de Deus.
1.1.Creia em Jesus Cristo; creia em sua bondade.
Não faça como os fariseus, que atribuíram as obras de Jesus ao diabo. Muitos, nos dias de hoje, ao lerem a Bíblia dizem que nela nós temos o retrato de um deus mau, injusto, caprichoso, promotor da infelicidade humana, destruidor da liberdade, não muito diferente dos antigos deuses gregos – aliás, muitos preferem os deuses gregos, com suas orgias, suas guerras entre si e entre os homens, estes sim, diabólicos.
Não faça assim, não pense assim. Porque, se à semelhança dos antigos fariseus, você não crer em Jesus, como poderá se aproximar dele e ser perdoado?  Como poderá reconciliar-se com Deus? Não poderá, se recusar-se a receber o amor de Deus que está somente em Jesus.
Não pense no Deus revelado em Jesus como aquilo que ele não é. Mas creia que no Senhor nós temos tudo de bom. Creia que ele é todo justiça, santidade, graça e verdade.
1.2. Reconheça seus pecados diante de Deus.
Pois a Bíblia e a nossa consciência testemunham que se dissermos que não temos pecado, estamos mentindo e a Palavra de Deus ainda não penetrou em nosso coração. Mas que se nós confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel, é justo, e perdoa os nossos pecados, e nos purifica de toda a injustiça.
1.3. Pela fé em Jesus, receba o perdão de Deus.  Receba este perdão total, completo, eterno.
Pois o Espírito Santo nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus,[7] e que o justo viverá pela fé.[8]  O Espírito Santo ensina que, tendo crido e confessado, nossos pecados são perdoados e temos paz com Deus mediante a fé em Jesus. [9]
E se por um lado, alguém recusando-se crer em Cristo não será perdoado nem aqui nem na eternidade, por outro, todo aquele que é perdoado, é aqui e para todo o sempre. Pela fé, saiba que as suas ofensas foram esquecidas. Pela fé, saiba que suas dívidas para com Deus já foram pagas. Pela fé, saiba que você e Deus agora andam juntos; vocês foram reconciliados; a amizade foi restaurada.
Não tenha medo de Deus, não fuja de Deus, mas abrigue-se em Deus. Quando o diabo quiser acusar você dos seus pecados, abrigue-se em Deus, e deixe que o Senhor teu Deus, teu amigo, defenda você.
1.4. Alegre-se no Pai celestial
Pois o Espírito diz: “Bem aventurado é aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Alegrai-vos nos Senhor e regozijai-vos, os justos pela fé em Jesus”.[10]
- “E vós saireis com alegria, e em paz sereis guiados pelo pastor de vossas almas”.[11] Que a paz do céu domine sobre o teu coração.
1.5. Ame o Pai celestial – não peque
Não quero dizer que você não irá pecar mais. Infelizmente isto irá acontecer, pois não nos tornamos impecáveis ainda. Não será assim enquanto não chegarmos ao céu. E quando pecar, isto entristecerá o teu coração. E também entristecerá a Deus. Quando acontecer de você pecar, simplesmente confesse e receba, pela fé, o perdão, tome posse, pela fé, da reconciliação com Deus por meio de Jesus.
Mas ainda que não sejamos impecáveis, o nosso alvo é agradar a Deus, fazer a sua vontade, guardar os seus mandamentos. Então, pelo poder do Espírito Santo, busque a cada dia, alegre e prazerosamente, guardar os mandamentos do Senhor. Eles são bons, são puros, alegram o coração e nos tornam livres.
2.    Segundo: imite o Pai celestial
Assim como ele nos perdoa, perdoe também. Esqueça as ofensas. Cancele as dívidas (não faça como o credor da parábola, que, agarrando o devedor pelo pescoço exigia: paga-me o que me deves – não faça isto com seu irmão, criado à imagem e semelhança de Deus). Não tenha uma lista negra dos pecados das outras pessoas.
O quanto depender de vós, tende paz com todos os homens[12] (pois nem todos os homens querem ter paz com o Pai celestial). Mas no que depender de você, seja amigo, nutra comunhão com os irmãos.
3. Terceiro: Leve outros a imitá-lo
Quero dizer: fale de Jesus aos outros. Fale de Jesus aos que não o conhecem. Nós devemos praticar o amor de muitas maneiras: perdoando os que nos ofendem, repartindo o nosso pão com o faminto, as vestimentas com os necessitados, promovendo a justiça no trabalho, respeitando e promovendo os direitos das pessoas, educando nossos filhos, cuidando bem de nossas famílias. Pois nisto também imitamos a Jesus. Ele veio ao mundo por amor, para amar, para nos ensinar a amar. E por amor estou me referindo a uma disposição interior que nos leva a praticar o bem, tanto por obras como por palavras.
Mas não pense, como o diabo quer que pensemos, que anunciar o evangelho é coisa de somenos importância. Esta é a maior prova de amor que você pode dar a qualquer pessoa; pois os homens têm almas eternas que precisam salvação. E esta salvação só vem por meio da fé.
Como crerão em Jesus, se não ouvirem? E como ouvirão, se não houver quem pregue? Então pregue, não se envergonhe, mas diga ao mundo que Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados. Digam que todo aquele que crer será salvo. Seja um profeta de Deus ao mundo. Ore a Deus, e procure fazer discípulos de Jesus.




[1] vs. 14, 15
[2] vs. 25, 26
[3] Jr 31:33, 34
[4] Mt 6:12
[5] Mt 18:23-35
[6] Friberg, Analytical Greek Lexicon
[7] Hb 11:6
[8] Rm 1:16, 17
[9] 1ª Jo 1:9; Rm 5:1, 2
[10] Sl 32; Rm 4:5-8
[11] Is 55:12
[12] Rm 12:18

7 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Que o Senhor Jesus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado Roberta. Nosso Deus te abençoe também. Muito, e sempre.

      Excluir
  2. Muito edificante... Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe mais e mais com los ensinos de sua palavra.muito bom amem.

    ResponderExcluir
  4. Palavra gloriosa mim fez refletir um pouco sobre minha vida diante de Deus

    ResponderExcluir

▲Topo