Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Não adulterarás - Mt 5:27-30


Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 27 de maio de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Mateus 5:27-30
27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Eu ouvi uma canção muito bonita, baseada em Lucas 7[1]. O autor desta canção comenta que Simão, o fariseu, não se agradou da santidade de Jesus, e por isto o desprezou em seu coração.
A santidade de Jesus! De todas as expressões que empregamos para descrever a beleza que há em nosso Senhor, a mais abrangente, a que mais plenamente nos diz como é Jesus, é a palavra “santidade”.
A santidade de Jesus é o conjunto de todas as perfeições que nele existem. Jesus é amor perfeito, mansidão perfeita, humildade perfeita. Ele é perfeita obediência, perfeita alegria, perfeita graça. Jesus, nosso Deus, nosso salvador, é perfeito em todas as suas qualidades – a isto chamamos santidade.
Ele é santo e ama a santidade.  Por isto, da forma mais perfeita ele constantemente nos ensina: a nós, seus irmãos amados, chamados, como ele, para a santidade, ele nos ensina o sentimento que ele mesmo tem, ele nos ensina o pensamento que ele mesmo tem, para que aprendamos com ele, a sermos como ele é.
Estamos diante de um pequeno trecho do sermão da montanha; este inesquecível conjunto de ensinos que nosso Senhor ministrou logo em seus primeiros dias de ministério como pregador da Palavra de Deus. E temos ouvido, a cada domingo, Jesus nos ensinar e dizer que a santidade, a justiça do cristão não é uma questão de aparência exterior, como no caso dos antigos fariseus, mas do coração.
Depois de, nos versículos anteriores, haver nos explicado o que significa o mandamento “não matarás”, Jesus reforça o seu ensino, mostrando agora o que significa “não adulterarás”.
Eu quero destacar três pensamentos de Jesus sobre isto.
1º. Pureza sexual é coisa do coração
A pureza se manifesta em nosso comportamento. A pureza se manifesta em nossos relacionamentos.Mas ela tem sua raiz, a sua sede, no coração.
Jesus nos ensina isto de forma muito clara. É possível que uma pessoa cometa pecados com seu corpo. É possível que uma pessoa cometa pecados contra o seu corpo.
Mas o pecado, antes de tudo, e acima de tudo, é algo que acontece no coração, na mente. De tal forma que uma pessoa pode, aparentemente, até viver de modo santo, sem que isto constitua uma realidade aos olhos de Deus.
Jesus explica isto através deste exemplo:
vs. 27, 28
27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
Pecado não é somente agir de forma de forma errada, mas também alimentar pensamentos e sentimentos errados.
Voltemos ao exemplo que nosso Senhor havia dado momentos antes:
vs. 21, 22
21Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Tirar a vida de alguém não consiste apenas em fazê-lo literalmente, mas também alimentar sentimentos de ira. Ira que pode ser fruto de outros males: orgulho, inveja, ciúmes. A ira leva o irado a extravasar seus sentimentos, a usar palavras destrutivas. Por isto o homem de Deus vê beleza não na santidade que é apenas aparente: ele vê beleza naquela santidade que é interior. E o que ele procura cultivar é isto: um coração que seja puro.
Eu quero citar dois momentos na vida de Jesus em que esta pureza se manifesta (num certo sentido, não tem cabimento, pois não há um momento na vida do Senhor que não seja caracterizado pela santidade, mas quero destacar estes dois momentos para nossa edificação). O primeiro é  na casa de Simão, o fariseu.
Lc 7:39-50
39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. 41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. 42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? 43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. 47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. 49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? 50 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
Esta mulher não levou Jesus ao pecado – você consegue imaginar nosso Senhor olhando para ela e alimentando desejos impuros em relação a ela? Jesus levou esta mulher à santidade, ao quebrantamento interior em relação aos seus pecados, à pureza de coração e conduta. Porque ele era puro de coração.
O segundo momento é Jesus conversando com a mulher samaritana.
Jo 4:27
Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
Os discípulos ficaram admirados porque entre os orientais este não é considerado um bom comportamento. Muitos pensam a mulher é o “diabo”, é a fonte de toda a tentação. E esta mulher samaritana, assim como aquela mencionada em Lc 7, também não era de boa fama. Mas Jesus a santifica. Porque ele era puro de coração.
2º. A santidade é o caminho do homem de Deus, dos filhos de Deus
Na carta aos Hebreus (12:14) está escrito que sem santificação ninguém, verá o Senhor. Em 2ª Coríntios (7:1) Paulo escreve que devemos aperfeiçoar a cada dia, a nossa santidade, tanto no corpo quanto em nosso espírito. E aqui no “Sermão do Monte”, em Mateus 5:8, o Senhor já havia dito: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
O céu é o lugar da habitação de Deus. É lugar de santidade. Por isto as palavras do Senhor:
vs. 29,30
29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Jesus está nos dizendo que a pessoa salva é caracterizada, em seu modo de viver pela santidade.
Mas há algo que eu desejo destacar, que é ensinado enfaticamente por Jesus: o homem santo não tem estas coisas como um fardo, como uma série de prescrições difíceis a serem cumpridas em antecipação ao céu; o homem santo busca estas disposições interiores por que elas são o seu prazer. O homem santo vê em Jesus a pessoa mais bonita que existe, e ele deseja imitá-lo; ele deseja ser perfeito de coração.
Mt 5:43-48
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Veja como, novamente, a ênfase está no coração: ame os seus inimigos. E veja o porquê: seu Pai celeste é deste jeito; e a sua motivação é esta; a de ser parecido com seu Pai. Então, ter um coração puro não é um dever terrível; é um deleite, é uma alegria, é um prazer, é uma satisfação.
Por isto o Espírito Santo nos ensina a dizer:
Ó, quanto eu amo a tua lei...
Pois a tua lei, que é perfeita, restaura a minha alma.
O teu testemunho, que é fiel, me dá sabedoria.
Os teus preceitos, ó Senhor, que são retos, me alegram o coração.
Os mandamentos, que são puros, iluminam os meus olhos.
Eu desejo tua Palavra, mais do que ouro, mais do que muito ouro.
Tua Palavra é mais doce do que o mel.
Ter a tua Palavra no meu coração é o meu deleite, é a minha grande recompensa.
Santidade é o caminho do cidadão do céu, pois o caminho de Deus é caminho de santidade.
3º. O cultivo da pureza é o compromisso maior de quem vai morar no céu
Se o teu olho te faz tropeçar, corta-o...
Este princípio é tão importante, tão essencial aos olhos de Jesus, que ele ou enuncia mais uma vez, e o expande, e o direciona a outros contextos, e não apenas na pureza sexual, em 18:8, 9:
8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. 9 Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.
Se a tua mão te faz tropeçar (se a tua mão te faz roubar), corte-a...Se a tua língua te faz tropeçar (mentir, vangloriar-se, enganar), corte-a...
É claro que nosso Senhor não está nos dizendo que devemos fazer isto literalmente. Infelizmente, durante pelo menos dois séculos, muitos cristãos entenderam estas palavras de Jesus de maneira literal. O mais famoso deles foi um pregador chamado Orígenes - ele se faz eunuco literalmente para não pecar. Mas graças a Deus o Concilio de Nicéia, em 325, proibiu a prática da mutilação do corpo. A mutilação de nosso próprio corpo é um pecado contra o nosso próprio corpo, que nos foi dado por Deus para praticarmos o bem, e não o mal.
Mas Jesus está enfatizando que o nosso compromisso com a santidade dele deve ser radical, que não poupamos medidas necessárias para romper com aquilo que é mau.
Se o teu olho te faz tropeçar, não olhe. Se as páginas exibidas na internet te fazem tropeçar, faça como se você não tivesse olhos. Se a tua mão te faz tropeçar, não estenda a mão, não tecle naquele link. Se na locadora uma imagem te faz tropeçar, desvie os teus pés daquela seção. Se na televisão tem um canal pornográfico, nem instale aquele canal. Se uma novela está recheada de sensualidade, de erotismo, não alimente a sua mente (e por amor aos seus filhos, nem a deles). Se na sua casa uma janela te convida ao pecado, não olhe por ela.
O que Jesus está dizendo é: não permita que acontecimento, circunstância, pessoa, desejo, tentação, não permita que nada que o leve a pecar, tenha domínio sobre você. Evite coisas assim.
Veja este texto de Provérbios 4:23-27.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. 26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. 27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
O que ele está dizendo nos vs. 24 a 27 é que o jeito de você proteger o seu coração é evitando usar o seu corpo de modo que coisas ruins sejam colocadas no coração. E que, por outro lado, se você proteger o seu coração ele não desejará que você o leve por caminhos ruins. O corpo e a alma devem se cuidar mutuamente.
Conclusão
Santidade é coisa do coração. A santidade é o caminho natural do homem salvo. O cultivo da santidade é o compromisso maior de quem vai morar no céu.
Aplicação
Em Pv 23:26 nós lemos um desejo de Deus em relação a nós.
Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Existe alguma coisa que faz você tropeçar? Teu olho te faz tropeçar? Tua mão te faz tropeçar? Tua língua te faz tropeçar? Teus pés?
Confesse a Deus, e rompa com todo pecado conhecido, rompa com qualquer coisa que te faça pecar. Olhe para a santidade de Jesus. Guarde a Palavra de Jesus no coração. Tenha seu maior prazer, a sua maior satisfação no ser santo, como Jesus é santo.



[1] “Quero beijar teus pés”, de David Silva

3 comentários:

▲Topo