Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 26 de março de 2017

O homem que não queria servir a Deus - Êx 4:14

Domingo, 19 de outubro de 1997
3ª Igreja Presbiteriana Conservadora de São Paulo
Pr. Plínio Fernandes
Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
Existe uma grande razão pela qual tem sentido o estarmos aqui nesta manhã cultuando a Deus: é que o Senhor, depois de haver criado o universo, não o entregou ao acaso, não o abandonou à sua própria sorte.
Ao contrário, em tudo o que acontece, Deus está presente, exercendo seu domínio, dirigindo o curso da história.
E dentro de sua direção do curso dos acontecimentos, Deus decidiu algo maravilhoso aos nossos olhos: deliberou chamar os homens para servi-lo, trabalhar para ele, para agir de acordo com sua vontade no curso da história.
Como disse o apóstolo Paulo, “nós somos cooperadores de Deus”, trabalhamos com ele e para ele. Ele age em nós e através de nós.
Por isso estamos aqui: porque sentimos o chamado de Deus em nosso coração: para servir, trabalhar para ele, fazer sua vontade.
Deus sempre realiza sua obra com homens e através de homens: quando queria preparar o caminho para a vinda de Jesus, começou chamando Abraão; quando quis manifestar seu reino sobre Israel, escolheu e chamou Davi, quando quis falar a Nabucodonosor, rei de Babilônia, usou seu servo Daniel, quando quis que o evangelho fosse pregado no mundo inteiro, enviou os apóstolos, quando quis libertar seu povo israelita da escravidão no Egito, escolheu e chamou a Moisés.
E no decorrer da história bíblica, muitos homens, ao se sentirem chamados por Deus para servi-lo, responderam alegremente e com disposição de coração.
Isaías disse: – Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim.
Jeremias obedeceu prontamente. E Abraão. E Pedro, e Mateus, e Paulo, e Tiago e João.
Mas também houve quem desobedecesse, como Saul, como Demas, e quem tentasse desobedecer, como Jonas.
O texto que lemos, vimos que a ira de Deus se acendeu contra Moisés, e isto aconteceu porque Moisés estava tentando desobedecer a Deus.
A história do chamado de Deus a Moisés registrada aqui em Êxodo, do cap. 3:1 até 4:17.
O povo hebreu estava no Egito, escravizado ao faraó, o governante do Egito. Então aquele povo oprimido clamou a Deus, e Deus, em resposta às orações, escolheu a Moisés para agir em seu nome. Moisés seria o instrumento de Deus para a libertação de Israel.
Mas Moisés não queria ir. Não queria se envolver. Queria que Deus mandasse outra pessoa, e começou a levantar uma série de objeções, a colocar uma série de empecilhos, para não obedecer. Então o Senhor Deus ficou irado com ele.
Tal como Moisés, muitas pessoas, ao serem chamadas por Deus para servi-lo, começam a colocar uma série de objeções, uma série de desculpas para não realizar a vontade de Deus.
Nós vamos considerar as objeções que Moisés levantou. Que desculpas Moisés estava usando para não ir?
1. Primeira objeção: – Senhor, eu não sou ninguém.
Êx 3:11 – Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Não foi sem motivo que Moisés sentia-se assim.
No passado, ele já tentara ser um instrumento de Deus na libertação de Israel.
No cap. 2:11-15 aqui de Êxodo, podemos ler o que acontecera cerca de quarenta anos antes. E ficamos sabendo que Moisés já era “um homem” feito, um adulto.
Graças à providência de Deus, morava num dos palácios do Egito, sendo chamado “filho da filha de faraó”. Havia sido treinado em toda a cultura egípcia. Mas tinha consciência de que, antes de tudo, era um hebreu, um israelita.
Então um dia, saindo do palácio, foi visitar seus irmãos, e viu quanto o trabalho escravo deles era penoso. E uma coisa o deixou terrivelmente revoltado: um egípcio estava espancando um hebreu. E cheio de ira, ele matou ao egípcio.
Por quê? Em Atos 7:25, Estevão nos conta que “Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam”. 
Moisés desejava, e cria firmemente estar fazendo a obra de Deus.
Mas o texto de Êxodo prossegue dizendo que Moisés, depois de matar o egípcio, saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando.
Então ele disse ao culpado: – Por que espancas o teu próximo?
E este respondeu: – Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio?
Moisés ficou com medo, e pensou: – Com certeza o descobriram.
Quando o faraó foi informado desse caso, procurou faraó matar a Moisés; porém Moisés fugiu da presença de faraó, para uma terra chamada Midiã.
 Moisés fracassara completamente. Não soubera agir. Não soubera buscar a orientação de Deus. Não soubera esperar, e embora quisesse ser um instrumento de Deus, agira segundo sua própria sabedoria, e não a de Deus, e fracassara.
Então fugiu para longe, arranjou um emprego, uma esposa, e caiu no esquecimento.
Agora, quarenta anos depois, Deus o chama. Mas Moisés pergunta: – Quem sou eu, para ir a faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Irmãos, muitas vezes nos sentimos como Moisés naquele dia.
Temos a certeza de que Deus está nos dirigindo sua palavra, que está nos chamando para servi-lo, para sermos instrumentos úteis de sua vontade, para realizar sua obra, mas por uma razão ou outra não temos a certeza de que Deus irá de fato nos usar, e sentimo-nos impedidos de dizer “sim” à palavra do Senhor.
Talvez alguém já tenha, no passado, tentado realizar a obra do Senhor, mas por alguma razão fracassou, não foi bem sucedido em realizar aquilo que, no coração cria ser a vontade de Deus.
Talvez, no passado já tenha tentado, mas sentiu-se rejeitado – isto já aconteceu comigo – e é terrível, nos dá vontade de desistir, de nunca mais tentar, de nunca mais fazer nada.
Sem amarguras, sem ressentimentos, mas também sem vontade de trabalhar.
Mas vejam qual a resposta de Deus.
Êx 3:12 – Deus lhe respondeu: eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
O que Deus fez foi dizer a Moisés que não pensasse em si mesmo, mas que voltasse os seus olhos para o Senhor. Não pensar em seus fracassos, não pensar que estaria sozinho.
É claro que se Moisés fosse novamente por suas próprias forças, sabedoria, capacidade, fracassaria. Mas Deus iria com ele.
Irmãos, esta é a bendita certeza que podemos ter em nosso coração: por mais que sejamos nada em nós mesmos, por mais que tenhamos fracassado no passado, seja ele recente ou distante, por mais que tenhamos sido rejeitados, Deus estando conosco, pode nos reerguer, usar, fazer de nós instrumentos úteis em suas mãos.
Então Moisés pergunta: – Mas quem é o Senhor? Se eles me perguntarem qual é o seu nome, o que vou dizer a eles?
E o Senhor lhe mostra quem ele é revelando seu nome
Êx 3:14 – Disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós outros.
EU SOU (que às vezes é “transliterado” Yaweh, às vezes Javé, às vezes Jeová).
Significa “Aquele que era, que é, e que será para sempre” – A Bíblia na Linguagem de Hoje traduz: o Deus eterno
O Novo Testamento nos trás uma revelação ainda mais clara de Deus:
Jo 8:58, 59 - Respondeu-lhes Jesus: em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.
Jo 10:30-33 - Eu e o pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do pai; por qual delas me apedrejais?  Responderam-lhe os judeus: não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Hb 13:8 - Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
O Deus que se revelou a Moisés é o mesmo que se revela no Novo Testamento: é nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os atos de salvação através do tempo são realizados por ele.
Assim, quando aqui para Moisés ele se apresenta como o Eterno, Deus se revela como sendo:
O Deus do passado (v.15): o Deus de vossos pais, Abrão, Isa que, Jacó (os patriarcas de quatrocentos anos antes).
O Deus do presente (v. 16): – Tenho vos visitado (estou aqui, vejo o que está acontecendo).
E o Deus do futuro (vs. 17-22): – Já planejei tudo o que vai acontecer: você irá, faraó irá resistir, mas eu os libertarei, eu lhes darei salvação. Está tudo sob o meu controle.
Irmão, se o seu Deus é o eterno, então ele conhece o seu passado, e também conhece o seu futuro (sabe com quem está lidando: suas fraquezas, seus temores), e é um Deus que hoje está presente: e chama você para servi-lo.
– Segunda objeção: Senhor, não acreditarão em mim.
Êx 4:1 - respondeu Moisés: mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: o Senhor não te apareceu.
– Vão achar que estou mentindo, que estou trabalhando por mim mesmo.
Foi outra maneira de se referir ao passado; Moisés tinha receio de que algo semelhante viesse a se repetir.
Então, vs. 2-9, o Senhor passa a fazer certos sinais, certas demonstrações de poder, a dar a Moisés certas capacidades, que seriam, tanto para os hebreus como para os egípcios, provas de que realmente Deus o enviara.
No primeiro sinal, a vara de Moisés seria transformada numa serpente. No segundo sinal, a mão de Moisés se tornaria leprosa. No terceiro, Deus disse que a água do Nilo, jogada no chão, se transformaria em sangue.
Uma obra singular, grandiosa, miraculosa, estava para acontecer. Todos precisavam saber que Deus mesmo a estava realizando através de Moisés. Por isto Deus lhe Deus aquelas capacidades sobrenaturais.
Amados, embora Moisés neste caso seja uma particularidade, isto é, a Bíblia não ensina que devamos, para servir a Deus, antes de tudo, ficar buscando milagres, ou capacidades extraordinárias, é ensino bíblico que Jesus concede a cada um, de nós, pelo menos um dom espiritual, alguma capacidade espiritual que nos possibilite servir a Deus em sua igreja: alguns são capacitados com o dom do ensino, da pregação, do aconselhamento; outros, com capacidades de serviço, de administração, de socorros, de cuidado. Algumas pessoas têm mais de um dom.
E também é ensino bíblico que a igreja, isto é, o povo de Deus percebe as capacidades que Deus aos indivíduos, reconhece os dons que uma pessoa tem.
É por isto, por exemplo, que a Bíblia ensina que devem ser eleitos presbíteros, pastores, diáconos.
O que é uma eleição na igreja? Não é uma eleição no mesmo sentido do mundo lá fora. Na igreja, é apenas a manifestação de que a igreja reconhece que certas pessoas foram capacitadas e chamadas por Deus para o desempenho de certos ofícios.
Deus disse a Moisés: -- Eles ouvirão; verão que eu estou com você.
3. Terceira objeção: -- Senhor, não tenho capacidade.
Êx 4:10 - Então, disse Moisés ao Senhor: ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.
Não sou eloqüente: não sou capaz de me exprimir com facilidade, não sou capaz de persuadir, de comover as pessoas com minhas palavras.
Sou pesado de língua: não sei falar direito.
A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: – Quando começo a falar, sempre me atrapalho.
A Bíblia Viva: – Sou lerdo para falar.
Eu não tenho jeito prá a coisa.
E a resposta de Deus está em 4:11
Respondeu-lhe o Senhor: quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 
Moisés, que fez você assim?
Uma coisa linda que podemos ver, tanto na história bíblica, quanto fora dela, é que mesmo uma pessoa cheia de limitações, como Moisés, pode ser usada por Deus, pode servir a Deus. Mesmo que estas limitações sejam sérias.
Talvez você conheça, por exemplo, a história de Joni Eareckson, uma cristã que se tornou tetraplégica em sua juventude, devido a um acidente; mas ela também se tornou conferencista, escritora, pintora – pois compreendeu que sua razão de existir é a gloria de Deus com todo o seu ser. Então suas dificuldades não se tornaram limitações, antes, tornaram-se motivação para honrar a Deus em todas as coisas[1].
Mas há tanta gente que tem o corpo inteiro sadio, braços, pernas, olhos, voz, e que diz: – Não posso, não sou capaz.
Acontece que, diz o Senhor, seja você eloqüente ou não, tenha saúde ou não, eu criei você, para mim, para a minha glória, para me servir, realizar a minha obra, e estou lhe chamando para isto.
Êx 4:12 - Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
4. A verdadeira objeção: – Senhor, não quero ir.
Êx 4:13 - Ele, porém, respondeu: ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.
Aqui então, Moisés estava finalmente confessando o que ia no seu íntimo.
Na Bíblia Viva: – Mande outro em meu lugar.
– Mande outra pessoa.
Resumindo, este era o grande problema com Moisés: ele não queria ir!  
Se ele realmente quisesse servir a Deus, sua fraquezas (e é claro que ele as tinha), não seriam problema; a opinião das outras pessoas não seria problema; sua incapacidade não seria problema.
Mas Moisés não estava disposto; estava satisfeito com sua vidinha, por isso, depois que o Senhor lhe mostrou que estaria com ele, que o capacitaria, que lhe ensinaria, ele respondeu: – Senhor, mande outra pessoa.
Se ele fosse um crente neotestamentário ate poderia ser politicamente correto, fazendo de Jesus do mandamento de Jesus as suas palavras:
– Senhor, a seara é grande, os trabalhadores são poucos, mande obreiros para a sua seara (contanto que não seja eu).
E então, irmãos, Deus ficou muito irado.
v. 14: se acendeu (como um fogo), a ira do Senhor contra Moisés.
A Bíblia não diz que Deus fez alguma coisa para castigar Moisés. Moisés, então, deve ter percebido a ira de Deus pelo tom das palavras, pela entonação da voz.
É como às vezes, um filho está desobedecendo ao pai, dizendo que não fará certa coisa que o pai ordenou, e então o pai diz: – Não, você vai fazer o que eu estou mandando! - e ai o filho obedece.
E foi isto o que Deus fez:
Êx 4:14-16 - Então, se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
E até nesta ira nós vemos a graça de Deus: ele fala a Moisés de modo amoroso, mas firme, decidido, e Moisés então, sem mais argumentos, passa a obedecer a Deus.
Ele foi, e percebeu que todas as suas desculpas não tinham fundamento.
Êx 4:29-31 - então, se foram Moisés e Arão e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel. Arão falou todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo. E o povo creu; e, tendo ouvido que o Senhor havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram.          
Foi difícil: lutas vieram, o faraó se opôs, estas mesmas pessoas que agora diziam a Moisés: – Foi Deus que te enviou, mais tarde diriam: – Não foi Deus que te enviou.
Mas Moisés, não desistiu mais, realizou a obra e a vontade de Deus.
Conclusão e aplicação
Todos somos chamados para servir a Deus: numa função ou outra, de acordo com nossos dons, mas acima de acordo com o amor de Deus derramado em nossos corações. Evangelizar, orar, cantar, testemunhar, usar nossos dons; uns são especialmente chamados para a obra de liderança: presbíteros, diáconos, presidentes de sociedade, outros não, mas todos somos servos de Deus.
Nossa tendência natural, carnal, é encontrar argumentos pelos quais Deus deve estar enganado:
– Não sou capaz.
– As pessoas não me aceitariam.
– Não sei fazer
Mas Deus não aceita desculpas. Ele chama os seus escolhidos. E aos escolhidos de Deus, só resta obedecer ao chamado. Obedecer com fé, amor e esperança, pois Deus sempre sabe o que faz.


[1] Eareckson, Joni e Musser, Joe, Joni (Miami, Vida, 1976).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo