Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

terça-feira, 14 de março de 2017

Persevere! - Lc 1:5-25

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 12 de março de 2017
Pr. Plínio Fernandes
1 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.  6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.  7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.  8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, 9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; 10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.  11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.  12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.  13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.  14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.  15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.  16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.  17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.  18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.  19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.  20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.  21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.  22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.  23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.  24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.
De acordo com o Senhor Jesus, entre todos os nascidos de mulher, nenhum homem foi maior que João Batista, o profeta que o precedeu, pregando a chegada do reino de Deus [1].
De muitas maneiras João foi um homem muito especial. O texto que lemos nos diz que ele foi “cheio do Espírito Santo” desde o vente materno; que estava destinado a ser um instrumento nas mãos de Deus para levar muitos ao arrependimento e à fé em Jesus; que seria um reconciliador de famílias.
Agora, eu desejo dedicar nossa atenção nas pessoas a quem Deus escolheu para serem os pais de João Batista – Zacarias e Izabel – as pessoas através das quais esta criança nasceria e educada nos caminhos do Senhor. Pois os pais de João Batista não foram pessoas quaisquer.
Zacarias e Izabel, viveram numa nação conhecida por sua alta elaboração das questões religiosas, mas que estavam em dias de grande declínio espiritual.  Os judeus, podemos dizer, eram naqueles dias a representação visível da igreja de Deus; mas estavam em dias de muita frieza.
Havia várias seitas conhecidas nos evangelhos: os fariseus, que eram os mais ortodoxos, zelosos da doutrina e dos bons costumes, os saduceus, que eram mais liberais e concentrados nos rituais, pois a maioria deles era de sacerdotes, os zelotes, que pensavam no reino de Deus mais em sentido político e queriam implantá-lo pela violência, e outros grupos menores que não são mencionados na Bíblia, como os essênios. E a nação, de muitas maneiras em seu dia a dia “negava a sua fé”, pois a lei do Senhor não era praticada. Basta pensarmos que não era incomum a imoralidade, a prostituição, a corrupção; que não era incomum o se ver pessoas endemoniadas, sinais evidentes da ausência do Espírito Santo.
Mas em meio a tudo isto, mesmo no seio da classe sacerdotal e outros lugares, havia gente piedosa, como vemos no caso de Zacarias e Izabel.
Eles eram de família sacerdotal, e moravam não muito longe de Jerusalém, na região montanhosa da tribo de Efraim. Havia milhares de sacerdotes em Israel, e eles eram divididos para, periodicamente irem a Jerusalém a fim de cumprir seu ministério conforme a lei do Antigo Testamento.
O texto nos diz que ambos, Zacarias e Izabel, já eram idosos, e viviam de modo irrepreensível em todos os preceitos e mandamentos do Senhor (v.6).
Veja: Eles não eram pessoas sem pecado; pois no texto mesmo nós vemos que, quando o anjo veio a Zacarias e lhe fez uma promessa da parte de Deus, Zacarias duvidou, e isto foi pecado (vs. 18,19).
Mas, quando Deus diz que eram irrepreensíveis, está descrevendo o modo de vida geral deste devoto casal: eram pessoas das quais você não poderia dizer alguma coisa má; eram pessoas que guardavam os mandamentos de Deus.
Isto quer dizer, entre outras coisas, que amavam a Deus e ao seu semelhante, que trabalhavam honestamente e tratavam o próximo com amor, respeito e justiça; eram pessoas que guardavam o dia do Senhor, e não faziam conforme bem desejavam; eram pessoas que não furtavam de ninguém; isto quer dizer que entre outras coisas não deixavam de entregar seus dízimos, tomando para si o que pertencia a Deus; eram pessoas que honravam pai e mãe, e que também honravam o casamento; eram pessoas que não tomavam o nome do Senhor seu Deus em vão, que não faziam de sua religião uma área banal de suas vidas.
Mas, apesar de toda esta devoção, havia uma sombra, uma tristeza em seus corações: é que eles desejavam muito ter um filho; um sonho que a cada dia se tornava mais improvável de se realizar.
E se para muitas mulheres em nossos dias, numa cultura tão diferente, o não ter filhos é uma tristeza muito grande, imagine para um casal de judeus nos dias antigos.
Pois no começo de todas as coisas, quando o Senhor criou o homem e a mulher, colocou sobre eles a sua bênção, dizendo: – “Sede fecundos... multiplicai-vos” [2]. Mais tarde, quando deu Sua lei ao povo escolhido, também prometeu que se eles guardassem os seus mandamentos não haveria nem homem nem mulher estéril entre eles, nem que abortasse [3]. E o Salmo 113 diz que o Senhor faz com que a mulher estéril seja alegre mãe de filhos [4].
Assim, na mentalidade judaica daqueles dias, o não ter filhos era sintoma de que alguma coisa não ia bem diante de Deus. No versículo 25, Izabel diz que, com o fato de ficar grávida, o Senhor havia tirado a vergonha que ela sentia antes diante das pessoas, pelo fato de não conseguir conceber.
Mas então, o texto segue dizendo que certo dia, coube a Zacarias, estando em Jerusalém, a função de entrar no santuário e queimar o incenso diante de Deus – símbolo das orações dos fiéis, que deveriam ficar orando nos átrios do templo.
Enquanto fazia isto, um anjo do Senhor, um mensageiro do céu lhe apareceu, e disse:
– Zacarias, não temas. A tua oração foi ouvida. Izabel, tua mulher te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
– Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento...
E seguiu dizendo qual era o destino daquele filho: seria grande diante de Deus, cheio do Espírito já desde o ventre materno (pois desde o ventre materno os seres humanos já são seres dotados de almas eternas, que podem ter comunhão com Deus); e quando crescesse, seria instrumento para a salvação de muitas pessoas, restaurando famílias e convertendo muita gente ao Senhor.
Eu vejo na promessa do anjo, irmãos, um exemplo daquilo que mais tarde Paulo escreveria a respeito de Deus, que ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” [5].
Pois Zacarias e Izabel pediam um filho ao Senhor, e ele o deu; mas não deu “um filho qualquer”; deu um “homem de Deus, grande aos olhos de Deus, instrumento nas mãos de Deus”.
Seis meses mais tarde o mesmo anjo Gabriel foi enviado a Maria, e disse que Izabel estava grávida, pois para Deus não há impossíveis em todas as suas promessas[6].
Eu desejo, com o exemplo de Zacarias e Izabel trazer três implicações práticas para cada um de vocês:
1. Haja o que houver, passe o tempo que passar, persevere em viver em todos os preceitos e mandamentos do Senhor
Como eu disse anteriormente, Zacarias e Izabel faziam parte de um grupo diminuto de gente verdadeiramente crente, em tempos que Israel estava em grande declínio espiritual.
Eles também já estavam idosos, e parecia que o grande desejo de suas vidas não se concretizaria.
Mas ainda assim, vivia irrepreensivelmente, nos preceitos e mandamentos do Senhor.
Tenho conhecido pessoas que não tiveram a mesma perseverança que eles.
Certa ocasião eu estava visitando um irmão hospitalizado. E uma das enfermeiras que o atendia me perguntou: – “Você é pastor?”.
E diante de minha afirmativa ela me respondeu: – “Sou desviada”.
Então eu respondi: – “Você deve ter um motivo para isto”.
Com isto eu quis mostrar compreensão e dar a ela oportunidade para me contar de suas dificuldades.
Então ela falou:
– “É que na igreja que eu frequentava os irmãos estavam sempre contando das maravilhas de Deus em suas vidas, das respostas às orações, dos milagres que aconteciam. E na minha vida eu não via estas coisas. Então eu pensei: ‘Deus não me ama, porque ele abençoa aos outros, e não abençoa a mim.’ E desisti”.

Amados, sei que a tentação daquela mulher foi da mesma pela qual muitos passam e desistem.
Há muitos que desistem por invejarem outros que parecem ser mais abençoados.
Há muitos que desistem por causa de uma enfermidade incurável.
Há muitos que desistem, por causa de uma crise financeira que parece não ter fim.
Sei também que a tentação daquela mulher foi da mesma os crentes verdadeiros todos passam, e vocês sabem disto por experiência própria. 
Eu me enterneci diante daquele “grito por socorro”, e procurei encorajar aquela querida mulher que abriu seu coração carente.
Eu a fiz lembrar de que muitos servos de Deus, na Bíblia, precisaram esperar muito tempo para alcançar as promessas. Gente como Abraão, Sara, José, Davi, Daniel, Zacarias e Izabel. E que houve também gente que não alcançou a concretização das promessas nesta vida, pois Deus havia preparado para eles coisas muito superiores; e que ainda assim permaneceram na fé até o fim[7].
Pois amados, a Palavra fiel diz que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Nem anjos, nem principados, nem fome, ou nudez, ou perigos, ou mesmo a morte, nada pode nos separar do amor de Deus [8].
E disse a ela: – “Confie no amor de Deus, pois a maior prova de amor que ele tem por nós não é se temos dinheiro, ou vemos milagres, o se tudo vai bem. A maior prova de que Deus nos ama é que ele deu seu Filho a fim de que ele morresse por nós”.
E o mesmo eu digo para você, filho de Deus: não desista de crer no amor de Deus. Não desista de andar nos caminhos do amor de Deus.
O Senhor nos disse que nos últimos dias, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo[9]. Mas ele não disse que o amor de todos esfriará. Ele não disse que o teu amor esfriará.
Então persevere. Não abandone a tua fé.
Guarde os mandamentos do Senhor: honre seu pai e sua mãe. Guarde o dia do Senhor. Entregue os seus dízimos. Ame a Deus e em amar ao seu próximo. Dê pão ao necessitado. Não lance mão de meios escusos para prosperar. Seja fiel à sua família. Seja fiel no seu trabalho.
2. Haja o que houver, passe o tempo que passar, persevere em servir ao Senhor
O ministério de Zacarias não seria, por muitos nos dias de hoje, considerado um “ministério relevante”. Ele não foi pastor de uma grande-mega-super igreja. Ele não foi um homem altamente reconhecido. Era “apenas um”, entre milhares de sacerdotes; não era notado; não era um “líder entre os sacerdotes”.
Seu ministério era muito simples: ensinar a lei do Senhor, e vez por outra, queimar o incenso no altar. Mas era visível aos olhos de Deus.
No Senhor, o trabalho de Zacarias não era vão[10]. Era ao Senhor que ele servia.
O mesmo eu posso dizer da imensa multidão que compõem a maioria dos eleitos do Senhor. Pois cada crente tem pelo menos um dom do Espírito Santo, e em decorrência pelo menos um serviço diante de Deus[11]. Ministérios simples, humildes, invisíveis à maioria dos homens. Mas estamos diante daquele cujos olhos percorrem toda a terra[12], que sonda os corações[13], e que dá a cada um segundo o seu procedimento.
Um dia cada um de nós comparecerá diante do tribunal de Cristo, para receber segundo o bem ou o mal que tivermos feito por meio do corpo[14].
Os servos que não serviram, isto é, que não foram servos, serão lançados nas trevas.
E os que tiverem sido fiéis, ouvirão as doces palavras:
– Bem está, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor [15].
3. Haja o que houver, passe o tempo que passar, persevere em orar ao Senhor
Zacarias e Izabel eram idosos. Há quanto tempo seriam casados? Há quanto tempo estariam orando?
Mas fizeram aquilo que fizeram também Moisés, Abraão, Samuel, Daniel, Nemias e tantos outros. Fizeram o que o Senhor Jesus mais tarde ensinaria na parábola da viúva que insistiu com o juiz iníquo até que ele a atendesse[16]. Fizeram também aquilo que mais tarde fariam Paulo, Pedro, Tiago, a igreja de Jerusalém. Oraram sem esmorecer. Oraram até alcançar a promessa, mesmo que às vezes, à semelhança de Abraão, esperavam “contra a esperança” [17].
Irmãos, é necessário que perseveremos em tudo na vida.
É necessário que perseveremos na fé, no serviço, na oração. Pois veja o que diz a carta aos Hebreus:
Hb 10:35-39
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.  36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.  39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
Conclusão e aplicação
Você quer agradar a Deus? Tenha fé, sem voltar atrás.
Você quer alcançar as promessas? Persevere nesta fé.
Você quer conservar a sua alma? Persevere, pois aquele que perseverar até o fim será salvo.
Persevere nos mandamentos do Senhor.
Persevere em servir ao Senhor.
Persevere em orar ao Senhor.
Então você verá que no Senhor, nada do que fazemos é em vão.


[1] Cf. Lc 7:28
[2] Gn 1:27, 28
[3] Êx 23:26
[4] Sl 113:9.
[5] Ef 3:20
[6] Cf. vs. 36, 37
[7] Veja Hb 11:13-16; 11:24-26; 39, 40
[8] Rm 8:18-39
[9] Mt 24:13
[10] 1ª Cr 15:58
[11] 1ª Co 11:7, 11; 12:18
[12] 2º Cr 16:9
[13] Jr 17:10
[14] 2ª Co 5:10
[15] Mt 25:21-30
[16] Lc 18:1-8
[17] Rm 4:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo