Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 10 de julho de 2016

Como Jesus olha o pecado - Ap 2:18-29

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 10 de julho de 2016
Pr. Plínio Fernandes
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.  20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.  21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.  24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; 25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.  26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.  29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
     Este texto contém a mais longa das cartas dirigidas por Jesus através de João às sete igrejas da Ásia; a carta dirigida à igreja de Tiatira.
     Esta cidade, embora pequena, era um próspero centro comercial da antiguidade, que mercadejava principalmente púrpura, um tecido caríssimo, além de couro e cerâmica.
     Tudo girava em torno do comércio. Os habitantes da cidade se uniam em associações comerciais, e a vida social dependia totalmente disto.
     Acontece que estas associações, como muitas outras coisas naqueles dias, eram marcadas por duas atividades totalmente opostas ao que significa ser cristão: a idolatria e a imoralidade sexual.
     Constantemente eram realizadas reuniões de negócios. Cada associação tinha o seu “deus”, patrono espiritual, ao qual eram feitos sacrifícios. Havia uma refeição comum, uma festividade, e nestes eventos a imoralidade corria solta.
     Bem, acontece que, assim como acontecia em todo o mundo, a Palavra de Deus também estava sendo propagada em Tiatira, a ali surgiu uma igreja cristã.
     Mas logo os crentes daquela cidade começaram a ter seus primeiros conflitos: como fazer parte da vida comercial da cidade sem se misturar com a imoralidade e a idolatria?
     Muitas vezes, ser cristão e manter o padrão de vida cristão significava ficar de fora, e consequentemente, sofrer dificuldades econômicas, até mesmo perder seu comércio, sua posição, seu meio de vida.
     O equivalente, para a maioria de nós, seria perder o emprego.
     Nos dias de hoje, seria mais ou menos assim: – “Como manter meu emprego e não pactuar com o pecado?”
     Dentro deste contexto é que surge essa mulher, Jezabel. Não sabemos se este nome, Jezabel, era o nome real de uma certa mulher na igreja, ou se evocava a lembrança daquela perversa rainha no Antigo Testamento, que da mesma forma seduziu e conduziu Israel à idolatria.[1]
     Esta mulher aqui se diz profetiza, portadora da Palavra de Deus; ela tornou-se conhecida não somente da igreja em Tiatira mas nas outras igrejas da região.
     No v. 24, a doutrina de Jezabel está sendo mencionada, como “coisas profundas de Satanás”.
Paulo, na 1ª carta aos Coríntios, nos ensina que os crentes, por terem o Espírito Santo, são ensinados nas coisas profundas de Deus.[2]
     Mas parece que para Jezabel e seus seguidores, ter um conhecimento das coisas de Satanás era sinal de profundidade.
     Agora, se queremos saber que ensinos eram estes precisamos voltar aos vs. 20, 21.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.  21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  
     Ela não somente ensinava, como também seduzia os servos de Deus a praticarem a prostituição e a idolatria.
     O que Jezabel estava ensinando, provavelmente, é que, dentro daquele contexto social, os crentes não tinham outra coisa a fazer, a não ser o participar da vida social e comercial da cidade, do contrário simplesmente não teriam como viver.
    Uma doutrina infiel, impura, licenciosa, oriunda de uma atitude leviana para com as coisas de Deus. Uma atitude que tristemente tem se repetido ao longo de toda a história da igreja. Vejam nos dias de hoje quantas coisas semelhantes, quantas perversões do evangelho estão diante dos nossos olhos, anunciadas por homens e mulheres que se dizem cheios do Espírito Santo, trazendo revelações de Deus.
     Mas que de modo algum surpreendem a Deus, pois sua Palavra já nos disse de antemão que seria assim.[3]
     Em nossa mensagem anterior[4], falamos sobre o ensino dos nicolaítas, ao qual Jesus odiava. O ensino de Jezabel era o mesmo. Ensino pernicioso que estava se espalhando, e afetando a vida de muita gente.
     Ensino errado, que estava sendo tolerado pelo anjo, isto é, pelo pastor da igreja, e pelos membros da igreja em Tiatira.
     Mas que não estava sendo tolerado por Jesus. Ele havia dado a ela tempo para que se arrependesse dos seus pecados, este tempo estava terminando, e o juízo de Jesus sobre ela e seus seguidores já não tardaria.
     Então Jesus escreve a estes irmãos, e lhes diz que, embora fossem gente de fé, amorosa, trabalhadora, não estavam tendo diante do erro a mesma visão que ele tinha. Visão com relação ao pecado, que eles também precisavam ter.
     Olhos de Jesus, que nós também precisamos ter!
     Na mensagem sobre os nicolaítas, enfatizei o aspecto doutrinário. Por isto, na mensagem de hoje, desejo enfatizar o aspecto decorrente da doutrina errada: o pecado. Como são os olhos de Jesus com relação ao pecado?

     1. São olhos de ira contra o pecado

     vs. 18-20
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.  20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.  
     Os olhos de Jesus são como chamas de fogo, e seus pés como o metal reluzente.
     São maneiras apocalípticas de se descrever o guerreiro que está para pisar, para reduzir a nada os seus inimigos.
     Ora, de acordo com Tiago capítulo 4, aquele que quiser ser amigo do mundo, naquele contexto, aquele que quiser ser amigo do pecado, constitui-se inimigo de Deus.[5]
     E esse era precisamente o problema de Jezabel: embora se chamasse a si mesma profetiza do Senhor, e era vista por muitos como mensageira de Deus, na realidade não era isto o que Jesus pensava dela, antes, ele a via como sua inimiga.
     Jesus começa dizendo uma palavra contra o pecado, não de Jezabel, e sim do pastor, ou anjo, e da igreja, que toleravam aquela mulher e seus falsos ensinos.
     – “Conheço as tuas obras...”
    – “Sei que vocês são pessoas de fé, gente amorosa, dedicada à minha obra, que têm suportado grandes provações por causa do meu nome, e não têm desanimado...”
     – “Mas tenho uma coisa contra vocês...”
     Isto é, em sua busca de fazer a minha vontade, vocês estão fazendo algo que não me agrada: estão tolerando quem ama o pecado, quem ensina o pecado, quem induza outros ao pecado.
     Há um contraste muito interessante e instrutivo, entre a igreja de Éfeso e a igreja de Tiatira.
     Em Ap 2:2, Jesus elogia a igreja de Éfeso por causa de sua intolerância para com o erro.
     Em 2:4, Jesus corrige aquela igreja por sua falta de amor.
     O problema da igreja de Tiatira era o contrário.
     Em 2:19, está escrito que era uma igreja amorosa.
     Mas era também uma igreja tolerante demais.
     Parece que nossa tendência é para o desequilíbrio.
     Agora, embora Jesus não diga que irá castigar a igreja por causa disto, pois esta própria tolerância já é uma carga, um peso, um castigo para a igreja, Jesus diz que não está satisfeito, e eu não consigo imaginar coisa pior para quem ama o Senhor, do que saber que, com seu comportamento, tem entristecido o Espírito de Cristo.
     Depois Jesus se volta para os pecados de Jezabel.
    Ela ensinava falsas doutrinas. Seduzia os servos de Deus, induzindo-os ao pecado. Seduzir significa atrair, encantar, desencaminhar, enganar, deslumbrar.
     Ela conduzia os servos de Deus à imoralidade sexual e à idolatria. Ela desencaminhava os servos da Palavra de Deus. Ela não somente vivia em pecado, como ensinava outros a fazerem o mesmo.
     Atualmente, de muitas formas, mesmo quando não há a idolatria diante de uma imagem, novos deuses são erigidos, diante dos quais o crente se você tentando a se prostrar. É o “deus da fama”, é o “deus dinheiro”, é o “deus patrão”, é o “deus emprego”, é o “deus amigos e colegas”, é o “deus popularidade”.
    E estes deuses não estão apenas lá, fora do ambiente social religioso cristão. As igrejas contemporâneas estão terrivelmente influenciadas por gente que se diz mensageira de Deus, mas que somente ama o mundo e tudo o que o mundo pode oferecer. Pessoas cujo deus é o ventre; cuja glória está na sua infâmia, visto que só se preocupam com coisas terrenas, e cujo destino é a perdição. [6]
     Gente ama a popularidade, que se utiliza dos meios de comunicação, não para buscar a glória de Jesus, mas a sua própria glória.
     Gente que faz da religião um meio de comércio, de ganhar muito dinheiro.
     Gente que está mais preocupada com a forma física, as roupas bonitas, a boa aparência.
    Gente que por sua aparente devoção a Deus e felicidade, simplesmente encanta muitas pessoas, torna-se ídolo espiritual para muitas pessoas, gente adorada por muitas pessoas.
   Que, tendo a forma de piedade, apresentam doutrinas falsas, mas terrivelmente sedutoras, destrutivas da fé em Jesus.
     Doutrinas que levam à licenciosidade, à vaidade, ao estrelismo, ao amor ao dinheiro e às coisas do mundo.
     Meu irmão, não se deixe seduzir pelos encantamentos do falso evangelho.
     De que vale você ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?
     Mas isto nos leva ao segundo ponto...
     2. Os olhos de Jesus são olhos de amor para com o pecador
v. 21a – Dei-lhe tempo para que se arrependesse
     – Dei-lhe tempo...
     Isto significa que de alguma forma o Senhor Jesus deixou claro para Jezabel que ela estava errada.
     Talvez tenha sido dirigida uma palavra, ou muitas palavras a ela.
   Talvez ela tenha passado por alguma circunstância de aflição, através da qual Jesus tenha lhe mostrado que ela precisava emendar seus caminhos, endireitar sua vida.
    E significa também que Jesus não estava irado de repente, mas que Jezabel já tinha tido todo o tempo necessário, o tempo suficiente para se arrepender, para mudar de conduta.
    Porque Jesus, o Filho de Deus, aquele que tem olhos como chamas ardentes, e pés como metal polido, não espezinhou logo Jezabel? Porque não a destruiu?
    Porque Jesus, o Filho do Deus vivo que não tolera o pecado, é também Jesus, o Filho de Deus, Deus que é amor.
     Jesus ama o pecador, e tem prazer, não em destruir o pecador, mas em que o pecador se converta de seus maus caminhos. Que se deleita em perdoar, em curar, em dar salvação.
      O profeta Ezequiel, mais de uma ocasião, descreve o desejo de Deus para com os pecadores.
       Ez 33:11
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
    Vejam, amados. Embora a Bíblia seja Palavra de Deus a todos os povos, a quem ele está primeiramente se dirigindo, no seu contexto histórico: ao povo de Israel, o povo de Deus na antiga aliança. A igreja do Antigo Testamento. E chama este povo ao arrependimento.
       Com isto eu estou me referindo ao fato de que o chamado ao arrependimento tem que começar na igreja de Jesus, que tem negligenciado os ensinamentos de nosso Deus e Salvador.
       O apóstolo Pedro repete este ensino, explicando porque a volta de Cristo para o juízo final parece tão demorada aos nossos olhos.
      Veja 2ª Pe 3:9
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
     Quando eu era menino, ouvia certas repreensões que muitas vezes eram dadas aos cristãos, no sentido de que deveriam ser crentes não somente aos domingos. Pois havia uma discrepância na vida dos crentes. Eram crentes aos domingos, na igreja. Então no domingo viviam como cristãos, e nos outros dias da semana viviam como se fossem do mundo.
     Mas amados, um grande problema de hoje é que, mesmo aos domingos, muitos que se dizem crentes vivem como se fossem do mundo.
      Muitas pessoas confundem “graça de Deus” com licença para viver em pecado.
     Confundem paciência, longanimidade, amor, com fraqueza – foi assim que trataram o apóstolo Paulo em Corinto, quando ele chorou por causa dos pecados daquela igreja. Trataram-no como se ele fosse fraco, sem personalidade, e assim continuaram na dureza do seu coração.
     E era assim que Jezabel estava se portando: como se o juízo de Deus não fosse real. Talvez ela dissesse: – “Sou salva pela graça, mediante a fé; Deus não irá me punir...”
      Mas veja Ap 3:19
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
     E isto nos conduz ao terceiro ponto...
    3. Os olhos de Jesus são olhos de disciplina e castigo para com o pecador que não se arrepende
     vs. 21-23
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.  
     O Senhor Jesus havia dado a esta mulher tempo para que ela se arrependesse, mas ela não quis arrepender-se da sua prostituição.
     Enfermidades
    Primeiro, ele diz que, por causa disto, a prostraria numa cama, isto é, que lhe enviaria enfermidade.
    Os irmãos sabem que nem sempre quando uma pessoa está enferma é por causa de pecado,[7] mas, quando Deus fala com alguém para que se arrependa, e este alguém continua com o coração obstinado, então é possível que o Senhor envie enfermidade.
    Enfermidade que pode permanecer muito tempo; enfermidades terríveis, até mesmo degenerativas. E também nisto a misericórdia de Deus tem como propósito levar o pecador ao arrependimento.
    Vocês devem lembrar-se do paralítico que Jesus curou junto ao tanque de Siló, em Jerusalém. Ele havia ficado paralítico 38 anos, por causa de seu pecado.
     E quando Jesus veio e curou aquele homem, advertiu solenemente:
     – “Não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. [8]
     Tribulações
    Segundo, ele diz que, aqueles que pecavam com ela cairiam em grande tribulação – da mesma forma que ela pecava, não pecava sozinha.
     Havia servos de Cristo, mas que estavam sendo seduzidos por seu encanto – ele diz; eles sofrerão tormentos.
     Não teriam paz, teriam dificuldades para enfrentar a vida.
    Uma tribulação, irmãos, não da parte do mundo, mas da parte de Cristo. Pois como diz o profeta Isaías, os que choram por seus pecados são perdoados pelo Senhor, são curados por seu Espírito. Mas os perversos, diz o Senhor, o coração deles é como um mar agitado, cheio de lama; para os perversos não há paz. Somente conflitos e angústias.[9]
     Morte
     Terceiro, ele diz que mataria os filhos dela.
    Esses “filhos” podem ser, como entendem alguns, filhos naturais, ou podem ser filhos afetivos, seguidores, como Paulo por exemplo, ao referir-se a Timóteo, chama-o “filho na fé”.[10]
     De qualquer forma, quer sejam naturais, quer sejam afetivos, os filhos são os entes mais queridos que um ser humano pode ter.
     Jesus diz que seu juízo seria implacável, não pouparia nem seus entes mais queridos.
     E tudo isto seria testemunho, não somente para aquela igreja, mas para todas as igrejas, para que todos soubessem que Jesus é aquele que sonda as mentes e os corações, isto é, que ele sabe não apenas aquilo que as pessoas fazem exteriormente, mas os propósitos de cada um, as motivações, e que recompensa a cada um segundo as suas obras.
      Conclusão
      Como Jesus olha o pecado? O que podemos concluir destas palavras de Jesus?
      Que os olhos de Jesus odeiam ver o pecado.[11] Jesus odeia o pecado.
      Que os olhos de Jesus são olhos que amam o pecador.
      Jezabel, por pior que fosse, ainda assim era alvo da misericórdia e da paciência de Deus.
     Os olhos de Jesus são olhos de disciplina e castigo para com o pecador que não se arrepende.
      Aplicação
      Como podemos então trazer estes ensinamentos para nossa vida?
      Devemos nos examinar:
      1 – Está você se deixando seduzir por alguma Jezabel contemporânea?
     Está se deixando induzir pelos encantos de falsos ensinos, ou pelos encantos sedutores do sexo oposto, que se apresenta disfarçado de modo que te leva a pecar, até mesmo em pensamento?
     Ou ainda, será que você não está se deixando induzir pelas pressões sociais, de modo que em seu emprego, ou na escola, ou nalguma outra esfera de atividade social, até mesmo na igreja, não esteja sucumbindo diante dos ídolos do coração?
      2 – Será que você não estaria sendo uma Jezabel (numa versão feminina ou masculina), na vida de outras pessoas, de modo que com ensinos falsos, uma vida mentirosa, um comportamento sedutor, não estaria levando outros a tropeçarem?
     3 – Será que você não está sendo tolerante demais com os seus pecados? Entristecendo o Espírito de Cristo, ou pior, provocando a sua ira pela sua falta de arrependimento?
   4 – Será que o Senhor Jesus já não tem, há muito, falado com você, dando tempo para arrependimento, esperando que você mude, mas você está endurecido, empedernido, achando que não é com você?
      Será que Jesus não está te dando um ultimato nesta noite?
      5 – Devemos temer a ira de Deus
     Se Jesus, de alguma forma, falou a você hoje, no sentido de que você deve mudar, e você está endurecido, tema.
      Deus pode prostrar você numa cama.
      Se você se tem deixado seduzir pelo pecado, tema.
      Você não deseja perder seus entes queridos.
     Mas devemos ver nisto também uma palavra da graça de Jesus: se o Senhor mostrou seus pecados, humilhe-se na presença do Senhor, confesse a Deus e abandone qualquer pecado que Deus tiver revelado.
      Pv 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.


[1] 2º Rs 19:22
[2] 1ª Co 2:9, 10
[3] Por exemplo, veja atentamente 2ª Pe 2:1-3
[4] Ap 2:12-17 – Para Jesus, qual a importância da doutrina?. Pode ser acessado aqui
[5] Tg 4:4
[6] Fp 3:19
[7] Por exemplo, Jó ficou gravemente enfermo (Jó 2:7); o profeta Eliseu morreu de uma enfermidade (2º Rs 13:14); Timóteo sofria de frequentes males no estômago (1ª Tm 5:23). Nenhuma destas enfermidades foi consequência de algum pecado direto destas pessoas
[8] Jo 5:1-14
[9] Is 57:18-21
[10] 1ª Tm 1:2
[11] Veja Hc 1:13

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