Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Por que estás abatida, ó minha alma? - Sl 42:5

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 28 de setembro de 2014
Pr. Plínio Fernandes                  Baixe em PDF     Baixe me EPUB     Baixe em MOBI
Queridos irmãos, vamos ler o salmo 42.
Salmo didático dos filhos de Coré
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.  2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?  3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?  4 Lembro-me destas coisas -- e dentro de mim se me derrama a alma --, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.  5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.  6 Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.  7 Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.  8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.  9 Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?  10 Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?  11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Depois que o rei Salomão faleceu, o reino de Israel se dividiu em dois: ao norte, dez de suas tribos seguiram um homem chamado Jeroboão. Ao sul as duas outras tribos continuaram a ser regidas pela casa de Davi. As tribos do norte continuaram a ser chamadas “Israel”, e as do sul, passaram a ser o reino de “Judá”.
Acontece que de vez em quando alguns nortistas invadiam o reino de Judá e faziam alguns cativos, e os levavam para Israel.[1]
Nós não sabemos se foi isto o que aconteceu com o escritor deste salmo, mas o título nos diz que ele era da família dos coreítas, isto é, de uma tradicional família de músicos do templo em Jerusalém.
Mas no v. 6 ele nos diz que estava longe de casa, perto das nascentes do rio Jordão, nas encostas do monte Hermom, ao norte de Israel.
No v. 4, ele se lembra de como era antigamente: como ele subia com a grande multidão, em procissão à casa de Deus, para adorar ao Senhor, e era uma grande festa.
Mas agora, exilado, suas lágrimas estavam sendo o seu alimento dia e noite (v. 3). Às vezes, embora não deixasse de orar e cantar os seus louvores a Deus, ele sentia (v.9) como se Deus, o Deus que era a sua rocha e o seu amor, havia se esquecido dele.
E os seus inimigos desdenhavam dizendo: "O teu Deus, onde está?” (v. 10).
Então ele se sentia terrivelmente abatido emocionalmente, a ponto de sentir como se os seus ossos estivessem esmagados (v. 10).
Mas em meio a tudo isto, ele não perde a esperança. Ele conversa consigo mesmo, e “se encoraja” dizendo:
Porque estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Um filho de Deus, cheio do Espírito Santo, mas abatido e triste.
E este, meus irmãos, não é um caso isolado nas Escrituras, e muito menos na história toda do povo de Deus.
Assim como ele, nós lemos sobre Jó, Moisés, Davi, Paulo, e Jeremias, e Isaías, e Pedro, e muitos homens de Deus que passaram, não por poucos momentos, mas por tempos difíceis, de grande abatimento e tristeza.
Irmãos, a tristeza, o abatimento, a depressão, não são “monopólio daqueles que não conhecem a Deus”.
Aliás, todos os filhos de Deus passam por tempos de profunda tristeza. Às vezes, isto acontece por causa de algum pecado que ainda não confessaram a Deus, mas nem sempre é assim.
Muitas vezes sofrem grande tristeza justamente por amarem as coisas de Deus, e quanto mais sensíveis, maior a tristeza.
E ficam se perguntando: “Por que”?
1. Uma das razões pelas quais um crente em Jesus pode ficar abatido é a “esperança adiada”
Pv 13:12
A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
Todos nós temos em nosso coração a esperança da realização de muitos desejos. E os nossos desejos, na maioria das vezes, são bons.
São desejos alinhados com as promessas da Palavra de Deus para nós. São coisas que glorificam a Deus, que trazem bênçãos para nossas famílias, para a igreja e para o mundo.
Desejamos trabalhar, constituir família, ter saúde, ganhar almas para Jesus, desejamos ver a igreja do Senhor ser edificada, crescer, o reino de Deus se expandir e alcançar muitas vidas mais, e tantas outras coisas boas.
Mas nem tudo acontece de acordo com o nosso tempo. Deus tem um tempo e um modo de fazer as coisas que são diferentes do que desejamos muitas vezes.
E é claro, eu não preciso dizer que os pensamentos, os planos, o jeito de Deus fazer as coisas é muito melhor que o nosso.
Mas quando as nossas esperanças são adiadas por muito tempo, à semelhança do nosso salmista aqui, o nosso coração pode se sentir profundamente abatido.
2. Também podemos ficar abatidos se nos sentirmos cercados de oposição
Vamos ler alguns versículos do Salmo 56
Sl 56:1
 Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura ferir-me; e me oprime pelejando todo o dia.
vs.5, 6
Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. 6 Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida.
v. 8
Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
É um hino de Davi, quando os filisteus o prenderam em Gate. Esta história está registrada em 1º Samuel 21:13 e segs.
Ele estava fugindo de Saul, o maligno rei de Israel que desejava matá-lo, e em sua fuga foi parar entre inimigos de Israel.
Então se via cercado de inimigos.
Você já se encontrou numa situação parecida, em que as pessoas não têm uma boa disposição para com você, e como diz o v. 5, torcem as coisas que você diz, conspiram contra você, espionam a sua vida, procuram te destruir?
Então veja como no v. 8, à semelhança do Salmo 42, Davi também fala de suas lágrimas. E são muitas, o suficiente para “encher o odre de Deus”.
3. O crente também pode ficar abatido quando se sente sozinho na luta contra o mal
1º Rs 19:14
Elias respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Elias, o profeta do Senhor, estava “escondido numa caverna” na região de Horebe, que ficava a mais de quarenta dias de viagem de sua terra.
Isto aconteceu depois de um dia memorável na história de Israel, quando o profeta havia confrontado e derrotado quatrocentos profetas do falso deus Baal, que eram mantidos pela perversa rainha Jezabel.
Depois disto Jezabel se enfureceu e jurou matar Elias. Então ele saiu para bem longe, temendo cair nas mãos daquela perversa.
O v. 2 nos diz que ele já havia orado pedindo a morte. Mas o Senhor naturalmente não lhe deu o que ele queria. Ainda havia muito que fazer.
Então Deus falou com ele: “Elias, o que vocês está fazendo aqui, tão longe de sua terra, escondido neste lugar”?
Elias respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Na verdade, Elias não estava só. O Senhor lhe disse que havia outros milhares de Israelitas cujos joelhos não haviam se dobrado diante de Baal.
Mas irmãos, muitas vezes, mesmo em meio a muitas pessoas, nos sentimos sós, não é mesmo? E isto também pode fazer com que fiquemos abatidos, com vontade até de partir e estar com Cristo, como Elias pediu que o Senhor lhe fizesse.
4. O crente também pode ficar abatido por causa dos seus próprios pecados
Sl 32:3-5
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.  5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.
Davi está descrevendo a tristeza que experimentou nos dias em que estava guardando o seu pecado dentro do próprio coração.
Sentiu seus ossos envelhecerem. O vigor daquele homem que deveria estar com seu interior cheio do Espírito Santo, fluindo como rios de água viva, se tornou como que uma terra seca, rachada pela falta de chuvas.
Assim se torna qualquer crente que peca e não confessa seu pecado a Deus. Ele perde sua alegria, perde suas forças espirituais. Sente a mão do Pai celestial pesando sobre ele, até que confesse ao Senhor as suas transgressões.
Então, e só então, ele pode ter novamente a alegria da sua salvação.
Como ele diz aqui no v.11
Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.
Existem muitas outras coisas que podem fazer com que um filho de Deus se entristeça, sem que esta tristeza signifique carnalidade: a morte de uma pessoa querida (Fp 2:27), os pecados de outras pessoas (Sl 119:36), as aflições de pessoas que amamos, e pode até acontecer a traição de pessoas que amamos (Sl 55:12-14); também as nossas enfermidades (Ne 2:2,3).
E às vezes, podemos ficar tristes sem que haja uma causa aparente. Será que isto não pode acontecer simplesmente pelo fato de sermos humanos, limitados, fracos, e vivemos num mundo em que o reino de Deus ainda não se manifestou em toda a sua plenitude?
2. O que pensar das tristezas que nos cercam e invadem nosso coração?
2.1. Elas são um incentivo a termos intimidade com Deus
Já lemos no Salmo 56, v. 8, que quando choramos, nossas lágrimas estão sendo “contadas no odre de Deus”.
Ele vê as nossas lágrimas[2], a atende nossas orações. Quando estamos chorando, é uma ótima oportunidade de experimentar mais plenamente a doce comunhão com aquele que tão apropriadamente é chamado o nosso Consolador[3].
2.2. Elas nos conduzem pelo caminho da santificação
Sl 119:67
Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
Sl 119:71
Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
É abundante o ensino bíblico no sentido de que nenhum sofrimento em nossa vida é uma coisa vã.
O grande propósito de Deus para nós e a nossa santificação, o nosso crescimento espiritual, o nosso caminhar com ele.
E os sofrimentos, longe de ser obstáculos à nossa suprema felicidade, devem ser vistos como oportunidades que Deus nos concede para este crescimento em nosso conhecimento dele.
Como também disse Jó, depois de passar por suas aflições:
Antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora “os meus olhos te veem”.[4]
2.3. As aflições também têm o poder de nos tornar pessoas melhores no sentido de, tendo comunhão com Deus, e sendo consolados por ele, podermos ser pessoas mais sensíveis e auxiliadoras para aqueles que estiverem sofrendo.
2ª Co 1:3, 4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!  4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.
2.4. Por último, quero dizer que as tripulações fazem com que o nosso “homem interior” se desenvolva voltado para as coisas eternas
Rm 5:3, 4
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Rm 8:18
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Conclusão e aplicação
Quando o Espírito Santo inspirou este homem aflito, para que suas palavras se tornassem Escritura dada a nós, o seu propósito era nos consolar e orientar.
Querido irmão, seja qual for a razão de sua aflição, há duas coisas que ele quer que você não se esqueça:
Deus conhece as suas aflições, as suas lágrimas, as suas dores, o seu sofrimento.
Se tão somente esperar, o Senhor transformará cada aflição numa benção. Na realidade, em bênçãos que começam agora mas que frutificarão por toda a eternidade.
Assim como o salmista, fale consigo mesmo, e se pergunte por que você está triste, ou deprimido.
Mas mesmo que não consiga identificar uma razão precisa, decida-se a esperar naquele que é o seu auxílio e seu refúgio.
Ele é o Deus que nunca se separa de nós, e que transforma uma terra seca num manancial de benção.
Espera, pois no Senhor.




[1] 2º Rs 14:14
[2] Is 38:5
[3] Jo 14:26.
[4] Jó 42:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo