Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A primeira pregação de Jesus - Mateus 4:17

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 8 de abril de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Esta frase, “reino dos céus”, ou “reino de Deus”, é uma das que mais brotam dos lábios de Jesus nos Evangelhos. E é uma das mais doces, mais consoladoras e renovadoras que podem repousar em nosso coração. “Reino dos céus” representa tudo o que é bom: descreve a esfera do governo de Deus, a começar do coração humano. E a partir disto, na medida em que se desenvolve e faz o homem amadurecer, se manifesta nos relacionamentos familiares, nas amizades, no trabalho e nos relacionamentos sociais.
Onde o reino de Deus se instala, ensina o Apóstolo Paulo, ali há mudança de vida: ali há justiça, paz e alegria no Espírito Santo; ali há o poder do Evangelho, concedendo vida eterna.
Mais tarde Jesus irá, nos Evangelhos, explicar outras vezes a natureza do reino de Deus: ele está perto, entre nós, disse Jesus, dentro do coração humano. E aqui no texto que lemos, temos a primeira pregação de nosso Senhor registrada nas Escrituras.
Após os quarenta dias de jejum no deserto da Judéia, Jesus ficou sabendo que João Batista fora preso. Isto porque o rei Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, havia tomado para si, de modo ilícito, a esposa de seu irmão, e o profeta João Batista dissera que era pecado. Então Jesus foi para a Galiléia e começou a pregar, a curar enfermos, libertar os oprimidos do diabo, e reunir em torno de si os seus discípulos, que mais tarde seriam seus apóstolos.
Já em sua primeira pregação ele diz: “O reino dos céus está próximo”. Mais precisamente: “O reino dos céus foi aproximado”, foi trazido para perto. E mostra como, ou antes, a condição necessária para que as pessoas conheçam, ou façam parte deste reino de Deus que chegou: “Arrependei-vos”.
Note que esta palavra é mais do que ensino: está na forma de um mandamento. Jesus ordena, pois deseja que ninguém fique fora deste reino: “Arrependam-se, porque o reino dos céus é agora. Arrependam-se porque é chegado o reino dos céus”.
Assim aprendemos que o caminho para o reino de Deus é o arrependimento. É sobre este assunto que vamos meditar agora. Há três observações que desejo fazer:
1. A palavra de arrependimento está no coração do Evangelho; é o cerne da mensagem de Jesus.
Claro que não era uma mensagem nova. Fazia parte da mensagem de todos os profetas do Antigo Testamento, inclusive o último deles, João Batista, o precursor da Nova Aliança. Mas o que pretendo destacar é que se a palavra, isto é, a mensagem de arrependimento não for proclamada e ordenada, não estamos falando do Evangelho de Jesus.
Neste texto nós estamos diante da primeira pregação de nosso Salvador. Nos capítulos anteriores Mateus já nos ensinou quem é Jesus:
Ele é o Deus eterno, que veio habitar entre nós na forma de um ser humano a fim de nos salvar dos nossos pecados; ele é o rei eterno, o Messias que, no poder do Espírito Santo, veio guiar e apascentar nossas almas. Aquele a quem devemos adorar em amor, em quem podemos confiar de coração, a quem podemos confiar nossas vidas.
Jesus é a revelação de Deus. E de agora em diante, Mateus começa a nos apresentar o que Deus veio nos dizer. A primeira mensagem do Deus encarnado é esta: “Arrependei-vos”.
Durante cerca de três anos Jesus pregou sobre a terra, buscando e salvando muitas pessoas. Algumas delas são citadas pelos nomes: os discípulos que depois se tornaram apóstolos, Maria Madalena, Zaqueu, Lázaro e suas irmãs, e muitas outras.
Depois, em cumprimento às promessas proféticas, Jesus se entregou na cruz, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e subiu ao céu, prometendo que voltará para buscar sua igreja e julgar o mundo. Mas antes de subir ao céu, Jesus deu seu último mandamento aos apóstolos.
Nós vamos ler este mandamento conforme registrado no Evangelho de Lucas:
Lc 24:44-49
44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas.
Leia de novo o v. 47: a mensagem que os apóstolos deveriam pregar, em nome de Jesus, em todas as nações era esta: “arrependimento”.
Depois de ordenar estas coisas Jesus subiu ao céu, o Espírito Santo foi enviado, e a igreja foi revestida de poder para testemunhar.
Vamos agora ler algo da primeira pregação do Apóstolo Pedro, no dia de Pentecostes.
At 2:37, 38
“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Veja qual é a primeira coisa que Pedro diz aos seus ouvintes que desejavam ser salvos: “Arrependei-vos”.
Algum tempo depois, o Senhor Jesus apareceu pessoalmente ao que seria o derradeiro, aquele que veio a ser designado o Apóstolo dos gentios: Paulo, a quem ordenou que pregasse o Evangelho.
Vejamos o testemunho de Paulo perante o rei Agripa:
At 26: 19, 20
“Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,  20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento”.
Como os irmãos podem constatar, o arrependimento faz parte da essência mesma do Evangelho da nossa salvação. Mas, precisamos reconhecer, não é uma mensagem muito pregada nos últimos tempos. Porque isto tem acontecido?
Me parece que uma das razões está na confusão que muitas vezes temos a tendência de fazer.
Os irmãos viram que em nosso último texto o Apóstolo Paulo falou sobre “obras dignas de arrependimento”. E quando pensamos em obras, por causa de nossa herança protestante, temos a tendência de desconsiderar. Apressadamente pensamos: a nossa salvação não é resultado de nossas obras. É pela graça de Deus, mediante a fé.
Ora, entender que a salvação de nossas almas é pela fé está absolutamente certo. Mas está errado concordamos com o que Paulo diz em Efésios 2:8 e 9, e descartarmos o que ele escreve logo em seguida, em Efésios 2:10, pois tudo faz parte de uma só mensagem.
Então leiamos Ef 2:8-10
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  9 não de obras, para que ninguém se glorie.  10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
O que Paulo está nos ensinado é que se uma pessoa foi salva por meio da fé em Jesus, as suas obras irão evidenciar isto. Acontece que quando deixamos de lado algum aspecto da verdade de Deus, o preço a ser pago é muito alto. Vivemos em tempos em que a verdade está sendo distorcida. O que temos muitas vezes é uma caricatura do Evangelho.
Muitas pessoas nos dias de hoje se apresentam como crentes em Jesus, na verdade até pensam em si mesmas como seguidoras de Jesus, mas não manifestam obras dignas de arrependimento. Dizem que são crentes, mas continuam em seus desatinos, vivendo como pessoas que amam o mundo e suas concupiscências. Pessoas que se dizem crentes pulando carnaval, participando de programas lascivos, esbanjando sensualidade.
É preciso lembrar que quando escribas e fariseus iam a João com o propósito de serem batizados, ele dizia: “Raça de víboras... produzi frutos dignos de arrependimento”.[1] Porque eram “filhotes de serpente”, e “não filhos do reino”? Porque não produziam obras dignas de arrependimento.
2. O que é arrependimento?
2.1 – Definição: a palavra grega para arrependimento é “metanóia”.
Ela é composta de outras duas: “Meta” – transformação para algo melhor, superior, além – daí vem a nossa palavra “metamorfose”; metamorfose é o que acontece, por exemplo, quando uma lagarta se transforma numa borboleta; e “Nous” – mente, entendimento – daí vem a nossa palavra “paranoia” – pensamento “paralelo”, fora do normal.
“Metanóia” então, significa, transformação da mente, de algo inferior para algo melhor, superior, além do que era antes. Uma transformação em nossa maneira de pensar que envolve e transforma os nossos desejos, a nossa vontade, os nossos sentimentos, e consequentemente as decisões e o comportamento. E a esta mudança de comportamento a Bíblia chama de “fruto digno de arrependimento”.
Por exemplo: se antes eu não reconhecia a Jesus como Deus, mas adorava a outro deus ou deuses, quando me arrependo, e assim passo a reconhecê-lo, adoro somente a Jesus. Se antes vivia para mim mesmo, agora vivo para fazer a vontade de Deus. Se antes andava em desobediência aos mandamentos de Deus, agora passo a obedecer.
Ao ouvir estas coisas, algumas pessoas dizem: “Olha, o que você está falando é errado. Pois o que você está dizendo, nada mais é do que uma doutrina de salvação pelas obras, disfarçada de Evangelho. Mas não é isto o que a Bíblia ensina. A Bíblia diz que a salvação é tão somente pela fé”.
O que essas pessoas não compreendem é que na Bíblia, “sair da incredulidade para a fé” e “arrepender-se” são dois aspectos de uma só verdade. Como dois lados de uma mesma moeda. Não existe “fé” sem arrependimento. Assim como não existe fé sem obras, e não existe arrependimento sem seus frutos.
E para que não exista dúvida quanto a isto, o Espírito Santo, no texto de Marcos, paralelo a Mateus, acrescenta a palavra crer para nos ensinar que são virtualmente uma coisa só.
Mc 1:14, 15
“Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus,  15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.
2.2 – Vejamos alguns exemplos deste ensino:
Is 55:6-9:
9  Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.  7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.  8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,  9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Veja o que significa converter-se a Deus:
Significa deixar nossos pensamentos errados, nossos caminhos errados, e voltamo-nos para o Senhor: para seus pensamentos e seus caminhos. Porque os pensamentos de Deus são mais elevados, melhores, superiores.
Quando você percebe que está fazendo uma coisa (construindo uma casa, por exemplo), de modo errado, você não apenas percebe que o jeito de fazer está errado, ou inferior; você também muda o jeito de fazer, para o que é certo, ou melhor. Da mesma maneira, arrepender-se significa perceber que está andando por caminhos errados, longe de Deus, e começar a andar com Deus.
Então, aquele que adora falsos deuses, passa a adorar ao Deus verdadeiro.
1ª Ts 1:9
“pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro”.
Aquele está amando as coisas do mundo, passa a amar as coisas do céu.
Lc 3:10-14:
14 Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer?  11 Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.  12 Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer?  13 Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado.  14 Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo.
Foi assim que aconteceu quando Paulo creu em Jesus:
At 22:9, 10
“Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.  10 Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer”.
Esta pergunta, “que farei, Senhor?”, revela a transformação, o fruto de arrependimento que se passa na alma daquele que crê em Jesus, pois como Paulo mesmo explica mais tarde, “se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo”.[2]
3. A partir da conversão a Jesus, o arrependimento se torna “a forma de vida” do crente
Pois o arrependimento e a fé, como já dissemos, são dois aspectos inseparáveis do coração regenerado.
3.1 – Assim como a fé se desenvolve, a mente renovada também, a transformação da compreensão, o aprender a pensar de acordo com o ponto de vista de Deus.
Então Paulo encoraja as igrejas para as quais escreve, no sentido de que mudem sempre a maneira de pensar, deixando para trás aquilo que era da vida antiga e crescendo em sua nova maneira de viver.
Por exemplo, Rm 12:1, 2
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Ele está escrevendo a pessoas crentes, que já compreenderam a graça de Deus, as misericórdias do Senhor reveladas em Jesus Cristo. Pessoas que já foram regeneradas. Está começando a ensinar como é que no dia a dia podem experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, como podem viver de acordo com a vontade de Deus. Então diz: consagrem-se a Deus e não se conformem com este século (não assumam a forma de viver deste mundo); mas se transformem (a palavra é “metamorfose”) para algo superior, mediante a renovação de sua maneira de pensar, de compreender as coisas.
Ef 4:20-32
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,  21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,  22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,  23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,  24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
 25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.  26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,  27 nem deis lugar ao diabo.  28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.  29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 
30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.  31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”
Este tipo de instrução nós podemos perceber quase que a cada momento em todas as seções práticas das epístolas do Novo Testamento. Sempre há uma série de instruções quanto às bases da nossa fé, e sempre uma série de instruções quanto aos frutos práticos que a fé deverá produzir.
3.2 – Às vezes, também, a Bíblia nos ensina que é necessário o arrependimento quanto a certos pecados que se instalam em nossa vida, de modo que precisamos romper com eles.
Em cinco, das sete cartas a igrejas no livro do Apocalipse, o Senhor Jesus chama o povo crente ao arrependimento.
Em Ap 2:2-5, o Senhor Jesus chama os crentes de volta ao primeiro amor:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;  3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.  4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.  5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Em Ap 2, ordena a duas igrejas que se arrependam da imoralidade e das falsas doutrinas
Ap 2:13-16:
13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.  15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.  16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Ap 2:19-23
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.  20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.  21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
Em Ap 3:1-3, repreende pessoas que ouviam, conheciam, mas não praticavam o que a Bíblia ensina.
“Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.  2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.  3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.
Em 3:15, 16, e 19, repreende aos “crentes mundanos”.
Ap 3:15-16
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!  16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”.
Como podemos perceber, cada uma destas repreensões de Jesus contém advertências fortes e sérias, sobre a necessidade de arrependimento, de abandono de pecados, de conversão, quando crentes se deixam envolver com pensamentos e práticas erradas.
Porque o Senhor Jesus fala de modo tão grave?
Ap 3:19
“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”.
Por amor. O amor de Jesus é zeloso por nossas almas. E ordena que sejamos zelosos também. Que, se estamos pecando, mudemos nossa maneira de pensar, e mudemos nossos caminhos.
Vamos concluir...
O Evangelho é a melhor notícia que o homem pode receber; é a mais necessária, a mais doce, e também, no fundo da alma, no fundo do coração humano, a mais desejada. Pois o Evangelho é notícia de perdão, de salvação da alma, de paz com Deus, de alegria e justiça.
Quando alguém ouve e crê no Evangelho, seus pensamentos mudam, sua mente se transforma, seu coração se torna outro, e então sua vida também. Uma mudança que inicia na conversão e que se desenvolve durante toda a vida neste mundo. A cada dia somos convidados a um viver de pensamentos e caminhos transformados.
Mas o Evangelho também é uma mensagem de juízo, no sentido de que aqueles que o rejeitam perecerão em seus pecados, eternamente.
Eu gostaria de fazer uma ilustração (que naturalmente tem suas limitações):
Suponha que uma pessoa esteja se debatendo dentro da água, prestes a se afogar, e alguém lança uma boia amarrada a uma corda, para que esta pessoa se agarre a ela e seja puxada para fora do perigo. Se esta pessoa segurar-se à boia, será salva por aquele que a jogou. Mas se a pessoa que está na água recusar-se a segurar na boia, continuando a se debater em seus próprios esforços, morrerá, por sua própria culpa.
Da mesma maneira, não podemos nos salvar, mas podemos crer, “abraçar” o Evangelho de Jesus, e quando cremos, ele nos salva. Se deixarmos de crer, estamos perdidos, e morremos por nossa própria culpa.
1. Você já “abraçou o evangelho”, já se converteu a Jesus? Se não, hoje é o tempo propício. Não deixe para amanhã.
2. Você, que já é convertido: está crescendo espiritualmente, renovando seu entendimento? Crescendo no conhecimento e na prática da vontade de Deus? Busque a renovação da mente, a cada dia, passando tempo com Deus, orando, meditando na Palavra. “Metamorfose”
3. Você, que é crente no Senhor: o Espírito Santo falou ao seu coração? Mostrou que existe algum pecado em sua vida que você deve abandonar? Se mostrou, faça isto. Sua alegria será renovada.
Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto...



[1] Mt 3:7 e 8
[2] 2ª Co 5:17

9 comentários:

  1. Muito bom o texto serviu para mim pois estou pedindo ao Senhor,mudança de vida e santificação da minha mente que ele purifique e me dê uma renovada e transformada.Em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esta mensagem sem rabisco e nem fantasis, assim é o verdadeiro Evangelho: comessa com ARREPENDIMENTO e termina com ARREPENDIMENTO.

      Excluir
    2. Que Deus possa colocar verdadeiro palavras na minha mente,como essas que eu acabei de desgosta,alimentei como nunca tinha alimentado antes.muito obrigado.que Deus te abençoa

      Excluir
    3. Preciso alimento espiritual, mesmo. Tão necessário, mas infelizmente tão negligenciado em nossos dias

      Excluir
  2. Palavra de vida eterna...👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Uma boa e abençoada reflexão,como cristão se não tivermos uma vida aos pés da cruz e vivermos uma vida de arrependimentos estamos perdendo o nosso tempo.obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir

▲Topo