Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 16 de abril de 2017

Ver a Jesus - Lc 24:13-35

Pr. Plínio Fernandes
13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.  14 E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.  15 Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.  16 Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.  17 Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.  18 Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?  19 Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,  20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.  21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.  22 É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;  23 e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.  24 De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.  25 Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!  26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?  27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.  28 Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.  29 Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.  30 E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;  31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.  32 E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?  33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,  34 os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!  35 Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão. (Versão Revista e Atualizada)
Antes de sua morte, o Senhor Jesus havia feito certas promessas aos seus discípulos, dizendo-lhes que, conforme ensinavam as Escrituras do Antigo Testamento, ele iria morrer na cruz, pelos pecados dos homens[1].
Disse-lhes que isto “era necessário”[2].
A Bíblia nos ensina que “o salário do pecado é a morte”, e sendo nós pecadores, caiu sobre nós a sentença de morte, a sentença de estarmos separados de Deus eternamente[3], mas ainda que mortos neste sentido, conscientes de uma existência de eterno sofrimento no inferno[4].
Por causa de nossos pecados estávamos não somente separados de Deus, mas também entregues nas mãos de Satanás, o inimigo de nossas almas[5].
Acontece que Deus, o Deus Trino, por causa de seu grande amor para conosco, determinou em si mesmo um plano de ação através do qual o nosso pecado seria castigado, mas que ao mesmo tempo seria retirada de nós a sentença de morte e seríamos também libertados da escravidão e do domínio do pecado e do diabo. Um plano através do qual Satanás seria derrotado.
O Pai, o Filho, e também o Espírito Santo, determinaram que o Filho viria ao mundo, viveria neste mundo uma vida santa e reta, mas que no final de seus dias na terra seria levado à morte. Ele não precisava morrer por haver cometido algum pecado. Ele não cometeria pecado algum, sempre se manteria puro, mas ainda assim ele seria morto, não por causa dos pecados dele, mas por causa dos nossos pecados, em nosso lugar. Um plano que foi concebido por Deus desde a eternidade, e que foi cumprido no tempo determinado[6].
E então, depois de ter morrido por nós, Deus, o Pai, mediante o poder do Espírito Santo iria ressuscitá-lo[7]. Ele iria triunfar sobre a morte, e por meio de sua ressurreição iria garantir que no dia do juízo todos nós, os que creram nele, irão ressuscitar também[8].
Foi o maravilhoso plano de Deus, através do qual a morte foi vencida, nossos pecados perdoados, e Satanás foi derrotado. Foi o triunfo do amor de Deus[9].
E antes de Jesus morrer ele disse aos discípulos que era isto o que iria acontecer.
Ele disse mesmo que entre os seus contemporâneos havia muita gente que não passaria pela morte, antes que chegasse o reino de Deus com poder[10].
Então se cumpriram as palavras de Jesus. Em Jerusalém ele foi preso, julgado como se fosse um criminoso, levado à morte de um criminoso, e sepultado[11].
Era o plano de Deus que estava se realizando. Era chegada a hora em que as trevas pareciam estar vencendo, mas era precisamente nesta hora que o reino de Deus estava vencendo, chegando com poder.
Mas naquela hora, quando tudo estava acontecendo como previsto, os discípulos simplesmente se esqueceram de tudo quanto Jesus havia falado anteriormente.
Fugiram assustados.
Mesmo depois, quando ouviram falar que Jesus havia ressuscitado, continuaram assustados, sem acreditar nisto.
Mesmo que mulheres piedosas estivessem falando que o reino de Deus viera com poder, eles ainda continuavam acreditando que o mal havia triunfado, e que estavam derrotados.
Estes dois estavam a caminho de uma pequena cidade, distante cerca de dois quilômetros de Jerusalém.
Jesus estava ali, caminhando com eles, mas eles estavam se sentindo derrotados, pois não conseguiam enxergar a Jesus. Tinham olhos, mas não viam.
Depois, quando reconheceram a Jesus, toda a perspectiva mudou, e de gente triste e derrotada eles passaram a ser alegres testemunhas da ressurreição do Senhor
Perceber a presença de Jesus é indispensável para que sejamos pessoas vitoriosas, e testemunhas dele diante do mundo.
Reconhecer a presença de Jesus!
Tomando esta narrativa como ilustração, é sobre isto que desejo meditar com os irmãos.
1. Precisamos reconhecer que Jesus está presente
A Bíblia nos ensina que o reino de Deus está aqui; já chegou. Jesus já triunfou sobre a morte. Ele é Senhor do céu e da terra. Ele é quem tem autoridade sobre tudo e sobre todos
1.1 - A Bíblia também nos ensina que Jesus está conosco todos os dias de nossa vida
Jesus nos afirma nas Escrituras:
– Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles
– Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos
– No mundo, tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo;
E o Apóstolo João, para nos encorajar, falando a respeito de que Jesus, por meio de seu Espírito Santo, habita em nós, nos diz assim:
– Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo
Falando por meio de Isaías ele nos assegura:
Mesmo quando você estiver passando por rios, estou com você; mesmo quando você passar por provas de fogo, eu estou com você: tomando você pela mão, fortalecendo e dizendo - não tenha medo porque eu te ajudo[12].
1.2 - A Bíblia também nos assegura que Jesus, o nosso Senhor e Deus, que está conosco todos os dias, não é um “deus com letra minúscula”, fraco, derrotado, que às vezes consegue fazer alguma coisa em nosso favor, às vezes não consegue.
Não! Jesus, o nosso Senhor, é todo poderoso. É Deus que derrotou Satanás na cruz, porque morreu e ressuscitou. Como diz a carta aos Hebreus, “Destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo”[13].
É o Deus que matou a morte.
E é o Deus que só morreu por que isto fazia parte de seu plano para nos salvar, para nos dar vida.
E é Deus que dirige todo o universo, e todos os acontecimentos do universo, de acordo com o poder de sua vontade e de acordo com seu plano de amor e sabedoria.
Nada de nossa vida escapa do controle de nosso Deus e Senhor.
Não tem um fio de cabelo de nossa cabeça que caia sem o conhecimento dele[14].
Agora veja que doces palavras este Deus maravilhoso nos diz em Lc 12:32:
Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.
Somos herdeiros de Deus, herdeiros do reino de Deus
Tudo em nossa vida é dirigido pelo todo poderoso, “aquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”[15].
Mas sabe...
1.3 - Muitas vezes, nós somos como aqueles dois discípulos no caminho de Emaús.
Não conseguimos perceber sua presença de Jesus. Não conseguimos ver que Deus está em tudo o que acontece.
Não conseguimos perceber que Deus tem um plano em todas as coisas.
E neste texto existem duas marcas daquele que não consegue enxergar o poder do Senhor:
1 - A primeira é tristeza – veja o v. 17
Os irmãos sabem: eu não estou dizendo que nunca há lugar para a  tristeza na vida de um crente. O que estou dizendo é que quando sabemos que tudo está sob a direção de Deus, então temos a capacidade de nos alegrar, de nos fortalecer, mesmo em meio a toda a tristeza.
Nós vemos isto, por exemplo, na vida do próprio Senhor Jesus.
Em  Jo 12:27, ele diz que sua alma está angustiada; em Jo 13:21, mais uma vez o evangelho nos diz que ele estava angustiado, mas em Jo 15:11, em meio a toda aquela angústia, ele acrescenta:
Tenho vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
2 - A segunda é falta de esperança – veja os vs. 18-21
Aqueles dois tristes discípulos já não tinham mais a esperança de que o reino de Deus se manifestasse.
Você se lembra que em meio a toda  sua tristeza Jesus tinha alegria? Qual era o segredo? É que o Senhor sabia que aqueles momentos difíceis e necessários eram o prenúncio de bênçãos incontáveis que viriam:
Jo 16:20-22 – 20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.  21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.  22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Meu irmão: as mãos do Senhor dirigem o teu destino. Ele é vencedor; é um Deus todo poderoso. Não é um derrotado
Talvez você esteja passando por muitas tristezas. Muitas lágrimas. Mas se você ver que a mão de Deus está em tudo, então você verá também que as suas dores são como que dores de parto: dores que trazem vida, que trazem bênção
2. Ver a Jesus, ver o todo poderoso, mesmo quando parece que o mal está triunfando, é uma atitude de fé - v. 25-27
Notem uma coisa, meus irmãos: em lugar algum aqui está escrito que ele não estavam reconhecendo Jesus porque ele estava “disfarçado”, ou diferente.
No foi porque o Senhor estava cegando o entendimento deles (aliás, quem cega o entendimento é o diabo)[16].
Não – o que Jesus diz aqui é que o problema deles era falta de fé; era dureza de coração, e por isto não criam nas Escrituras. E este era o problema deles
Então, o que faz o Senhor?
Mais uma vez, pacientemente, percorrendo toda a lei e os profetas do Antigo Testamento, desde Gênesis até Malaquias, vai explicando, cada detalhe, como nada estava fora de lugar; como tudo era plano de Deus.
E à medida em que Jesus explica, o coração deles vai se aquecendo, eles vão sendo preparados, os olhos vão gradativamente se abrindo.
Quando Jesus pega um pedaço de pão para servi-los, e abençoa este pão, os olhos deles se abrem, e eles reconhecem que era o Senhor.
Eu entendo que neste acontecimento Jesus faz duas coisas para abrir os olhos destes homens.
2.1 - A primeira é recordar o ensino das Escrituras.
Recordar, porque na realidade eles já sabiam. Mas a nossa natureza é propensa a se esquecer, a não entender; então precisamos ser lembrados.
E se não sabemos precisamos ser ensinados. De qualquer forma o que precisamos é ser encaminhados nas Escrituras.
As escrituras são essenciais à nossa fé, pois a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo[17].
Além disto, sabemos que tudo quanto foi escrito na Bíblia, foi escrito para que sejamos consolados e fortalecidos em nossa esperança[18].
2.2 – A segunda é que Jesus provou para eles que as Escrituras são verdadeiras, estando ali com eles. Jesus honra sua palavra.
Amado: se você tem dificuldade de enxergar as mãos de Jesus nos acontecimentos de sua vida, volte-se para as Escrituras. Medite nelas, relacione elas com sua vida. Veja o que dizem os vs. 44-48.
44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.  45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;  46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia  47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.  48 Vós sois testemunhas destas coisas.  
Peça que o Senhor abra os olhos do seu entendimento
3. O que acontece quando vemos que Jesus está vivo. O que acontece quando sabemos que ele está presente - v. 35
Alegria e testemunho.
Eles imediatamente passaram a ser testemunhas de Jesus também
Vejam: ser testemunhas de Jesus era o propósito para o qual Jesus escolheu seus discípulos
A partir do momento em que eles conheceram Jesus, a vida deles era destinada a isto
Assim como a nossa!
Todo aquele que conhece a Jesus passa a ter como propósito principal de vida o glorificar a Deus vivendo em santidade, amor, alegria, justiça e paz - ser uma testemunha de Jesus em sua maneira de viver
Todo aquele que conhece a Jesus passa ater como propósito principal de sua vida o glorificar a Deus testemunhando de Jesus através do que disser
Mas você já viu alguém triste ser uma testemunha eficaz?
Você já viu alguém sem esperança ser uma testemunha eficaz?
Você já viu alguém que “não vê” Jesus, com o coração endurecido, ser uma testemunha eficaz?
Mas o contrário também é verdadeiro: quando alguém vê o poder do reino de Deus em sua vida; quando alguém reconhece a mão do Senhor, então, mesmo que o mundo inteiro esteja dizendo que Deus está morto, ele sabe que não. Ele sabe que Deus está bem vivo, que Satanás é um derrotado, e então ele se alegra no Senhor, ele tem o coração cheio de esperança, e ele diz como Jó - mesmo que ele me mate, nele esperarei! Ele se torna uma testemunha do Senhor!
Conclusão e aplicação
Eu quero concluir e aplicar estas considerações apenas lendo com você uma consoladora exortação do Espírito Santo:
Pv 3:5,6 – 5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.  6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.






[1] Lc 18:31-33
[2] Mc 8:31
[3] Rm 3:23, Rm 6:23
[4] Mc 9:43
[5] Ef 2:1-3
[6] 1ª Pe 1:19,20; Hb 13:20
[7] Rm 1:4
[8] Rm 8:11
[9] Cl 2:13-15; 1ª Co 15:50-58
[10] Mc 9:1
[11] Lc 22:-24:12
[12] Is 43:2
[13] Hb 2:14
[14] Lc 12:7
[15] Ef 1:11
[16] 2ª Co 4:4
[17] Rm 10:17
[18] Rm 15:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo