Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 7 de maio de 2017

Porque você faz bem ao ofertar - Fp 4:10-20

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 23 de abril de 2017
Pr. Plínio Fernandes
10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.  11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.  14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.  15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; 16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.  17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.  18 Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.  19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.  20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
No v. 14, o apóstolo Paulo diz que os irmãos filipenses eles fizeram bem se associando com ele em sua tribulação.
Pelo contexto imediato, assim como pela carta toda, nós entendemos o que ele quer dizer: é que a igreja de Filipos havia enviado, através de um irmão chamado Epafrodito, uma generosa oferta para o apóstolo.
Ele estava preso na cidade de Roma, por causa do Evangelho que pregava.
De acordo com Atos cap. 28, foi-lhe permitido alugar uma casa, e um soldado romano ficaria com ele em todo o tempo.
Nós não sabemos de onde vinham os recursos para que Paulo pudesse pagar o aluguel. Talvez de ofertas, talvez de algumas tendas que ele fizesse pra vender, pois ele era deste ofício.
O fato é que quando a oferta dos filipenses chegou Paulo estava em dificuldades, e por isto ela foi enviada em tão em boa hora.
Mas, ao mesmo tempo em que aqueles dois anos de prisão tenham sido dias difíceis para o apóstolo, com certeza foram também dos mais produtivos em sua vida.
Primeiro, porque ali na prisão Paulo pode dedicar-se a orar muito, intercedendo por todas as igrejas, conforme nós o vemos dizer em suas cartas escritas dali.
Em segundo lugar, conforme Atos, Paulo pode receber muitas visitas em sua prisão domiciliar, de pessoas convertidas Cristo, e também de pessoas não convertidas, de maneira que ele usou destas oportunidades para anunciar o evangelho aos não convertidos, e ensinar aos crentes os caminhos do Senhor.
No cap. 1 aqui de Filipenses ele diz que por causa do seu testemunho toda a guarda pretoriana (os soldados de César) ouviu falar do evangelho. No cap. 4, nas saudações finais, ele diz aos filipenses que “os da casa de César” estavam enviando saudações também. É provável que muitos soldados tenham sido convertidos graças a este testemunho de Paulo.
Em terceiro lugar, nestes anos de prisão Paulo escreveu quatro cartas preciosas, Palavra de Deus para a igreja de todos os tempos, nas quais ele nos ensina sobre a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida, quer como cidadãos deste mundo, quer como cidadãos do reino dos céus: as cartas aos Efésios, aos Colossenses, a Filemom, e esta aqui, aos Filipenses.
A além disto, vez por outra Paulo também recebia o apoio e ajuda dos irmãos que o visitavam, como é o caso aqui nesta ocasião.
Eram ocasiões de grande alegria para o apóstolo em suas tribulações, como podemos bem perceber nas palavras tão felizes, carinhosas e gratas de Paulo a estes irmãos aos quais ele queria tão bem.
– Fizestes bem associando-vos na minha tribulação, diz o apóstolo
Vocês fizeram bem, enviando-me esta oferta. 
Quando os crentes ofertam, estão fazendo uma coisa muito boa. Quero mencionar três razões aqui em nosso texto, que mostram como você faz bem em ofertar.
1. Quando você oferta, está abençoando a vida de outros
Veja o v.10 Alegrei-me sobremaneira...
E o v. 18 Recebi tudo e tenho em abundância...
Os vs. 11 a 13 nos como Paulo era um crente maduro, fiel, contentado com o fato de que ele tem Jesus em sua vida, de que o Senhor é a sua força, de modo que ele é capaz de enfrentar qualquer dificuldade de cabeça erguida.
Pois não existe nada melhor do que ter a certeza de que Deus está com você.
Isto é próprio dos que têm uma boa consciência diante de Deus, como era o caso do apóstolo.
Mas isto não quer dizer que ele não ficasse atribulado com certas coisas. Por exemplo:
No cap. 2:27, ele se refere ao fato de que Epafrodito, o mensageiro dos filipenses, adoecera mortamente, e se ele na verdade tivesse morrido, seria mais uma tristeza somada às muitas tristezas que Paulo já sofria.
Além disto, conforme confessa na 2ª carta aos Coríntios, sobre ele pesava a preocupação com todas as igrejas.
E aqui, no v. 14 do nosso texto, ele se refere às suas necessidades materiais. Os ministros do Senhor, mesmo os mais maduros e espirituais, não são tão espirituais que já não tenham mais necessidades materiais. Precisam alimentar-se, vestir-se, abrigar-se. Em sua maioria, têm uma amada família para sustentar, cumprindo assim o mandado de Deus.
Ora a oferta dos filipenses foi um verdadeiro instrumento de Deus para providenciar abundantemente o necessário ao apóstolo de Jesus.
Irmão, quando você trás a sua oferta, quando você entrega os seus dízimos, muitas pessoas estão sendo abençoadas através da sua vida. Muitas necessidades estão sendo supridas. Você está ajudando muita gente.
Primeiro, você está cooperando para a manutenção da igreja do Senhor aqui, neste lugar; uma igreja que só pelo fato de existir aqui já anuncia o nome de Jesus. Você está sendo instrumento de Deus na manutenção do ministério do seu pastor, no sustento da vida dele e da sua família.
No caso da nossa denominação, ao entregar seus dízimos você também está enviando dinheiro aos campos missionários, para o sustento de outros pastores, está enviando dinheiro ao seminário, para manter tanto a instituição como aos nossos seminaristas.
E existem muitas outras coisas que podem ser feitas, quanto mais a igreja tiver recursos. Mais pastores poderão ser formados, e serem enviados, de modo que a igreja poderá alcançar muitas outras pessoas com o evangelho.
Enfim, quando você oferta, está sendo usado por Deus.
2. Quando você oferta, está oferecendo um sacrifício agradável a Deus
No v. 18, Paulo diz que a oferta enviada pelos seus queridos irmão de Filipos foi recebida como um aroma suave, um sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
A visão que Paulo tinha, e nos ensina a ter, é que o dinheiro que entregamos para o sustento dos pastores é uma atitude muito espiritual.
Vamos ler Gálatas 6:6-8
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.  7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.  8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
Quando você concede bens materiais aos que pregam a Palavra, irá colher bênçãos espirituais, pois você está semeando para o Espírito.
Mas não é uma atitude espiritual em si mesma. É espiritual porque você está fazendo para Deus.
Agora leiamos também Mateus 10:41, 42
Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo.  42 E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
São palavras de nosso Senhor, Jesus Cristo. Não é uma promessa grandiosa? Você pode não ser um profeta, mas receberá a mesma recompensa de um profeta se reconhecê-lo e tratá-lo como tal, por amor do nome do Senhor. Se você receber uma pessoa qualquer por ser ela uma pessoa que teme ao Senhor, se cuidar dela como tal, receberá a sua recompensa. Mesmo que você faça uma coisa bem pequena e simples, como o dar um copo de água fria a alguém, por causa do Senhor, não ficará sem a sua recompensa.
Pois nestas coisas, é a Jesus que você está servindo. É a Jesus que você está agradando, oferecendo um verdadeiro sacrifício de aroma suave.
3. Quando você oferta, está abrindo a sua vida para as bênçãos de Deus.
Veja agora o v. 19.
E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.  
Note o “e” no início do v. 19, conjunção subordinativa que o liga ao que Paulo disse no 18.
Isto é, “como resultado de vocês ofertarem”, o meu Deus, segundo a sua riqueza, em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades.
O que Paulo está fazendo aqui é repetindo o princípio que o profeta Malaquias proclamado ao antigo povo de Israel
Leiamos Ml 3:6-10
6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.  7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?  8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.  9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.  10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.  11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.  12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
Quero fazer algumas observações aqui
De acordo com v. 6, apesar da infidelidade deles nos dízimos e ofertas (e em muitas outras coisas), os judeus não eram destruídos por Deus. Algum tempo atrás ouvi uma pessoa dizer que se um crente não entrega seus dízimos ele “perde a salvação”. Isto não é verdade. O crente não “vai para o inferno” se não contribuir. Apesar de seu pecado, ele não é destruído.
Por outro lado, os vs. 7 e 8 nos dizem que crente que não entrega seus dízimos ofende a Deus, pois está tomando para si mesmo uma coisa que não lhe pertence – a palavra que o Senhor usa é “roubar”.
Como resultado, a ameaça do v. 9: maldição. Maldição aqui não significa perda de salvação (lembre-se do v. 6), mas significa perda de bênçãos: orações não atendidas, trabalho infrutífero, etc.
E nos vs. 10-12 ele descreve os resultados da fidelidade. Uma vez que entregar os dízimos e ofertas é um ato de amor à casa do Senhor, de fé em suas promessas, o crente pode ter esperanças de ser abençoado.
O Senhor repreenderá o “devorador”: era uma espécie de gafanhoto que consumia as plantações dos judeus. O Senhor faria que os inimigos naturais não destruíssem o fruto do trabalho do seu povo.
Este é o mesmo principio do qual Paulo se vale em Fp 4:19: – Vocês ofertaram, e o meu Deus suprirá cada uma das vossas necessidades.
Conclusão
Aqui nesta Carta aos Filipenses, amados, temos três razões pelas quais ofertar é agradável aos olhos de Deus:
1. Quando você oferta, está abençoando a vida de outras pessoas, muitas outras.
2. Quando você oferta, está oferecendo um sacrifício do qual Deus se agrada.
3. Quando você oferta, está abrindo as janelas do céu para bênçãos maiores em sua vida.
Eu não preciso dizer que estas coisas são loucura para aqueles que não creem na Bíblia sagrada, pois eles veriam nisto uma “esperteza dos pastores” a fim de ganhar um dinheiro desonesto.
Eu não preciso dizer também que de fato existem muitos “falsos pastores”, que fazem da fé alheia um negócio desonesto, a fim de enriquecer. A Bíblia já previu, há muito tempo, que pessoas assim surgiriam, e enganariam a muitos. Mas também prediz que estes falsos pastores irão prestar contas a Deus, e a sua condenação não demora.
E também não preciso dizer que os que têm um coração mudado por Deus, regenerado, são também pessoas motivadas e movida pelo amor, pela fé, pela esperança em Deus, e por isto são generosas, como era o caso dos filipenses. E Deus, que é fiel, abençoa pessoas assim. Então, contribuamos com esta mesma disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo