Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 30 de outubro de 2016

Eleve sua alma ao Senhor - Salmo 25



Pr. Plínio Fernandes
Davi começa o Salmo 25 dizendo assim:
A ti, Senhor, elevo a minha alma.
E a Bíblia Viva parafraseia desta maneira: – Senhor, nesta oração levo a minha alma à tua presença.
Este salmo é uma oração que Davi, este homem segundo o coração de Deus, profeta e rei de Israel, escreveu num momento em que se sentia um tanto aflito.
Um momento de “lutas por fora, e tremores por dentro”.
Por fora, os seus inimigos pessoais. Por dentro, a consciência de seus próprios pecados, de suas falhas, de suas carências afetivas, a sua necessidade de sabedoria.
Mas Davi sabe o que precisa fazer e o faz. Ele diz a Deus: – A ti, Senhor, elevo a minha alma.
E assim passa a expor diante de Deus tudo quanto está lhe afligindo. Uma por uma, ele coloca diante do Senhor todas as suas ansiedades.
Até o v. 21 Davi está orando por si mesmo. Ele sabe que é no Senhor que está a vitória, a redenção, a orientação, a salvação de sua vida. Por isto ele ora. Ele depende de Deus.
E no v. 22, depois de ter orado por si mesmo ele encerra com mais um pedido: – Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações.
Isto porque Davi tem consciência de que as lutas que ele trava são comuns a todo o povo de Deus. Todos os filhos de Deus experimentam estes mesmos tipos de conflitos externos e internos.
As batalhas que Davi tinha em seu dia a dia são as mesmas que têm também hoje o povo de Deus. São as mesmas que você e eu enfrentamos.
A oração de Davi está aqui, na Palavra de Deus.
Como uma oração inspirada por Deus, é um legado que nos foi dado pelo Espírito Santo, o autor divino por tas dos autores humanos, para que aprendamos.
Aprendamos não somente que os reis, os profetas, e todo o povo de Deus têm lutas neste mundo, mas também para que aprendamos o que faz um homem segundo o coração de Deus em meio às aflições.
O que faz um homem guiado por Deus?
– A ti, Senhor, elevo a minha alma.
Um homem de Deus simplesmente eleva a sua alma ao Senhor
Levanta, conduz além, faz subir à presença de Deus, coloca-se acima das dificuldades nas quais se encontra.
Como um homem que diante do transbordar das águas de um rio procura um lugar alto.
Como uma ave, uma águia que voa bem alto, assim eu faço com a minha alma.
Eu me elevo acima das coisas que estão me afligindo.
1.      Elevo a minha alma, diz o homem de Deus, acima do cerco dos meus inimigos.
Davi tinha muitos inimigos.
As nações vizinhas de Israel eram uma ameaça constante.
Mas havia inimigos também em Israel e até dentro do próprio palácio real. Às vezes até mesmo pessoas dentre os seus parentes.
Inimigos que tinham tamanha aversão, que o odiavam com muita crueldade.
Pois muitas vezes, como Saul e Absalão, buscavam matá-lo.
Ou que desejavam vê-lo desmoralizado e humilhado.
Inimigos que o tinham como um verdadeiro demônio. Pense por exemplo em Simei gritando para Davi: – Fora daqui, homem de Belial, isto é, filho de Satanás; fora, homem do mal.
Pessoas que quando visitavam Davi na sua enfermidade pensavam em seus corações:
– Bem feito! Deus está lhe dando a paga pelos seus pecados. (Sl 38)
Inimigos que desejavam vê-lo envergonhado. E que Davi faz diante destas aflições? Ele eleva a sua alma à presença de Deus.
Já tenho citado a história de Simei. Acho que vale a pena ler o que a Bíblia conta; a maneira como Davi naquela ocasião elevou a sua alma ao Senhor.
2º Sm 16:5-13
 Tendo chegado o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando. 6 Atirava pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei. 7 Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial; 8 o SENHOR te deu, agora, a paga de todo o sangue da casa de Saul, cujo reino usurpaste; o SENHOR já o entregou nas mãos de teu filho Absalão; eis-te, agora, na tua desgraça, porque és homem de sangue. 9 Então, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça. 10 Respondeu o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar; pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem diria: Por que assim fizeste? 11 Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu próprio filho procura tirar-me a vida, quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o; que amaldiçoe, pois o SENHOR lhe ordenou. 12 Talvez o SENHOR olhará para a minha aflição e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia. 13 Prosseguiam, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; também Simei ia ao longo do monte, ao lado dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras e terra contra ele.
Uma atitude muito semelhante à de Jesus, que quando ultrajado, não revidava com ultraje, mas entregava-se às mãos do Pai.
Por isto veja o que faz aqui no Salmo 25. Davi eleva a sua alma ao Senhor
vs. 2, 3
Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. 3 Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente.
vs. 19,20
Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. 20 Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio.
Simei podia estar lhe ofendendo, mas em seu coração Davi simplesmente elevou-se à presença de Deus.
– Senhor, tu podes transformar esta maldição em bênção. Tu podes transformar este mal em bem. Não serei envergonhado, pois o Senhor está comigo.
2. Em minha alma, diz o homem de Deus, eu me elevo acima das minhas circunstâncias
– Senhor, ele diz, eu preciso proteção contra os meus inimigos, que são muitos, mas eu também preciso orientação.
– Eu preciso saber o que fazer para me manter dentro da tua vontade, andando nos teus caminhos.
vs. 4, 5
Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. 5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.
vs. 8, 9
Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. 9 Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.   
vs. 12-16
Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. 13 Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. 14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. 15 Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço. 16 Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. 
Quantas palavras descrevendo a confiança de que Deus dirige os passos, que mostra o caminho a seguir.
– Senhor, eu estou me sentindo só.
– Eu estou me sentindo aflito.
– Mas eu posso ter intimidade contigo; o Senhor há de me confiar os teus segredos, há de me dizer o que hei de fazer.
Isto era para Davi um modo de vida.
Em tudo quanto ele precisava fazer, em qualquer decisão, em meio a qualquer circunstância, seu primeiro procedimento era este: o de procurar entender qual era a Palavra que o Senhor tinha para aquele momento.
Eu quero apenas ler de modo breve com os irmãos, sem comentar, algumas passagens:
1º Sm 30:6-8
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. 7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8 Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
2º Sm 2:1
Depois disto, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe. Perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o SENHOR: Para Hebrom.
2º Sm 5:18-23
Mas vieram os filisteus e se estenderam pelo vale dos Refains. 19 Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos. 20 Então, veio Davi a Baal-Perazim e os derrotou ali; e disse: Rompeu o SENHOR as fileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas. Por isso, chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim. 21 Os filisteus deixaram lá os seus ídolos; e Davi e os seus homens os levaram. 22 Os filisteus tornaram a subir e se estenderam pelo vale dos Refains. 23 Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.
2º Sm 21:1
Houve, em dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos. Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas.
Percebe quantas vezes surge a frase “consultou Davi ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu”?
Porque diante das necessidades, dos perigos, das perplexidades, o homem de Deus eleva a sua alma ao Senhor.
3. Diante dos meus pecados, diz o homem de Deus, elevo a minha alma ao Senhor
Veja: este homem tem consciência de que ele não é apenas vítima dos pecados de outras pessoas.
Também têm consciência de que os inimigos que se levantam contra ele talvez sejam por uma permissão de Deus como amorosas repreensões do Senhor contra o seu servo que o ajudam a aproximar-se de Deus.
Ele tem consciência de seus próprios pecados
vs. 6-11
Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. 7 Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR. 8 Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. 9 Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. 10 Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. 11 Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, que é grande.
Se ele pede ao Senhor que não leve em consideração os pecados de sua juventude, isto parece indicar que quando Davi escreve este salmo ele já tem certa idade, e parece também que alguma coisa neste sentido de vez em quando incomodava a sua consciência.
Mas no v. 11 ele fala de sua iniqüidade no momento presente, indicando com isto que mesmo em idade mais avançada continuava sendo um pecador: grande é a minha iniqüidade. Deus é tão santo e puro que qualquer iniqüidade ofende a sua grande santidade.   
Mas veja: Davi é um pecador, mas um pecador salvo.
Ele tem consciência de seus pecados mas não faz deles o fator determinante de sua vida.
Ele não fica concentrado em seus pecados. Ele não fica concentrado em si mesmo. Ao contrário, ele eleva a sua alma ao Senhor, e diz:
Ó Deus, não olhe para os meus pecados. Tu és o Deus da minha salvação. As tuas misericórdias são eternas.
– Então pense em mim de acordo com a tua misericórdia, a tua bondade, a tua retidão, a tua justiça, a tua verdade, a tua compaixão.
É não somente bom, é realmente necessário que tenhamos consciência de nossos pecados para que os confessemos a Deus.
Pois se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo,perdoa os nossos pecados e nos purifica de toda a injustiça.
Mas é doentio e pernicioso o ficarmos concentrados em nossos pecados; é sintoma de uma vida centrada em si mesma.
E mais do que ficarmos olhando para os nossos pecados, e rastejando neles, é sadio elevar a alma ao Senhor: à sua bondade, à sua fidelidade, à sua justiça.
Nós somos pecadores, mas não devemos fixar nossa alma nisto. Devemos fixar nossa alma no fato de que somos pecadores salvos, amados, aceitos, perdoados por Deus em Jesus Cristo.
Rm 8:31-35
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?.
Veja o que faz Davi.
Quando peca, admite, busca o perdão em Deus e segue a vida em comunhão com seu Pai celeste. Eleva a sua alma acima dos seus pecados.
Conclusão
A ti, Senhor, elevo a minha alma.
Quando você vir cercado de inimigos, quando as hostes espirituais do mal se lançarem contra você, eleve a sua alma ao Senhor.
Quando você se sentir solitário, quando se sentir atribulado, quando precisar direção, eleve a sua alma ao Senhor.
Até mesmo quando você pecar eleve a sua alma ao Senhor. E quando os pecados da juventude quiserem assombrar a sua consciência, eleve a sua alma ao Senhor.
A qualquer momento, esteja você no silêncio do seu aposento, ou em meio a um caminho no qual o inimigo está atirando pedras, eleve sua alma ao Senhor.
E sabe por que isto é possível?
v. 14
Para os que o temem, mesmo que sejam pecadores, o Senhor reserva a sua intimidade; para os que o temem, o Senhor dá a conhecer a sua aliança.
Isto é muito precioso. Vamos recordar a Aliança que Deus estabeleceu conosco mediante o Senhor Jesus.
Hb 13:20-21
Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”.
Escolhi esta passagem porque ela nos faz lembrar dois fatos importantíssimos
1.      Deus tem conosco uma aliança mediante o sangue de Jesus.
Lembre-se das palavras de Jesus, antes de se entregar para ser crucificado. Ele disse que estaria dando o seu sangue, isto é, a sua vida, para que através dele os nossos pecados fossem perdoados e nós nos tornássemos filhos de Deus.
2. Esta aliança é eterna.
Ela foi feita desde a eternidade, entre o Pai, o Senhor Jesus, e o Espírito Santo. A aliança que Deus manifestou em sua Palavra desde que nossos primeiros pais pecaram, prometendo que a semente (descendente) da mulher esmagaria a cabeça da serpente (satanás) e a maldição do pecado seria retirada.
A intimidade com Deus é para os filhos da aliança.
Se você crê em Jesus Cristo, se ele é o teu Salvador, se ele morreu na cruz pelos teus pecados, então a intimidade com Deus é para você.
Então você tem o direito e o poder, dados pelo Senhor, de alçar um vôo espiritual, refugiar-se sob as asas do Altíssimo, e deixar que ele cuide de tudo para você.
Você pode dizer:
– Em ti confio, não serei decepcionado, não serei envergonhado, não serei desiludido. A ti, Senhor, elevo a minha alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo