Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Os sofrimentos do tempo presente - Rm 8:12-25

3ª IPC de São Paulo
Pr. Plínio Fernandes
Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.  13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.  14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.  16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.  17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.  18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.  19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.  20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,  21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.  23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.  24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?  25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Será que uma pessoa que foi salva em Cristo Jesus, tendo seus pecados perdoados, tendo recebido o dom do Espírito Santo e a vida eterna... será que uma pessoa por quem Jesus sofreu na cruz, levando ali as suas dores... será que esta pessoa precisa ainda sofrer neste mundo?
Será que um crente cheio do Espírito Santo sofre neste mundo? Será que uma pessoa pode ser feliz, e ainda assim sofrer?
Ou de outro modo: será que uma pessoa pode sofrer e ainda assim estar bem emocionalmente? Será que uma pessoa pode sofrer e ainda assim ser feliz? Será que uma pessoa pode sofrer e ainda assim estar de bem com a vida e de bem com Deus?
Algumas pessoas entendem que sofrimento e felicidade sejam duas realidades completamente incompatíveis e mutuamente exclusivas.
Que, se Jesus sofreu na cruz em nosso lugar, isto significa que ele sofreu para que nós não soframos mais, e então tudo quanto nos traz sofrimento deve ser expulso de nossa vida como coisas provenientes de Satanás.
O que a Bíblia nos diz sobre isto?
Neste capítulo 8 da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo está descrevendo quão maravilhosa é a vida dos crentes em Jesus, pois os crentes em Jesus têm, morando dentro deles, o Espírito Santo.
Se cremos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, então temos o Espírito de Cristo, o Espírito Santo de Deus, habitando em nossos corações.
E se temos o Espírito de Cristo em nós, isto significa que já não pesa, da parte de Deus, nenhuma condenação sobre nós, por causa dos nossos pecados.
Se temos o Espírito, isto também significa que agora nossas inclinações nos levam à justiça, vida e paz.
Significa também que a morte não é o fim para nós, mas por meio dela entramos naquele estado de alegria eterna, no qual também aguardaremos o dia da ressurreição de nosso corpo.
Se temos o Espírito, ele nos ajuda em nossas fraquezas orando a Deus Pai em nosso favor, e fazendo com que todas as coisas sejam usadas por Deus para o bem de nossas almas.
Se temos o Espírito de Cristo, então Deus é por nós, e se Deus é por nós, ninguém será contra nós.
Ninguém nos condenará, e nada poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Mas em meio a toda esta vida gloriosa, e sem pedir desculpa alguma, o apóstolo Paulo nos diz que aqueles que estão em Cristo, aqueles que vivem uma vida cheia do Espírito, sofrem.
vs. 17,18
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.  18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Eu desejo meditar com vocês sobre o ensino de Deus contido nestas palavras
1. Pessoas amadas por Deus também sofrem
No texto inteiro o apóstolo Paulo está se dirigindo a pessoas amadas o Senhor
1.1 - v. 14
Pois todos os que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus.
E por ser guiado, ou conduzido pelo Espírito, Paulo está se referindo a esta iluminação de nossa mente, de nosso coração. A esta luz interior que nos guia nas verdades da Palavra de Deus, a Bíblia, que em nosso dia a dia nos fala ao coração e mostra quando pecamos, que nos ensina que decisões devemos tomar, que palavras devemos usar, enfim, que orienta a nossa vida.
Há alguns dias uma irmã me contou que foi a uma loja fazer o financiamento de um automóvel. Mas quando ela estava dando as informações necessárias ao financiamento, o dono da loja disse que ela precisava mentir para conseguir a quantia necessária. Ela então optou por não comprar o carro naquelas condições. Se Deus quisesse que ela tivesse um carro, então ele mesmo proporcionaria todas as condições necessárias. E assim aconteceu. Ela conseguiu num outro lugar, sem mentir para ninguém. Isto é uma ilustração do que significa ser guiado pelo Espírito Santo.
1.2 - v. 15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Os que são guiados pelo Espírito também são pessoas que têm com Deus uma comunhão deliciosa. Não são pessoas que têm medo de Deus, que pensam em Deus como alguém que está zangado com elas, ou insatisfeito. Mesmo quando repreendidas ou disciplinadas pelo Senhor, sabem que não estão sendo condenadas por ele.
Já aconteceu de você repreender ao seu filho, ou ser repreendido pelo seu pai, e ainda assim, perceber que há um clima de amor em toda a situação, de modo que, mesmo repreendido, ou repreendendo, a vontade é de abraçar, de beijar? Que há um sentimento de afeição? Porque não há temor, não há medo; aliás, o único medo é o de entristecer a quem amamos.
Assim, os que têm o Espírito de Deus não têm medo de Deus, mas amor por ele, e sentimento de que são amados, e podem chamá-lo de Pai, ou, mais literalmente, paizinho.
 1.3 - v. 16
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
O próprio Espírito fala ao nosso coração, por meio da Palavra, iluminando a consciência, dando-nos a certeza de que somos filhos de Deus. É uma santa operação na alma, pela qual o Espírito torna real para nós tudo quanto Deus nos diz em sua Palavra.
Por meio do Espírito Santo temos a certeza do perdão eterno, do amor eterno, da salvação de nossas almas. Eu me lembro do dia em que pela primeira vez me dei conta de que sou um homem salvo – foi meditando em João 3:16; o meu coração se encheu de alegria, parecia que eu estava andando a pelo menos um metro de altura...
Então veja: é a pessoas guiadas pelo Espírito que ele está falando, pessoas que receberam o Espírito de adoção, pessoas que têm dentro do coração o testemunho do Espírito, de que são, de fato, filhos de Deus, a estas pessoas é que Paulo está escrevendo.
A estas pessoas é que Paulo diz: nós, os que temos o Espírito, sofremos.
2. O sofrimento dos amados de Deus é próprio da sua condição como de filhos de Deus
Eles sofrem justamente por causa de sua condição espiritual de comunhão com Deus.
“Sofrer faz parte do pacote”, faz parte da bem-aventurança de se ser filho de Deus.
v. 17
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Se estamos unidos a Cristo, então com ele sofremos.
2.1 - Primeiramente, sofremos à medida que nos empenhamos diariamente no fazer morrer nossas inclinações pecaminosas.
v. 13
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
A nossa luta contra as velhas inclinações pecaminosas é uma constante diária, e não é uma luta fácil.
No capítulo 7 o apóstolo Paulo descreve parte desta luta diária que o homem espiritual experimenta contra o pecado:
7:15-25
Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
É importante frisar que Paulo aqui descreve a luta de um homem cuja mente foi transformada pelo Espírito Santo, que tem prazer em fazer a vontade de Deus, mas que muitas vezes se pega fazendo justamente o contrário. Então ele se sente carnal, e não espiritual, miserável, desventurado.
É importante frisar também que o pensamento de Paulo não termina no cap. 7. Ele segue pelo cap. 8 nos ensinando que esta luta é uma luta vitoriosa no poder do Espírito.
Mas não é uma vitória sem luta, sem conflito, sem uma tensão muitas vezes enorme.
Por isto, mesmo sendo feliz em Jesus, o salvo se sente muito entristecido por sua condição pecaminosa que nele ainda sobrevive.
E ele somente sofre com isto porque esta inconformidade com o pecado é parte deste ser uma nova criação em Jesus.
Se ele fosse uma pessoa perdida, sem Deus, sem consciência do seu próprio pecado e da santidade de Deus, o pecado não a incomodaria.
Então este sofrer faz parte da felicidade de ser alguém alcançado pela graça salvadora de Deus.
1.2 - Nós também sofremos com Cristo em favor de sua igreja.
É um pensamento que pode nos parecer estranho, mas a Bíblia nos ensina que mesmo agora, enquanto a igreja ainda não chegou à plenitude daquilo que Jesus tem planejado para ela, ele ainda está sofrendo por ela.
Cl 1:24
Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja...
Veja: há um sentido em que a obra de Jesus em nosso favor já está completa. De uma vez por todas, através de sua morte por nós, os nossos pecados foram perdoados, a nossa salvação foi conquistada.
Mas noutro sentido, Jesus ainda continua a trabalhar pela nossa salvação. Agora, como diz a carta aos Hebreus, ele está à direita de Deus Pai, intercedendo por nós a cada instante.
Em Romanos 8 Paulo escreve que o Espírito de Cristo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. À medida que sofremos, ele sofre conosco. Ele sofre em nosso favor. À medida que a igreja sofre as dores necessárias para o seu desenvolvimento, para o seu crescimento espiritual, rumo à perfeita santidade, ele sofre com os seus escolhidos. E à medida que sofremos com ele, preenchemos, por assim dizer, o que resta das aflições de Cristo em nosso favor.
Há, portanto, um sofrimento solidário, de Cristo em favor de sua igreja, e de cada um de nós também, à medida que estamos unidos a ele e unidos à sua igreja
2ª Co 11:28-29
Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.  29 Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?
Mas novamente precisamos dizer: este sofrimento faz parte da própria felicidade de se fazer parte do povo de Deus, a igreja; e amar a igreja.
Pois o crente tem Cristo no coração, e então o mesmo amor que ele tem para com sua igreja. Como Jesus, o crente sofre com as fraquezas da igreja. Ele chora por seus pecados, assim como chora também pelos seus próprios pecados. Ele ora por ela intensamente. E também como Jesus, o crente não abandona a igreja. Ele a defende, ele busca sua edificação
2.3 - E há também um sofrimento que experimentamos em nossa vida comum com todo o universo criado por Deus, e que foi submetido ao sofrimento por causa do pecado
vs. 19-23
A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Não sabemos como será exatamente, mas quando o Senhor Jesus restaurar todas as coisas o próprio universo à nossa volta tornará a ser um todo harmonioso.
Para descrever a glória da nova criação o profeta Isaías diz que o leão comerá palha como o boi, o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e uma criancinha os guiará.  A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; a criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.   A terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Mas agora, enquanto a criação aguarda a nossa redenção, nós também sofremos com ela, e gememos aguardando a redenção do nosso corpo.
Por isto, todos os males e sofrimentos que atingem o mundo e a humanidade também nos atingem: crentes também ficam enfermos; crentes também são assaltados; crentes também são vítimas de enchentes; crentes também perdem seus filhos. Crentes também têm que ir à guerra, passam dificuldades econômicas, sofrem com a perda de entes queridos; crentes também sofrem com o sofrimento do mundo. Enfim, partilham com toda a humanidade os sofrimentos aos quais está sujeita a criação.
Mas nenhum destes sofrimentos é capaz de fazer-nos sentir que não somos amados de Deus.
Rm 8:35-39
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Este sofrimento faz parte da própria essência de se ser cristão. Pois o cristão sabe que o seu lar eterno não será como agora. E sua alma geme, e ele anela o dia em que todo o universo será redimido deste cativeiro de angústia e dor.
3. O sofrimento dos amados de Deus é um sofrimento transitório
Note que Paulo fala dos sofrimentos do tempo presente.
Eles são muitos: sofremos por nossos próprios males e pecados; sofremos por causa da igreja do Senhor; sofremos por vivermos num mundo ainda decaído.
Mas todo o sofrimento passará.
Para usar a linguagem poética dos salmos: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Como descrever a glória que há de ser revelada? Seria possível?
Ainda que numa linguagem um tanto empobrecida, para se acomodar à nossa condição decaída, a Palavra de Deus descreve o futuro eterno em termos maravilhosos, tanto dizendo as coisas que não mais existirão como algumas que acontecerão
3.1 – Não mais existirá mal de espécie alguma
Não mais morte. Não mais enfermidade. Não mais fome. Não mais pecado. Não mais guerras. Não mais desastres. Não mais traições, mentiras, maldades. Não mais trabalho inútil.
3.2 – A bênção será completa
Vida para sempre, mas não qualquer vida: vida plena de alegria e paz.
Veremos nosso Senhor face a face. E viveremos em abundante paz uns com os outros
Adoração perfeita; e andaremos na luz do Senhor, pois ele será a nossa luz.
O nosso próprio corpo, diz o apóstolo, será um corpo glorioso, diferente, não mais sujeito aos males deste tempo.
Então, diz o apóstolo, se estamos sofrendo com Jesus agora, é um sofrimento que vale a pena
Pois se com ele sofremos também com ele reinaremos. Vamos herdar com ele todas as coisas que o Pai lhe tem reservado.
Mas veja, a condição mesma para que se viva esta vida eterna de alegria, é que agora nós passemos pelo sofrimento.
“Se com ele sofremos, com ele seremos glorificados”.
Mas se não quisermos sofrer, se amarmos a vida segundo o mundo, então não haverá o fruto que salta para a vida eterna.
Acho que a melhor ilustração que nos é dada na Palavra de Deus vem dos lábios do Senhor Jesus:
Jo 16:21-22
A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.  22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Me faz pensar em quando a Rutinha nasceu. Primeiro vieram as dores da gestação, as náuseas, o cansaço. Depois, as dores do parto propriamente ditas. E depois, a amazonense mais bonita que eu conheço (ou melhor: a segunda, na ordem cronológica).
Aplicação
Será que podemos ser felizes mesmo em meio aos nossos sofrimentos? A resposta é “sim”. Como diz o Espírito Santo, “tende motivo de toda a alegria o passardes por várias provações”, pois o propósito dela é a preparação das nossas almas para o dia da salvação.
Então, primeiramente, seja feliz, mesmo que você passe por sofrimentos.
Em segundo lugar, persevere em meio aos sofrimentos, sabendo que através deles você está crescendo, está se tornando uma pessoa melhor. Seja forte, seja firme, seja gente de Deus.
Em terceiro lugar, tenha fé. Aproveite os seus sofrimentos para ter sua comunhão com Deus fortalecida, através da oração, da adoração, da obediência.
Logo, "aquele que vem, virá", e dará a cada um de nós o fruto de nossa perseverança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo