Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 27 de dezembro de 2015

A presença do Senhor - Êx 33:11-17

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 15 de outubro de 2006
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ler Êxodo 33:11-17
Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos.13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
Nós temos um cântico que diz: “Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus”.
Este cântico reflete o ensino bíblico de que Deus, o nosso criador, este ser tão santo, tão majestoso, ama ao ser humano, mesmo pecador, e em seu grande amor, tal como um pastor que sai em busca de suas ovelhas perdidas, deixa, por assim dizer, a sua glória celestial e desce a este mundo em busca dos seus amados.
A Bíblia nos ensina que Abraão, nosso pai na fé, era considerado amigo de Deus, e andava com Deus. Que Noé achou graça aos olhos de Deus. Que Davi andava com Deus; e Samuel, e Jacó, e tantos outros.
A Bíblia, a Palavra de Deus dada a nós, nos ensina que Jesus veio do céu à terra, nasceu entre nós para estabelecer entre nós e o Pai celestial uma relação de amizade através de sua morte na cruz em nosso lugar.
Jesus nos diz que ele morreu na cruz em favor dos seus amigos.
E o apóstolo Paulo escreveu que através da morte de Jesus nós fomos reconciliados com Deus, de sorte que a inimizade foi desfeita.
No texto que temos diante de nós, o Espírito Santo está descrevendo um momento sublime na vida de Moisés, dizendo que Moisés falava com Deus, ou melhor, que Deus falava com Moisés face a face, como qualquer um fala com seu amigo.
Estavam na “tenda da congregação”, a cabana onde Moisés permanecia, e onde ele e o Senhor sempre se encontravam.
E com a liberdade de quem fala a um amigo, Moisés diz ao Senhor: – “O Senhor me diz que vou guiar teu rebanho, mas até agora não me disse quem irá comigo...”
Parece que Moisés pensava que o Senhor deveria colocar alguém com ele – este é o modo usual de Deus fazer as coisas, mas perece também que há certas exceções, como Moisés, José, Samuel, Jeremias, em que Deus, e apenas Deus, vai com seu homem. Seu Deus é tudo o que ele precisa.
Então Moisés prossegue: – “O Senhor me diz que me conhece pelo nome, que fui alcançado por tua graça. Se é assim, então me faça conhecer o teu caminho, para que eu te conheça; e considera que esta nação é teu povo; considera que estas pessoas são tuas.”
E o Senhor responde: – “Sim, Moisés, a minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.”
Moisés torna a dizer: – “Se o Senhor não estiver comigo, não nos faça nem sair daqui... Pois como saberemos que de fato a tua graça nos alcançou? Não é pelo fato de o Senhor andar conosco, de maneira que eu e o teu povo seremos separados do resto do mundo?”
E mais uma vez o Senhor torna a falar a Moisés: – “Sim, Moisés, também farei isto que você está pedindo: pois é assim mesmo – você está debaixo da minha graça, eu conheço você pelo nome...”
Algum tempo atrás, meditando neste texto[1], nós nos concentramos no v. 13, onde Moisés pede ao Senhor: – “Rogo-te que me faças conhecer, neste momento, o teu caminho, para que eu te conheça...” E consideramos o que a Bíblia nos ensina sobre o caminho de Deus.
Hoje eu gostaria de me concentrar na resposta de Deus que é dada no v. 14: –“A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”.
Isto porque Moisés dissera ao Senhor: –“Tu me deste esta missão, a de conduzir o teu povo por este deserto até a terra prometida, mas não colocaste ninguém para me ajudar. Mostra-me o teu caminho...”
Então o Senhor lhe responde: –“A minha presença, isto é, Eu, irei contigo...”
E veja o que Moisés diz ao seu amigo, v. 15: –“Se tua presença não for conosco, nem nos faça sair deste lugar.”
“A minha presença irá contigo.”
A mesma promessa que ele repetiu à sua igreja em Mt 28:20:  –“E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século...”
A presença de Deus. – “Se tu não fores conosco, não nos faça caminhar. Sozinhos não podemos ir.”
Porque a presença de Deus era tão importante para Moisés e a igreja no deserto? Porque a presença de Deus é tão importante para cada um de nós, para nossas famílias, para nossa igreja e para todas as igrejas do Senhor Jesus? O que a Palavra de Deus nos ensina nesta passagem?
1. É a presença de Deus que nos fortalece para os caminhos desta vida
v. 14 – “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.”
v. 15 – “Realmente, se a tua presença não vai comigo, não nos faça sair deste lugar. Se a tua presença não vai comigo, não me dê missão alguma: sozinho eu não vou, pois como eu vou saber se realmente estamos debaixo da tua graça?”
Moisés tinha uma grande missão de vida que lhe tinha sido dada por Deus
– “Moisés”, disse-lhe o Senhor, “escolhi você para por seu intermédio tirar o meu povo, a nação israelita, da escravidão no Egito, e conduzi-lo à terra de Canaã, a terra que eu lhes prometi.”
Por isto lemos que Moisés pede ao Senhor que lhe mostre o caminho pelo qual eles devem seguir.
Mas Moisés tinha consciência de que não bastava que Deus lhe desse um mapa, um manual de instruções ou qualquer coisa neste sentido. Não bastava que ele conhecesse os princípios de comportamento nos caminhos do deserto.
Ele precisava mais que isto: ele precisava que Deus estivesse com ele. Moisés tinha consciência de que nada poderia fazer sem a presença de Deus. 
E esta mesma consciência temos nós também.
Jo 15:5 - “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
Sem a presença de Jesus nós não somos ninguém. Sem a presença de Jesus nós fracassamos como igreja, nós fracassamos como indivíduos. Sem a presença de Jesus fracassamos como pais, como cônjuges. Sem a presença de Deus, não demora para que nossa alma se torna cansada, o nosso corpo exausto, e nos sentimos sem forças espirituais.
Mas o Senhor disse a Moisés: “Eu irei contigo, e a minha presença te dará descanso.”
Será que a promessa de Deus é diferente com respeito a nós? Jesus nos diz que não:
Mt 11:28-30 – “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
O mesmo Deus que estava com Moisés para lhe dar descanso se oferece a nós, para nos dar descanso.
– “Você está cansado? Você está se sentindo oprimido? As circunstâncias, os seus pecados, os pecados de outras são um peso sobre seu coração?”
– “Venha até mim, sente-se perto de mim, sente-se aos meus pés e eu vou lhe ensinar o meu caminho, e a minha presença e o meu ensino irão dar paz a você, irão renovar suas forças.”   
2. É a presença de Deus o que nos faz um povo santo, separado.
v. 16 – “Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?”
– “Se o Senhor andar conosco não seremos como os demais povos da terra; se o Senhor andar conosco não seremos com aqueles que não te conhecem.”
– “Se o Senhor andar conosco seremos um povo separado de todos os outros, isto é, seremos um povo santo, diferente.”
Sim, o andar com Deus faz com que os filhos de Deus sejam pessoas diferentes, que tem um modo de vida melhor.
Não por que eles sejam mais espertos, por si mesmos. Pois como Jesus nos diz , – “Sem mim nada podeis fazer.”
E como também cantamos: – “Sem ti nada posso fazer”.
Mas quando andamos com Deus, quando a igreja anda com Deus ela é um grupo de pessoas diferentes.
Veja as palavras de Deus a Abraão quando o convida a andar com ele:
Gn 17:1 – Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
Veja a instrução de Moisés a Israel no sentido de serem perfeitos diante do Senhor
Dt 18:9-15 - Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.  10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;  11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;  12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.  13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.  15 O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás.
O que é ser “perfeito”? Andar com Deus, obedecer seus mandamentos, ouvir sua voz, e não a voz do mundo.
Mt 5:48 – Portanto, sede vós perfeitos, como é perfeito vosso pai celeste.
3. A presença de Deus evidencia que, de fato, somos povo do Senhor
“Como realmente iremos saber que de fato a tua graça está sobre nós, que o Senhor nos conhece pelo nome, isto é, que somos suas ovelhas? Não é por andares conosco, de sorte que somos um povo separado?”
Uma pessoa só é de fato, de Deus, se ela anda com Deus e Deus anda com ela.
Uma igreja só é, de fato, igreja de Deus, se ela anda com Deus e Deus anda com ela.
Se uma pessoa, ou uma igreja, estão envolvidas com as missões, com os grandes propósitos, mas não como resultado de andar na presença de Deus, e sim porque lança mão dos conselhos do mundo, precisa despertar, pois está dormindo nas trevas.
Se uma pessoa, ou igreja, determinar ser separada, santa, mas no poder de suas próprias forças, e não como resultado da comunhão com Deus, esta pessoa ou igreja se transforma apenas num grupo de fariseus que se acham melhores do que os outros.
Uma pessoa pode vir na igreja todos os domingos e não ser uma pessoa realmente de Deus.
Uma pessoa pode não fumar, não se embriagar e etc., e não ser realmente de Deus.
O que determina o verdadeiro caminhar, o verdadeiro comportamento, o ser verdadeiramente cristão é o andar com Deus.
Jo 10:27-28 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Conclusão e Aplicação
É andar com Jesus que trás descanso para nossas almas, que renova as nossas força para a vida.
É andar com Jesus que nos faz andar como um povo separado.
É andar com Jesus que faz de nós pessoas realmente dele.
E andar com Jesus não é difícil.
Pois ele diz que os pequeninos, isto é, aqueles que sabem que nada podem sem ele, os que estão cansados e sobrecarregados podem ir a ele.
Como Moisés, que diante daquela tão grande tarefa pediu: – “Se o Senhor não for comigo, nem me faça sair daqui.”
E o Senhor o atendeu. Peça. Chame, clame por ele. E ele atende.




[1] Êx 33 11-17 - O Caminho de Deus (Link aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo