Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 11 de outubro de 2015

Frutos da Palavra - 1ª Pe 1:22-25

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 11 de outubro de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.  24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; 25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.
Muitas vezes, o Senhor Jesus ensinava sobre o reino de Deus através de parábolas, aquelas estórias bonitas e interessantes que ilustravam as realidades espirituais que ele desejava incutir no coração dos homens.
E numa de suas parábolas, a fim de descrever as diferentes reações que os seres humanos têm diante da mensagem do evangelho, o Senhor contou sobre um homem que saiu semeando pelos campos.
Uma parte da semente, disse Jesus, caiu à beira do caminho, onde o chão era duro, e por causa disto ela não penetrou na terra; logo foi comida pelos pássaros. Assim, disse Jesus, é o coração endurecido e fechado para com a Palavra de Deus. A mensagem não penetra, e logo o diabo o faz esquecer daquilo que ouvira.
Outra parte da semente caiu num solo rochoso, onde a terra era pouca. A semente começou a brotar, mas suas raízes não se aprofundaram e a plantinha logo morreu. Assim é o coração que ouve o evangelho e o recebe com alegria; no entanto, quando vem a perseguição ou angústias por causa da Palavra, fica escandalizado.
Ainda outra parte da semente caiu entre espinhos, e sufocada pelos espinhos não produziu frutos. Representa o coração preocupado com as coisas deste mundo; e estas preocupações sufocam a Palavra, de modo que ali ela também não produz.
Por fim, existe um tipo de solo que é terra boa. Não é dura, não tem espinhos nem rochas. É terra fofa, boa e produtiva. Assim é o homem que recebe a Palavra com inteireza de coração. Ali ela produz muito fruto [1].
Ora, esta parábola de Jesus, assim como tudo o que ele ensinou, quando caiu no coração de Pedro, caiu em terra boa.
Porque aqui nas suas duas breves cartas há muitíssimas citações diretas, alusões e doutrinas baseadas nas Escrituras do Antigo Testamento, e alusões aos escritos e ensinos apostólicos.
Ele sabia, por sua própria experiência, o poder da Palavra de Deus.
Em nosso texto ele diz, citando o profeta Isaías[2], que a Palavra de Deus, esta palavra que nos foi evangelizada, é eterna, e poderosa para transformar vidas.
E também era terra boa o coração das pessoas para quem ele estava escrevendo.
Desde o começo de sua carta ele manifesta a certeza de que seus leitores eram gente de Deus, amada, escolhida e crente, chamada para pertencer ao Senhor.
Em nossa última meditação (1:13-21), nós consideramos o grande ensino que Pedro desenvolve nesta carta, e que pode ser resumido nestas palavras de Deus: “Sede santos, porque eu sou santo”.
Vimos que devemos ser santos, porque o nosso Pai é santo, porque o nosso Pai é justo, e porque o nosso Pai nos santificou, no sentido de que ele nos resgatou da corrupção do pecado do qual éramos escravos por natureza, e nos deu a capacidade para uma vida livre.
Ora, todas estas coisas indicam que, quando a Palavra do evangelho chegou a nós, caiu em terra boa, preparada pelo próprio Deus a fim de que desse fruto.
E neste texto de hoje, Pedro menciona três frutos desta boa semente no coração dos crentes: a purificação da nossa alma, o ardente amor uns pelos outros, e a regeneração.
Nós vamos meditar sobre estes frutos.
Apenas para sistematizar, não vou colocar na mesma ordem em que estes frutos são mencionados por Pedro; antes, vou colocá-los na ordem da nossa experiência.
Assim sendo, o primeiro fruto da Palavra que vou destacar é...
1. A regeneração
v. 23

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
A palavra “regeneração” significa “ser gerado de novo”, e daí, “nascer de novo”.Ela descreve a profunda transformação espiritual que se passa numa pessoa quando o Espírito Santo, através da Palavra de Deus, faz morada em seu coração.
Esta transformação espiritual, este novo nascimento, disse Jesus, é condição sem a qual uma pessoa não pode se tornar, espiritualmente, um filho de Deus.
Jo 3:3
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Você sabe, aqui Jesus, que veio buscar e salvar a nós, pecadores perdidos[3], está ensinando o caminho da salvação a um homem chamado Nicodemos.
Ele diz que, para alguém ver o reino de Deus, precisa “nascer de novo”, ou ser regenerado.
Nicodemos não entende muito bem o ensino de Jesus, e pergunta se ele está dizendo que o homem precisa voltar ao ventre materno, e nascer neste mundo outra vez.
Mas então Jesus o corrige. Vamos ler os vs. 4-6.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?  5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.  6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
É importante notar isto, irmãos: Jesus está falando de um renascimento espiritual, e não de “reencarnação”. Se uma pessoa tornar a nascer fisicamente, ele diz, seria apenas “nascido de carne”, e continuaria a ser carne. Mas é necessário ser “nascido do Espírito”, ter um espírito novo, ser novo por dentro.
Sobre isto o profeta Ezequiel nos trás uma grande luz.
Ez 36:25-27
Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Novo coração e novo espírito. É ter vida transformada por dentro, pelo Espírito Santo, o que faz de uma pessoa o ser uma “nova criação” [4], a ter uma nova vida, caracterizada por andar nos caminhos de Deus em pureza e obediência aos mandamentos de Deus, pois eles deixam de ser apenas uma coisa escrita na Bíblia, mas escrita no coração do homem.
Pois como disse também Jeremias:
... Na sua mente lhes imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo...[5]
Ora, tudo isto, este nascer de novo, este ter um novo coração e uma nova alma, esta vida nova, nos diz Pedro, acontece mediante a Palavra de Deus, que nos foi evangelizada e realizou sua obra em nós.
O que nos conduz ao segundo fruto a Palavra em nosso coração.
2. A purificação da nossa alma
v. 22

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente...

Neste versículo nós temos duas consequências da regeneração que foi realizada em nós através da Palavra de Deus: a purificação da nossa alma e o amor fraternal.
Agora, há dois fatos muito importantes que precisamos notar:
Primeiro: na regeneração, nós somos passivos, isto é, não fizemos nada para nos regenerar. Pois espiritualmente falando nós estávamos mortos, e não tínhamos como nascer de novo, a não ser que Deus nos desse vida [6].
A regeneração é uma obra inteiramente de Deus que veio a nós por meio da Palavra e nos deu vida.
Agora, quando somos regenerados, então temos condições de obedecer a Deus.
E na obediência a Deus e no amor fraternal nós não já não somos passivos, apenas esperando que as coisas aconteçam. Nós estamos em ação. Nós é que obedecemos, e nós é que amamos.
O segundo fato é que, antes de amar o meu irmão, eu preciso purificar a minha alma. Sem purificação e sem pureza não há amor verdadeiro.
Se eu quero amar como Deus quer que eu ame, primeiro preciso me purificar.
O que significa isto? É ter um coração, uma alma limpa, pura.
Ora, quando o coração é puro, então também toda a vida, pois tudo o que o homem é e faz procede do seu coração [7].
Por exemplo, vamos ler Tt 1:15.
Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas (sujas, contaminadas).
Paulo está dizendo que uma pessoa cuja alma foi purificada pela fé na Palavra, sendo pura, tem pureza em tudo o que enxerga, em tudo o que faz, em tudo o que fala. Quanto a outros, suas mentes, sua consciência, seus corações não podem ser puros, pois estão contaminados.
Esta purificação vem mediante a obediência à Palavra de Deus.
Vocês se recordam que, no v. 2, está escrito que o Espírito Santo nos separou para a obediência; no v. 14, que somos “filhos da obediência”.
E agora lemos que, tendo obedecido à verdade, isto é, a palavra verdade que nos foi evangelizada, nossa alma foi purificada.
E também nisto se cumpre a Palavra de Deus dada através do profeta Ezequiel, e que já lemos:
Derramarei água pura sobre vós, e vos purificarei das vossas imundícies e dos vossos ídolos...
Aqui, Pedro certamente está transmitindo um ensino que havia recebido diretamente de Jesus.
Vamos ler Jo 15:3.

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

A Palavra de Deus, que é pura [8], viva e eficaz [9], também purifica o coração daquele que a recebe e o torna puro.
É por isto também que no Salmo 119:9, o Espírito Santo diz:
De que maneira o jovem poderá manter puro o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Você deseja isto? Deseja uma alma pura, que lhe faça andar por caminhos puros, sem malícias nem maldades? O caminho esta ao teu alcance, diante dos teus olhos: a Palavra de Deus.
E por último...
3. Mediante a Palavra que nos purifica, somos então capacitados ao amor fraternal
v. 22

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente...

Veja: a purificação das nossas almas tem como propósito o amor fraternal, isto é pelos irmãos, uma vez que somos todos filhos do Pai celestial. Somos a família de Deus.
Certa vez uma senhora me pediu, alegremente, que visitasse seu marido que, segundo ele, havia se convertido a Jesus.
Então eu fui. E de fato ele dizia que agora era crente, tinha uma nova vida e estava salvo.
Mas enquanto conversávamos eu comecei a sentir-me inquieto diante do comportamento dele. Porque agia com a esposa e os filhos de modo muito agressivo, cheio de ira mesmo. De vez em quando até xingava.
Então eu pensei comigo mesmo: – “Não estou acreditando que ele realmente tenha sido regenerado”. E me propus a estudar a Bíblia com ele. Mas ele me disse que estava frequentando a igreja onde havia se convertido.
Um mês depois ele me encontrou depois de um culto em na igreja que frequentava. Ele estava “balançando”, cheirando a bebida alcoólica, e me disse: – “Pastor, eu estou muito contente, porque hoje, pela primeira vez eu tomei santa ceia. Antes de tomar eu disse para o obreiro da igreja que havia tomado umas cervejas, e perguntei se podia tomar a santa ceia. Aí ele sossegou e me disse que um golinho a mais não tinha problema”.
Depois destas coisas, ele continuou a dar muitas demonstrações que lhe faltava conversão; mas para mim, a primeira delas foi a evidente falta de amor para com sua família.
O amor pelos irmãos, quer individualmente, quer coletivamente, isto é, a igreja do Senhor Jesus, sem importar a denominação, é uma das maiores evidências de que uma pessoa realmente é nascida de Deus.
1ª Jo 4:7-8
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Por isto Pedro nos diz que como resultado da purificação de nossas almas, nós devemos amar.
E não apenas amar, mas amar de coração, e não apenas de palavras. Amar sem hipocrisia, não fazendo de conta, mas de verdade, e amar ardentemente.
Vale a pena lembrar, irmãos, que, quanto a isto, muitas pessoas são muito confusas.
Quero dizer, muitas pessoas falam de amor como se amor e paixão fossem a mesma coisa.
No entanto, segundo o Espírito Santo, amor e paixão são duas coisas diferentes.
As paixões são coisas que guerreiam contra nossa vida espiritual, que tornam nossas almas impuras, que nos fazem egoístas, ciumentos, invejosos e sem domínio próprio.
E por isto ele nos diz que das paixões nós devemos ficar longe.
Veja apenas aqui em Pedro a maneira como ele nos ensina sobre isto:
1ª Pe 1:14
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
1ª Pe 2:11

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,

1ª Pe 4:2

Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Mas o amor é diferente. Ele não nos torna egoístas. Ao contrário, nos faz desejar e fazer o que é bom. O amor edifica. O amor abençoa. O amor nos faz semelhantes ao Pai celestial, pois Deus é amor.
1ª Pe 4:8

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

Penso que Pedro escreveu isto, não somente porque é verdade, mas também porque ele sabia o que é ser amado e perdoado.
Na noite em que Judas traiu Jesus, Pedro também traiu.
Pois quando Jesus foi preso, Pedro se afastou covardemente, e em três oportunidades que teve de se dizer discípulo, Pedro negou a ao Senhor, e disse que não o conhecia.
E depois chorou amargamente o seu pecado. Alguns dias depois de haver ressuscitado, Jesus o procurou, e o restaurou, e lhe incumbiu de cuidar dos seus irmãos [10].
Pedro sabia o que era ter os pecados cobertos pelo amor. E agora ordena que façamos uns com os outros o mesmo que Jesus faz conosco.
Conclusão
Jesus nos ensina que a Palavra de Deus é como uma semente que, quando cai em terra boa produz frutos bons.
E Pedro menciona três frutos desta semente, quando ela cai num coração preparado.
A regeneração, ou novo nascimento.
O Espírito Santo tira o coração endurecido e dá um coração novo, sensível, dá um novo espírito, uma nova disposição; faz do homem, antes pecador, morto e perdido em seus pecados, uma nova criação.
O segundo fruto mencionado por Pedro é a purificação da alma através da obediência à verdade. E como disse Jesus enquanto orava ao Pai, “a tua Palavra é a verdade” [11].
E o terceiro fruto é o amor pelos irmãos. Amor intenso. Amor ardente e puro, que leve ao perdão dos pecados, ao auxílio mutuo.
Você entende que estas coisas são instruções do Senhor para nós, em guiar-nos pelo seu santo caminho?
Se é assim, quero exortá-lo a algumas aplicações do que meditamos hoje.
Aplicações
1. Tenha uma vida transformada, regenerada, como regra para examinar se, de fato, o seu coração é terra boa.
Examine o seu coração: quando você ouve a Palavra de Deus, isto toca a tua vida?
Ela convence você dos seus pecados? Ela corrige você? Ensina? Repreende? Consola? Fortalece a sua fé?
Ou depois que você ouve, não demora muito tempo, esquece e continua a viver como sempre?
Examine o seu coração: depois que você ouve a Palavra, você fica quebrantado, pensativo, desejoso do reino de Deus, mas apenas por algum tempo? Quando vêm as tentações, as perseguições, as angústias por causa da Palavra, você se sente ofendido, envergonhado, ou escandalizado?
Examine o seu coração: você ouve a Palavra, mas o seu desejo está nas coisas do mundo, nas coisas materiais e paixões da carne? Ou a Palavra produz em seu coração amor pelo céu?
2. Tenha uma vida de amorosa obediência como regra para examinar se, de fato, o seu coração é terra boa.
O homem sábio, disse o Senhor, é aquele que vem a ele, ouve suas palavras, e as pratica [12]. Mas aquele que ouve a Palavra e não a obedece, pensando ser religioso, está apenas enganando-se a si mesmo.
Existe alguma área em sua vida que você está recusando obediência ao Senhor? Existe algum pecado que você não quer abandonar?
Se for assim, mude agora. Abandone, faça a vontade do Pai.
3. Tenha uma vida de amor, e não de paixões, como regra para examinar se, de fato, o seu coração é terra boa.
Uma vida de amor pelos irmãos e pela igreja do Senhor Jesus – seja qual for a denominação.
Nesta área, existe algum pecado que você precisa abandonar? Alguém a quem você não perdoa? Alguém a quem você detesta? Alguém a quem você se recusa a ajudar? Alguém com quem você não quer conversar?
Se for assim, tome uma atitude: vá ao encontro, reconcilie-se, ame em nome de Jesus.


[1] Mc 4:1-20
[2] Is 40:6-9
[3] Lc 19:10
[4] 2ª Co 5:17
[5] Hb 8:10
[6] Ef 2:1-3
[7] Pv 4:23
[8] Pv 30:5
[9] Hb 4:12
[10] Lc 22:54-62; Jo 21:15-23
[11] Jo 17:17
[12] Lc 6:47, 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo