Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Provai, e vede que o Senhor é bom - Sl 34

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 18 de outubro de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.  2 Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão.  3 Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.  4 Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.  5 Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.  6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.  7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.  8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.  9 Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.  10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará.  11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.  12 Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?  13 Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.  14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.  15 Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.  16 O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.  17 Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.  18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.  19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.  20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.  21 O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados.  22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.
O nosso texto de hoje, na sequencia que temos pregado, deveria ser 1ª Pedro 2:1-3.
Mas como você já deve ter notado, no v. 3 nós encontramos mais uma das muitas instâncias nas quais esta tão edificante carta cita, ou alude, aos textos do Antigo Testamento.
Pedro diz que, por tudo quanto Deus tem feito por nós em Jesus, e por meio da sua Palavra, já temos tido a experiência de que o Senhor é bondoso.
São palavras do Salmo 34, v. 8. Eu não pretendo, a cada citação do Antigo Testamento, voltar a ele com vocês, mas hoje desejo fazê-lo, em relação ao Salmo 38, aqui mencionado por Pedro.
O título deste salmo nos diz que ele foi escrito por Davi, antes de ser rei de Israel, nos dias em que era perseguido pelo rei Saul, e depois que o Senhor o livrou das mãos de outro inimigo: Abimeleque (ou Aquis), rei dos amelequitas.
É um salmo de agradecimento e testemunho, através do qual Davi está bendizendo a Deus, alegrando-se nele, e expressando o desejo de que sua vida seja constantemente para o louvor do Senhor (vs. 1, 2).
Porque ele diz que “os humildes ouvirão e se alegrarão” com o seu testemunho?
Porque este é um fato que observamos sempre: as pessoas humildes de coração, quando ouvem o testemunho de alguém, ou veem alguém sendo abençoado, alegram-se e regozijam-se.
Os soberbos, os arrogantes, não. Eles se irritam, ficam com inveja, escarnecem, não têm prazer.
Por isto ele diz: “Os humildes ouvirão o meu louvor, o que tenho pra contar, e se alegrarão”.
A estes, ele convida no v. 3: “Vamos juntos engrandecer, vamos juntos exaltar o nome do Senhor”.
Mas, nos vs. 8 e 9, ele acrescenta que o livramento, as bênçãos do Senhor, não são coisas só para ele, Davi.
Este é outro fato que observamos sempre: nunca, uma pessoa realmente abençoada por Deus, fecha-se em si mesma. Ela quer que, assim como foi abençoada, tocada pela graça de Deus, outros também o sejam.
Por isto, além de dar seu testemunho em gratidão a Deus, como o propósito de exaltar seu santo nome, também o fazem para fortalecer a fé e esperança no coração de outros.
Então aqui Davi, falando em nome de Deus, nos encoraja dizendo: “Ó, provai (experimentai) e vede que o Senhor é bom”!
A BLH diz assim: “Procure saber por você mesmo que o eterno é bom”.
Eu desejo meditar com vocês, irmãos, sobre esta a promessa de que Deus demonstra sua bondade a todo homem que o busca.
O que o Senhor faz em favor dos que nele confiam? Quais são as evidências de que o Senhor é bom? O que podemos esperar que ele faça por nós?
      1 - Podemos confiar que ele cuida de nossa vida interior; nossa mente e nosso coração; aspectos do nosso ser tão interligados que é impossível separá-los.
No v. 4 ele escreve: o Senhor... “livrou-me de todos os meus temores”
Davi está se referindo ao que é descrito em 1º Sm 21:11-15, onde nos diz que ele ficou com medo de Abimeleque, rei amalequita.
É que os amalequitas eram inimigos ferozes dos israelitas, e Davi era o maior guerreiro israelita.
Depois das batalhas, as mulheres de Israel cantavam:
“Saul feriu seus milhares, mas Davi feriu seus dez milhares.”
Então o rei Saul, de Israel, ficou tomado de inveja; tanta inveja que procurava destruir Davi. Numa de suas fugas da ira do rei, Davi caiu em território inimigo, e sentiu medo.
Irmãos, como Davi, muitas vezes enfrentamos situações nas quais nos sentimos amedrontados.
Perigos reais ou imaginários; mas podemos ter certeza de que o Senhor nos livra dos nossos temores.
Os vs. 6 e 7 afirmam uma das doutrinas mais interessantes da revelação bíblica. Ora a Bíblia diz que o anjo do Senhor (que entendo ser o Senhor Jesus, antes de sua encarnação), ora diz que um anjo, ou vários anjos, cuidam de nós.
Há vários textos que nos informam que os anjos estão encarregados por Deus para trabalhar em nosso favor.
Quero mencionar alguns
Hb 1:13 e 14
Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?  14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
Aqui o Espírito Santo está descrevendo a superioridade do Senhor Jesus em relação aos anjos, para que não façamos deles objeto de nossa adoração, salvação Seres espirituais, a serviço dos que hão de herdar a salvação.
Em Atos 12 nós temos uma ilustração desta doutrina: a história nos conta que Pedro estava preso por ordem do rei Herodes, que tencionava executá-lo em breve.
Mas a igreja se pôs a orar em favor do apóstolo, e certa noite, enquanto a igreja orava, o Senhor enviou um anjo, que passando com Pedro pelas sentinelas sem que fossem vistos, o colocou em liberdade. O anjo do Senhor livrou Pedro.
Em Mateus 18:10, Jesus diz que os anjos que protegem os pequeninos assistem diante de Deus.
Certa noite, alguns anos atrás, eu estava em Piracicaba, num trabalho com uma igreja batista.
O pastor da igreja e eu estávamos caminhando na rua, quando encontramos um irmão com dificuldades: é que ele estava parado no semáforo, e um homem, visivelmente embriagado havia colidido com o seu carro.
O homem queria que nosso irmão pagasse pelo prejuízo ali mesmo, na hora. E nosso irmão respondia que tão somente chamassem a polícia para apurar os fatos. Se a responsabilidade fosse dele, pagaria.
Mas o outro, enfurecido, entrou em seu próprio carro em veio em direção ao irmão. Eu orei silenciosamente: – “Senhor, coloca um anjo aqui”.
Mais tarde o pastor com quem eu estava contou na igreja: – “Irmãos, quando o carro do bêbado chegou a cerca de meio metro do nosso irmão, não conseguia mais avançar. Parecia que um anjo havia descido do céu, colocou as mãos sobre o capô e impedia que o carro avançasse!”.
Eu não disse nada, mas no meu coração estava convicto de fora isto o que acontecera.
Onde você estiver, seja qual for a situação, se você confia, teme, o Senhor está com você, e o livra, o tira dos seus temores - você tem temores?
2 – Podemos confiar que ele cuida de nossas necessidades materiais - v. 10
     Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará

Não é que o justo não passe momentos difíceis, inclusive nas questões econômicas. O v.19 diz que muitas são as aflições do justo
Sempre houve cristãos pobres. Em nosso país muitos filhos de Deus conseguem seu sustento diário como camelôs; muitos que vivem em condições extremamente humildes, mas que podem dizer com o coração cheio de alegria: “O Senhor é o meu pastor; eu tenho tudo o que preciso”.
Mas há daqueles que, embora Deus seja fiel, e supra suas necessidades, estão sempre sentindo falta de alguma coisa.
Acham que suas necessidades não estão sendo supridas
Porquê? Duas razões - Hb 13:5
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
Temos aqui um pecado do qual devemos nos afastar: a avareza, o apego ao dinheiro e bens materiais.
Temos um mandamento: que vivamos satisfeitos com o que temos.
E temos uma grande razão para isto: O Senhor, que tem cuidado de nós jamais nos deixará.
O grande problema é que muitos cristãos não acreditam, não colocam seu coração, a sua confiança em Deus; seu grande tesouro não está nos céus, mas nos bens materiais. E quanto mais têm mais querem.
Você já viu pessoas assim, que, embora tenham muito, acham que não têm? Pessoas avarentas, idólatras.
Eu conheci uma senhora, sadia, de posses. Fui visita-la a pedido de uma colega sua. Ao chegar à sua confortável e bonita casa, encontrei-a irada com seu pastor. Ela me disse que não iria mais à sua igreja, porque o pastor havia dito que os crentes em Jesus devem dar os dízimos. E “ele não via que ela era pobre?”.
Há muitos crentes assim, avarentos. Alguns são tao avarentos que até dão os dízimos querendo com isto ganhar muitas vezes mais.
Mas também conheci certo irmão, camelô, humilde, que orava por uma geladeira, pois não tinha como comprar uma. O Senhor o ouviu. E ele também orava e os enfermos eram curados. Tenho visto muitos crentes pobres e alegres no Senhor, pois tendo o que comer e o que vestir estão contentes.
      3 - Podemos também dizer que o Senhor é bom porque ele supre as nossas necessidades espirituais - v.22
O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.
A palavra resgatar significa redimir, libertar, salvar – os que nele confiam jamais serão condenados.
A grande maravilha da vida com Deus é esta: as bênçãos eternas.
Não somente livra dos temores e supre as necessidades temporais.
Salva da aflição eterna. Resgata a alma.
A palavra resgatar, redimir (verbo correspondente ao substantivo “resgate, redenção”) tem um significado maravilhoso, e se relaciona com as leis de escravidão e libertação na antiguidade.
Por exemplo, quando um homem devia para outro, não tendo como pagar, e por isto se tornava seu escravo; então surgia um terceiro, pagava a dívida e o escravo era libertado. Esta transação de libertação se chamava resgate, ou redenção.
O ensino da Bíblia é este: o homem, criado por Deus, está em dívida para com ele, porque se tornou pecador; errou o alvo. E de si mesmo não tem como pagar esta dívida. Quanto mais os dias passam, pior fica a sua situação.
E mais: escravizado ao pecado; não somente os alcoólatras, os drogados – todo o que comete pecado é escravo do pecado. Sua alma é escrava.
Por isto, quando lemos que Deus resgata a alma dos seus servos, estamos lendo sobre a maior de todas as bênçãos concedidas aos homens. Pois como disse Jesus (Mc 8:36): “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Que dará o homem em resgate pela sua alma"?
Mas em Efésios 1:7 o Espírito Santo nos ensina o preço que foi pago que para o resgate de nossa alma: o sangue de Jesus.
Se você tem consciência de seus pecados, de sua dívida para com Deus, Jesus pagou sua libertação – com seu sangue - v.18.
Prove, e você verá que o Senhor é bom.
Conclusão e Aplicação
Como pode o homem provar, experimentar a bondade de Deus? Veja como Davi experimentou (duas atitudes)
      1 - Busquei o Senhor... (v. 4)
No v.5 ele encoraja: “contemplai-o, olhai para ele; e sereis iluminados”; ele trará luz sobre você, sobre sua mente, sobre seu coração, sua alma, sua vida, seu caminho.
No v.6 ele diz: “clamou este aflito, e o Senhor o ouviu...”.
No v.15, a promessa: Deus ouve o clamor dos justos
2 - Fazendo do temor do Senhor um estilo de vida - v.9
Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. 
O que é temer ao Senhor? É uma atitude interna, que deve governar tudo o que fazemos.
Nos vs. 11-14 ele desenvolve um pouco mais o que isto quer dizer:
Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.  12 Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?  13 Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.  14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. 
Refreie sua língua do mal, e os seus lábios de falarem dolosamente (falsamente)
Procura a paz, empenha-te por alcançá-la.
O temor do Senhor revela-se, O temor do Senhor revela-se, antes de tudo, na maneira como um homem usa sua língua. Se ele não refreia a sua língua, antes fala o que lhe vem na cabeça, pensa mal e fala mal dos outros, não teme a Deus.
Você percebe como buscar a Deus e temê-lo dizem respeito não somente à nossa vida devocional, mas também com os relacionamentos humanos? Pois tudo o que a Bíblia ensina se resume nisto: Ame a Deus; e ame ao seu próximo, como você ama a si mesmo.
No v.15 nós temos a promessa:
Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. 
E no v. 16, a advertência:

O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.

3 comentários:

  1. Esse salmo é o 34 e não 38 amado. Bom o estudo mais tem que corrigir o salmo fique na paz.

    ResponderExcluir

▲Topo