Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 5 de julho de 2015

Razões para ser santos - Jo 17:17-19

IPC em Pda de Taipas
Domingo, 5 de julho de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler João 17:17-19
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.  18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.  19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
Todos nós estamos, em certa medida, familiarizados com este texto que temos diante dos nossos olhos: “a oração sacerdotal de Jesus”.
Este momento precioso, antes de ele ser levado à cruz, onde morreria por nós, levando sobre si os nossos pecados.
Poucas horas antes, naquela mesma noite, ele havia servido aos seus discípulos ministrando-lhes a santa ceia e lavando os seus pés[1].
E depois de instruí-los e confortá-los prometendo que em breve o Espírito Santo seria enviado aos seus corações, ele se dedicou a interceder por eles[2].
E não somente por eles, mas por todos os crentes de todos os lugares e de todos os tempos[3].
É profundamente reconfortante, e encorajador, saber que Jesus estava orando por mim.
E mais: saber também que agora, depois que ele fez a purificação dos nossos pecados, ele assentou-se à direita de Deus Pai, e continua a interceder por nós a cada dia, a cada instante[4].
Nesta oração, Jesus pede ao Pai celestial que nos proteja do maligno[5], pois estamos vivendo num tempo em que Satanás constantemente ataca e quer destruir a nossa vida espiritual[6].
Jesus também pede ao Pai que haja unidade entre os crentes, uma unidade de amor em comunhão com Deus e uns com os outros, pois a unidade é uma manifestação da vida de Deus em nós[7].
Assim como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo têm o mesmo pensamento, o mesmo propósito, como pessoas que estão unidas a Deus por meio da fé em Jesus, fé que foi derramada em nosso coração pelo Espírito Santo, experimentaremos, como conseqüência natural desta vida de Deus, a unidade uns com os outros.
E outro pedido que Jesus faz ao Pai em nosso favor é pela nossa santificação.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Estas palavras de Jesus trazem implícitas em si uma verdade maravilhosa para os que amam a Deus e desejam agradá-lo: elas nos ensinam que a santidade é uma coisa possível para nós, aqui neste mundo.
A santidade é possível!
Santidade, não no sentido esquisito, feio, de farisaísmo religioso, ostentador de uma falsa espiritualidade, mas santidade bíblica, no sentido de amorosa consagração da vida a Deus.
É possível eu viver uma vida separada do pecado; é possível eu viver uma vida de pureza mental, de pureza emocional, é possível ter lábios santos; mãos limpas e santas; é possível abandonar cada pecado conhecido.
É possível ter um coração puro. É possível o consagrar-se a Deus de todo o coração, o ser pleno da presença do fruto e do poder do Espírito Santo: uma vida de paz no coração, de relacionamentos amorosos, santos e justos; é possível dominar meu temperamento rude e carnal.
É possível ser diferente do mundo e parecido com Jesus.
Estas coisas, e muitas mais, são realidades possíveis. E eu posso ser santo...
Primeiro, porque Jesus intercede por mim junto ao Pai, e tudo o que Jesus pede o Pai atende[8].
Além disto, porque Jesus se santificou, se separou de todo o mal e se consagrou ao Pai inteiramente por minha causa; e o Pai aceita plenamente tudo quanto fez o seu Filho, que me amou, e a si mesmo se entregou por mim[9].
E também porque Jesus me dá a sua Palavra, a Palavra de Deus, e ela é o poder, o instrumento de Deus para a minha santificação[10].
Assim, com base nesta preciosa promessa, eu desejo meditar com vocês sobre o porquê, ou melhor, os porquês, as razões para eu ser santo.
1. Primeiramente, eu não somente posso, mas preciso ser santo porque esta é a vontade de Jesus
Leiamos novamente os vs. 17 e 19
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade… 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
Nestes dois versículos o Senhor Jesus, primeiramente, expressa o seu desejo para conosco: que sejamos santificados; e em segundo lugar ele expressa diante do Pai aquilo que ele mesmo tem feito para a nossa santificação.
Eu desejo fazer duas observações quanto a isto:
1.1. Quando Jesus intercede por nós neste sentido ele está, como em todas as suas orações, orando de acordo com a vontade do Pai celestial; Jesus nunca pediu nada que fosse contrário à vontade de Deus.
Veja, por exemplo, o ensino do apóstolo Paulo em 1ª Ts 4:3
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição
1.2. Jesus não somente pede, mas ele também toma certas atitudes.
1.2.1. Ele nos dá a Palavra de Deus, que é o meio, o instrumento de Deus para a nossa santificação
A Palavra de Deus, que por si só é viva e eficaz, que como diz o escritor aos Hebreus, penetra no mais profundo do nosso coração, a ponto de discernir as nossas verdadeiras motivações, os nossos verdadeiros propósitos, e poderosa para mudar, para transformar nossas atitudes.
Santifica-os na verdade: a tua Palavra é a verdade...
Agora vejamos também o v. 8
...eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
Ele mesmo nos dá a Palavra de Deus.
Tudo quanto Jesus nos disse, todos os seus ensinamentos, ele não os transmitiu de si mesmo, mas nos assegura que todos os seus ensinamentos vieram do céu, da parte do Pai[11].
Assim, quando ele disse que se alguém não nascer de novo não pode entrar no reino do céu[12], quando ele disse que, se queremos ser discípulos seus devemos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-lo[13], quando ele disse que devemos ser semelhantes ao Pai celestial e amar os nossos inimigos[14], e perdoar os que nos ofendem[15], e todas as coisas mais, estava nos transmitindo ensinamentos que vieram do céu, para a nossa santificação.
1.2.2. Ele se santificou para que nós pudéssemos ser santos também
E aqui há um precioso ensino sobre a oração que alcança a resposta de Deus:
Existem orações, ou circunstâncias nas quais tudo o que precisamos fazer é pedir a Deus, e mais nada.
Mas existem certas coisas que, além de pedir a Deus, é necessário que nós busquemos.
Por exemplo, a Escritura nos ensina a orar: O pão nosso de cada dia nos dá hoje...[16] Por outro lado, também acrescenta: Se alguém não quer trabalhar, que também não coma...[17]
Outros exemplos
Sl 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Lc 11:9-13
Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.  10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.  11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?  12 Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?  13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Assim sendo, se eu me unir a Jesus em seu desejo de santificação, eu preciso pedir a direção do Espírito Santo, a sua plenitude e poder; mas não somente pedir: eu preciso buscar – na Palavra, no louvor, na fé, na comunhão da igreja.
2. Em segundo lugar, eu não somente posso, mas também devo ser santo porque esta é a mais profunda necessidade da minha alma
No v. 19, Jesus diz ao Pai que se santificou em nosso favor, isto é, para nós, por nossa causa.
Por nossa causa ele se consagrou, viveu em humilde obediência ao Pai e deu sua vida na cruz.
Na visão daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós, a nossa santificação era algo profundamente necessário.
Agora, além de ser a vontade de Deus, porque a santificação é algo indispensável para mim, a ponto de Jesus ter feito tudo neste sentido?
Hb 12:14, 15
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,  15 atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados...
Sem santificação ninguém verá o Senhor.
Sem santificação uma pessoa se torna faltosa, separando-se da graça de Deus.
Nós precisamos sempre nos lembrar do que significa ser salvo através da cruz de Jesus.
Ser salvo através da cruz é ser justificado dos pecados por meio da fé em Jesus[18], é ter nosso escrito de dívida cancelado, é sermos perdoados[19].
E também é sermos libertos, resgatados de nossa vida de escravidão ao pecado, ao mundo e a Satanás[20].
Pois Cristo amou a sua igreja e a si mesmo se entregou por ela “para que a santificasse...”[21]
Assim, para o cuidado de minha própria alma, eu preciso me santificar.
Se houver alguma coisa que me impede de ser santo eu preciso jogar fora.
Usando uma linguagem figurada, Jesus nos diz que se o meu olho me faz tropeçar, isto é, me leva a pecar, é melhor arrancar o olho para que possa entrar no céu. É melhor entrar no céu com um olho só do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno.
Da mesma forma, se uma de minhas mãos me faz tropeçar, é melhor cortá-la fora para entrar na vida, do que, tendo as duas mãos, ser lançado no inferno[22].
Preciso ser santo para a minha própria salvação.
3. E em terceiro lugar, eu preciso ser santo porque esta é a necessidade das pessoas à minha volta
v. 19 – Em favor deles eu me santifico a mim mesmo, a fim de que eles sejam santificados na verdade
Se Jesus não houvesse se santificado por nós, não haveria santidade para nós.
Não apenas no sentido de que Jesus se tornou assim o nosso representante, mas que ele, através de sua vida consagrada a Deus tornou-se instrumento de nossa santificação.
Pois santidade é algo que se transmite.
Precisamos ser santos porque através de nossa santidade santificaremos a igreja e o mundo à nossa volta. Como esta santidade é transmitida?
3.1. Através do exemplo
1ª  Ts 1:4-6
...reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,  5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.  6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo...
3.2. Sendo um instrumento
Ser um instrumento de Deus ministrando sua Palavra às pessoas
Jr 15:19
Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.
Você quer ser usado por Deus? Jeremias era um homem que amava ao Senhor e sua Palavra. Era um homem que desejava ser um profeta fiel.
Então o Senhor lhe faz esta promessa grandiosa: - “Se você separar o que é certo do que é errado, o que é santo do que é profano, o que é justo do que é injusto, o que é puro do que é impuro, então você será “a minha boca”; eu falarei através da tua vida.”
Você quer ser usado por Deus?
Ser um instrumento de Deus intercedendo pelas pessoas
Ez 22:30, 31
Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.  31 Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi; fiz cair-lhes sobre a cabeça o castigo do seu procedimento, diz o SENHOR Deus.”
Sabe por que muitas vezes nossos queridos amigos e parentes de coração duro são poupados? Por causa de nossas intercessões.
Ser um instrumento através do “contato”
1ª Co 7:14
Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.
1ª Co 15:33
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Conclusão e aplicação
Santifica-os na verdade...
Estas palavras de Jesus trazem implícitas em si uma verdade maravilhosa para os que amam a Deus e desejam agradá-lo: eles nos ensinam que a santidade é uma coisa possível para nós, aqui neste mundo.
A santidade, isto é, o separar-se do pecado, o consagrar-se a Deus de todo o coração,  ser pleno da presença do fruto e do poder do Espírito Santo... estas coisas são realidades possíveis.
Estas palavras de Jesus me ensinam que eu posso ser santo.
Primeiro, porque Jesus intercede por mim junto ao Pai, e tudo o que Jesus pede o Pai atende.
Segundo, Porque Jesus se santificou, se separou de todo o mal e se consagrou ao Pai inteiramente por minha causa, e o Pai aceita plenamente tudo quanto fez o seu Filho, que me amou, e a si mesmo se entregou por mim.
Terceiro, porque Jesus me dá a sua Palavra, a Palavra de Deus, e ela é o poder, o instrumento de Deus para a minha santificação.
Elas também me ensina as razões para eu ser santo:
Primeiramente, eu não somente posso, mas preciso ser santo  porque esta é a vontade de Deus.
Em segundo lugar, eu não somente posso, mas também devo ser santo porque esta é a mais profunda necessidade da minha alma.
E em terceiro lugar, eu preciso ser santo porque esta é a necessidade das pessoas à minha volta
Querido irmão, como vai a sua alma?
Você está vivendo em santidade?
Existe algum pecado em sua vida, que está impedindo a tua santificação?
Pergunte ao Senhor:
Existe algum pecado fazendo separação entre eu e o Senhor? Que está fazendo com que eu dê um mau testemunho diante dos homens?
Existe algum pecado que eu preciso abandonar?
Estou buscando a Deus como devia, ou preciso levar minha vida mais a sério?
E deixe que o Espírito Santo lhe mostre.


[1] Lc 22:19-30; Jo 13:1-20
[2] Jo 14-16
[3] v. 20
[4] Hb 1:1-3; 7:25; Rm 8:34
[5] v. 15
[6] Ef 6:
[7] vs. 20, 21
[8] Jo 11:41, 42
[9] Jo 2:2; Hb 9:14
[10] Hb 4:12
[11] Jo 14:10
[12] Jo 3:3-8
[13] Lc 9:23
[14] Mt 5:48
[15] Mc 11:25
[16] Mt 6:11
[17] 2ª Ts 3:10
[18] Rm 5:1
[19] Cl 2:14
[20] Cl 1:13, 14
[21] Ef 5:25-27
[22] Mt 5:29, 30

5 comentários:

  1. Estudo simples e profundo. Obrigado! Que Deus continue lhe guiando.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estudo, edificante, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Excelente estudo. Santificarmo-nos na verdade.
    Tudo tem um início e, para todos nós ainda claudicantes, podemos iniciar seguindo os ensinamentos de Jesus e,a começar, nos libertarmos das nossas mazelas.
    Muito grato e que Jesus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir

▲Topo