Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 19 de julho de 2015

Jesus, Simão e a pecadora - Lc 7:36-50

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 19 de julho de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa.  37 E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; 38 e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento.  39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora.  40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.  41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta.  42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?  43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.  44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.  45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.  46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.  47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.  48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.  49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?  50 Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
Havia na cidade de Naim um homem chamado Simão.
Ele pertencia à seita dos fariseus, um grupo religioso muito rigoroso, que tinha em seu corpo de ensino centenas de leis reguladoras da vida diária, as quais diziam o que era permitido ou não, para que um homem pudesse ser considerado verdadeiramente santo.
Enquanto olhavam para si mesmos, e se comparavam com as demais pessoas, os fariseus achavam que, vivendo de acordo com suas centenas de leis, estavam mantendo um alto padrão de espiritualidade, e que por isso alcançavam o favor de Deus.
Entre os muitos hábitos que tinham, os fariseus gostavam convidar mestres para uma refeição na qual eram discutidos assuntos religiosos. A discussão era assistida por muitas pessoas.
Um dia, em Naim, apareceu um novo mestre pregando. Fazia milagres. Ressuscitou o filho de uma viúva. Curava cegos, coxos, leprosos, pregava o evangelho aos pobres. Esse mestre era Jesus.
A pequena cidade ficou agitada: uns contra, outros a favor.
Então Simão convidou Jesus para cear em sua casa. E Jesus aceitou, como sempre aceitava.
Estando na casa de Simão, o Senhor reclinou-se à mesa para cear.
Mas havia um clima de hostilidade no ar: Simão não usou das cortesias costumeiras - o beijo no rosto, água para os pés, óleo para o rosto e os cabelos.
E então acontece algo inesperado: entra uma mulher, conhecida na cidade por sua vida de pecados - prostituição. Uma mulher “cheia de pecados”. Simão, comparado com ela, tinha poucos pecados.
Não sabemos como aquela mulher fora salva: se numa conversa pessoal, ou se ouvindo Jesus pregar; mas o fato é que ela crera em Jesus, fora perdoada de seus pecados, e agora seu coração transbordava de amor por ele.
Quando soube que Jesus estava ali, tomou um vaso especial, de alabastro, cheio de perfume, e aproximou-se de Jesus. Chorava aos seus pés. Secava-os com os cabelos, beijava-os. E ungia-os com o perfume.
E Simão começou a pensar: – Jesus não é profeta coisa alguma. Ele não sabe nada. Se fosse profeta, saberia que é esta mulher.
Acontece que Jesus sabia: sabia quem era ela, e quem era Simão. Conhecia o coração dos dois.
Então ele usou uma ilustração, que mostrava a diferença entre Simão e a pecadora (vs. 41-43).
– Simão, disse Jesus, vamos supor que dois homens estejam devendo para um terceiro. Um deles deve pequena soma em dinheiro, e o outro tenha uma grande dívida.
– Mas acontece que , não tendo nenhum dos dois com que pagar, o credor perdoe a ambos. Qual destes dois homem amará mais aquele que os perdoou?
Então lhe respondeu Simão: – Acho que aquele a quem mais perdoou.
Ao que Jesus respondeu: – É isso mesmo...
E fez uma aplicação para a situação, na qual afirmou que Simão havia sido hostil com o Senhor, enquanto aquela desprezada mulher estava dando a ele uma extraordinária demonstração de amor.
Porque aquela mulher, aquela “grande pecadora”, havia conhecido a amor de Jesus, o perdão, a salvação, ao mesmo tempo em que Simão não conhecia nada disto.
E a história termina com Jesus dizendo à mulher: – A tua fé te salvou; vai-te em paz (v.50).
Irmãos, para o fortalecimento de nossas almas, preparando-nos para a mesa do Senhor, eu desejo meditar com você sobre a salvação que temos em Jesus, e os seus frutos em nossa vida.
O que o Espírito Santo nos diz aqui?
1. A salvação é um dom de Deus, para aquele que tem fé em Cristo Jesus
Que é um dom de Deus nos aprendemos nos vs. 41 e 42, onde na Jesus ilustração usada por Jesus ele diz que nenhum daqueles dois devedores tinha como pagar ao seu credor, mas que foram simplesmente perdoados, gratuitamente.
Que é para aqueles que têm fé nós vemos afirmado no v. 50, onde Jesus diz: – “A tua fé te salvou”.
Jesus tinha diante de si duas pessoas pecadoras.
Simão era um pecador, pois como diz a Escritura, “não há homem que não peque” (1o Rs. 8:46).
Mas Simão não tinha consciência disto. Ele não se achava pecador; não sentia que fosse um devedor diante de Deus; muito menos para Jesus, que ele nem acreditava ser um verdadeiro homem de Deus.
A mulher, ao contrário, teve uma reação completamente diferente.  Não sabemos como foi que ela veio a ter fé em Jesus.
Sabemos que ela tinha muitos pecados - era uma “mulher da vida”, como dizem alguns. E sabemos também que tinha consciência da grandeza de seus pecados.
Mas quando conheceu a Jesus, ela acreditou nele: acreditou em suas palavras, em seu amor, em sua autoridade para perdoar e salvar.
Então se cumpriu em sua vida aquilo que o apóstolo Paulo viria a escrever a respeito da salvação.
Ef 2:8 e 9
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
“Pela graça sois salvos” – em outro lugar este mesmo apóstolo nos ensina que quando alguma coisa é pela graça, jamais poderia ser pelas obras, do contrário a graça já não seria graça[1].
Então esta mulher foi perdoada sem que fizesse por merecer, assim como qualquer pessoa não pode fazer nada que a torne merecedora.
“Mediante a fé” – não com base nas obras, para que ninguém se orgulhe disto.
Sim: tudo o que você precisa “fazer” para agradar a Deus é ter fé em Jesus; confiar nele. Mas Deus é tão maravilhoso que, uma vez que não conseguimos, por nós mesmos, ter fé, ele no-la concede gratuitamente.
Então veja: você pode ter entrado aqui hoje cheio de pecados. Com o coração atormentado e a consciência ferida. Mas você pode ser perdoado; e pode ser salvo. Se você acreditar em Jesus. Se tão somente confiar nele.
E o que acontece quando alguém, reconhecendo-se pecador, volta-se para Jesus, confiando nele para o perdão de seus pecados?
2. Os frutos da fé
2.1 – Ele é perdoado
v. 48 - Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados
Seis vezes em nosso texto aparecem as palavras relacionadas, “perdão” e “perdoar”.
O pecado é apresentado como uma falta que o homem comete, e por isto fica em dívida com Deus.
E esta dívida é enorme. É tão grande que ser humano nenhum poderia saldar.
Mas a Bíblia nos assegura que o amor de Deus é muito maior que nossa grande dívida, e que em Cristo, todos as nossa dívidas foram perdoadas (pagas).
É assim que Jesus descreve ao sacrifício que ele fez de si mesmo, por nossos pecados, quando morreu na cruz
Jo 19:30
Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Está consumado. Tudo está feito. A dívida está paga.
2.2 - Amor para com Jesus Cristo
v. 47 - Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.  
Melhor tradução: “perdoados lhe são os seus muitos pecados, por isso ela muito amou”.
A salvação, o perdão dos pecados, sempre resulta em amor para com Deus na pessoa de Jesus Cristo.
1a Jo 4:19 - Nós amamos porque ele nos amou primeiro
Este amor para com Jesus se traduz em gestos, atitudes, palavras, obras. Como vemos nesta mulher perdoada:
Ela ama Jesus. Então se aproxima dele. Prostra-se aos seus pés. Chora. Enxuga-lhe os pés. Toma de seu precioso perfume e derrama-o sobre os pés de Jesus. Ela está dando de si, do que ama, porque o ama.
Aquele que conhece esta salvação, que tem esta certeza do perdão, que tem esta consciência do amor de Deus, com toda a certeza, também ama a Deus:
Tem prazer em estar aos seus pés, diante de seu altar adorando, cantando hinos de louvor; tem prazer em falar com ele em oração; tem prazer em ouvir sua voz através da pregação, através da Bíblia sagrada.
Tem prazer em andar nos seus caminhos, fazer sua vontade; tem prazer em estar na casa de Deus, cultuando a ele.
Tem prazer em estar na companhia de outras pessoas que amam a Deus.
2.3 - A paz no coração
v. 50 – A tua fé te salvou: vai-te em paz
Paz significa, entre outras coisas, ausência de conflitos.
E quando alguém conhece o perdão e o amor de Deus, passa a ter com ele um relacionamento de paz.
Rm 5:1
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo
1a Jo 3:18-23
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.  19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; 20 pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.  21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; 22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.  23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
Coração em paz, paz na consciência, a certeza de que está tudo bem entre você e Deus                  
Conclusão e aplicação
A salvação da alma é consequência de se ter fé em Jesus Cristo.
Não é uma coisa que alguém possa fazer por merecer. Mesmo que alguém seja um grande pecador, mesmo que alguém esteja vivendo na mais profunda degradação moral, ainda assim pode ser salvo.
Para que isto aconteça, deve se voltar para Deus através de Jesus Cristo; crer no seu amor, crer no seu perdão.
Quando uma pessoa tem essa fé da qual estamos falando, algumas coisas acontecem:
Ela pode ter a certeza do perdão de todos os seus pecados
Ela passa, por causa desta certeza, a ter um profundo amor para com Deus, amor que a leva a uma vida de adoração e obediência a Deus
Ela passa a ter um relacionamento de intensa amizade com Deus
Se você crê em Jesus: Tenha esta bendita certeza do perdão.Tenha esta certeza do amor de Deus, e ame a Jesus, de todo o seu coração. Tenha paz com Deus, goze a cada dia desta amizade. Aproxime-se com confiança da mesa do Senhor.
Mas se você ainda não creu, hoje é dia de crer.


      




[1] Rm 11:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo