Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 14 de junho de 2015

Hoje é tempo de boas novas - 2º Rs 7:9

IPC de Pda. de Taipas
Manhã de domingo, 24 de maio de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler no 2º livro dos Reis, o cap. 7
Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.  2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.  3 Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?  4 Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.  5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.  6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.  7 Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida.  8 Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam.  9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.  10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam.  11 Então, os porteiros gritaram e fizeram anunciar a nova no interior da casa do rei.  12 Levantou-se o rei de noite e disse a seus servos: Agora, eu vos direi o que é que os siros nos fizeram. Bem sabem eles que estamos esfaimados; por isso, saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então, os tomaremos vivos e entraremos nela.  13 Então, um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que ainda restam na cidade, pois toda a multidão de Israel que ficou aqui de resto terá a mesma sorte da multidão dos israelitas que já pereceram; enviemos homens e vejamos.  14 Tomaram, pois, dois carros com cavalos; e o rei enviou os homens após o exército dos siros, dizendo: Ide e vede.  15 Foram após eles até ao Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de vestes e de armas que os siros, na sua pressa, tinham lançado fora. Voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.  16 Então, saiu o povo e saqueou o arraial dos siros; e, assim, se vendia um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, segundo a palavra do SENHOR.  17 Dera o rei a guarda da porta ao capitão em cujo braço se apoiara, mas o povo o atropelou na porta, e ele morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele.  18 Assim se cumpriu o que falara o homem de Deus ao rei: Amanhã, a estas horas mais ou menos, vender-se-ão dois alqueires de cevada por um siclo, e um de flor de farinha, por um siclo, à porta de Samaria.  19 Aquele capitão respondera ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso, segundo essa palavra? Dissera o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.  20 Assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou na porta, e ele morreu.
A história que temos aqui em 2º Rs 7 aconteceu nos dias de Eliseu, o profeta, que viveu em Samaria, o reino do norte em Israel, cujo rei se chamava Jorão.
A cidade estava cercada pelos inimigos, os sírios, e por causa deste cerco que já se prolongava havia muito tempo, seus habitantes estavam passando fome. A julgar pelas circunstâncias, não demoraria para que a cidade fosse conquistada.
Mas então, cf. o v. 1, veio a palavra do Senhor ao profeta Eliseu, e ele mandou dizê-la ao rei:
– “Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria”.
Um alqueire era uma medida de aproximadamente 6 litros. E o siclo uma moedinha de prata.
Quer dizer: uma mudança muito grande e abençoada estava por acontecer, pois no dia seguinte haveria abundância de alimentos; tantos que ficariam muito baratos e fáceis de encontrar.
Entre as pessoas a quem Eliseu falou havia um capitão do exército, o “braço direito” do rei; e ele não acreditou no que o profeta estava dizendo.
O v. 2 nos diz que ele respondeu: – “Isto é impossível. Não aconteceria nem mesmo se Deus fizesse janelas no céu e derramasse comida de lá”.
E disse Eliseu: –“Acontecerá sim, pois foi o Senhor quem prometeu. Você verá isto com os teus próprios olhos. Mas por que você não acreditou na Palavra de Deus, não comerá nada”.
Na porta da cidade estavam quatro homens leprosos.
A lepra é uma doença infecciosa, crônica, que produz manchas e nódoas na pele. Muitas vezes ela causa destruição dos tecidos e mutilação dos membros.
Eu já vi muitos leprosos. É horrível uma pessoa sentir que seu corpo está se deteriorando.
Nos tempos antigos, uma pessoa leprosa era colocada à parte da sociedade, pois havia o medo de contágio de doenças cuja cura era desconhecida.
E de acordo com a lei de Moisés, uma pessoa leprosa deveria ser considerada cerimonialmente impura; daí que uma pessoa leprosa era considerada como tendo pecado gravemente contra Deus, de tal forma que não podia aproximar-se das coisas sagradas.
Mas então, aqueles leprosos que estavam na porta da cidade disseram uns aos outros: – “Para que ficamos nós sentados aqui até morrermos? Se dissermos: Entremos na cidade; há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos para o arraial dos sírios; se eles nos deixarem viver, viveremos; e se nos matarem, é o máximo que pode acontecer”.
Então, ao anoitecer, eles se levantaram e foram ao acampamento dos sírios; mas lá chegando, não havia ninguém.
Porque Deus fizera com que os sírios ouvissem um ruído de carros e de cavalos, como de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros:
– “O rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem sobre nós”.
Pelo que se levantaram e fugiram, deixando as suas tendas, os seus cavalos e os seus jumentos; fugiram para salvar suas vidas.
Quando os leprosos chegaram ali, entraram numa tenda, comeram e beberam; e dela pegaram prata, ouro e roupas, e os esconderam; depois voltaram, entraram em outra tenda, e dali também tomaram mais coisas e as esconderam.
Mas então alguém caiu em si, e disse: – “Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nós nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, algum castigo nos sobrevirá; vamos à cidade para dar a boa notícia”.
Assim eles foram e gritaram nos portões da cidade, contando o que havia acontecido. Os porteiros mandaram anunciar no palácio.
O rei enviou homens para verificar, e eles voltaram dizendo que os sírios de fato haviam fugido.
O povo saiu ansioso da cidade, e saqueou o arraial dos sírios. Assim houve fartura: uma medida de farinha por um siclo e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor.
O rei havia colocado à porta aquele capitão do exército que não havia crido na profecia; e o povo estava tão desesperado para comer que atropelou na porta, e ele morreu, como dissera Eliseu.
Foi um dia de salvação para a cidade de Samaria. Foi um dia de salvação para os quatro leprosos.
Eu gostaria de destacar estas palavras deles, no v. 9
Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.
– “Este é um dia de boas novas” (um dia em que recebemos o alimento que nos dará vida; é dia de salvação, é dia de vitória).
– “Na cidade tem tanta gente morrendo de fome. Se ficarmos calados, seremos culpados”.
– “Então devemos falar”.
Eu desejo tomar as palavras destes homens como um lembrete a todos nós, os que vivemos em tempos de evangelho.
1. Hoje é dia de boas novas
A palavra que aqui é traduzida por “boas novas”, na tradução grega deste texto é evangelias, de onde vem a nossa palavra “evangelho”.
1.1. Do ponto de vista espiritual, a humanidade todas é leprosa e faminta.
O pecado é um problema universal, no sentido de que não existe um ser humano sequer que não seja pecador.
E nós podemos dizer que, assim como a enfermidade da lepra é uma doença que degenera o corpo, o pecado degenera a alma. O pecado degenera o caráter, a personalidade.
Nós fomos criados à imagem de Deus, mas o pecado degenera esta imagem tão bonita segundo a qual Deus nos criou.
Fomos feitos para a justiça, mas o pecado nos tornou injustos.
Fomos feitos para a verdade, mas o pecado nos tornou mentirosos.
Fomos feitos para amar, mas o pecado nos levou ao ódio, à inveja, às inimizades; o pecado nos tornou pessoas egoístas, centralizadas em nós mesmos.
Fomos feitos para a liberdade, mas o pecado nos tornou escravos dos vícios.
Fomos criados para Deus, para glorificar seu nome, para refletir sua imagem em nossos relacionamentos, em nosso trabalho e cultura, mas o pecado distorceu tudo isto, para nos alegrarmos em Deus e em nossas obras; e ao mesmo tempo em que somos capazes de coisas grandiosas e belas, somos também capazes de perversidades.
E veja: desde que nossos primeiros pais, Adão e Eva, se tornaram pecadores, não há um ser humano que já não seja concebido desta forma, pois como Davi, falando de sua própria e dolorosa experiência, representou também a cada um de nós.
Sl 51:5
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Davi não está dizendo que sua concepção, no interior de sua mãe, foi um ato pecaminoso da parte dela.
Nós sabemos, conforme o ensino bíblico, que o relacionamento sexual entre um homem e sua esposa não é pecado, ao contrário, foi concebido por Deus não somente como um meio para a procriação, mas também para a nossa satisfação e prazer na vida conjugal[1].
Mas o que Davi está dizendo é que, desde que somos concebidos, a natureza pecaminosa vem como que embutida, faz parte do “DNA da nossa alma”, e já nascemos propensos a cometer toda sorte de coisas erradas.
Ou como disse Isaías sobre a vida espiritual do povo dos seus dias: – “Desde a planta do pé, até a cabeça ano há nele coisa sã, senão feridas; contusões e chagas inflamadas...” [2].
E sabe o que acontece quando uma doença grave não é devidamente tratada? Ela leva à morte.
Pois é isto precisamente o que faz o pecado: ele nos levou, a humanidade inteira, à morte, à separação de Deus e da vida feliz e abençoada que ele deu aos nossos primeiros pais no jardim do Éden.
Pois como está escrito: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”...[3].
Mas vejam. Não é sem motivo que a mensagem bíblica é chamada “evangelho”.
1.2. Pois ela não nos diz apenas que somos pecadores espiritualmente destruídos. Ela também diz que há cura para nossas almas.
Jesus afirma que veio para curar os enfermos de alma[4].
Jesus veio para ressuscitar os que estão mortos em seus pecados, pois, se o salário do pecado é a morte, o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, o nosso Senhor.[5]
Em Jesus nós somos curados
1ª Pe 1:18-19
Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
Você vê que coisa maravilhosa? Mediante o sangue de Jesus Cristo, derramado na cruz pelos nossos pecados, nós fomos não apenas perdoados, mas resgatados daquela herança pecaminosa que herdamos de nossos pais.
Assim que, aquele que tinha um coração governado pelo egoísmo, agora tem um coração novo, governado pelo amor de Deus.
Aquele que tinha uma natureza inclinada à mentira, agora vive e fala a verdade.
Aquele que amava o dinheiro, agora ama as coisas celestiais.
Aquele que antes era um escravo de vícios, agora é livre.
Jesus curou nossas almas.
E como diz o salmo 23, fez de você, uma alma faminta de Deus, uma alma farta de bênçãos.
Agora, lembra-se de como você foi assim curado? Lembra-se de como a tua lepra foi tirada e a tua alma satisfeita? É que alguém veio e contou para você a boa notícia do evangelho.
Como um médico que diz: – “Olha a tua enfermidade, se não for tratada, é grave. Mas não se desespere: há remédio e cura”.
Por outro lado, o que acontece quando somos curados de uma grave enfermidade e depois vemos alguém sofrendo do mesmo mal? Nós contamos que existe um médico que cura; nós falamos do remédio.
O que acontece quando alguém está com fome e nós estamos saciados? Nós compartilhamos o que temos. Se não fizermos assim, seremos tidos por culpados.
2. Hoje é tempo de boas novas. Se nos calarmos, seremos tidos por culpados
Há pelo menos duas razões aqui pelas quais nós precisamos falar do Evangelho da salvação em Jesus
2.1. A primeira delas é que por ele as pessoas tomam conhecimento da salvação
Neste contexto, vale a pena nos lembrarmos da Palavra de Deus por meio de Ezequiel.
Ez 33:7-9
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.  8 Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti.  9 Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.
Imagine um sentinela colocado sobre o muro de uma cidade antiga, para avisá-la da aproximação do inimigo. Imagine que este sentinela durma e a cidade seja invadida enquanto ele dorme.
Ou imagine que ele abandone o seu posto, a fim de cuidar dos seus próprios interesses, e enquanto ele faz isto a cidade seja invadida sem que houvesse a possibilidade de se preparar para o ataque inimigo.
A culpa seria dele.
Não podemos deixar de falar, pois isto seria roubar das pessoas uma oportunidade dada por Deus, para que se arrependam, creiam em Jesus e sejam salvas do inimigo mortal.
É claro, amados, que nem todas as pessoas têm a sabedoria de crer no Evangelho de Jesus.
Na história que temos aqui, o capitão mais próximo ao rei não acreditou na boa notícia, e morreu no dia seguinte. Não pode comer, segundo a mesma palavra do profeta.
Por isto Jesus também adverte dizendo que quem crer no evangelho e for batizado será salvo. Quem porém não crer já está condenado[6].
Então, por amor, devemos pregar, anunciar a salvação, insistir para que os homens sejam salvos[7].
2.2. Mas a segunda razão, é que não é somente por amor – também é um dever.
Já vimos anteriormente que o Senhor advertiu a Ezequiel no sentido de que se o profeta não chamasse os pecadores ao arrependimento, os pecadores morreriam em suas iniquidades, mas o Senhor iria requerer o sangue deles, do profeta.
Agora digo que Paulo sentia este peso sobre seu coração: que pregar o Evangelho, além de ser uma obra de amor, era também um dever.
1ª Co 9:16-17
Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!  17 Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.
Ora, irmãos, temos esta obrigação, para com Deus e os homens. Temos esta obrigação para com nossa própria consciência.
3. Então fale
Conte aos outros o que Deus fez em tua vida..
3.1. Conte vivendo o Evangelho.
A Bíblia nos ensina a pensar sobre a nossa vida com um conceito bastante elevado. Somos a mensagem, a palavra de Deus para um mundo enfermo.
2ª Co 3:2, 3
Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, 3 estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.
A Bíblia diz que nós somos a carta de Deus perante o mundo. Sabem, irmãos, a maior parte das pessoas não lê a Bíblia. E o melhor jeito de elas conhecerem a mensagem de Jesus é através do testemunho dos crentes.
Ai do mundo, se os crentes não viverem de acordo com o ensino do Evangelho: o mundo não saberá o que é ser um cristão de verdade.
E hoje em dia, amados, há muitas pessoas se dizendo cristãs, mas que não entenderam ainda o que significa isto.
Há cristãos desonestos nos negócios, aproveitadores, que querem tirar vantagem de tudo e de todos.
Há cristãos desobedientes à Bíblia, que se deixam levar pelos “pecados da moda”: bebedices, diversões mundanas, ganância, mentiras, mexericos sobre a vida alheia, sensualidade, e todo tipo de detestáveis idolatrias, de culto ao próprio “ego”.
E o mundo zomba, não sabe o que é ser cristão, e perece por causa do mau testemunho dos “cristãos”.
Por outro lado, tenho a alegria de ver também que existem muitos verdadeiros crentes em Jesus: gente que ama e obedece à Palavra de Deus, que vive em amor, e tem feito com que muitos outros possam crer e serem salvos por causa do seu bom testemunho.
Gente que vive a alegria de ser filho de Deus. Que vive em liberdade do pecado, que não tem medo da morte, que não se submete aos desejos da carne e de Satanás.
Na medida em que o mundo lê o Evangelho nessas vidas, pode entender o significado do amor de Deus, de sua justiça e graça revelados em Jesus Cristo.
3.2. Conte falando o Evangelho
Da mesma forma com a Bíblia diz que nossa vida é uma carta de Deus escrita e lida perante todos os homens, também diz que somos portadores da mensagem de Deus.
2ª Co 5:20
De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
Que conceito lindo: somos embaixadores de Deus. Nossa pátria não é aqui. Nossa pátria está no céu.
Mas estamos aqui neste mundo como representantes do céu, falando em nome de Deus.
Fale da parte de Deus: conte como Jesus curou você dos seus pecados, como ele salvou você da morte eterna.
Dê seu testemunho. Peça a Deus oportunidades para contar aos outros como Deus te livra do mal, como te dá vitória em suas tribulações, como ele supre suas necessidades.
Quando oportuno, aconselhe as pessoas, segundo a Palavra de Deus, para que saibam como é sábia e abençoada a vida orientada por Deus.
Quando oportuno, admoeste, reprove o pecado, reprove em amor, como o fazia Jesus, advirta, com paciência e ensino.
Use folhetos, use boa literatura, incentive as pessoas a conhecerem as doutrinas da Bíblia.
Convide pessoas para a igreja. Aqui elas podem ouvir mais da Palavra de Deus, podem estudar os evangelhos, podem conhecer Jesus e sua mensagem.
Use os meios de comunicação ao seu alcance: as mídias sociais; não se envergonhe de ser crente; não use este recurso precioso para colocar mensagens frívolas; coloque seu testemunho de uma vida bonita. Coloque mensagens de salvação.
Use seus recursos econômicos para que outros possam testemunhar
Contribua com missões. Ore pelos missionários, pelos pastores, pelos evangelistas. Ore pela igreja. Contribua com a igreja. Ajunte tesouros no céu.
Este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos...
                           Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe em MOBI



[1] Pv 5:18, 19
[2] Is 1:6
[3] Rm 3:23
[4] Mt 9:12
[5] Rm 6:23
[6] Mc 16:16
[7] 1ª Tm 4:1, 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo