Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 17 de maio de 2015

Elogio à fé - Mt 15:21-28

IPC em Pda. de Taipas
Manhã de domingo, 17 de maio de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Mateus 15:21-28
Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.  22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.  23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.  24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!  26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.  27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.  28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
A Bíblia nos ensina que, desde que o Senhor Deus escolheu e se revelou a nosso pai Abraão há mais de quatro mil anos, disse-lhe que não somente ele e os seus descendentes carnais seriam abençoados com o conhecimento de Deus, mas que eles seriam abençoados para que, por intermédio deles, a bênção alcançasse “todas as famílias da terra”[1].
Da mesma forma, muito tempo depois, Deus reafirmou esta a promessa a Davi, descendente de Abraão, dizendo que através de um descendente seu o reino de Deus alcançaria todos os povos da terra, e este reino seria eterno[2].
Assim, de conformidade com as promessas de Deus, veio Jesus.
Do ponto de vista espiritual, Jesus é o Filho eterno do Deus eterno. Do ponto de vista da encarnação, Jesus é o Filho de Davi; é também o Filho de Abraão que veio com o propósito de, começando com os judeus, descendentes de Abraão, abençoar o mundo inteiro[3].
De forma que o ministério de pregação e ensino de Jesus se concentrou especialmente entre os judeus: na Judéia, ao sul, e na Galiléia, ao norte.
Mas também houve ocasiões em que Jesus entrou em território gentio, como quando ele foi a Sicar, uma cidade samaritana, e a ali levou muitas pessoas à salvação[4].
Outra ocasião é esta aqui: Jesus entra na Síria, na região das cidades de Tiro e Sidom.
E ali, entre muita gente atribulada, está esta siro-fenícia, cananéia de origem grega.
Uma mulher sofrendo muito, porque sua filha estava endemoniada.
Desde que o pecado entrou no mundo, uma das consequências mais tristes é a ação do Diabo fazendo mal aos seres humanos, e isto de muitas maneiras:
Ele pode tentar, isto é, influenciar os pensamentos e os sentimentos de uma pessoa, a fim de que ela se afaste dos desejos de Deus. Como fez com Ananias e Safira, despertando neles o sentimento de orgulho que levou à mentira e à morte[5].
Ele pode colocar enfermidades numa pessoa, como fez com Jó[6].
Ele pode colocar as pessoas uma contra as outras, pode torcer as palavras que as pessoas dizem; pode até turvar os pensamentos de bons crentes, como fez com Pedro[7].
Pode levar pessoas a cometerem crimes atrozes.
E pode influenciar a personalidade de alguém de tal maneira que esta pessoa chegar a ser descrita na Bíblia como endemoniada: neste tipo de ação satânica a pessoa pode até perder o controle de si mesma; até perder a percepção, a consciência do que está acontecendo: ora cai, ora se torna agressiva, ora se torna autodestrutiva, ora sofre espasmos.
Agora, imagine o sofrimento desta mãe ao ver sua amada filhinha sendo controlada por um demônio.
Por isto as palavras fortes ao dizer a Jesus o que estava acontecendo, enquanto ele seguia seu caminho: – “Senhor, Filho de Davi... minha filha está horrivelmente endemoniada...”.
Normalmente, meus irmãos, quando alguma pessoa aflita vem a Jesus, a sua resposta é positiva e imediata.
Ele já havia dito antes: – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... Tomai sobre vós o meu jugo, pois sou manso e humilde de coração...” [8].
Mas agora ele parece estar contrariando sua promessa, e não respondeu palavra alguma.
E ela insiste, de modo que a certa altura os discípulos pedem: – “Senhor, despede-a, isto é, atende-a, senão ela vai continuar nos seguindo pelo caminho”.
Mas Jesus responde de uma forma ainda mais estranha ao seu comportamento gentil: – “Eu não vim para os gentios; eu fui enviado para as ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Sabe, isto não combina com a atitude de Jesus com os gentios em outras ocasiões: por exemplo, eu já mencionei a cidade de Sicar, em Samaria, onde Jesus conversou com aquela mulher de vida errada, e a salvou, e a muitas outras pessoas.
Se voltarmos as páginas aqui mesmo em Mateus, para o cap. 8[9], nós o vemos curando o servo de um centurião romano, e elogiando a grande fé do soldado, dizendo que nem mesmo Israel já vira alguma coisa parecida.
Depois disto ele diz que do oriente e do ocidente, muitos gentios se achegariam para comer com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
Mas a mulher insiste; ela se aproxima, prostra-se aos pés do Senhor e diz: – “Senhor, socorre-me”.
Os judeus tinham um hábito muito ruim. Eles se diziam “filhos de Deus, raça eleita”, e por isto desprezavam os gentios. Para eles, gentio não era gente, eram cães.
E Jesus, fazendo uso deste mau hábito pelo qual os judeus eram conhecidos responde para aquela mulher ajoelhada aos seus pés: – “Não é lícito tirar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos”.
Mas ela, não fazendo caso disto, responde: – “Mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos”.
Então Jesus declara: – “Mulher, grande é a tua fé; faça-se contigo como queres”. E desde aquela hora sua filhinha ficou sã.
E aqui, meus irmãos, nós percebemos o propósito de Jesus em por obstáculos, em se demorar para atender: ele estava dando oportunidade para que a fé que havia no coração daquela mulher se manifestasse mais plenamente.
– Mulher, grande é a tua fé...
Eu desejo destacar três características desta fé que agradou a Jesus.
1. Era fé na pessoa certa, isto é, era uma fé em Jesus
No v. 22 nós lemos que ela clama a Jesus dizendo: – “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim...”.
Esta expressão, “Filho de Davi”, é uma referência às promessas de Deus através dos profetas do Antigo Testamento, segundo as quais o rei enviado por Deus seria descendente de Davi.
No v. 25, lemos que ela vem ao Senhor e se prostra em adoração.
Estas atitudes revelam o discernimento que a mulher tinha de Jesus: ele é que podia liberta sua filhinha das obras de Satanás.
Mas não como um simples exorcista: é porque, conforme ela percebia, Jesus era o Senhor, um título reservado na Bíblia para Deus.
Jesus era o Cristo, o Messias prometido através dos profetas.
Jesus era aquele perante o qual ela podia se prostrar e adorar, sem medo de estar cometendo idolatria.
Ela tinha fé porque reconhecia que Jesus é o Senhor, o Filho de Deus.
Ora, amados, de acordo com as Escrituras, esta é a única expressão de fé que pode agradar a Deus.
Deus não deseja que depositemos a nossa confiança em outros deuses, nem em outros recursos, e é necessário enfatizar que a fé bíblica não é uma “fé na fé”, como se a nossa fé tivesse poder em si mesma, o poder de fazer as coisas acontecerem. Isto não é fé, segundo a palavra de Deus: o máximo que pode ser chamado é “pensamento positivo” e para ter uma atitude de “pensamento positivo” nem crente você precisa ser.
“Fé na fé”, ou “pensamento positivo” e ter fé em si mesmo; e fé em si mesmo até os fariseu da parábola de Jesus tinha. Mas ele não agrava a Deus[10].
Fé que agrada a Deus é fé em Jesus.
2. Era uma fé perseverante
Você notou quantas negativas de Jesus, antes de atendê-la?
Primeiro, ele fica calado. Ela segue o grupo pelo caminho, clamando. Pede muitas vezes. Insiste. Mas Jesus permanece calado.
A certa altura, por causa da importunação da mulher, os discípulos é que intercedem por ela. E o Senhor responde a eles, mas a sua resposta é negativa: –“O Filho do homem não foi enviado senão às ovelhas perdidas de Israel”.
Em outras palavras... – “Não vou atender”.
Confesso que incidentalmente achei este fato engraçado. Há daqueles que pensam que se você falca com Deus e ele não atende, ele irá atender se um “apóstolo” interceder por você, ou algum outro tipo de intercessor.
Mas então ela se prostra e torna a pedir, e pela terceira vez nós lemos sobre a negativa: – “Não está certo quando alguém tira o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos”.
Como quem diz: – “Olha, você não é israelita; não pertence ao reino dos filhos de Deus. É uma cachorrinha. Não está certo eu curar a sua filha...”.
Mas ela não desiste: – “Senhor, os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa... Então dê ao menos uma migalha...”.
A perseverança, meus irmãos, o não desistir, o continuar firme mesmo quando tudo parece perdido, mesmo quando parece que Deus não irá atender, é um mandamento.
Quantas vezes não lemos nas Escrituras sobre os santos que perseveraram firmes em oração!
Lemos sobre Moisés, orando quarenta dias e quarenta noites, até que o Senhor o atendesse[11].
Sobre Jeremias orando ao Senhor por dez dias, buscando uma resposta ao dilema dos judeus[12].
Sobre Daniel orando e jejuando por três semanas[13]; sobre Neemias orando quatro meses[14]. E Ana, orando anos a fio[15].
Vamos ler Hb 10:35-39
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.  36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.  39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
Aqui o Espírito Santo está nos lembrando da maior de todas as promessas: o dia da volta de Jesus, para o qual devemos nos preparar através de uma vida de fé. Só assim agradamos a Deus e alcançaremos a promessa.
Perseverar em todo o nosso relacionamento com Deus: perseverar no amor, na dedicação, na consagração, na santificação, na conversão diária.
E isto também inclui persevera na oração.
Lembra-se da parábola da viúva que importunava o juiz? O Espírito Santo nos diz qual é a intenção de Jesus ao contar a parábola, em Lc 18:1
Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.
E no final ele faz uma pergunta – v. 8:  – “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”.
Perseverança: é outra característica da fé que agrada ao Senhor.
3. Era uma fé humilde
Você vê a maneira como Jesus reage, e trata com esta mulher.
Será que o propósito daquele que é manso e humilde de coração era o de humilhar esta pobre senhora?
Longe disto, amados. Pois há uma coisa muito importante na mente de Jesus.
Lc 14:11
Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.
Isto é tão importante que Jesus o repete em Lc 18:14
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
E Tiago em sua carta, no ensino sobre oração – Tg 4:6, 7
Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.  7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Quando Jesus criou aquela situação embaraçosa, estava dando àquela mulher a oportunidade de manifestar a humildade da fé.
E humildade, irmãos, é justamente o oposto do caráter do Diabo. O Diabo, que afligia aquela sofrida mulher e sua filhinha, é orgulhoso.
Então, o manifestar humildade, ela estava se sujeitando a Deus, estava resistindo ao Diabo, estava alcançando a graça de Deus.
Há neste sentido outro momento muito bonito na Bíblia, na história de Israel.
Jz 10:6-16
Tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau perante o SENHOR e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria, e aos de Sidom, de Moabe, dos filhos de Amom e dos filisteus; deixaram o SENHOR e não o serviram.  7 Acendeu-se a ira do SENHOR contra Israel, e entregou-os nas mãos dos filisteus e nas mãos dos filhos de Amom, 8 os quais, nesse mesmo ano, vexaram e oprimiram os filhos de Israel. Por dezoito anos, oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam dalém do Jordão, na terra dos amorreus, que está em Gileade.  9 Os filhos de Amom passaram o Jordão para pelejar também contra Judá, e contra Benjamim, e contra a casa de Efraim, de maneira que Israel se viu muito angustiado.  10 Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, dizendo: Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins.  11 Porém o SENHOR disse aos filhos de Israel: Quando os egípcios, e os amorreus, e os filhos de Amom, e os filisteus, 12 e os sidônios, e os amalequitas, e os maonitas vos oprimiam, e vós clamáveis a mim, não vos livrei eu das suas mãos?  13 Contudo, vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais.  14 Ide e clamai aos deuses que escolhestes; eles que vos livrem no tempo do vosso aperto.  15 Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Temos pecado; faze-nos tudo quanto te parecer bem; porém livra-nos ainda esta vez, te rogamos.  16 E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao SENHOR; então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.
Repare bem no v. 16 – Deus não conseguiu reter a sua compaixão, uma vez que os israelitas se arrependeram verdadeiramente, e demonstraram isto numa atitude de humildade.
Conclusão
A fé que da qual Jesus se agrada:
É uma fé que vem do conhecimento de quem ele é – não é uma fé na fé; não é pensamento positivo. É uma fé em Jesus como Senhor dos céus e da terra, a quem adoramos, que tem autoridade e poder.
É uma fé perseverante; que não desiste; e que por isto mesmo agrada a Jesus.
É uma fé que o agrada também por ser humilde.
Aplicações
Você deseja agradar a Deus? Este é o seu prazer?
Eu gostaria de trazer algumas atitudes práticas para o desenvolvimento deste tipo de fé em sua  alma:
1. Conheça mais a Jesus, através das Escrituras.
Toda a Escritura nos foi dada para que conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor Jesus. Toda a Escritura nos foi dada para que, por meio dela, o espírito Santo conceda e fortaleça a fé em Jesus, dentro de nossos corações.
Invista tempo com a Bíblia, a Palavra de Deus, e sua fé será fortalecida.
2. Dedique-se à oração: oração desejosa, perseverante, humilde.
Oração que busca o reino de Deus e a derrota de Satanás, seja na sua vida, de sua família, da igreja, do mundo. Não há esfera de ação pela qual não devemos orar. Não há esfera de ação onde o reino de Deus não deva ser implantado. Então ore, ore, ore. Ore com fé, perseverança e humildade.
Tenhamos certeza de que nossas orações são estão sendo ouvidas – tão somente sejamos perseverantes
3. Aproveite as situações que podem te humilhar, para ser humilde, e assim resistir ao Diabo.
Não pense que situações constrangedoras que a vida coloca sejam para te prender, te destruir, para mostrar o quanto você  é fraco, o quanto você é “ninguém”. Aproveite como uma oportunidade dada por Deus, para se humilhar sob a poderosa Mao de Deus, resistir ao diabo e alcançar uma atitude que agrada ao Senhor.
E agora, irmãos, eu vou “crucificar a homilética”, mas quero encerrar com uma promessa especial para os que oram pelos filhos – Sl 102: 25-28
Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos.  26 Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.  27 Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.  28 Os filhos dos teus servos habitarão seguros, e diante de ti se estabelecerá a sua descendência.
Na carta aos Hebreus, o escritor nos ensina que os vs. 25-27 aqui deste salmo referem-se a Jesus, aquele criou o universo, cujos anos jamais terão fim.
Agora, no v. 28 ele faz uma afirmação sobre os filhos dos servos do Senhor Jesus: habitarão seguros diante do Senhor, e diante dele será estabelecida a sua descendência.
Filhos de crentes em Jesus não são para o diabo. São para o Senhor Jesus. Confie, ore, ore, ore, receba.

                                  Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe em MOBI






[1] Gn 12:1-3
[2] 2º Sm 7:1-17
[3] Rm 9:5
[4] Jo 4
[5] At 5:1-11
[6] Jó 2:1-13
[7] Mt 16:23
[8] Mt 11:28-30
[9] Mt 8:5-13
[10] Lc 18:9
[11] Dt 9:25, 26
[12] Jr 42:1-7
[13] Dn 10
[14] Ne 1:1 comp. 2:1
[15] 1º Sm 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo