Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 26 de abril de 2015

Deus é generoso conosco - 1ª Co 3:21-23

IPC em Pda. de Taipas
Manhã de domingo, 26 de abril de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos,vamos ler 1ª aos Coríntios 3:21-23
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: 22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, 23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
Através de toda a História da Igreja, muitos cristãos têm desejado para si os mesmos dons extraordinários e as mesmas experiências espirituais da igreja de Corinto.
Porque, como diz o apóstolo Paulo no 1º capítulo desta carta, Deus havia abençoado aqueles crentes de tal maneira que não havia, naquela igreja, a ausência de qualquer dom espiritual[1].
Havia profetas entre eles, havia dons de curar, dons de falar em outros idiomas sem que nunca tivessem aprendido antes, havia revelações, e muitas outras coisas semelhantes[2].
De modo que, muitas pessoas, ao lerem esta carta aos coríntios, pensam:
- “Que igreja maravilhosa. Que igreja espiritual. Eu queria que minha igreja fosse assim”.
No entanto, irmãos, não era desta maneira que o apóstolo Paulo via esta igreja.
Ele não pensava naqueles crentes como pessoas “espirituais”.
Veja os vs. 1, 2 deste cap. 3:
Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
No cap. 2, o apóstolo havia descrito as pessoas a quem chama de “espirituais”.
O homem espiritual é aquele, diz o apóstolo, que não somente tem recebido o Espírito de Deus em sua vida, para que conheça as coisas de Deus, mas que também tem sido ensinado por ele, transformado por ele, de tal modo que enxerga a vida do ponto de vista de Deus, e não de acordo com o ponto de vista do mundo que não conhece a Cristo.
E termina o cap. 2 dizendo que um homem assim “tem a mente de Cristo”.
Mas em contraste, Paulo não pode falar aos coríntios como a pessoas “espirituais”, e sim, “carnais”, infantis, imaturas.
E a razão está nos vs. 3 e 4:
Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? 4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?
Eles eram ciumentos, invejosos, uns dos outros, contenciosos, andavam segundo o ponto de vista humano, e havia partidarismo entre eles.
Por isto, Paulo procura corrigir o pensamento deles, e levá-los à maturidade.
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: 22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, 23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
Eu desejo destacar as últimas palavras do v. 22: Tudo é vosso”.
Quando entendemos isto, nossa alma se eleva, nossa mente tem satisfação e paz, nosso coração se alarga. Nos tornamos pessoas melhores e mais maduras.
Vamos meditar neste ensino do Espírito Santo.
O que significa dizer que tudo é nosso?
1. Entre outras coisas significa dizer que os homens com dons espirituais são dons de Deus para nós
v. 22
...seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
O Apóstolo Paulo está procurando destruir o espírito de partidarismo que estava acontecendo entre os crentes de Corinto.
Ele ensina que os coríntios não deveriam olhar para seus mestres como homens que competissem entre si, que deveriam causar partidarismos entre os crentes, mas todos como um só corpo, a igreja, que Deus tinha colocado para o benefício deles mesmos.
Então, esta é uma das coisas que Deus nos tem dado: ele nos deu uns aos outros, a igreja, os irmãos, para que nós nos ajudemos, para que nos aconselhemos, para que intercedamos uns pelos outros, nos deu uns aos outros como companheiros de caminhada.
É Deus também que nos dá a nossa família, os filhos[3], a esposa[4], os amigos.
Mas Paulo não se detém às coisas que são nossas num contexto eclesiástico. Ele vai além, e estende as dádivas de Deus a tudo nesta vida; até a morte.
Assim sendo...
2. O mundo é nosso
A criação de Deus, a Bíblia diz que foi para nós. O dia a dia que cada um de nós tem neste mundo, é um presente de Deus.
Por exemplo, no Sl 104, o Espírito Santo nos faz perceber e lembrar que todas as pequenas coisas do nosso dia a dia são dádivas do Senhor para a nossa alegria.
As plantas para o serviço do homem (v. 14), o pão, o vinho, o azeite (v. 15), as árvores, as hortaliças, as flores, as frutas (v. 16), o sol, a lua (v. 19), os montes, os vales (v. 8), as fontes, os rios, as praias, os animais, as aves (v. 10).
O v. 30 diz que a cada dia, um novo derramar do Espírito se realiza sobre toda a natureza.
Como diz certa música:
“Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
E eu penso comigo, que mundo maravilhoso “[5].
Este mundo que Deus criou é nosso, para a nossa alegria, para dele desfrutarmos.
Como escreve Paulo: Deus tudo proporciona para o nosso deleite[6].
Como diz o Sl 118:24 - “Este é o dia que fez o Senhor...”.
E Paulo continua: seja a vida seja a morte...
3. Até a morte é para nós; ela está a nosso serviço.
A perspectiva cristã sobre a morte está em Fp 1:21-23:
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Se o viver é maravilhoso, o morrer também é.
A morte é transição, a porta de entrada para a vida em toda a sua plenitude. Da pecaminosidade para a santidade perfeita. Da corruptibilidade para a imortalidade. Para a vida eterna.
Penso naquele menino que perguntou para a sua mãe o que é morte. Ela respondeu que é como quando ele adormece no sofá da sala, e no dia seguinte acorda na sua cama bem gostosa, porque o pai o levou durante a noite.
Nossas são as coisas presentes e as futuras. E que maravilha!:
4. Tudo é nosso, nós de Cristo, e Cristo de Deus - v. 23.
1ª Co 2:9-12
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Não temos recebido o espírito que vem do mundo: de prostituição, de engano, de mentira, de pecado e confusão.
Temos recebido o Espírito que vem de Deus, que conhece as profundezas de Deus, os planos de Deus, Espírito que tem revelado tudo o que Deus nos tem dado gratuitamente.
Ele nos deu a graça da reconciliação
2ª Co 5:18
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.
O Senhor nos concedeu o ser uma nova criatura, o ter um novo coração, o perdão dos pecados, a justificação, a graça da santificação.
O Senhor nos deu a vida eterna.
Conclusão e aplicação
Tanto material como espiritualmente, em tudo Deus nos tem enriquecido.
Veja como somos ricos. Veja como Deus é bom.
Então, isto deve trazer algumas implicações práticas. Vejamos rapidamente, apenas a modo de citação algumas delas:
1. Gratidão, contentamento
Sl 103:1, 2
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
Hb 13:5
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
1ª Tm 6:10
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores
2. Paz
Sl 116:7
Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
3. Humildade
1ª Co 4:7
Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?
4. Generosidade
Lc 6:36-38
Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.






[1] Cap. 1:4-7
[2] Veja caps. 12 e 14
[3] Sl 127:3
[4] Pv 18:22
[5] Trecho de “What a wonderful world”, escrita por Bob Thiele e George David Weiss e gravada pela primeira vez por Louis Armstrong; Fonte da letra: http://letras.mus.br/louis-armstrong/2211/traducao.html
[6] 1ª Tm 6:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo