Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 5 de abril de 2015

Aqueles que amam a Deus - Rm 8:28

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 5 de abril de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Nós temos aqui uma das mais consoladoras e encorajadoras doutrinas bíblicas para aqueles que são crentes em Jesus Cristo: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Há conforto e encorajamento em cada uma das orações deste versículo.
Há conforto e encorajamento na palavra “sabemos”, isto é, “nós temos conhecimento de que isto é verdade”.
No v. 26, Paulo havia dito que nós não sabemos orar como convém.
Em 1ª Co 13 ele escreve que todo o conhecimento que temos agora é tão pequeno que não dá para ser comparado com a eternidade, quando conheceremos as coisas de Deus tão completamente quanto é possível a um ser humano, pois “agora conhecemos em parte, mas então conheceremos como também somos conhecidos”[1].
E em Jo 13, o Senhor Jesus disse a Pedro: o que eu o faço, não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois[2].
Mas aqui em Rm 8:28 lemos sobre algo a respeito do qual podemos de fato “saber, ter certeza”.
Há conforto e encorajamento também quando ele descreve o objeto deste conhecimento: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...”.
Para aquele que ama a Deus, nada, em última instância, pode ser ruim; pois não somente as coisas agradáveis, mas mesmo as vicissitudes, as contrariedades, as tribulações, os sofrimentos da vida, tudo coopera para o seu bem, no sentido de que todas as coisas contribuem para o seu crescimento espiritual, para o seu amadurecimento na fé, para o desenvolvimento de sua santificação, para o aprofundamento do seu conhecimento e comunhão com Deus.
Este é o maior bem que deseja todo aquele que é nascido de Deus.
E também há conforto e encorajamento na última oração deste versículo, pois ela aponta que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que desde a eternidade foram amados, escolhidos e chamados segundo o decreto de Deus. Os imutáveis decretos não podem ser mudados, e sendo assim, nada, em qualquer tempo, será transformado em algo mau para os escolhidos de Deus.
Agora, irmãos, estas palavras, “conforto e encorajamento”, não descrevem todos os fatos que este ensino deve a trazer a todos os seres humanos.
Porque vejam: a Escritura inspirada não está dizendo que todas as coisas cooperam para o bem de todos os seres humanos.
Ela também qualifica aqueles que são alvo desde agir de Deus em todas as coisas de modo abençoador e santificador.
Esta qualificação é descrita de duas maneiras: por um lado, na última parte do versículo, aponta para aqueles que são predestinados de acordo com o propósito de Deus; por outro lado, na parte central, aponta para a responsabilidade de cada ser humano: todas as coisas cooperam para o bem daqueles, e somente daqueles, que amam a Deus.
Hoje eu desejo meditar com vocês sobre esta descrição da parte central do versículo: aqueles que amam a Deus.
Pois é a condição sem a qual esta promessa não pode se cumprir.
Há três considerações que desejo fazer:
1. O que significa amar a Deus
2. Alguns motivos que temos para amar a Deus
3. Consequências de se amar a Deus
1. O que significa amar a Deus
Podemos dizer que isto é ter em nossa alma uma disposição que nos envolve emocionalmente a Deus, de modo afetuoso, com todas as forças do nosso ser.
Pois a Escritura reitera este ensino em várias ocasiões. Uma delas está em Marcos 12:30
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
Com tudo o que você é, com tudo o que você tem, ame ao Senhor.
Que todos os seus sentimentos, que todos os seus pensamentos, que todas as tuas capacidades físicas ou espirituais sejam empregadas para se deleitar em Deus, para ter nele a sua fonte de vida, prazer e satisfação.
Que Deus seja o centro das tuas afeições, o Senhor dos teus desejos, da tua vontade.
De acordo com as Escrituras, existem algumas evidências de que os sentimentos de alguém por Deus são de um amor real e quando estas evidências não se manifestam, este amor não é verdadeiro.
Por exemplo, quando uma pessoa ama verdadeiramente a Deus, ela obedece aos seus mandamentos.
Jo 14:21, 23
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Outra evidência do amor verdadeiro está mencionada na primeira carta deste evangelista
1ª Jo 4:20, 21
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
Nesta mesma carta temos uma terceira evidência:
1ª Jo 2:15-17
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Veja: uma pessoa pode até ser religiosa, pode até se emocionar quando canta ou faz orações ou até mesmo prega; uma pessoa pode ser dizimista e frequentadora assídua da igreja, e todas estas coisas são muito boas.
Mas estas coisas, em si mesmas, irmãos, nada são, se não forem fruto de amor.
Amor que se manifesta em amor pelos irmãos, isto é, desejo de ver o seu bem, de ajudá-los em suas dificuldades, de perdoá-los em suas fraquezas, de encorajá-los, em exercer justiça e misericórdia.
Se uma pessoa for muito ativa na igreja, muito religiosa, muito conhecedora das doutrinas, mas não tiver amor pelos irmãos, é apenas uma amante de si mesma, de sua posição, se seu ministério; é apenas um fariseu moderno, cujo coração está longe do Senhor.
Amor também se manifesta em amar as coisas que Deus ama, e odiar as coisas que Deus odeia.
Se uma pessoa diz que ama a Deus mas o seu coração é dominado pelos desejos da carne, isto é, se tem um coração cheio de luxúria, de malícia, se ama a sensualidade, a pornografia e coisas semelhantes, o amor de Deus não está em seu coração.
Se uma pessoa diz que ama a Deus mas é cheia de desejos materialistas, se ama o dinheiro, se seu propósito na vida é ficar rico, em vez de usar seus bens para o reino de Deus; se é avarenta, então o amor do Pai não está nele.
Se uma pessoa é orgulhosa, soberba, se é arrogante e se acha superior aos outros, o amor do Pai não está nela, e esta pessoa pode até ser nominalmente cristã, mas ela não tem realmente a vida de Deus dentro dela.
O amor a Deus se manifesta também no obedecer aos mandamentos dele.
Vamos ler 1ª Sm 15:22, 23
Porém Samuel disse (ao rei Saul, que havia desobedecido ao mandamento do Senhor): Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Você sabe qual é a diferença entre um evangélico que não obedece à Palavra de Deus e um adorador de ídolos? Sabe qual é a diferença entre um evangélico que não obedece à Palavra de Deus e um feiticeiro? Nenhuma.
Pois toda desobediência é uma maneira de dizer que Deus não é o Senhor do nosso coração: quando uma pessoa se diz evangélica, mas em vez de obedecer à Bíblia, faz a sua própria vontade, nada mais está fazendo do que colocar-se a si mesmo como seu próprio ídolo. Esta pessoa é tão idolatra quanto a que se prostra diante de uma imagem e faz a ela suas orações. É tão idolatra quanto o adorador de um outro Deus.
E não nos enganemos, irmãos: Deus rejeitou ao rei Saul, por sua desobediência.
No dia do juízo haverá daqueles que dirão a Jesus: “Senhor, Senhor, em teu nome fizemos milagres, expulsamos demônios...”, e muitas outras coisas.
Mas o Senhor lhes dirá: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”[3].
Se você é um evangélico desobediente ainda precisa se converter. Evangélicos desobedientes não são verdadeiros cristãos. E para estas pessoas não podemos dizer que todas as coisas cooperam para o seu bem.
Mas consideremos também que os verdadeiros crentes têm muitos e bons...
2. Motivos para amar a Deus
A Bíblia está repleta de exemplos destes motivos. Vamos mencionar alguns:
O Senhor perdoa os nossos pecados
Lc 7:44-47
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. 47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
O Senhor Jesus estava na casa de Simão, o fariseu, que o convidara para uma refeição.
Mas Simão não o recebera com hospitalidade, e sim com hostilidade: não lhe fizera as gentilezas comuns naqueles dias, quando se recebia um convidado em casa; no o beijara, não oferecera água pás seus pés, nem óleo para a cabeça. Simão, que se julgava muito santo, desprezava a Jesus em seu coração.
E diferente dele, entra na casa uma mulher conhecida por ser pecadora.
E esta mulher não cessava de manifestar devoção para com Jesus.
E ele explicou por que: é que ela havia sido perdoada de muitos pecados, por isto, ela muito amava. Mas Simão, que não se julgava pecador, pouco amava ao Senhor, se de alguma forma podemos dizer que amava.
Quem é muito perdoado, muito ama.
Eu te pergunto, irmão: de quantos pecados você tem sido perdoado? Dois, três, ou de pecados incontáveis? São poucos os seus pecados? São poucas as vezes que você tem sido perdoado? São poucos os motivos que você tem para amar a Jesus?
O Senhor atende às nossas orações
Sl 116:1-4
Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. 3 Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4 Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.
Aqui, o testemunho de alguém que sentiu de perto os horrores da morte e do inferno; que sentiu grande e profunda necessidade de salvação. E clamou, e o Senhor ouviu o seu clamor, e o livrou dos laços da morte.
Não foi exatamente isto que você experimentou também quando sentiu o peso dos seus pecados, da sua perdição e da escravidão aos horrores de um mundo sem Deus?
E da mesma forma, você não clamou ao Senhor? E ele não ouviu sua oração e não te salvou?
E uma vez salvo, são poucas As vezes que você tem passado por tribulações e tristezas? São poucas as vezes que você tem clamado ao Senhor? São poucas as vezes que ele tem respondido às suas orações.
Há queridos, a expressão de cada rosto me diz que Deus lhes tem atendido, e vocês o reconhecem. Isto é motivo para amarmos ao Senhor.
O Senhor nos deu Jesus, porque nos ama
1ª Jo 4:10, 19
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Esta é a primeira, e a maior de todas as bênçãos pelas quais amamos o Senhor.
Ele nos amou primeiro. Ele deu seu Filho por nós, e desta imensa manifestação de amor emanam todas as outras, toda a sorte de bênção que experimentam,os em nosso dia a dia.
Volto a perguntar: você tem motivos para amar a Deus? E eles são pequenos?
Agora vejamos algumas...
3. Consequências de se amar a Deus
Em nosso texto básico, já temos lido, e enfatizado anteriormente que quando você ama a Deus, todas as coisas contribuem juntamente para o seu bem, no sentido de que contribuem para o seu crescimento espiritual.
Também depreendemos deste mesmo texto que o amor a Deus é uma evidência de seu eterno decreto para a nossa salvação, quero dizer: quando amamos de fato a Deus, podemos ter certeza de que somos eleitos de Deus.
Também já lemos em João 14:21 e 23 que, aquele quer tem os mandamentos do Senhor e os guarda, este é o que lhe ama, e aquele que assim o ama será amado de seu Pai, e terá uma forte comunhão com Jesus e com Deus Pai, através do Espírito Santo.
São bênçãos incalculáveis, que devem trazer indizível alegria a todos os verdadeiros crentes.
Por isto desejo acrescentar apenas mais uma: uma vida sem medo; plena de paz e segurança.
1ª Jo 4:17, 18
Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. 18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
Aqui o apóstolo João está escrevendo especificamente sobre o dia do juízo; o dia em que cada um de nós comparecerá diante do tribunal de Cristo, a fim de recebermos a recompensa, segundo o bem ou o mal que tivermos praticado.
Ora, ele ensina, aquele que vive segundo Deus é, e Deus é amor, aquele que vive em amor não tem medo do dia do juízo.
Mas além disto, desde agora aquele que vive assim não tem medo: não tem medo das circunstâncias, não tem medo do futuro, não tem medo diante de Deus, pois o Espírito que agora habita nele o faz ter intimidade com Deus.
E isto lança fora todo o medo.
Conclusão e aplicação
Em nossa meditação temos considerado:
O que significa amar a Deus: significa obedecer aos seus mandamentos, amar seus irmãos, detestar o pecado.
Também consideramos alguns motivos para amar a Deus: ele nos perdoa os pecados, atende às orações, nos deu seu Filho unigênito, para que crendo nele tenhamos vida eterna
E consideramos algumas consequências: intimidade com Deus, conhecer seus caminhos, sua vontade.
Uma vida de fé, sem medo.
Você ama a Deus?
Você guarda os mandamentos dele, ou tem alguma área de sua vida em que você insiste em desobedecer?
A quantas anda o seu amor para com os seus irmãos?
Existe alguém em sua vida que você gostaria de ver morto, ou que nem tivesse nascido? Existe alguém por quem você deseja o mal?
Você tem medos? Será que medo não indica falta de amor, necessidade de se aperfeiçoar no amor?
Terá Deus falado com você, chamando você a uma vida de maior amor para com ele?
Se Deus está te corrigindo, irmão, saiba que ele corrige, que ele repreende a quem ama.
Então tenha certeza de que todas estas coisas são para você.
Mas e se você não ama? Precisa se arrepender, se converter e buscar salvação em Jesus. Ele pode transformar seu coração.

                               Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe em MOBI




[1] 1ª Co 13:12
[2] Jo 13:7
[3] Mt 7:22, 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo