Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 3 de agosto de 2014

Homens que Deus procura (1) - O Pai procura adoradores - Jo 4:23, 24

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 3 de agosto de 2014
Pr. Plínio Fernandes          Baixe em PDF          Baixe em EPUB          Baixe em MOBI
Amados irmãos, vamos ler João 4:23, 24
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Os versículos que acabamos de ler fazem parte de uma das mais belas histórias narradas na Bíblia, que descrevem o amor de Deus pelos homens.
Nosso Senhor estava próximo a uma aldeia samaritana, aquele povo que odiava e que também era odiado pelos judeus - não nos esqueçamos de que Jesus era judeu. Mas ele era um judeu diferente, que amava os samaritanos, e veio para trazer a salvação também a eles – aliás, quando Jesus voltou ao céu, fez questão de enfatizar aos seus discípulos que pregassem o evangelho da salvação não somente aos judeus, mas também aos samaritanos e para todos os povos da Terra, pois ele veio para salvar pessoas do mundo inteiro.
Pois bem, ali nas proximidades daquela aldeia nosso Salvador está conversando com uma mulher, o que também não era convencional, pois os orientais entendiam, e muitas vezes é assim até hoje em muitos lugares, que as mulheres eram, além de uma fonte de tentação, cidadãs de “segunda classe” – se é que poderiam ser consideradas cidadãs.
Então Jesus entra numa aldeia samaritana, e se põe a conversar com uma mulher, e pior ainda, com uma mulher conhecida por sua vida irregular, pois já tivera cinco maridos, e agora vivia com um homem – ele sabia - não era realmente marido dela; apenas viviam juntos.
Mas à medida que os dois conversam, Jesus mostra a ela o caminho da salvação de sua alma, da verdadeira felicidade, ensinando-lhe que se ela nele cresse, rios de água viva fruiriam de seu interior, pois ela receberia, segundo João 7, o Espírito de Deus em seu coração, Espírito que seria como um rio, a jorrar dentro dela uma fonte de água viva.
Assim Jesus mostra a ela seu pecado, e se apresenta como o Salvador enviado de Deus. Ela creu em Jesus e foi salva.
Mas durante esta conversa, entre tantas coisas maravilhosas que o Senhor lhe diz, ele como que descobre diante dela um desejo do coração de Deus:
“O Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade”.
Em vários lugares da Bíblia o Espírito Santo nos ensina certas coisas que Deus deseja ver nos homens. Por exemplo:
Em Ezequiel 22:30 está escrito a respeito da Igreja do Antigo Testamento:
Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
Aqui aprendemos que o Senhor busca intercessores, pessoas que se coloquem em sua presença para orar em favor da nação.
E em 2º Cr 16:9 lemos:
Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...
Deste modo sabemos que o Senhor deseja ver homens de coração íntegro, fiéis diante dele.
E aqui neste texto Jesus nos diz que no coração de Deus há um desejo de encontrar pessoas que o adorem. Deus procura adoradores, nos ensina Jesus. É sobre este desejo do coração de Deus que vamos meditar nesta hora.
1. Primeiramente, consideremos a palavra “adorar”
Deus deseja ser adorado. Existem muitas palavras usadas na Bíblia que trazem em si descrições do que significa adoração
Por exemplo, adorar significa “prostrar-se, ajoelhar-se render-se”; adorar significa “servir”; adorar significa “oferecer sacrifícios”; adorar significa “reverenciar, honrar, cultuar”.
Também, de acordo com a Bíblia, existem vários elementos de culto através dos quais os homens adoram o Senhor: a proclamação e ensino da Palavra de Deus, a oração, o cantar louvores, o ofertar, o celebrar da santa ceia, e outros atos de culto. Todas estas coisas são muito importantes no que diz respeito ao serviço a Deus.
Mas eu gostaria de destacar aquilo que é o mais essencial, sem o qual todas estas coisas não são realmente adoração. Quero fazer isto ilustrando com uma cena que assisti num filme.          
Duas irmãs estavam conversando, uma contando à outra o que pensava, e havia feito, sobre determinado assunto. À medida que “a uma” contava, “a outra” se enchia de admiração, alegria, com um brilho nos olhos, e por fim ela disse à sua irmã: “Eu te adoro, sabia?” E as duas se abraçaram.      Nesta frase, o que significa “adorar”? Significa “amar, gostar muito, admirar, alegrar-se” em alguém. E este é o sentido essencial de adoração na Bíblia sagrada.
Em certa ocasião Jesus mostrou seu descontentamento com a adoração que muitos prestavam a Deus nos dias em que ele estava aqui.
Isto está registrado em Mateus 15:7-9:
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Note o ensino de Jesus: Primeiro: adoração a Deus e aos homens são duas coisas incompatíveis. Não é possível adorar a Deus se seguirmos preceitos de homens e abandonarmos a Palavra de Deus. Segundo: a adoração verdadeira acontece no coração. Uma pessoa pode estar honrando a Deus com seus lábios, seja orando, pregando, cantando, mas o coração estar longe do Senhor.
Adorar, neste sentido, é o grande mandamento dado por Jesus com relação a Deus. Veja: certa vez alguém perguntou a Jesus qual era o maior de todos os mandamentos. Ele não respondeu que o maior de todos os mandamentos é orar. Também não respondeu que o maior dos mandamentos é cantar; ou entregar dízimos, ou pregar, ou qualquer outra coisa boa. Ele respondeu que acima de todas as coisas, em primeiro lugar, vem o nosso amor a Deus:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, de todas as tuas forças... [1]
Quando não adoramos, isto é, quando não estamos servindo em amor, então nossa religião se torna um peso, triste, fria, formal, vazia, mecânica, engessada, um fardo pra nós e pra Deus.[2]
Sendo assim...
2. Como podemos adorar verdadeiramente ao Senhor?
Como temos dito, a essência da adoração é o amor a Deus. E amor ao Senhor é algo que brota da admiração, do contemplar a beleza do Senhor, que transborda no alegrar-se nele.
E é claro, só podemos amar a quem conhecemos. As palavras de Jesus a esta mulher samaritana trazem em si algo da natureza de Deus, e da maneira que ele quer que o conheçamos. Jesus nos diz que Deus, que é um ser espiritual, é nosso Pai.
Existem muitas descrições bíblicas, e é claro, todas verdadeiras, a respeito de Deus, que tornam ele digno de nosso amor: ele é o criador e o sustentador do universo; ele é o grande legislador; ele é o juiz de todas as criaturas morais, a fonte de conhecimento, de toda a luz, de tudo o que é bom.
Mas para nós, os que cremos em Jesus Cristo, Deus se deleita, acima de tudo, em revelar-se como Pai.
Maravilhoso, irmãos, é que nós, pelo fato de sermos pecadores, não éramos, espiritualmente falando, filhos de Deus. Por causa de nossa natureza decaída estávamos longe de Deus. Então Deus era o nosso criador, o nosso sustentador, o nosso juiz, mas espiritualmente falando não era nosso Pai. Mas assim Deus não queria, não estava bom.
Deus, por causa de seu amor por nós, enviou seu Filho ao mundo. Jesus veio, e em amor morreu na cruz por causa de nossos pecados. Levou sobre si o castigo que era nosso, e assim pudemos ser feitos filhos de Deus.
Há dois textos que quero citar.
O primeiro – João 15:13-15
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”
Eu fico impressionado com a grandeza do amor de Jesus para conosco, a ponto de dar sua vida por nós. E por isto, tudo quanto ouviu do Pai, ele ensinou aos primeiros discípulos diretamente, e nos ensina nas páginas das Escrituras. Mas fico ainda mais impressionado quando ele chama aos crentes de “amigos”. Pois quando ele deu sua vida por nós, na realidade ainda éramos seus inimigos, e só fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho. [3]
O segundo – João 20:17
Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.”
É assim que Deus quer que o conheçamos, que pensemos nele: como nosso Pai, tanto quanto o é de Jesus. E um Pai perfeito: Lc 11:13
Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
Vocês são maus, pecadores; mesmo assim sabem amar seus filhos. Por mais imperfeito que seja um ser humano, de uma forma ou de outra ele ama seus filhos. Por exemplo, eu amo as características de cada um de minhas filhas. Claro que são características de todas as três, mas em cada uma delas é uma característica marcante: a fidelidade da Rutinha, a minha primeira filhinha. Aliás, seu nome significa “Amizade”. Amo a ternura da Sarinha (Princesa); e amo a generosidade da Ana Paula (Graça). Eu sou pecador, mas amo minhas filhas.
Quanto mais o Pai celestial?! Como é o seu amor por nós? Ele diz: “Com amor eterno eu te amei...”[4]
Querido crente em Jesus, Deus é seu Pai, que te ama com amor perfeito e eterno. Nas coisas boas que há em você, ele se deleita, ele tem prazer. As coisas erradas que você fez, ele perdoa, corrige ternamente, orienta docemente, como com a mulher samaritana. Em todas as coisas, ele ama você. Ele dá a você o seu Espírito Santo. Espírito que tira de seu coração o medo de Deus. Espírito que ensina você a dizer a Deus: “Pai, meu Papai”[5]. Que dá a você entendimento espiritual, para que você conheça e creia na Palavra de Deus. Que torna o seu coração livre do mal, do pecado. Que enche você de alegria e certeza de ser amado. [6]
É assim que Deus quer que você o conheça: como seu Pai
3. Esse Pai que ama você assim, assim deseja ser conhecido e amado
Por isto Jesus nos diz que Deus deseja ser adorado em espírito e em verdade.
Alguns entendem que por “verdade”, Jesus quer dizer “a reta doutrina”, de modo bíblico. Embora nossa adoração deva, é claro, ser orientada pela Bíblia[7], me parece que este não é o sentido do que Jesus está ensinando aqui.
Me parece mais natural entender as palavras de Jesus como uma descrição do estado da alma do verdadeiro adorador. O verdadeiro adorador adora o Senhor em todo o lugar: seja nos átrios da casa do Senhor, no “recôndito do seu pavilhão”, seja no lugar secreto, seja no deserto, de dia ou de noite, em qualquer lugar, em qualquer situação.
Seu amor por Deus, sua atitude de contemplar o Senhor em sua graça e beleza, é algo no qual esta pessoa se deleita.
Agora, meus irmãos, duas coisas extraordinárias acontecem quando alguém adora o Pai assim, em espírito e verdade:
Uma delas, é esta verdade que estou enfatizando: que o Pai celeste encontra neste alguém o tipo de pessoa que ele deseja e procura. Uma pessoa assim é o filho a quem ele quer, em quem ele tem prazer, do qual ele se agrada.
A segunda é que o adorador, por estar na presença do seu Deus, contemplando sua face, vai sendo transformado, de glória em glória, na imagem do seu Deus.
Veja, este é um princípio muito importante para todo aquele que é filho de Deus por meio da fé em Jesus e deseja crescer à imagem do seu Salvador.
É que a verdadeira adoração produz santificação.
E o contrário também é verdadeiro. Leiamos Sl 135:15-18:
Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens.  16 Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; 17 têm ouvidos e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca.  18 Como eles se tornam os que os fazem, e todos os que neles confiam.
Os que adoram os ídolos tornam-se como seus ídolos. Por isto que muitas vezes até mesmo os antigos israelitas não conseguiam mais contemplar a face do seu Deus, e não conseguiam mais ouvir a sua voz: pois tendo se desviado para adorar a ídolos tornavam-se como eles: cegos e surdos.
Mas quando, não confiando em sua própria carne, antes, firmando-se na fé em Jesus, pelo Espírito Santo alguém adora a Deus[8], então vai sendo transformado, de glória em glória, na imagem do seu Senhor e salvador[9].
2ª Co 3:18
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Quando um crente adora verdadeiramente a Deus, ele se torna parecido com Jesus.
Então ele ama a igreja do Senhor, e ama muito.
O marido que adora verdadeiramente a Deus ama sua esposa. Filhos que adoram a Deus, à semelhança de Jesus, honram, amam e obedecem aos seus pais. E pais que adoram a Deus amam os seus filhos.
E são gente trabalhadora, honesta, dedicada, que dão testemunho. Que sabem negar-se a si mesmas, e colocam o Senhor acima de tudo e de todos.
Estou pensando numa jovem que conheci em Manaus anos atrás, quando eu trabalhei ali como missionário. Uma jovem parecida com Jesus em seu amor ao Pai. Já não me lembro o nome dela, nem de sua aparência física, mas posso dizer que ela era linda. Isto porque, de todas as coisas belas que existem na terra, nada pode ser comparado à beleza de uma vida santa, e esta jovem era santa, era dedicada ao Senhor.
Certa ocasião nós estávamos indo juntos para a igreja da qual ela era membro, onde eu iria pregar naquela noite. No caminho ela me disse que estava sofrendo muito, pois chegara à conclusão de que o namoro que estivera mantendo não estava fazendo bem para a sua alma, não era a vontade de Deus que ela continuasse.
Acontece que ela amava muito ao namorado. Mas havia terminado seu namoro, porque valia a pena por causa do Senhor. E ele iria cuidar dela e no momento certo colocar a pessoa certa.
Naquela noite, como parte do culto, ela “fez um solo”, cantou um hino, no qual dizia o quanto amava ao Senhor. Fico pensando em quanto aquele sacrifício de louvor deve ter subido como o agradável perfume de incenso[10], dando alegria ao coração do Pai celestial, pois ali estava uma verdadeira adoradora, que adorava o Pai em espírito e em verdade.
Conclusão e aplicação
Pois o Pai procura adoradores.
Pois adorar o Pai significa amá-lo em todo o lugar, em toda e qualquer situação.
Eu quero fazer um convite agora a você: por favor, pense no Pai. Com os olhos da alma, volte o seu olhar para o Pai. Você vê o olhar de amor que Deus tem por você? Amor eterno, gracioso, revelado em Jesus? Você percebe o desejo que o Pai tem de ser adorado em espírito e em verdade?
Veja: “o Pai não precisa de você”, como se sem você ele não existisse ou não pudesse ser amado. Mas ele te ama, você é precioso aos olhos dele,[11] ele te deseja e zela por você,[12] e por isto deseja sua adoração.
Você deseja ser este adorador que o Pai procura? Você quer alegrar o coração do Pai? Você quer amar o Pai? Você quer adorar o Pai?  Então vamos fazer isto agora, orando, e depois cantando ao Senhor. Vamos adorar ao Senhor cantando, porque ele nos tem feito muito bem[13]. Vamos fazer isto em nosso dia a dia, onde quer que estivermos.
“Sim, Pai, nós queremos te adorar nesta hora. Contemplar a grandeza do teu amor por nós, e amar ao Senhor. Queremos te adorar por causa de Jesus Cristo, nosso Senhor, pois como diz a tua Palavra, ele era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; era desprezado, e dele não fizemos caso. Mas certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; ele sofreu aflições, foi ferido e oprimido; ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.[14]
Sim, Senhor, nós te adoramos por Jesus Cristo. Te adoramos porque nele o Senhor perdoa todas as nossas iniquidades; e sara as nossas enfermidades. Nele somos coroados de graça e misericórdia. Te adoramos por teu amor, pois o Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e benigno.  Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para conosco. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece de nós. Pois conheces a nossa estrutura e sabes que somos pó.[15]
Te adoramos por tua Palavra. Palavra que é perfeita e restaura a alma; que alegra nosso coração.[16]
Te adoramos por teu Santo Espírito, que nos assiste em nossa fraqueza; que intercede por nós diante de teu gracioso trono. Te adoramos porque todas as coisas cooperam para o nosso bem. Pois fomos predestinados a sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Se tu és por nós, quem será contra nós? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É o Senhor quem nos justifica.  Quem nos condenará? É Cristo Jesus quem morreu e também quem ressuscitou, e está à tua direita e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?  Pois em todas estas coisas, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Por todas estas coisas nós te amamos, nós te adoramos, nós somos teus, a nossa vida é tua [17]
Em nome de Jesus. Amém!”





[1] Mt 22:36-38
[2] Veja Is 1:15-18; Ml 1:6-14
[3] Rm 5:8-10
[4] Jr 31:3
[5] Rm 8:15
[6] Rm 8: 14-16
[7] Temos um princípio muito importante ensinado por Deus, no sentido de que não devemos nos atrever a adorá-lo conforme os nossos próprios desejos e imaginações, mas conforme o que nos é ordenado em sua Palavra. Veja por exemplo, Lv 10:1, 2

[8] Fp 3:3
[9] Neste sentido, um livro muito interessante é “Você se torna aquilo que adora”, de G. K. Beale (São Paulo, Vida Nova, 2014).
[10] Cf. Ap 5:8
[11] Is 43:4
[12] Tg 4:5
[13] Sl 13:6
[14] Is 53
[15] Sl 103
[16] Sl 19
[17] Rm 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo