Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 27 de julho de 2014

Ouvindo ao Senhor - Sl 85:8

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 27 de julho de 2014
Pr. Plínio Fernandes                         Baixe em PDF     Baixe em EPUB     Baixe em Mobi
Amados irmãos, vamos ler o Salmo 85
Favoreceste, SENHOR, a tua terra; restauraste a prosperidade de Jacó.  2 Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.  3 A tua indignação, reprimiste-a toda, do furor da tua ira te desviaste.  4 Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a tua ira.  5 Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações?  6 Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?  7 Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.  8 Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser, pois falará de paz ao seu povo e aos seus santos; e que jamais caiam em insensatez.  9 Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra.  10 Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram.  11 Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.  12 Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto.  13 A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos.
Intr.
Este salmo, até o v. 7, é uma oração ao Senhor pedindo que ele restaure a vida espiritual de Israel, a sua Igreja no Antigo Testamento.
Depois, a partir do v. 8, há uma declaração de fé no fato de que Deus atenderá a esta oração:
O Senhor trará sua salvação e sua glória se manifestará na terra.
A justiça e a verdade reinarão.
O Senhor dará o que é bom e a terra se tornará fértil, pois até a natureza será abençoada.
Mas o escritor sabe que há um caminho através do qual Deus irá começar a conceder estas bênçãos: é o caminho da obediência à sua Palavra.
Por isto, no início desta declaração de fé ele diz:
“Escutarei o que Deus, o Senhor, disser, pois falará de paz ao seu povo e aos seus santos; e que jamais caiam em insensatez”.
Há um pensamento lógico aqui:
Até o v. 7 o homem de Deus está falando com Deus.
No v. 8 ele diz que Deus irá responder.
Pois se Deus é um Deus vivo, ele escuta, e não somente escuta mas também responde.
E assim como nós prestamos atenção a qualquer pessoa que está falando conosco, naturalmente devemos prestar atenção ao que Deus está falando.
“Ouvir a voz de Deus”!
Você já ouviu Deus falando com você? Como é que foi?
Será isto possível, ou será apenas uma ilusão de almas piedosas, porém desequilibradas?
Uma vez que cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, está implícito que Deus tem a capacidade de falar e que os homens têm a capacidade de ouvir o que Deus disser.
Prop.
“Ouvir a Deus”. É sobre este assunto que eu gostaria de meditar com os irmãos.
Divs.
Nossa primeira consideração então, é esta maravilhosa verdade que Deus fala com os homens.
Mais exclusivamente, quero destacar que...
1. Ao seu povo, o Senhor Deus fala de um modo muito especial
Sim, porque há um sentido em que Deus se revela a todos os homens, e fala de sua existência a todos os homens.
Ele fala, neste sentido, através das obras da criação[1], através das leis morais que ele coloca na consciência dos homens[2], e também de modo geral, através da pregação do Evangelho[3].
Mas este falar não implica em que os homens necessariamente possam ouvir.
Na realidade, embora tudo no universo seja como que Deus proclamando em alta voz a sua existência, a sua divindade, o seu poder, sabedoria e bondade, os homens, em sua maioria, seguem a viver como se Deus não existisse.
A mente humana, de modo geral, está espiritualmente obscurecida pelo pecado que habita no coração dos homens, e entregue à sua própria vaidade[4].
A este “falar de Deus”, que o coração humano é incapaz de ouvir, que a mente é incapaz de apreender, nós costumamos descrever como uma “testemunho externo que Deus dá de si mesmo e de suas leis”. E é um falar que o homem não ouve[5].
Mas a Bíblia diz que existe também aquilo que nós chamamos de “testemunho interno”. É um falar que capacita o homem a ouvir a Deus, pois é um falar de Deus ao coração, que chama o homem para estar com Deus, ser filho de Deus, ouvir a voz de Deus e andar com ele[6].
É neste sentido que vemos as palavras do salmo que estamos considerando: “escutarei o que Deus, o Senhor disser, pois falará de paz ao seu povo”.
A Bíblia, por ser entre outras coisas um livro que conta a história do povo de Deus, está repleta de registros que exemplificam este falar de Deus aos seus escolhidos, tanto individual quanto coletivamente:
Não quero citar muitos exemplos, pois cada um deles valeria um extenso profundo estudo; vamos apenas mencionar alguns:
Gn 12:1,2
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Este foi um grande momento na revelação de Deus, não somente para Abraão, nosso pai[7], mas para toda a humanidade.
Mas o que desejo destacar é que temos aqui um exemplo de Deus escolhendo soberanamente um homem dentro de um mundo idólatra, pagão, e falando com ele: chamando para uma vida separada, diferente, orientando e abençoando.
E falando de bênção, de paz: “Vou abençoar você. E seja você também uma benção”, disse o Senhor.
Assim como o Senhor já falara antes a Enoque, a Noé e muitos outros agora falava a Abraão.
E também falou aos seus filhos depois dele, e continuou a falar de geração em geração.
Mas vamos destacar mais um exemplo, bastante tempo depois:
Is 38:4, 5
Então veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: 5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.
Aqui a palavra do Senhor se dirige ao rei Ezequias através de outro homem: o profeta Isaías. E foi dada em resposta a uma oração.
Ezequias estava gravemente enfermo, e iria morrer.
Mas orou a Deus, e o Senhor o atendeu. Disse-lhe a que sua enfermidade seria curada e sua vida prolongada.
Um último exemplo:
At 13:1,2
Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Aqui lemos sobre o Senhor falando à igreja de Antioquia, no sentido de separarem alguns para a obra missionária.
Deus fala ao seu povo.
2. Deus fala o que é bom, e para o bem do seu povo.
Escutarei o que Deus, o Senhor disser, pois falará de paz ao seu povo e aos seus santos, e que jamais caiam em insensatez.
Por causa de nossa fraqueza, muitas vezes temos, na realidade, medo de ouvir a voz de Deus.
Como Adão, fugindo de Deus no Jardim do Éden. Depois de “encontrado”, ele explicou ao Senhor porque fugira: “Ouvi a tua voz eu tive medo, porque estava nu, e me escondi”.
Assim também muitas vezes temos medo de ouvir o Senhor falando conosco, por causa de nossos pecados.
Nós temos medo de nos sentirmos descobertos, expostos na sua presença.
Mas meus irmãos, Deus não é como o Diabo, o acusador de nossas almas.
O Diabo tem prazer em nos acusar, em ferir nossa consciência, em nos difamar quando pecamos, e nunca nos dá uma solução para os nossos pecados.
O Senhor não é assim: quando ele nos confronta com nossos maus caminhos, também nos dá o remédio, a cura, a salvação.
E assim, embora aquele confronto entre Deus e nossos pais no Jardim tenha sido doloroso pois, de fato, eles haviam pecado e acarretado sobre si a maldição, foi também um encontro restaurador, pois o Senhor fez vestes para eles cobrirem sua nudez, tirou de sobre eles a vergonha, e prometeu que através de um descendente da mulher, isto é, Jesus, a maldição seria retirada e a vida eterna concedida.
Assim sendo, Deus falou de paz ao seu povo.
E esta é a vontade do Senhor para nós, tão claramente revelada na Bíblia
Jo 10:10
Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
Jr 29:11-13
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração...
Não precisamos ter medo da voz do Senhor, pois ela é de paz.
Ela é de salvação. Ela é de amorosa repreensão aos que andam na insensatez de seus próprios corações.
Ela é de consolo para os entristecidos.
De encorajamento aos que estão abatidos.
De renovação das forças aos que estão cansados.
De libertação aos escravos do pecado e aos oprimidos.
Ela cura, ela restaura.
Ela restaura a alma, ela alegra o coração.
3. Nós podemos escutar a voz de Deus.
“Escutarei o que Deus, o Senhor, disser...”
Escutar aqui significa “prestarei atenção ao que Deus disser”, não irei fazer caso da Palavra de Deus, obedecerei ao Senhor.
Ora isto implica em que, para eu prestar atenção, preciso ter a capacidade de ouvir.
Isto significa que preciso ter capacidade espiritual, discernimento espiritual que me leve a saber que é Deus quem está falando.
Como está escrito no Apocalipse, “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas...” [8]
Se é o Espírito quem fala, é necessário que tenhamos mais que ouvidos físicos: é necessário que nossa alma seja capaz de ouvir a voz de Deus.
E é precisamente isto o que este mesmo Espírito de Deus faz por nós: ele nos capacita a discernir as coisas espirituais:
1ª Co 2:9-10
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Deus nos revelou pelo Espírito. O mesmo Espírito que testemunha em nossos corações que somos filhos de Deus. O mesmo Espírito que nos guia, que nos conduz.
A isto nós chamamos “espírito de revelação”, de iluminação do entendimento[9].
Jo 10:26, 27
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
O que significa ser uma ovelha de Jesus? Significa crer nele. Mas para crer é preciso ouvi-lo. As ovelhas do Senhor ouvem a sua voz, e o seguem.
E veja que maravilha: não é prerrogativa do “clero”, dos pastores, dos profetas, o ouvir da voz de Deus. Basta que você seja uma ovelha de Jesus, e você pode ouvir a voz do Senhor.
Você pode receber sua Palavra, seu consolo, sua orientação, sua repreensão, aquilo que sua alma estiver necessitando, pois o Senhor é o teu pastor.
Conclusão e aplicação
O Senhor fala com o seu povo.
O Senhor falar de paz ao seu povo.
O povo do Senhor pode ouvir a sua voz.
Façamos umas breves aplicações.
1. Não tenha medo de ouvir a voz de Deus: ela é de paz, e não de mal. Ela é de salvação e não de juízo.
2. Aprenda a ouvir a voz de Deus
Se Deus fala ao seu povo, isto significa que devemos procurar ouvir.
Ouvir com a mente, e ouvir com o coração, ouvir com a alma. Desenvolver capacidade espiritual.
Esteja de mente e coração abertos a Deus. Busque a voz do Senhor no seu dia a dia.
Como Samuel, ore: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve”. Peça sensibilidade e discernimento ao Senhor.
3. Obedeça à voz de Deus
“Escutarei o que Deus, o Senhor, disser”, significa “obedecerei, não endurecerei o coração, não fecharei os ouvidos, mas farei o que o Senhor disser; e isto será vida e paz para a minha alma”.
4. Mas antes de mais nada e acima de tudo: seja ovelha de Jesus
Tenha certeza de seu relacionamento com Deus: pra que Deus fale ao seu coração, pra que Deus fale de paz, você precisa ser ovelha de Jesus.
Não pode ser ovelha de outros deuses[10], não pode estar servindo a Deus e às imagens de escultura[11].
Não pode estar servindo a Jesus e a Oxalá ao mesmo tempo: eles não são o mesmo Deus[12].
E também não basta ser um frequentador de igreja. Muitas pessoas no mundo frequentam a igreja mas não seguem a Jesus[13].
E seguir a Jesus é algo que está ao alcance de todos os homens. Jesus nos diz que é abrir o coração, crer nele e segui-lo de todo o coração[14].



[1] Sl 19:1-6; Rm 1:19, 20
[2] Rm 2:14-16
[3] Mc 1:15; Cl 1:23
[4] Rm 1:18 e segs.; Ef 4:18
[5] Veja, e.g. Confissão de Fé de Westminster, I:V
[6] Idem
[7] Gl 3:7
[8] Ap 2:11, etc.
[9] Ef 1:17, 18
[10] 1ª Co 8:6
[11] Êx 20:4, 5
[12] At 4:11, 12
[13] Jo 3:1-7
[14] Jo 3:16

Um comentário:

▲Topo