Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 13 de julho de 2014

Alma restaurada - Sl 19:7

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 13 de julho de 2014
Pr. Plínio Fernandes

BAIXE EM PDF      BAIXE EM EPUB                                                                                                           
Meus queridos irmãos, vamos ler o Salmo 19
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.  2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.  3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.  6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.  7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.  8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.  9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.  10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.  11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.  12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.  13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.  14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!
Neste salmo o Espírito Santo nos ensina a amar a Palavra de Deus, nos mostrando o quanto ela é poderosa em trazer bênçãos para nossa vida: ela restaura nossa alma, nos dá sabedoria, alegra nosso coração, ilumina os nossos olhos, isto é, nos dá discernimento, compreensão.
Ela é mencionada de diversas formas, e cada uma delas revela um dos seus aspectos.
É a lei do Senhor: literalmente, “instrução”, a orientação de Deus, sobre como devemos viver.
Ela é “o testemunho do Senhor”: nos fala dele, nos revelando quem ele é, o seu caráter, as suas obras.
Também é chamada “os preceitos do Senhor”: o que ele estabeleceu como norma para nossa vida. É “o mandamento do Senhor”.
E “o temor do Senhor”: ela nos ensina amar e respeitar a Deus
A lei do Senhor, além de ser perfeita, restaura a nossa alma: restaura nossa alma porque nos conduz à fé em Jesus Cristo, nos dá novas esperanças, nova razão de viver, nos ensina a enxergar as coisas do ponto de vista de Deus, aquele cujos pensamentos são melhores, cujo entendimento é perfeito; a palavra do Senhor nos ensina a amar a Deus.
A lei do Senhor restaura nossas almas. Para nosso aproveitamento, quero fazer algumas considerações acerca desta restauração da alma.
1. O que é “alma”?
Esta palavra é empregada com diversos sentidos na Bíblia:
Em Dt 12:23, a palavra se refere ao sangue de todos os animais, porque no sangue é que está a vida, ele é o veículo através do qual a vida corre pelo nosso corpo. Em Gn 46:22,27 se refere ao ser humano como pessoa. Em Lv 22:3, refere-se à vida. Em 1ª Ts 5:23, à nossa capacidade intelectual.
Mas na maior parte das vezes, a palavra alma se refere àquele aspecto espiritual, imaterial do nosso ser:
Ap 6:9,10
9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.  10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
“Alma é a parte imaterial de nosso ser”, o nosso homem interior, imortal, a sede de nossos pensamentos, de nossos sentimentos, de nossa vontade, que, conforme o livro do Apocalipse, e Lucas, e Paulo, todos transmitindo o ensino de Jesus, vai morar na presença de Deus, após a nossa morte.
Ela é a fonte, a habitação de todos os aspectos interiores de nossa natureza: a sede da vontade, das decisões, dos sentimentos, da capacidade intelectual.
Se está escrito que a lei do Senhor restaura nossa alma, isto quer dizer que, sem a Palavra de Deus, a nossa alma está precisando de restauração. Sem a Palavra de Deus, que é perfeita, a nossa alma é imperfeita, incompleta. Sem a Palavra de Deus, nossa psique está enferma. Há feridas interiores carentes de serem pensadas. O óleo curador do Espírito precisa ser derramado.
Ora, todos os seres humanos, em maior ou menor medida, têm suas feridas interiores: seus sentimentos de infelicidade, de culpas pelos pecados cometidos, seus sentimentos de ansiedade, de depressão, de rejeição, até mesmo de autorrejeição, de solidão, de abandono.
Pois nossa alma é extremamente sensível, e a cada dia, os nossos próprios pecados, os pecados de outras pessoas contra nós e contra a vida, todo o mal que nos cerca, nos ferem interiormente, nos desintegram por dentro, nos separam de Deus e de nosso semelhante.
Falando a respeito de sua própria experiência, o apóstolo Paulo escreveu:
“o bem que desejo fazer, não faço, o mal que não desejo, esse faço...miserável homem que sou...” [1]
Jeremias, acerca do juízo que estava para vir sobre o seu povo rebelde contra o Senhor escreveu:
“Ah, meu coração... as paredes do meu coração...” [2]
Feridas da alma. Mas veja: há remédio para a alma enferma: a lei do Senhor restaura a alma A Palavra de Deus é o meio através do qual ele penetra em nosso coração para nos curar.
E quando a Palavra de Deus começa a penetrar, é como um tratamento que se inicia, de sorte que a cada dia nossa alma vai se tornando mais robusta, vigorosa, resistente. Ela se torna feliz, satisfeita, capaz de enfrentar as vicissitudes da vida.
Porque a Palavra de Deus cura as feridas e nos torna melhores interiormente.
2. Eu gostaria de mencionar algumas características de almas restauradas pela Palavra de Deus
Num certo sentido, este assunto é inesgotável, pois existem muitos aspectos nos quais nossa alma precisa restauração, e portanto, são muitos os aspectos nos quais a Palavra do Senhor restaura nossa vida. Mas eu quero me deter nalguns poucos exemplos ilustrativos.
2.1. Alma restaurada, alma sadia, é aquela que sabe lidar com as frustrações que a vida oferece
Porque, o que é frustração? É desapontamento, é decepção causada pela privação de um desejo ou de uma necessidade. É quando desejamos ou necessitamos algo que não acontece. É quando nossas expectativas não são alcançadas.
Ora, neste sentido, todos nós somos pessoas sujeitas constantemente às frustrações: às vezes a frustração do desemprego; às vezes a frustração de uma enfermidade; às vezes a frustração de um relacionamento mal resolvido; e muitas outras coisas.
E quando nossa alma não está sadia, a nossa reação também é insana – é a murmuração, é a amargura, é o ressentimento, é a depressão.
Amados, Deus não quer isso para nossa vida. Jesus morreu na cruz, Jesus foi ferido em nosso lugar para que nossas almas sejam sadias, fortes. Ele morreu por nós, não para que vivamos cheios de dores na alma, de problemas não resolvidos. Ele se entregou por nós para que tenhamos vida em abundância.[3]
Quero citar um exemplo da alma sadia neste sentido
Fp 1:15-18
15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 17 aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.  18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.
Quando Paulo escreveu estas coisas, os irmãos sabem, ele estava preso, acusado do “crime de pregar o evangelho”.
E isto motivou muitas pessoas de boa índole a ter coragem para pregar também. Mas nem todos o fizeram de boa mente. Havia daqueles que, movidos de inveja e partidarismo, o faziam para de alguma deixar o apóstolo atribulado, pois poderia parecer que Paulo fracassava, enquanto eles prevaleciam no ministério.
Mas Paulo não se deixou manipular por estes estratagemas de Satanás. Ao contrário, viu nisto mais uma maneira de o seu grande desejo se cumprir: o nome de Jesus estava sendo pregado, e assim, honrado. E isto é o que lhe importava. Isto é ter uma alma sadia: enxergar as vicissitudes, do ponto de vista de Deus.
Fp 4:11-13
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.
Alma contentada. Mesmo na prisão, mesmo passando por privações, desconforto e necessidades, uma alma satisfeita, em toda e qualquer situação, que não se sentia derrotada.
E isto nos conduz ao próximo pensamento...
2.2. Uma alma que aprendeu a amor incondicionalmente, ou, colocado de outro modo, que sabe lidar com a rejeição
Quero citar outro exemplo: Samuel
1º Sm 8:6,7
6 Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR.  7 Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
Este capítulo está nos contando o que aconteceu depois que Samuel, homem de Deus, juiz e profeta em Israel, se tornou idoso.
Depois de muitos anos servindo fielmente ao seu povo, os israelitas, vendo que ele estava velho, e que seus filhos não seguiam nos mesmos caminhos que o pai, pediram que Samuel lhes desse um rei para que o governasse.
Samuel ficou muito contrariado, pois a motivação dos israelitas estava errada. Eles queriam um rei para serem iguais aos outros povos (v.5). E orou a Deus buscando orientação.
E a resposta do Senhor foi esta: “Faça o que eles estão pedindo; pois não é a você, mas a mim que eles estão rejeitando”.
E Samuel atendeu. Saul foi ungido rei sobre Israel.
Algum tempo depois, quando convencidos que haviam pecado contra Deus, os israelitas pediram que Samuel orasse por eles. A resposta do profeta está em 1º Sm 12:23
Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
Uma alma sadia é uma alma que ama sem se destruir. Veja o comportamento de Jesus:
Mc 10:21,22
21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.  22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.
O evangelho está nos contando aqui sobre um homem que procurou a Jesus desejoso de conhecer o caminho da salvação. E Jesus lhe mostrou.
Com muito amor o Senhor lhe disse: “Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, ajunte tesouros no céu. E siga-me”.
Mas o homem tinha muitos bens, e era nestas coisas que estava o seu coração. Então ele se afastou e não seguiu a Jesus.
Amados, sabem o que Jesus fez diante disto? Lamentou e comentou com seus discípulos sobre o triste estado espiritual dos que amam as coisas deste mundo.
Mas não se sentiu culpado pelo desamor do homem rico. Não correu atrás, como um evangelista frustrado que sente que deve ceder diante das pessoas, para ganhá-las para o reino de Deus.
Simplesmente continuou a ensinar com o mesmo amor de sempre, mas sem “desmoronar interiormente”.
2.3. Uma alma que sabe que está neste mundo, servindo a Deus sem se preocupar com a competição com os outros
Vivemos numa sociedade altamente competitiva, na qual as pessoas são estimuladas constantemente a se comparar com as outras, e incentivadas a se colocarem acima das outras.
Mas a alma daquele que está satisfeito, que está bem com Deus, não sente necessidade de estar acima dos outros, não sente necessidade de competir – sua satisfação é a de estar no lugar onde Deus quer.
De novo, o exemplo de Paulo
2ª Co 10:12
Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.
2.4. Uma alma que sabe dizer não às tentações: José
Gn 39:6-12
6 Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.  7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.  8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.  9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?  10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, 11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.  12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.
Uma alma que não precisa provar nada prá ninguém, que não cede diante das pressões, que resiste ao tempo.
3. Como ter uma alma assim
3.1. Conheça a Palavra de Deus
O segredo de José
Gn 41:15,16
15 Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo.  16 Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó.
José ainda não tinha a Bíblia, mas buscava suas respostas em Deus.
O segredo de Samuel
1º Sm 3:10
10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.
Samuel ouvia a Palavra de Deus
O segredo de Paulo
1ª Co 2:12,13
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.  13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
O segredo de Jesus
Jo 8:55
Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
Todos eles tinham isto em comum: contato íntimo com a Palavra de Deus. Nem sempre no mesmo sentido do Salmo 19, a lei do Senhor por escrito, pois alguns viveram em épocas nas quais a revelação ainda não estava escrita, mas sempre em contato com a Palavra de Deus, e assim o Deus da Palavra.
Este também era o segredo de Daniel, e Elias, e Davi, e os apóstolos...
3.2. Pense de acordo com a Palavra de Deus
2ª Co 10:4,5
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo…
Pensar de acordo com o mundo é pecado. Conduza seus pensamentos à obediência de Cristo.
Uma das frases que mais ouço é: “Não posso”. Outra: “Não consigo”. Não duvido da sinceridade destas pessoas, mas preciso dizer que estão acreditando numa mentira.
O Espírito Santo nos ensina a dizer: “posso todas as coisas naquele que me fortalece...”.
3.3. Pratique a Palavra de Deus
Hb 5:14
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
1ª Tm 4:7
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.
Exercite-se na obediência à Palavra do Senhor. Exercite-se na oração. Exercite-se no amor. Exercite-se na adoração.




[1] Veja Rm 7:19 e segs.
[2] Jr 4:19
[3] Jo 10:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo