Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 24 de agosto de 2014

Ele nos ama - Ap 1:5

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 24 de agosto de 2014
Pr. Plínio Fernandes                  Baixe em PDF       Baixe em EPUB       Baixe em MOBI
Amados irmãos, vamos ler Apocalipse 1:1-8
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, 2 o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.  3 Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.  4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!  7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!  8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Ainda que para muitas pessoas, que não conhecem a Jesus, o Apocalipse seja mais parecido com um livro de terror, para nós é um dos mais bonitos da Bíblia
Este livro foi escrito entre os anos 95 e 99 D.C.; dias em que o Imperador Domiciano estava movendo perseguição contra os cristãos em várias partes do Império Romano.
De todos os apóstolos, o único que ainda vivia era João, e ele estava preso numa ilha grega chamada Patmos. Preso por amor do evangelho; e ali teve uma visão do Senhor.
Apocalipse é o registro desta visão, e foi escrito para encorajar a igreja de Jesus.
Foi escrito para confortar a igreja, mostrando que por trás de todos os acontecimentos da história, por trás dos reis e reinos deste mundo, quem está entronizado e reinando sobre o universo inteiro é o Senhor Jesus.
O Senhor Jesus, no tempo determinado há de voltar, para arrebatar sua igreja e julgar o mundo, e assim os seus escolhidos estarão para sempre com ele.
Deste modo Apocalipse nos encoraja a permanecer na fé, a buscar santidade, e resistirmos diante das tentações, das tribulações desta vida, e a confiar que o futuro é bom.
Neste texto que lemos, que faz parte da introdução desta profecia, o Apóstolo João, ao saudar as igrejas, diz da parte de quem ele está escrevendo: de Deus Pai, dos sete Espíritos que se encontram diante do trono de Deus (sete no Apocalipse é um número que simboliza perfeição, uma referência à perfeição do Espírito Santo[1]), e da parte de Jesus Cristo. Este é o Deus revelado no Apocalipse.
Eu gostaria de destacar uma frase deste versículo 5, no qual ele está descrevendo Jesus:
Jesus, que é testemunha fiel da parte de Deus e da igreja; aquele que tem a proeminência de entre os mortos; o Soberano sobre todos os reis da Terra. Que, com seu sangue nos libertou dos nossos pecados. Que fez de nós reino de Deus e sacerdotes diante de seu Deus e Pai, nosso Deus e nosso Pai. Que virá com as nuvens...
Mas eu gostaria de destacar esta frase: “Aquele que nos ama...”.
Naturalmente que o Pai e o Espírito nos amam também, tanto quanto Jesus, mas é que João, neste momento, está apontando para o fato de que Jesus, pelo seu sangue, por sua morte na cruz, nos libertou dos nossos pecados, e fez de nós, de nossos corações, de nossas vidas, de nossas almas, reino de Deus, e nos constituiu sacerdotes, ministros diante do trono de Deus. Desta maneira Jesus, o nosso mediador diante de Deus, evidenciou o amor da Santíssima Trindade por nós.
Por isto o Apocalipse não é para nós um livro de terror: é um livro de amor. É um livro da parte daquele que nos ama.
Eu gostaria de fazer algumas observações a respeito do amor de Jesus por nós.
1. É um amor perfeito
Em grande medida, nós sabemos o que é amor, por experiência própria. Como agentes morais que somos, criados à imagem e semelhança de Deus, fomos criados com capacidade de amar e de recebermos amor.
O amor existe em vários níveis e em diferentes graus. Existe o amor que se manifesta de forma romântica, entre o homem e a mulher. Existe o amor que se manifesta na forma de amizade. Existe o amor platônico, que é apenas contemplativo. Existe o amor que se manifesta na forma de afeição natural.
Cada uma destas formas de amor pode ser muito intensa. Davi chegou a dizer, a respeito da amizade que havia entre ele e Jônatas, que o amor dele era excepcional, maior do que o amor de muitas mulheres, quer dizer, era uma amizade tão grande que se sobressaía a tudo o mais.
Mas ainda que tenhamos grande capacidade de amar e de ser amados, somos pecadores, falíveis, imperfeitos, e por isto mesmo quando nos melhores momentos, existe imperfeição em nosso amor. Qual é o pai, o filho, o marido ou a esposa que não sabem disto?
Qual de nós por vezes não se sente culpado, pois sabemos que não amamos com sabedoria? Às vezes nosso amor se transforma em condescendência diante dos pecados, em tolerância exagerada. Às vezes nosso amor se transforma e indignação exagerada. Pois até dentro de nossa própria casa percebemos que muitas vezes falhamos com as pessoas a quem mais amamos. E às vezes, em nossa imperfeição nós conseguimos afastar de nós as pessoas a quem nós mais amamos.
Mas Jesus não é assim: Jesus é perfeito, e cada aspecto de seu caráter corresponde a esta perfeição que ele é. Assim o amor de Jesus é perfeito. Um amor que nos atrai para perto dele.
Lembra-se das palavras do amor de Deus registradas em Jeremias?
Jr 31:3
De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
É palavra do Senhor ao seu povo Israel. O amor de Jesus nos atrai para ele. Sim, mesmo quando estamos em momentos difíceis em nossa vida, nos sentimos atraídos para perto dele.
Lembra-se também do que Paulo escreveu na Carta aos Romanos?
Nem tribulações, nem angústias, ou fome, ou nudez, nem anjos, nem principados, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem coisas do presente, nem do que está para vir, nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Nada pode nos separar do seu perdão. Nada pode nos tirar sua salvação. (Rm 8:31-39)
Isto também nos faz entender que ...
2. É um amor incondicional
Quer dizer que o Senhor não nos ama apenas se nós fizermos alguma coisa para merecer o seu amor.
É claro que o Senhor tem prazer em que sejamos que façamos o bem – ele ama o que é bom e assim se deleita em nós quando somos e agimos de acordo com seu querer.
E também é claro que se o amamos o nosso desejo e busca diário é no sentido de obedecermos a sua santa e bondosa lei, embora falhemos tanto.
Mas o eterno amor que ele tem por nós, o amor que o levou a dar sua vida por nós não depende de nós. É um amor que nasce, que tem sua fonte nele, e não em nós, mas no fato de que Deus, sendo amor, simplesmente não deixa de ser como ele é; nele nunca há mudança de caráter.
Este amor pode ser observado nas palavras que o Senhor dirigiu tantas vezes à sua igreja no Antigo Testamento.
Por exemplo:
Dt 7:6-8
Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. 7 Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, 8 mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.
Isto é maravilhoso: o menor de todos os povos, o mais fraco, o “menos brilhante”, o desprezado das grandes nações. Mas amado do Senhor.
Os 3:1
Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.
A esposa infiel de Oséias, diz o Senhor, era uma ilustração viva da infidelidade de seu povo, que em vez de adorá-lo, de buscá-lo, adorava a outros deuses. Ainda assim, o Senhor continuava a amá-los.
Por isto também entendemos, embora esteja além do entendimento, que este amor não falha nunca...
3. É um amor infalível
Em Romanos, lemos que nenhuma coisa do presente, e nenhuma coisa do porvir, poderá nos separar deste amor (8:38).
Em Jeremias lemos o Senhor dizendo: “Com amor eterno eu te amei...” (31:3).
Agora leiamos também 1ª Co 13:8
“O amor jamais acaba...”
Isto porque o amor de Deus é como Deus: eterno.
Eu fico impressionado cada vez que leio as palavras de Jesus ao Pai, quando ele orava em nosso favor:
Jo 17:22, 23
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim...
O amor do Pai para com seu Filho Jesus é um amor eterno, infalível.
Quando Jesus foi batizado, e também em outra ocasião, no “monte da transfiguração”, o Pai falou do céu a respeito do nosso redentor: “Este é o meu filho amado, em quem eu tenho prazer”...
E agora Jesus ora no sentido de que seja claro aos olhos de todos, o fato de que o Pai nos ama assim como ama a ele. Isto é glorioso.
Aplicação
Meu querido, você crê nesta doutrina bíblica? Crê no amor que Deus tem por você? Amor que levou Jesus a morrer na cruz, e com o seu sangue fazer de você uma pessoa livre do poder do mundo, do pecado e de Satanás?
Você compreende que com o seu sangue Jesus comprou você para Deus, para te fazer reino de Deus, povo de Deus, sacerdote diante do trono de Deus, para servi-lo em toda a sua maneira de viver?
Então viva esta maravilhosa realidade: como estas pessoas amadas de Jesus, descritas em Apocalipse.
Livres do pecado. Reino de Deus. Sacerdotes do Senhor. Plenas do amor do Senhor.




[1] Confira também os sete aspectos do Espírito que ungiu a Jesus, mencionados em Is 11:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo