Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 6 de abril de 2014

De todo o coração (Abraão e Isaque) - Gn 22:1-19

Gn 22:1-19
IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 6 de abril de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Como crentes em Jesus Cristo, um dos personagens mais importantes para a história de nossa fé é este homem, Abraão.
Na antiguidade, entre todos os habitantes do mundo, Abraão foi escolhido por Deus para ser o patriarca da nação israelita, da qual nasceria Jesus, o Salvador do mundo.
Quando Abraão tinha setenta e cinco anos de idade, o Senhor se revelou a ele, e fez uma promessa grandiosa: “Sai da tua terra”, disse o Senhor, “da casa de teu pai e do meio de tua parentela, e vai para a terra que eu te mostrarei... Eu te abençoarei e por teu intermédio abençoarei todas as famílias da terra...”.
Nestas palavras, e em outras ainda mais claras que diria posteriormente, Deus estava prometendo a vinda de Jesus, por meio de quem não somente os descendentes de Abraão, mas todas as nações da terra seriam abençoadas.
E assim, confiando no Senhor, “Abraão saiu, sem saber para onde ia, mas sabendo com quem ia”.
Por isto que muito tempo mais tarde o apóstolo Paulo escreveu que Abraão é o pai de todos nós, os que cremos em Jesus (Rm 4:11; 16, 17). E por isto, seguindo Tiago, nós o chamamos de nosso “pai na fé” (Tg 2:21).
Mas quanto a isto, Jesus nos ensina um fato muito importante: ele nos lembra de que os filhos são imitadores dos pais.
E assim, espiritualmente falando, se um homem pratica coisas do diabo, ele é “filho do diabo”, diz o Senhor; mas se ele é um filho da mesma fé que teve Abraão, então ele anda nos passos de seu pai (Jo 8:37-48).
Tendo estas coisas em mente, meus amados, eu gostaria de ler este texto com vocês.
Nele nós aprendemos algo através do bom exemplo de nosso pai Abraão, cujas pegadas somos encorajados a seguir:
Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!  2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.  3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.  4 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.  5 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.  6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.  7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?  8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.  9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; 10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.  11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!  12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.  13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.  14 E pôs Abraão por nome àquele lugar -- O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.  15 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão 16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.  19 Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência.
Abraão, a esta altura, devia ter uns cento e vinte anos de idade. Já havia muito tempo que ele cria em Deus e andava nos seus caminhos.
Isaque, o filho único, já era um belo rapaz. Foi quando o Senhor colocou Abraão à prova.
Se nos dias de hoje um crente ouvisse uma voz dizendo, “oferece o teu filho em holocausto”, ele certamente poderia repreender a tal voz, porque a Bíblia nos ensina que Deus abomina este tipo de coisas.
O único sacrifício de um ser humano do qual Deus se agradou foi quando ele mesmo se fez homem, em Cristo, e ofereceu-se a si mesmo em oferta pelos nossos pecados.
Mas entre os povos pagãos do Antigo Oriente os sacrifícios humanos não eram incomuns, por isto o que Deus disse não deve ter soado estranho aos ouvidos de Abraão. [1]
Mas coloque-se por alguns momentos no lugar dele:
Você tem cerca de setenta e cinco anos de idade, sua esposa sessenta e cinco, e ainda que se amem muito, não têm filhos.
E este é o seu grande sonho.
Mas então o Senhor Deus vem a você e lhe faz esta promessa: “A sua descendência será uma bênção para o mundo inteiro”.
Tempos mais tarde, numa noite muito bonita, Deus te chama lá fora e diz: “Olha para o céu... conta as estrelas, se é que podes... assim será a tua descendência; numerosa como as estrelas do céu...” (Gn 15:5, 6).
E Abrão confiou nas promessas de Deus.
Então o tempo foi passando. Abraão completou oitenta anos de idade. E depois oitenta e cinco, e noventa, e noventa e cinco, e embora às vezes sua fé vacilasse um pouco, Abraão continuou a esperar em Deus.
Quando tinha noventa e nove anos de idade, mais uma vez o Senhor lhe apareceu e disse: “Será daqui a um ano. Estou abençoando Sara, sua esposa, e ela terá um filho” (Gn 17:24).
Assim, quando Abraão completou cem anos, nasceu-lhe o filho prometido, e deram a ele o nome de Isaque, que quer dizer “riso”.
Isaque era a alegria dos seus pais. Ele mamou, cresceu, desmamou, aprendeu a engatinhar, a andar a falar, e agora era um “moço feito”.
Então o Senhor lhe diz (v. 2):
Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei...
No dia seguinte, Abraão se levantou bem cedo, de madrugada, preparou o seu jumento, tomou dois dos seus servos, e a Isaque, seu filho; rachou lenha para holocausto, e começou a caminhada de três dias para o lugar que o Senhor lhe havia ordenado.
Ao terceiro dia eles viram o lugar, de longe.
Leiamos o v. 5:
Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.  
E aqui, meus irmãos, nós vemos a primeira característica de Abraão que eu desejo destacar:
1. Abraão era um homem que confiava em Deus de todo o seu coração
Abraão estava para subir ao monte, em obediência ao mandamento de Deus, de sacrificar seu filho.
Mas ele tinha uma profunda certeza no seu coração: assim como ele e o rapaz estavam subindo, ele e o rapaz também voltariam.
O escritor aos Hebreus trás para nós um comentário do Espírito Santo sobre o que se passava no coração de Abraão naquela hora.
Hb 11:17-19
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
Veja o que ele diz: Deus havia feito a Abraão a promessa de que através de seu filho Isaque surgiria uma descendência numerosa como as estrelas do céu.
E agora Deus lhe pediu que sacrificasse Isaque.
Abraão cria na promessa de Deus. Então, mesmo que Isaque morresse, Deus era poderoso até para ressuscitá-lo de entre os mortos, e neste sentido, de fato Isaque ressuscitou.
Ora, irmãos, a mesma atitude de fé, de confiança na palavra de Deus, o Senhor deseja de todos os seus filhos.
Hb 11:6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Deus se agrada de que confiemos nele, e que assim como Abraão diante dos seus servos, e diante do seu filho, confessemos esta fé.
Por isto que não somente em meio às circunstâncias aprazíveis, mas muito mais ainda em meio às dificuldades, às vicissitudes, às provações, o Senhor nos encoraja a que confiemos em sua palavra, em seu poder, em seu amor, em suas promessas.
“Não se turbe o vosso coração”, diz o Senhor Jesus, “credes em Deus, crede também em mim…”.
“Não temais, ó pequenino rebanho, porque o Pai se agradou em dar-vos o reino…”.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma…”.
“Aquele que começo boa obra em vós, há de aperfeiçoá-la…”.
“Ele suprirá cada uma das vossas necessidades…”.
“Ele vos ama com amor eterno…”.
“Tu podes todas as coisas naquele que te fortalece…”.
Confie na palavra do Deus de palavra, pois ele se agrada dos seus filhos, os que nele confiam.
Então Abraão e Isaque começaram a caminhar em direção ao monte.
Enquanto caminhavam, Isaque perguntou:
“Meu pai, aqui estão a lenha, o fogo e o cutelo. Mas onde está o cordeiro para o holocausto”?
Ao que Abraão, cheio de fé respondeu: - “Deus proverá para si o cordeiro, meu filho”.
E continuaram a caminhar.
Quando chegou ao monte, Abraão ergueu o altar, colocou o seu filho, e ergueu o cutelo.
Irmãos, Abraão iria obedecer mesmo.
Mas então uma voz do céu lhe chamou.
Leiamos o v. 12
Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.
E aqui, irmãos, a segunda característica de Abraão que vamos destacar:
2. Abraão amava ao Senhor de todo o seu coração
Nós vemos isto no fato de que Abraão, por seu profundo temor, isto é, aquele respeito amoroso do qual nos fala Moisés,[2], não negou nada ao Senhor; nem mesmo seu próprio filho.
Abraão amava Isaque, e amava muito. Mas amava ainda mais ao Senhor.
Da mesma maneira, meus irmãos, o Senhor deseja que nós também o amemos.
Mt 10:37, 38
37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.
Amar a Deus sobre todas as coisas. Amar a Deus de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento, de todas as nossas forças.
Amar a Deus a ponto de entregar-lhe tudo: nossos relacionamentos mais caros, nossos bens materiais, nosso tempo, nossos dons, a ponto de entregar-lhe toda a nossa vida.
Agora voltemos ao nosso texto de Gênesis
22:13
Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
Irmãos, é impossível nós lermos este versículo e não nos lembrarmos de que assim como este cordeiro foi dado por Deus para morrer no lugar de Isaque, assim também o mesmo Deus deu ao seu próprio Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pelos nossos pecados.
Ele é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.[3]
E se Deus nos amou tanto a ponto de nos dar seu Filho, será que com ele também não nos dará, graciosamente, todas as coisas? [4]
E se Deus nos amou tanto a ponto de nos dar seu Filho, será que ele não é digno de todo o nosso amor, de toda a nossa confiança, de toda a nossa entrega?
Ame ao Senhor, ame-o, porque ele te amou primeiro.
E entregue a ele tudo: todas as áreas de tua vida, todas as tuas amizades, todos os teus bens, todo o teu dinheiro, todos os teus dons, todo o teu tempo.
Mas aqui neste versículo temos também sublinhada a terceira característica de Abraão, que vemos em toda esta história:
3. Abraão obedecia a Deus, de todo o seu coração
Pois a confiança de quem ama também é uma confiança que obedece.
Tiago nos diz que esta fé obediente teve um efeito maravilhoso no relacionamento de Abraão com Deus.
Tg 2:21-23
21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?  22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
E como é certo aquele cântico que diz:
Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus
Caminhar seguro na luz, desfrutar do seu amor
Ter a paz no coração, viver sempre em comunhão
E assim perceber a grandeza do poder de Jesus meu bom pastor[5]
Conclusão e aplicação
Meus amados, voltemos a Gn 22:16-18
16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.  
E Deus cumpriu sua promessa.
Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e seus irmãos, e de Judá nos veio Jesus, para abençoar todos os povos da terra.
Os amigos de Deus nunca serão decepcionados. Nunca, qualquer pessoa que amou a Deus assim se viu prejudicado.
Quero concluir com uma promessa de Deus para vocês:
Mc 10:28-30
Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.  29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eternal.
Abraão foi um homem que confiou no Senhor de todo o seu coração
Abraão foi um homem que amou ao Senhor de todo o seu coração
Abraão foi um homem que obedeceu ao Senhor de todo o seu coração
Você é filho de Abraão? Faça como ele, e assim seja um amigo de Deus.




[1] Veja Comentário Bíblico Atos, Antigo Testamento, pág. 52
[2] Dt 10:12
[3] Jo 1:29
[4] Rm 8:32
[5] “Amigo de Deus”, de Adhemar de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo