Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 30 de março de 2014

Esperança - Jo 5:1-18

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 30 de março de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler João 5:1-18
Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.  2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.  3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.  5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.  6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?  7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.  8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.  9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.  10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.  11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.  12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?  13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar.  14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.  15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.  16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.  17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.  18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Não sabemos que idade tinha este homem no dia em que Jesus veio ao seu encontro. Provavelmente, a esta altura de sua vida, ele já tivesse mais de cinquenta anos de idade.
Mas sabemos que cerca de trinta e oito anos antes, ele havia feito algo terrível; havia cometido algum erro que afetara drasticamente toda a sua vida.
Não sabemos que espécie de pecado ele cometera, mas sabemos que por causa disto ele chegou mesmo a ficar gravemente enfermo; uma enfermidade que o tornou quase que inválido.
Ele já estava enfermo há muito tempo. E ele sabia o porquê de sua doença: sabia que estava colhendo o que plantara.
Mas em Jerusalém havia um tanque publico, chamado Betesda. Em volta deste tanque, que foi descoberto pelos arqueólogos na década de 1960, havia cinco pavilhões cobertos, e ali se reunia uma grande quantidade de pessoas enfermas.
É que de vez em quando havia naquele lugar uma estranha e maravilhosa manifestação da graça de Deus: as águas eram repentinamente agitadas por um poder invisível, um anjo do Senhor.
E quando acontecia esta manifestação de poder, qualquer pessoa, se ela conseguisse chegar primeiro à água, qualquer que fosse a sua enfermidade, qualquer que fosse o motivo, seria instantaneamente curada.
Então aquele homem sabia que poderia, ele também, ser curado; e não perdia a esperança de que, de algum modo, pudesse chegar à água.
Até que o dia de sua cura chegou.
Nosso Senhor estava em Jerusalém, e foi até aquele lugar.
Sabendo de tudo, ele se dirigiu àquele homem e perguntou-lhe: “Você quer ser curado”?
E o enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me coloque no tanque, e sempre que a água é agitada alguém a alcança primeiro”.
Mas então Jesus, que este homem nem sabia quem era, lhe ordena: “Levante-se, tome o seu leito e ande”.
Imediatamente o homem se viu perfeitamente são e saiu, conforme Jesus lhe ordenara.
Alguns fariseus, aquelas pessoas mais preocupadas com a aparência das coisas do que com as necessidades das pessoas, vendo o homem carregando sua esteira lhe disseram: “Hoje é sábado, e não está certo você andar carregando seu leito”.
O homem respondeu: “Mas quem me curou me ordenou que fizesse isto”.
- “E quem lhe curou”?
- “Não sei”.
Mais tarde, Jesus voltou a encontrar-se com ele e lhe disse: “Veja: você já está curado; agora não volte mais ao pecado, para que não lhe aconteça alguma coisa pior”.
Então, sabendo agora quem o curara, o homem foi e contou aos judeus que fora Jesus.
Alguns acreditam que com esta atitude ele estava sendo ingrato, mas eu penso que não. Na realidade o que ele pretendia era dar testemunho de Jesus, que havia feito para ele uma coisa boa, e quem faz o bem não é digno de condenação.
Mas o fato é que os judeus foram criticar a Jesus, pois ele curava os enfermos no sábado.
Ao que Jesus respondeu: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.
Os judeus ficaram muito irados, pois ao chamar Deus de seu Pai, fazia-se igual a Deus, e desejavam matá-lo por causa disto.
Meus irmãos, tomando a história deste homem como ilustração, quero meditar com vocês a respeito daquela virtude cristã imprescindível para que experimentemos a concretização das promessas de Deus na nossa vida: a virtude da esperança.
Esta história nos mostra que, mesmo que tudo tiver dado errado, mesmo que, por causa de nossos erros, tivermos conseguido estragar nossa vida, ainda assim, Deus pode mudar a nossa sorte, e tudo o que precisamos fazer é manter a esperança.
Então vamos considerar a esperança daquele que crê em Deus.
Falando de esperança em termos cristãos, ela é aquela atitude de mente e coração que nos leva à expectativa de que, a qualquer momento, algo bom pode acontecer, uma bênção pode se tornar realidade em nossa experiência.
A esperança é irmã trigêmea da fé (digo trigêmea porque a terceira virtude irmã é o amor)
Hb 11:1
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.
Aqui, fé é você aguardar as bênçãos se tornarem uma realidade. Enquanto isto não acontece, enquanto você não alcançou as promessas, você aguarda na certeza de que elas se realizarão.
Então, a fé e a esperança andam juntas, “coladinhas” uma na outra.
Há quatro observações sobre esperança que desejo fazer com base em nosso texto
1. A esperança do crente é capaz de resistir ao tempo
Diz a história que este homem estava enfermo havia trinta e oito anos.
Muitos dos irmãos aqui não têm trinta e oito anos.
Isto quer dizer que este homem estava enfermo a mais tempo do que a vida inteira de muitos aqui.
Poucos aqui tem setenta e seis anos. Isto quer dizer que este homem estava inválido durante o tempo que corresponde a mais da metade da vida de muitas pessoas aqui
Muitas pessoas, à medida em que o tempo passa, tendem a deixar que suas esperanças se arrefeçam, e então desistem: pensam que não vale a pena continuar na expectativa, pois afinal, a esperança adiada só faz adoecer o coração[1], e então é melhor se conformar com o que está torto, é melhor deixar prá lá, não adianta esperar, não adianta desejar, não adianta orar, não adianta fazer nada.
Há um acontecimento muito interessante no Novo Testamento que ilustra bem esta falta de esperança
Lc 24:21
Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
Aconteceu no dia em que nosso Senhor ressuscitou.
Dois de seus discípulos estavam indo de Jerusalém para uma pequena aldeia chamada Emaús, tristes pelo caminho, por causa dos acontecimentos recentes.
O Senhor Jesus havia sido morto.
O reino de Deus, conforme eles esperavam, não havia acontecido.
No caminho para Emaús o Senhor Jesus vem ao encontro deles, e começa a conversar com eles, mas eles estão com o coração tão triste que os olhos não enxergam, e não percebem que é Jesus.
E dizem para ele: toda a nossa esperança se foi. É verdade que algumas mulheres estão dizendo que ele ressuscitou, mas na realidade os que foram ver se era verdade não o viram.
E então Jesus diz prá eles: “Como vocês tem um coração duro, para acreditar no que a Bíblia diz”, e passou a explicar-lhes que tudo o que acontecera era necessário, mas que não era o fim da história, que assim como ele morrera, a sua ressurreição era uma realidade.
Irmãos, quando estamos sem esperança é assim: às vezes, Deus está bem ali, na nossa frente, falando conosco, mas não conseguimos enxergá-lo. Nossos olhos ficam embaçados, o coração endurecido, e mesmo que nos contem a notícia da ressurreição, mesmo que nos contem que a Palavra de Deus é a verdade, que a bênção vai acontecer, não acreditamos.
Mas no coração que crê de verdade a esperança não morre. Mesmo que o tempo esteja passando, mesmo que aos nossos olhos pareça que Deus não está fazendo nada, a esperança não pode morrer.
2. A esperança do crente é capaz de resistir às circunstâncias contrárias
Quando Jesus pergunta a este homem: “Você quer ser curado?”, ele responde: “Senhor, não tenho quem me ponha na água quando ela é agitada... enquanto vou indo, sempre chega alguém antes de mim...”.
Veja, irmão, do ponto de vista humano, prático, este homem simplesmente não tinha como chegar à água: ele não conseguia sozinho, e não tinha quem o colocasse.
Mas ainda assim ele estava lá, esperando que alguma coisa acontecesse. Não chega a ser engraçado?
Ele espera porque a esperança cristã não depende daquilo que é visivelmente possível.
Rm 8:24
Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
Meu irmãozinho, minha irmãzinha:
Eu sei que existem certas coisas na vida, que a gente tenta de tudo, e a uma certa hora chega à conclusão de que “não tem mais remédio”.
Talvez, no seu coração, você diga que aquilo que você esperava não aconteceu. Às vezes, os filhos de Deus se sentem tão decepcionados diante da vida. A bênção prometida, parece que Deus não realizou. A bênção de Deus invocada sobre o seu casamento passou longe... A conversão do marido duro de coração que ainda não aconteceu. Os filhos estão longe de Deus. O emprego que você precisa, a bênção que você precisa... A vitória sobre certo pecado, sobre certas disposições do coração.
Mas deixe colocar deste modo: apesar de tudo, como o enfermo que permanecia ali ao lado do tanque, esperando que algo acontecesse, você está aqui, não é? Você não deixa de vir à casa de Deus. Você não deixa de invocar o nome do Senhor, não deixa de cantar, você não desiste, não é? Por quê? É porque lá no fundo do seu coração, mesmo que meio apagada, sofrida, doída, a esperança colocada por Deus não morre, ela resiste, ela permanece.
E meu irmão, se ela não morre é porque Deus tem algo em mente para você: pensamentos de paz, e não de mal, para dar as bênçãos que você precisa.
3. A esperança do crente se desenvolve na expectativa de que Deus, que é Deus de graça, pode reverter meu quadro, pode curar minhas feridas, apagar meus erros, perdoar meus pecados
Este homem estava enfermo e sabia por que, do contrário não teriam sentido as palavras de Jesus no v. 14.
Mas mesmo sabendo que era por causa de seu pecado, ele desejava entrar na água, pois ele sabia que, qualquer pessoa que entrasse, seja porque motivo fosse, seria curada.
Então, se qualquer um poderia ser curado, ele poderia também.
No seu coração, ele não perdia a perspectiva de contar com Deus, com seu poder, com sua graça que nos perdoa.
Neste sentido há uma oração no Salmo 25 que nos concede a mais profunda consolação:
Sl 25:3-8
3 Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente.  4 Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.  5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.  6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.  7 Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.  8 Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.
Sim irmãos: quem planta colhe; quem semeia na carne, da carne colherá corrupção[2]; o salário do pecado é a morte[3].
Mas aquele que se volta para Deus, que planta a sua esperança na graça, na misericórdia do todo poderoso, irá colher graça e misericórdia.
Talvez haja algum pecado no seu passado que tenha lhe tornado um paralítico, um inválido na fé, cujas consequências te amarram, te prendem.
Então volte-se para o Senhor, que é rico em perdoar.[4]
Então, agora voltemo-nos para este outro aspecto:
4. A esperança do crente é colocada em Deus. Jesus Cristo é aquele em quem colocamos nossa esperança
É verdade que este homem ainda nem sabia quem era Jesus. No dizer de Paulo, Jesus era ainda para ele o Deus desconhecido.[5]
Mas embora ele não conhecesse Jesus, a sua esperança estava num milagre de Deus, milagre que naquela altura aconteceu na pessoa de Jesus.
O Deus que em quem ele esperava veio em Cristo e realizou o milagre, pois Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo.[6]
É neste Jesus que colocamos nossa esperança
Primeiro, porque ele é o próprio Deus
vs. 17,18
17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.  18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
E também, porque sendo Deus, ele nos conhece
v. 6
Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?
Jesus sabe o que está acontecendo, o que aconteceu, o que acontecerá
Por fim, porque sendo Deus, ele apaga as nossas transgressões e nos dá um recomeço de vida; tudo o que precisamos fazer é crer, e ouvir sua voz.
vs. 8, 14
8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda... 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
Conclusão e aplicação
Eu gostaria de concluir lendo com vocês mais dois vs. na carta aos Romanos
Rm 15:4
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Rm 15: 13
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
O mesmo que Paulo diz aqui sobre as Escrituras do Antigo Testamento, uma vez que toda a Escritura é a Palavra de Deus, podemos dizer do novo.
João nos diz que escreveu seu Evangelho para que creiamos em Jesus, e crendo, tenhamos vida em seu nome.
A minha expectativa é que Deus, o Deus que se deleita em nos dar esperança, encha o seu coração de alegria e paz na sua fé, que você seja rico de esperança, no poder do Espírito Santo.
Há um Deus que fala comigo, fala com você, e quando ele fala a sua vontade permanece para sempre, e o que ele diz vira história, vira fato, vira vida!
Jesus disse: “Levanta, toma o teu leito e anda”.
E o homem se vê le­vantando, apanhando o leito, an­dando, porque creu na Palavra de Jesus.
Não sei como está seu coração nesta noite, com que espírito você tem recebido esta palavra.
Talvez você esteja começando a se cansar de crer. E quando isso acontece, o resultado ou é o cinismo ou a indiferença.
Há quem já esteja nesta situação: ouvem as mensagens por hábito, sem no entanto trazer consigo grandes ex­pectativas.
Outros, no entanto, a recebem cheios de esperança, ape­sar de cheios de dores, lutas, medos e frustrações recentes.
Aos que começaram a se can­sar de crer, eu peço em nome de Jesus: deem chance ao seu coração, de crer.
Aos que já estão des­crentes, incapazes de orar, lutar e aguardar as mudanças, em nome de Jesus, permitam-se crer num Deus que intervém.
E aos esperançosos, que desejam se alimentar de força nova, digo: prossigam na luta. A vitória é certa, em nome de Jesus!
“Imediatamente o homem se viu cu­rado, e tomando a sua esteira, pôs-se a andar”.
Ponha-se a andar!
Talvez você tenha que andar de volta para casa.
Talvez de volta ao tra­balho, ou aos estudos.
Quem sabe você tem que andar na direção daquele filho perdido, ou daquela filha que foi humilhada, da esposa maltratada.
Talvez você tenha que andar na direção daquele sonho, daquele projeto de vida, de casamento, de ministério, que virou apenas memória frustrada e envergonhada, porque não deu certo.
Seja como for, creia nisso: essa esperança que cura a alma em Cristo, ensina-nos andar de novo.
Então ande!
Não deixe que o diabo, assim como os fariseus na antiguidade, diga a você que hoje não é dia bom para você andar. Basta o tempo em que você já ficou parado.


[1] Pv 13:12
[2] Gl 6:8
[3] Rm 6:23
[4] Is 55:7
[5] At 17:23
[6] 2ª Co 5:19

2 comentários:

  1. pr plinio obrigada por me abencoar com esse texto inspirado pelo Espirito Santo
    falou ao meu coração , e me vi paralisada por 25 anos, quantas vezes ensaiei a entrada no tanque , mas Deus com sua hraça e misericordia me alcançou e me deu sua direção para levantar , tomar o meu leito, e seguir em frente

    Deus te abençoe Amado de Deus

    edilaine Barros Gonçalves

    ResponderExcluir

▲Topo