Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 12 de janeiro de 2014

Oração - At 4:23-31

1ª IPC de São Paulo, Domingo, 12 de janeiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Atos 4:23-31
23 Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; 29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. 31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Desde o início, no cumprimento de sua missão de proclamação do evangelho e expansão do reino de Deus, os discípulos de Jesus sempre encontraram muita oposição.
Porque pregar o evangelho é escancarar as portas do inferno, invadir o reino das trevas, para trazer os escravos do diabo à liberdade que Cristo dá - daí a oposição.
Mas Jesus Cristo prometeu estar com os seus, e então, desde o início os discípulos aprenderam que, em comunhão com Jesus, por meio da oração podem receber direção, sabedoria, discernimento e poder, coragem para pregar.
Esse texto que lemos é o retrato de uma igreja que sabia da importância de uma vida, de um trabalho cheio de oração, perseverante, confiante, e que por isso mesmo fez da oração um dos principais aspectos de seu modo de servir a Deus.
Aqui, através do exemplo dado por estes irmãos, a Palavra de Deus nos trás preciosas lições a respeito da oração. Desejo destacar três lições:
1. Em primeiro lugar, aprendemos o que é oração
1.1. Orar é falar com Deus
O v.31 diz : “Tendo eles orado”
E o v.24: “Levantaram a voz a Deus”
O cristianismo (o verdadeiro) ensina que podemos, através do nome de Jesus, nos achegar a Deus, e falar com ele diretamente, por meio da oração.
Digo “o cristianismo verdadeiro” porque algumas pessoas creem que precisamos de mediadores:
- Alguns creem que precisamos a intercessão dos “santos”.
- Alguns creem que precisamos de espíritos intercessores que, verificando se as nossas orações forem “puras” o suficiente, as levarão a Deus.
Uma idéia parecida muitas vezes surge na mente de alguns crentes. Você já viu algum irmão dizendo mais ou menos assim: “A minha oração é tão fraca que não passa do teto”?
Ainda que entendamos o sentido do que estes irmãos estão dizendo, eu pergunto: em que lugar na Bíblia está escrito que a nossa oração deve passar do teto?
Ao contrário, mesmo que estejamos nos sentindo muito fracos, podemos ter certeza de que Deus nos ouve, pois ele está perto.
Veja Is 57:15
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”.
Veja o Salmo 139 – Ele nos cerca por trás e por diante, está conosco quando nos levantamos e nos deitamos, na luz e nas trevas. Em todo lugar, em todo tempo.
Meu irmão, quando você se chega ao Pai confiando no nome de Jesus, Deus ouve suas orações.
1.2. Orar é apresentar a Deus as nossas necessidades
No v.29, eles pedem ao Senhor que lhes conceda coragem para testemunhar.
No v.30, pedem que o Senhor estenda a mão, a fim de que os acompanhem os sinais de que Deus estava com eles enquanto pregavam.
Isto porque diante da perseguição que estavam sofrendo, necessitavam de renovada coragem para continuar a dar testemunho de sua fé.
E Deus lhes concedeu o que pediram.
Agora leiamos Filipenses 4:6
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.
E também Filipenses 4:19
“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.
Irmão, o que você precisa para viver de maneira mais obediente, frutífera, para a glória de Deus?
- Você precisa de mais coragem para testemunhar? - peça a Deus
- Você precisa poder para vencer o pecado? - peça a Deus
- Você precisa poder para uma vida santa? - peça a Deus
Estou pensando num querido irmão, a quem tive o privilégio de conduzir a Cristo: o nome dele é Fernando.
Eu sempre via o Fernando passando em frente à casa em que eu morava. E em certa ocasião comecei a sentir um peso muito grande no coração, em relação à alma dele. Mas nós não nos conhecíamos, e então eu propus a um jovem a quem eu estava ensinando os primeiros passos do discipulado, que nós começássemos a orar em favor do Fernando.
Na mesma ocasião este jovem também propôs que orássemos por uma senhora de quem ele ouvira falar, que estava com câncer, em estado terminal, a fim de que pregássemos o evangelho a ela. Eles também não se conheciam.
Cerca de duas semanas depois, num domingo, o Fernando foi à igreja em que eu trabalhava. Depois do culto o pastor me apresentou o Fernando e disse: “Plínio, este moço quer aceitar a Jesus. Você pode conversar com ele”?
E alguns minutos depois o Fernando estava orando comigo, recebendo a Jesus como seu Deus e Salvador. Depois disto estudamos juntos a Bíblia (discipulado, como nós costumamos chamar), ele fez sua profissão de fé e se tornou membro da igreja.
Mais umas duas semanas, uma das irmãs da D. Guiomar se encontrou com a mãe daquele jovem que, eu já mencionei, orava comigo.
Elas começaram a conversar e a mãe do “meu filho na fé” contou que ele havia se tornado crente em Jesus. Quando a irmã da senhora enferma ouviu isto, fez um pedido: “Por favor, pede prá ele ir conversar com a Guiomar. Ela tá precisando tanto”.
Então nós fomos evangelizar aquela senhora enferma. Depois que ela recebeu a Jesus, nós a visitamos mais uma ou duas vezes, e ela partiu para estar com o Senhor.
Eu tenho certeza de que estas duas conversões foram frutos de nossos orações.
Ore com fé no poder, no amor e na palavra de Deus.
Quando é que podemos orar com tanta certeza? Quais são as bases da nossa certeza?
Isto nos conduz à segunda lição:
2. Aprendemos também quais são as bases da oração de fé
2.1. A primeira base que eles tinham era o conhecimento de quem é Deus
Eles conheciam o Deus em quem eles criam (Daniel 11:32 nos diz que o povo que conhece ao seu Deus será forte e ativo)
No v.24, eles dizem que ele é o Soberano Senhor, o Criador.
No v.28, que Deus é o Senhor soberano da história, que tem tudo sob seu controle, até mesmo quando os inimigos se levantam.
No v.29, que Deus é aquele que opera até mesmo as disposições interiores (mente e coração humanos) - Ele é quem dá coragem, quem inclina os corações segundo o seu querer, ele é quem concede força interior, amor, moderação, fé, arrependimento dos pecados, esperança diante das dificuldades.
No v. 30, ele é poderoso para operar curas, sinais, prodígios: criam não apenas que Deus predeterminou tudo, mas que atua, age, intervém a cada instante, movendo a história pelo poder de sua vontade. Para eles, milagre era a coisa mais natural do mundo, visto que Deus nunca cessa de agir.
2.2 – A segunda base: o conhecimento que tinham do propósito de Deus
No v.28, dizem que o que estava acontecendo era propósito de Deus.
Como eles sabiam disto? Deus o revelou em sua Palavra, e eles a conheciam.
Leiamos novamente os vs. 25-27
(Tu, Soberano Senhor) que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,
Estas palavras correspondem ao que está escrito em Salmos 2:1, 2.
E segundo eles entendiam, o Salmo 2 é Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo, através de Davi; é revelação do propósito de Deus.
E com base nesse conhecimento oravam com fé.
Por que podemos orar por santificação? Porque esta é a vontade de Deus revelada na Bíblia.
Por que podemos orar por poder para vencer o pecado, as tentações? Porque esta é a vontade de Deus revelada na Bíblia.
Por que orar pelo crescimento da igreja? Porque esta é a vontade de Deus revelada na Bíblia.
Por que levar a Deus todas as nossas necessidades, todas as nossas ansiedades?  Porque esta é a vontade de Deus, revelada na Bíblia.
2.3 – A terceira base: o conhecimento que tinham de suas vidas, dentro do propósito de Deus
No v.29, eles chamam-se a si mesmos servos do Senhor – Senhor, somos o teu povo, os teus escolhidos, teus amados (E se Deus é por nós, quem será contra nós?).
Estavam a serviço de Deus, para o cumprimento de sua vontade. Não eram donos de si mesmos. Suas vidas eram totalmente dedicadas ao Senhor e ao seu serviço.
Amados, somos servos de Deus desta hora. Somos seus amados. Seus escolhidos em quem ele se deleita, em quem ele tem prazer de abençoar.
O propósito de Deus é edificar sua igreja, é edificar nossas vidas no conhecimento dele, é alcançar e abençoar outras vidas por nosso intermédio.
Então, por meio da fé na palavra de Deus, por meio da fé em Jesus, dediquemo-nos a orar, a testemunhar, a trabalhar, a pedir-lhe que ele nos use.
3. Em terceiro lugar, aprendemos quais são os resultados da oração
De acordo com Jesus uma das maiores evidências do agir do Espírito Santo em nós é o desejo e a alegria de testemunhar a respeito dele. E foi exatamente isto o que aconteceu quando o Senhor respondeu à oração da igreja:
v. 31
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Agora eu gostaria de relacionar dois outros textos:
Em Lucas 11:13 nós lemos:
Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
E em Mateus 7:11
Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Em Lucas Jesus nos ensina que devemos pedir ao Pai celestial, e ele nos dará de seu Santo Espírito. No texto paralelo, de Mateus 7:11, ele diz que se pedirmos ele nos dará toda a sorte de coisas boas. A implicação é que o Espírito Santo é a fonte de todas as coisas boas, como fé, coragem, amor, etc.
Se formos cheios do Espírito, mais condições temos de andar de acordo com os propósitos de Deus para nós, conforme revelados em sua Palavra.
Mais dois textos
Efésios 5:18
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito...
À luz deste texto, eu pergunto: Deus deseja que sejamos cheios do Espírito Santo?  Deus deseja que tenhamos poder para testemunhar? Deus deseja nos dar toda sorte de coisas boas?
Se deseja, o que ele fará se nos dedicarmos a pedir-lhe?
1ª João 5:14, 15
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.  15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
Conclusão e aplicação
O Evangelho é uma mensagem maravilhosa: diz que por meio de Jesus Cristo, podemos nos achegar pessoalmente a Deus, o nosso criador, o criador de todo o universo, aquele que é Senhor absoluto de todas as coisas, que governa todas as coisas, que governa nossa vida, e que também é nosso amoroso pai celestial, que promete atender a cada uma de nossas necessidades.
Você pode falar com Deus, lançar sobre ele suas ansiedades, porque ele tem cuidado de você.
Irmão, nunca deixe de orar, nunca desanime de orar:
Como Jesus ensinou, ore na igreja, com seus irmãos, pois onde estão, dois ou três, ele está no meio deles
Ore sozinho, no teu quarto, em secreto...
Ore sem cessar. Ore! Ore! Ore!

Vamos orar agora?

3 comentários:

▲Topo