Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 26 de janeiro de 2014

Amor sem fim - Oséias 3

IPC em Pda.de Taipas
Domingo, 26 de janeiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados, vamos ler o cap. 3 do profeta Oséias
Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.  2 Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada; 3 e lhe disse: tu esperarás por mim muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti.  4 Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar.  5 Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.
Estes versículos contêm a narrativa da história de um amor muito forte. Do amor de um homem por uma mulher. Do amor de Oséias, um profeta do Senhor que viveu em Israel por volta de 750 AC, por sua esposa Gômer, que embora tão amada foi tão infiel ao seu marido, abandonando-o e trocando-o por outro homem.
E o Senhor, tomando o casamento de Oséias como uma ilustração, mostra que assim também estava acontecendo entre ele, Deus, e seu povo Israel.
Há duas expressões no v.1 que nos ajudam a entender que se tratava da esposa de Oséias:
A primeira é a palavra “adúltera”: mulher casada, que estava sendo infiel ao marido. Oséias deveria tomá-la para si. Deus não lhe ordenaria a tomar a esposa de outro homem, do contrário, seria adultério também.
A segunda expressão é “Vai outra vez”: Por quê? Porque esta seria a segunda vez que Oséias deveria ir em busca desta mulher.
A primeira vez que Oséias foi em busca de Gômer está descrita no cap. 1:2, 3, onde se narra o que aconteceu quando ele sentiu-se chamado para ser profeta.
2 Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.  3 Foi-se, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.
“Toma uma mulher de prostituições... Que lhe dará filhos de prostituição...”
E assim aconteceu: ela lhe deu um filho de prostituição.
O casamento de Oséias foi muito difícil.
Quando lhe nasceu o primeiro filho, foi chamado Jezreel, por causa dos crimes de Israel naquele vale.
O v.6 diz que depois nasceu uma menina. E o Senhor ordenou que ela fosse chamada “Lo-Rua-Ma”, que quer dizer “Desfavorecida”.
Depois, v.9, outro menino, a quem Deus chamou “Lo-ami”: “Não meu povo”.
Assim, de filho em filho, de pecado em pecado, a crise familiar foi se agravando. Porque Gômer não amava seu esposo. Um dia ela não suportou mais ficar em casa e foi-se embora com um amigo. E acabou como uma verdadeira escrava, um objeto nas mãos de alguém que por sua vez também não a amava.
Por isso Deus lhe disse:
“Vai outra vez, ama esta mulher, amada de seu amigo, e adúltera, da mesma maneira como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem bolos de passas”.
Aqui, o Senhor compara as relações de Oséias com Gômer, com as suas relações com Israel: os dois estavam sendo traídos.
Deus ama Israel, mas seu povo estava olhando para outros deuses.
Israel gostava das coisas de Deus.
O v.4 cita três bênçãos muito apreciadas por Israel:
A primeira era o rei, o ungido de Deus para apascentar o seu povo.
A segunda, “o sacrifício”: eram importantes ordenanças estipuladas por Deus que tinham a ver com sua provisão para o perdão dos pecados.
E a terceira bênção era o éfode (estola sacerdotal): as roupas especiais com as quais o sacerdote representava Israel diante de Deus.
Na estola o sacerdote trazia sobre o peito com doze pedras preciosas, que representavam as doze tribos de Israel (Êx 28:12).
E também o “urim” e o “tumim”, que eram usadas para consultar ao Senhor (Nm 26:55; 1º Sm 14:42; Js 7:14; 14:2).
Mas, ao mesmo tempo, havia também a estátua (ou coluna) e os terafim (ídolos do lar).
A estátua aqui mencionada era uma coluna erigida a Baal, um falso deus cananita.
Os terafim eram pequenas estátuas usadas no culto doméstico.
E os bolos de passas eram feitos em honra à deusa da fertilidade.
Os israelitas cultuavam a Deus e a Baal.
Ao Senhor e às imagens.
Para eles, Pai celestial não estava sendo suficiente, por isso serviam a Deus e ao diabo, a Deus e o mundo
Oséias, pois, que amava profundamente a Deus, e não tinha o seu próprio ego por precioso, de acordo com a palavra de Deus foi até o “amigo” - e que “amigo”.
Gostava tão pouco daquela mulher que a vendeu.
Por 15 moedas de prata e 200 litros de cevada Oséias a levou.
E Oséias, segundo a vontade de Deus, amou-a, perdoando-lhe e recebendo-a de volta.
Então lhe disse:
“Você vai esperar por mim muitos dias; não vai se prostituir, não vai mais me trair; durante esse tempo não teremos relações conjugais, e eu também estarei esperando por você, pelo seu amor” (paráfrase do v. 3).
“Por que desta maneira”, disse o Senhor, “será também comigo e Israel”.
Eles ficarão muitos dias sem rei, sem príncipe, sem estátua, sem ídolos do lar, sem sacrifício,
Até que, enfim, arrepender-se-ão, voltar-se-ão para mim, e se aproximarão de mim e da minha bondade.
E foi assim que aconteceu:
Nos dias de Senaqueribe, rei da Assíria, começou o fim de Israel, o reino do norte.
Até que neste tempo que o Novo Testamento chama de “últimos dias”, os verdadeiros israelitas tem se convertido ao Senhor Jesus (Ex.: At 2:17; Gl 3:7-9).
Para nós, neste tempo que se chama hoje, o que podemos aprender da Palavra do Senhor, aqui registrada?
1. Aprendemos quão imenso, como é rico, como é infinito amor que Deus tem para com seu povo
1.1 - Deus nunca desiste de nos amar
No v. 1 ele diz: “Vai outra vez”, de novo: mesmo que ela tenha sido infiel, mesmo que ela não tenha correspondido; continua amando, da mesma maneira que o Senhor ama aos filhos de Israel.
O amor de Deus é algo que não acaba nunca.
A Bíblia conta como é que Deus se empenhou para vir nos buscar:
Por exemplo, em Lucas cap. 15 Jesus nos conta três parábolas que descrevem o amor de Deus:
A primeira é a parábola da ovelha perdida: onde um pastor, tendo 100 ovelhas, certo fim de tarde percebe que uma de suas ovelhas se perdeu no deserto. Então ele deixa as outras noventa e nove em segurança e sai em busca daquela que se perdeu. Ele só tem sossego no coração quando encontra a ovelha perdida.
A segunda é a parábola da moeda perdida: uma dona de casa tinha dez moedas, disse Jesus, e um dia deu pela falta de uma delas: então ela abriu as janelas, acendeu as lâmpadas, arrastou os móveis, varreu a casa, e só se satisfez quando encontrou a moeda perdia.
E a terceira parábola, a do filho perdido: a história de um pai que um dia viu seu filho sair de casa, para viver uma verdadeira vida morta, dissipando seus bens numa vida dissoluta, com mulheres e amigos errados, bebedeiras. O pai só voltou a ter alegria quando aquele filho se arrependeu e voltou para casa. E o pai o recebeu com uma alegria imensa, de braços abertos.
O que nosso Salvador quis dizer é que assim é o amor de Deus por nós: um amor que persevera, que deseja, que busca.
Jr 31:3
De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
Amor eterno, benigno.
Sabe porque você está aqui hoje? Porque Deus ama você: o fato de você estar aqui, e não lá fora fazendo o que o diabo gosta, o fato de você estará aqui participando dos cânticos, das orações, gozando este tempo de fraternidade espiritual, ouvindo a pregação da palavra de Deus, são evidências de que hoje é tempo em que Deus está chamando você para crer em seu amor.
1.2 – Veja a intensidade do amor do Senhor: Deus ama Israel, embora...
Deus não nos amou por causa de nossa justiça, ou amor, ou fidelidade.
Israel é como uma mulher adúltera: não uma mulher que havia sido, mas uma mulher que estava em adultério, e que de acordo com a lei deveria ser apedrejada até à morte.
Mas em vez de apedrejamento, a esposa de Oséias deveria ser amada, perdoada, e restaurada.
E é assim que Deus nos ama.
Rm 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O salário do pecado é a morte
Rm 5:8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
É assim que Deus nos ama
Deus ama os pecadores
2. Mas esta história também nos fala da dureza, da insensibilidade, da infidelidade dos homens para com Deus e seu amor
Gômer tem um esposo que a ama, que a tirou da prostituição - e olha para outros homens...
Israel tem as coisas de Deus - foi liberto do Egito; tem a lei, os profetas, os sacerdotes, habita uma terra fértil, tem proteção, trabalho, felicidade - mas olha para outros deuses; gosta de bolos de passas (v.1)
Talvez fiquemos sem entender a atitude de Gômer.
Talvez fiquemos sem entender a atitude dos israelitas.
Mas será que é diferente conosco?
Temos sido plenamente fiéis a Deus? À sua palavra? À sua vontade, aos seus mandamentos?
Assim como aquele falso amigo levou a esposa de Oséias, há um falso amigo que busca afastar-nos de Deus.
Fico imaginando aquele falso amigo tentando a esposa de Oséias, fazendo juras de amor, prometendo felicidade fora do lar:
- “Você, uma mulher tão bonita, presa aqui, lavando louça, lavando a roupa deste homem, você não foi feita pra isso; vem comigo que eu posso te dar coisas melhores, vem gozar a vida...”
Assim também Satanás. Ele começou lá no Jardim do Éden. Enganou, seduziu Eva - dizia que o pecado era bom, e que Deus, ao proibir certa coisa, na realidade estava tentando impedir que eles fossem livres (Gn 3:4-6).
Da mesma forma ele nos tenta dizendo que as coisas proibidas não são realmente proibidas. Mas cuidado!
Ef 2:1-3
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Aqui Espírito Santo nos diz que quando fazemos a vontade de nossa própria carne, que quando estamos seguindo o curso de pecados deste mundo, estamos satisfazendo os desejos de Satanás.
Tg 4:4
Infiéis (adúlteros e adúlteras), não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Jo 10:10
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
O fruto que Israel colheu foi o exílio. O fruto que Gômer colheu foi a escravidão. O fruto de pecado é isto: destruição da paz, da alegria e de tudo o que é bom.
3. Oséias também nos lembra do preço pago por Deus, para nos libertar do inimigo
Oséias pagou “barato”.
Mas o preço que Deus por nós foi grande demais.
At 20:28
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Deus pagou com seu próprio sangue, isto é, com a sua própria vida dada na cruz, morrendo em nosso lugar.
Porque Deus amou ao mundo pecador com tanta intensidade que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).
Ef 1:7
(Em Cristo) temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça...
Ele nos libertou do poder do pecado, do mundo e do diabo.
Isto envolveu sofrimento imenso.
Todo o castigo que era nosso caiu sobre ele
Porque ele nos amou; quis nos dar vida, nos libertar.
4. Aprendemos qual é a atitude que devemos ter diante do amor de Deus
v. 5
Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.
No v. 4 nós vemos o que acontece quando um filho de Deus tem um coração divido: nada o satisfaz; ele quer servir a Deus, mas também olha para outros deuses; ele busca a vontade de Deus, mas também quer fazer a sua própria vontade; ele quer fazer parte da igreja, mas também quer uma vida mundana.
E o v. 5 diz que a vida deles só será verdadeiramente livre quando fizerem o que Deus deseja, isto é, que se arrependam, voltem para o Senhor, aproximem-se de sua bondade.
Que últimos dias são estes dos quais nos fala o profeta? São os dias em que os escolhidos do Senhor finalmente entendem quão grande é o seu amor para com eles.
Quando entendem este amor e voltam-se para o Senhor, experimentam o quanto ele é bom, pois o Espírito Santo diz: Provai e vede que o Senhor é bom (Sl 34:8, 9).
Bem nenhum falta aos que o temem:
Não falta a alegria da salvação
Não falta a alegria do perdão dos pecados
Não falta a alegria de uma vida cheia do Espírito
Não falta a alegria de um viver na presença de Deus
Não falta a  alegria da vida eterna
Aplicação
Se o amor de Deus por nós é assim, eu gostaria de fazer algumas aplicações destas verdades para nossa vida:
1. Para aqueles que já são crentes em Jesus, isto é, para aqueles que já receberam o Filho de Deus como seu salvador, que entregaram sua vida a ele e agora o seguem.
Existe alguma outra pessoa, ou alguma coisa em sua vida que assume a forma de um ídolo em seu coração?
Quero dizer, existe alguma infidelidade a Deus, algum pecado que você deve abandonar? Algum amor às coisas mundanas que desagradam ao Pai? Existe alguma área em sua vida, na qual você está contrariando à vontade de Deus?
Se houver, confesse, abandone, volte-se para o amor do Pai; amor eterno, inesgotável, insuperável. Deleite-se numa vida de plena comunhão com Deus.
2. Para aqueles que ainda não seguem a Jesus
Deus ama pecadores.
Jesus veio para buscar as ovelhas desgarradas, de dar vida aos espiritualmente mortos, buscar o filho perdido, de libertar os cativos do diabo.
Se você não tem Jesus então sabe o que o pecado tem feito em sua vida: escravidão a vícios, adultérios, inimizades, mentiras, medo, violência, coisas semelhantes a estas e por fim a morte eterna são o fruto de uma alma escrava de sua própria vontade e separada de Deus.
Mas em Jesus, na morte de Jesus pelos nossos pecados, em nosso lugar, há perdão, há redenção, há cura e libertação.
Confie em Jesus, entregue sua vida a ele, e ele te salvará.
3. Para todos os que aqui estamos
Adoremos a Deus por seu amor e justiça. Adoremos a Deus por tão grande salvação.
Prestemos atenção em Oséias.
Este homem de Deus foi traído, e mais de uma vez, por sua esposa.
Mas, atendendo à palavra de Deus, ele negou-se a si mesmo; ele a perdoou, ele a buscou, ele a restaurou. O nome disto é amor.
Assim como Cristo amou à sua igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Porque quando um homem conhece o amor e o perdão de Deus, o seu coração é transformado.
Ele tem no coração o poder do Espírito Santo, que lhe dá esta mesma capacidade de amar, perdoar e restaurar.
Há alguém, em alguma área de sua vida, que precisa do seu perdão, ou a quem você precisa perdoar no seu coração?
Se houver, perdoe, agora, em nome do Senhor. E com isto você estará sendo um imitador do seu Pai celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo