Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 19 de janeiro de 2014

Como experimentar o amor e o perdão de Deus [1] - Sl 32

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 19 de janeiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler o Salmo 32
Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.  2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.  3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.  5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.  6 Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.  7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.  8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.  9 Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.  10 Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.  11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.
Bem-aventurado (feliz) o homem cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (vs. 1, 2).
O plano de Deus é que a vida cristã seja cheia de bênção, alegria, satisfação e significado.
Jesus disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
“Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei...” (Jo 14:14).
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância...” (Jo 10:10).
E Paulo escreveu:
“Não andeis ansiosos por cousa alguma...” (Fp 4:6 ).
“Regozijai-vos sempre, alegrai-vos no Senhor...” (1ª Ts 5:16; Fp 3:1).
“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5:22,23).
Portanto, o desejo de Deus é que a cada dia possamos dizer: “Este é o dia que fez o Senhor! Alegremo-nos e regozijemo-nos nele” (Sl 118:24).
Mas, se queremos ser realistas, temos de admitir que muitas vezes não é assim que acontece conosco.
Tantas vezes nos pegamos tristes, abatidos, deprimidos.
“Para muitos, a vida cristã é um fardo, uma terrível cruz a ser suportada em antecipação ao céu” (Bill Bright).
Qual será a razão?
De acordo com a Bíblia, existem várias razões pelas quais é possível um crente sentir-se entristecido, e até mesmo deprimido: às vezes, pode ser um desejo, uma bênção que ele tem esperado, mas que parece ser demorada em chegar, ou pode ser porque as pessoas à sua volta estão andando em rebelião contra Deus, ou as circunstâncias são adversas, ou problemas de saúde.
Mas, de todas as razões que podem fazer com que o crente se torne uma pessoa triste e abatida, a pior delas, é o pecado.
Esse salmo que lemos foi escrito por um homem que conheceu, em sua experiência, o que é abatimento, o que é depressão espiritual.
Mas aprendeu também qual era a razão, e como solucionar o seu problema.
Por conseguinte, temos muito a aprender com ele.
1 – Primeiro vejamos o problema: os dias de derrota em sua vida espiritual
vs. 3, 4
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.  4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
“Envelheceram os meu ossos, pelos meus constantes gemidos”
Ele perdeu a juventude; chorava o tempo todo.
“A tua mão pesava sobre mim...”
Estava sendo disciplinado por Deus.
“O meu vigor se tornou em sequidão de estio”...  (seca de verão)
Davi, escolhido de Deus, rei de Israel, ungido do Senhor, profeta de Deus, de cujo interior deveriam estar fruindo “rios de água viva”, estava se seco e sem vida.
2 – Agora vejamos a razão desta sequidão: o pecado
vs. 3, 5
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia
Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Enquanto calei os meus pecados... - v.3
Confessei-te o meu pecado... - v.5
Quando nós pensamos em pecado na vida do rei Davi, quase que imediatamente nos lembramos daquela triste história de adultério, mentiras e assassinato registrada em 2º Samuel 11.
Ali a Bíblia conta que certa ocasião, enquanto os exércitos de Israel estavam na batalha contra seus inimigos, e Davi não saiu à frente, como era costume dos reis.
Ele ficou em seu palácio, e foi nesta ocasião que cometeu adultério.
Algum tempo depois a mulher enviou um recado ao rei: Estou grávida.
E desejando encobrir o seu pecado, Davi ordenou que Urias, o marido dela, fosse colocado na linha de frente na batalha. Ali o marido morreu.
Mas Deus se irou contra Davi, e o repreendeu duramente.
A mão do Senhor passou a pesar sobre ele.
É isto o que o pecado faz conosco. Ele nos separa de Deus:
Is 59:1, 2
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.  2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Mas Deus não nos mostra apenas o problema...
3 – Também nos ensina a solução dada por Deus, que é a confissão dos nossos pecados
No v. 3 ele diz: Enquanto eu calei...
E no v. 5: Confessarei...
A solução para o problema dos nossos pecados é confessá-los a Deus.
A palavra “confessar” significa “falar a mesma coisa, concordar, declarar a verdade, falar a verdade”.
Nossa tendência natural é fugir, se esconder, como Adão fugiu.
Mas a solução apresentada por Deus não é que fujamos de sua presença, ao contrário, é que nos aproximemos e confessemos a ele.
1ª Jo 1:7-9
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.  8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.  9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
O sangue de Jesus é poderoso para nos purificar de todo o pecado.
Para isto o que precisamos fazer é simplesmente “andar na luz”, admitir que temos pecados.
Nem sempre adulteramos, mas sempre pecamos.
Pois como diz o apóstolo João, “pecado é a transgressão da lei”  (1ª Jo 3:4). Cada vez que nós desobedecemos àquilo que diz a Palavra de Deus estamos pecado.
Além disto, como nos ensina Tiago, “aquele que sabe que deve fazer o bem, mas não o faz, nisto está pecando” (Tg 4:17).
Davi confessou suas transgressões, e é isto o que nós também precisamos fazer.
4 – Por último, consideremos os resultados da confissão
Eles estão mencionados nos vs. 5-11
O v. 5 descreve o fato do perdão. Se confessarmos Deus nos perdoa e então nada nos separa dele.
O v. 6a descreve uma vida renovada de oração.
Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te.
Também lemos sobre a vitória espiritual em meio às tribulações - vs. 6b,7
Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.  7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.
Uma vida orientada por Deus  e afirmada nos vs. 8,9
Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.  9 Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.
E nos vs. 10 e 11, uma vida cheia de alegria, um verdadeiro “céu na terra”.
Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.  11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.
Conclusão e aplicação
Vamos ler Provérbios 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Para que possamos viver com alegria e vitória, abundantes na oração e dirigidos por Deus, é necessário que não haja, entre nós e Deus, nenhum pecado deliberado.
Quero dizer: nem sempre nós temos consciência de cada pecado; mas na medida em que buscamos comunhão com Deus, na medida em que ele nos confronta através da pregação, da leitura bíblica, do conselho de irmãos, na medida em que o Espírito Santo fala à nossa consciência, nós devemos admitir nossas transgressões, buscar a purificação por meio de Jesus e o viver na sua luz.
Por exemplo, a Bíblia diz:
“Em tudo dai graças...”
“Orai sem cessar...”
“Buscai primeiro o reino de Deus e  a sua justiça...”
“Ide e pregai...”
“Filhos, obedecei aos vossos pais...”
“Esposas, sede submissas aos vossos maridos...”
“Maridos, amai vossas esposas...”
“Pais, não irriteis vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor...”
“Perdoando-vos uns aos outros..., andai em amor...”
Se você percebe que tem desobedecido à santa Palavra de Deus, confesse, mude de atitude, e renove o seu andar com o Senhor.




[1] Título de um livreto de Bill Bright, que trata da confissão de pecados

Um comentário:

▲Topo