Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 29 de abril de 2018

Barro nas mãos do oleiro - Jr 18:1-6

3ª IPC de Guarulhos
Domingo, 29 de abril de 2018
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Jeremias 18:1-6
“Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:  2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.  3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.  4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.  5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR:  6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -- diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Ao sul de Jerusalém, num lugar chamado “Vale de Hinon”, havia uma região conhecida como o “Campo do Oleiro”. Era um centro manufatureiro de cerâmica.
Naquela época não havia objetos de plástico, e os de pedra, vidro ou metal eram muito caros.
Por isto a argila, um material abundante e versátil, era largamente empregada, para se fazer copos, bacias, vasos, jarras para leite, vinho, cerveja, água; xícaras, lamparinas, tigelas, potes, pratos – tudo era feito de argila naquele lugar.
O oleiro tomava uma porção de argila, misturava com água, colocava sobre as rodas de um torno vertical, e à medida em que o torno girava, ele ia dando àquela massa a forma que desejasse. Depois pintava e colocava para secar.
Pois bem, um dia o Espírito Santo disse a Jeremias:
“Levante-se, vá à casa do oleiro, e lá você ouvirá a minha palavra”.
Jeremias fez como o Senhor ordenou. Na casa do oleiro, ficou observando o homem trabalhando.
De repente, o vaso se estragou, se deformou em sua mão. O oleiro não desistiu: amassou o barro e começou de novo, para fazer o vaso que desejava.
Então, através do que viu, Jeremias ouviu a Palavra do Senhor:
v. 6 - “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
“Israel, meu povo, meus filhos, minha igreja, será que eu não tenho o direito e o poder de fazer com a vida de vocês da mesma maneira que este oleiro faz com o barro em suas mãos? Assim como o barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos”.
Numa belíssima metáfora, o Senhor afirma sua total soberania sobre a vida humana: sobre as nações, e também a sua total soberania sobre a vida de cada um de nós.
O Espírito diz que Deus é soberano sobre a nossa vida. Vamos meditar sobre esta verdade maravilhosa.
1. Todo o nosso ser, toda a nossa vida, está nas mãos do Senhor Deus - v.6
– “Assim como o barro está nas mãos do oleiro que, tomando a argila, a mistura com água, a amassa, a coloca sobre as rodas, e faz dela um utensílio, assim são vocês nas minhas mãos...”
Nossa vida, meus amados, não pertence a nós mesmos.
Leiamos Jr 10:23
“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.”
Se nossa vida não nos pertence, se não está em nossas mãos o dirigir o nosso destino, estaremos então à mercê do acaso, como uma folha que voa ao sabor do vento?
Não!  Nós pertencemos a Deus. Dentro deste contexto, há uma passagem bastante conhecida nossa, que vale a pena citar:
Sl 139:13-16
“Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.  14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;  15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.  16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”
Sempre que menciono esta passagem, gosto de enfatizar que a formação de nosso ser, lá no ventre de nossa mãe, desde o momento de nossa concepção, quando as células de nossos pais se encontraram, é obra das mãos do Senhor.
Nós somos criação de Deus. A nossa aparência física é obra das mãos do Senhor.
Mas o que eu gostaria de destacar agora é o v. 16b:
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”
Cada um dos nossos dias foi antecipadamente escrito e determinado por Deus.
Cada um dos nossos passos está nas mãos de Deus, o nosso destino está nas mãos de Deus.
Nada disto cabe a nós determinar: o nosso trabalho, o lugar do nascimento, a família, o lugar onde morar, os amigos, o casamento, a saúde, tudo.
Até hoje, tudo quanto aconteceu na sua vida, está nas mãos de Deus, no presente, tudo está nas mãos de Deus, o futuro está nas mãos de Deus. Até mesmo as profundezas do nosso ser, as inclinações últimas do coração, estão nas mãos do Senhor:
Sl 33:13-15
“O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens;  14 do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,  15 ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.”
“Ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” As decisões, as boas disposições da mente, as atitudes, ele é quem opera em nós.
Até a conversão de nossa vida a ele é obra de suas mãos, concedendo-nos o arrependimento, a fé, o entendimento espiritual:
At 16:14
“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.”
2. O nosso ser, a nossa vida, o Senhor dirige como melhor lhe parece - v. 4b
“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.”
Deus dirige a nossa vida de acordo com o propósito de sua vontade.
Há três afirmações da Bíblia que desejo mencionar, que nos mostram o propósito de Deus ao dirigir a vida dos seus ecolhidos:
2.1. Isaías 43:7 – nós o povo de Deus, fomos criados para a glória dele
“A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.”
A principal razão da sua existência é esta: Deus criou você para o louvor de sua glória, isto é, para que através de sua vida o nome dele seja honrado, exaltado.
Agora veja: vamos supor que alguém contrate um profissional para que realize algum trabalho. Um pintor, por exemplo. Você o contrata para pintar sua casa. Então ele vem e realiza seu trabalho.
Se ele realizar bem o seu trabalho, o nome dele será honrado, você falará dele para outras pessoas e o recomendará, não é mesmo? Mas se ele for um mau trabalhador, e alguém lhe pedir informações a respeito dele, você terá coragem de recomendar este mal profissional? É claro que não.
Amados, se Deus nos criou para a glória do seu nome, é evidente que ele nos criou do melhor modo, que ele está realizando em nós o mais excelente trabalho, pois não deseja que por nossa causa o seu nome seja blasfemado.
Por isto conscientemente devemos viver para glorificar a Deus (Is 43:21)
2.2. Romanos 9:21-24 – Nós somos vasos de misericórdia
“Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?  22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,  23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,  24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
Aqui, o apóstolo está dando um passo adiante, além do fato de que o Senhor é o nosso criador.
Está explicando que, por causa do pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva, todos nós nascemos também com uma natureza pecaminosa, inclinada a fazer o que é mau, e que por causa disto, se Deus condenasse a todos nós à perdição eterna, ainda assim ele continuaria sendo justo.
Ele endurece a quem quer, e tem misericórdia de quem quer. Ao contemplar a dureza do coração de Faraó, decidiu deixá-lo entregue à sua própria dureza.
Mas, e quanto a nós, o que Deus fez? Ele, que tem todo o direito de nos condenar, de fazer de nós, vasos de sua ira, de nos condenar à perdição eterna, decidiu fazer de nós, os que nele cremos e dele nos aproximamos por meio de seu Filho, Jesus Cristo, vasos de misericórdia, pessoas destinadas a receber sua misericórdia, seu perdão, sua salvação.
Vasos de misericórdia; e misericórdias que não tem fim – o que me vem à mente é um vaso no qual uma pessoa começa a derramar água, para enchê-lo. Então ela enche o vaso, mas continua a derramar esta água, de modo que ela transborda, e vai se derramando para fora, e a pessoa continua a derramar água, como num chafariz que jamais deixa de fluir.
Lm 3:22, 23
“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
As misericórdias do Senhor não têm fim. Agora veja o contexto em que ele diz isto – ele está sofrendo, por causa da desobediência à Palavra do Senhor (1:18), mas reconhece que até seu sofrimento é por causa da misericórdia de Deus, que através desse sofrimento o leva de volta aos seus caminhos.
Lm 3:34-33
“A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. 25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. 27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; 29 ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. 30 Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. 31 O Senhor não rejeitará para sempre; 32 pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; 33 porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens”.
Tudo na tua vida, cada instante, não é somente para a glória de Deus, mas é também debaixo da graça de Deus, de seu perdão, bondade e amor.
Por isto Paulo diz em Rm 8:28, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados de acordo com seu propósito.
2.3. 1ª Pe 3:7 – Somos herdeiros da graça de vida
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte (vaso) mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”
A mulher deve ser considerada pelo homem como o vaso mais frágil, de constituição mais delicada.
A idéia é que o homem tem nas mãos um bem precioso, e sabe daquelas coisas preciosas e delicadas, nas quais há uma embalagem que diz: “Cuidado! Frágil!”? Assim o marido deve cuidar de sua esposa.
Mas o que desejo enfatizar é que, segundo este texto, tanto o homem quanto a mulher são vasos nas mãos do Senhor, e como vasos, herdeiros da graça de vida, ou vida da graça, isto é, herdeiros da salvação eterna
3. De nosso ser, de nossa vida, à qual o Senhor está dirigindo, moldando segundo seu propósito, ele não desiste - v. 4
O vaso se estragou, se deformou nas mãos do oleiro.
Certa vez um irmão estava me explicando como acontece isto – o oleiro vai ao campo, do solo extrai a argila com a qual irá trabalhar e a coloca sobre a roda.
Acontece que esta argila está misturada com pedras, sujeiras, gravetos, e quando a argila começa a ser girada e moldada, estas impurezas começam a vir para fora, para serem retiradas. Muitas vezes é um pedaço de pedra tão grande que deixa um buraco no vaso que está sendo moldado.
Então o oleiro amassa o barro de novo e recomeça.
Irmãos, a analogia é óbvia: assim também conosco, à medida em que Deus realiza sua obra em nós.
Ele nos tomou do lamaçal de uma vida de pecado, e agora está a cada dia nos moldando, para sermos santificados em toda a nossa maneira de ser, até que a imagem, o caráter de Cristo seja formado em nós.
As nossas impurezas, as nossas fraquezas, vão aparecendo, vêm à tona, à medida em que o Espírito de Deus trabalha em nós
E a obra de Deus em nós produz aquilo que muitos teólogos chamam “quebrantamento”.
Por quebrantamento nos referimos àquela obra que Deus realiza através da Palavra, das circunstâncias, dos amigos, e que nos leva a reconhecer que não somos nada de nós mesmos, ao contrário, se somos grandes em alguma coisa é em pecado.
É aquela obra que nos leva a ser arrependidos, mansos, humildes, capazes de aprender, capazes de perdoar, benignos e ternos, como o Senhor Jesus
E quando permitimos que Deus nos quebrante, percebemos quão grande é a sua graça para conosco.
2ª Co 4:7 ­– Vasos de barro
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”
O tesouro ao qual o apóstolo Paulo se refere é, usando as palavras dele, o conhecimento da glória de Deus através de Jesus Cristo, que nos orienta, nos ilumina, nos santifica, por meio do Espírito Santo que habita em nós
Este grande tesouro está em vasos frágeis, quebradiços, mas está, e não vai nos deixar nunca.
– “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei” (Hb 13:5)
Eu acho que uma das mais belas ilustrações desta verdade é o que Jesus fez com Pedro após sua morte e ressurreição – a maneira como ele o restaurou completamente.
Deus não desiste de nós. Deus não desiste de nos amar.
Conclusão e aplicação
Nossa vida e destino estão nas mãos do Senhor
Ele decidiu fazer de nós, para sua gloria, vasos de misericórdia, herdeiros da vida eterna.
Embora sendo tão pecadores, propensos ao erro, ele não desiste de nós. Trabalha incessantemente, para nos purificar, para nos santificar, para fazer de nós vasos de honra para o seu nome.
O que esta doutrina deve provocar em nós?
1. Uma inabalável confiança no amor, sabedoria e providência de Deus, em todas as circunstâncias de nossa vida. Deus nos ama, ele sabe o que faz, e em tudo está nos moldando segundo o seu querer – 2ª Co 4:7-9, 16
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos”
“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”
2. Uma busca constante por uma vida santa, pura, separada do pecado, para que conscientemente glorifiquemos a Deus com nossa vida – 2ª Tm 2:20,21
“Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.  21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.”
3. Uma atitude de gratidão e submissão aos propósitos de Deus. Não temos o direito de nos rebelar contra alguém que é todo poderoso, todo amor e todo sabedoria – Is 45:7
“Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça?.”
4. Uma atitude de louvor em todo o tempo – Is 43:21
Pois somos que, diz o Senhor, “...que formei para mim, para celebrar o meu louvor” (Is 43:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo