Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ouvindo a voz de Deus - 1º Sm 3

Pr. Plínio Fernandes
O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes.  2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,  3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,  4 o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!  5 Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou.  6 Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.  7 Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.  8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem.  9 Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.  10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.  11 Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.  12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.  13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.  14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.  15 Ficou Samuel deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do SENHOR; porém temia relatar a visão a Eli.  16 Chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho! Ele respondeu: Eis-me aqui!  17 Então, ele disse: Que é que o SENHOR te falou? Peço-te que mo não encubras; assim Deus te faça o que bem lhe aprouver se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou.  18 Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu. E disse Eli: É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver.  19 Crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.  20 Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR.  21 Continuou o SENHOR a aparecer em Siló, enquanto por sua palavra o SENHOR se manifestava ali a Samuel. 
A história da vocação de Samuel para o ministério profético é muito bonita.
Desde pequeno, em cumprimento de um voto que sua mãe, Ana, fizera a Deus, Samuel foi entregue aos cuidados do sacerdote Eli, para que servisse ao Senhor todos os dias de sua vida.
Assim, desde menino, o pequeno Samuel vestia uma túnica que Ana fazia a cada ano, e diariamente servia ao Senhor no tabernáculo, que aqui é chamado templo.
Samuel estava crescendo em tempos de grande declínio espiritual em Israel, tempos em que a Palavra de Deus quase não se manifestava.
Mas estes tempos estavam se acabando, e ele seria um dos homens mais usados por Deus naquela nova fase da história sagrada: Samuel seria um profeta do Senhor, e instrumento dele até para a unção dos primeiros reis de Israel.
Mas antes que Samuel fosse levantado para anunciar a Palavra do Senhor, uma coisa essencial precisava acontecer: é que ele mesmo necessitava, antes, aprender a ouvir a voz de Deus.
Este texto nos conta como foi que isto aconteceu.
Nesta história há algo de maravilhoso: mesmo naqueles tempos difíceis, quando a Palavra do Senhor se tornou rara, o Senhor encontrou alguém que poderia ser usado como seu mensageiro.
Por um lado, nós vemos aqui o Espírito de Deus agindo, como de costume, soberanamente, escolhendo para seu profeta um homem, neste caso, um adolescente, que ele quis.
Mas ao mesmo tempo nós também percebemos que, como de costume, o Senhor não escolheu uma pessoa qualquer. Jesus nos ensina que o “Espírito sopra onde quer”, mas o Espírito é Santo, e não sopra sobre lugares ou pessoas de coração sujo.
Havia certas coisas, certos fatos sobre Samuel que o tornaram uma pessoa que pudesse ser escolhida e usada por Deus.
Samuel foi preparado para ouvir a voz do Senhor.
Por outro lado, nós como ovelhas de Jesus, somos encorajados por esta palavra de nosso Senhor que diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz...”.
Neste mundo de tanta confusão, tantas vozes, as ovelhas de Jesus podem discernir qual é a voz de seu pastor e segui-lo pelos pastos verdejantes, pelas águas tranqüilas, pelas veredas da justiça.

Preparando-se para ouvir a voz do Senhor. Seguindo o exemplo de Samuel, quero meditar com os irmãos sobre este assunto. O que fez de Samuel um homem preparado para ouvir a voz do Senhor?

1. Samuel estava vivendo em consagração ao Senhor.

v. 1 – “O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli”.
O v. 4 nos diz que o Senhor chamou o “menino”. Isto dá a entender que Samuel nesta época já era um adolescente, um rapazinho.
Havia, é claro, muitos adolescentes em Israel, e a maioria deles estava, certamente, “curtindo a vida de adolescente”.
Mas dentre todos aqueles adolescentes, um deles vivia de modo diferente: desde menino ele havia sido consagrado por seus pais para servir ao Senhor.
Aliás, que ele iria viver para servir ao Senhor havia sido o voto que Ana fizera a Deus antes mesmo de ficar gestante.
A história está registrada nos capítulos 1 e 2 aqui deste livro.
É que Ana era estéril, não conseguia ter filhos, e então, num dia de muita angústia de alma, quando ela orava a Deus sobre este assunto, fez esta promessa ao Senhor: se Deus lhe desse um filho, e fosse homem, este filho seria dedicado ao serviço divino por todos os dias de sua vida.
Nos dias de hoje, irmãos, muitas pessoas pensam mais ou menos assim:
– “Religião é uma coisa muito pessoal, que cada um deve decidir por si próprio. Eu vou deixar o meu filho crescer e mais tarde ele mesmo decide se irá seguir uma religião ou não”.
Mas meus irmãos, embora de fato, cada um seja responsável por sua própria alma diante de Deus, nós, os pais, não podemos deixar de conduzir nossos filhos aos caminhos do Senhor. Através do profeta Ezequiel o Senhor nos diz que os nossos filhos são filhos dele [1].
Se mais tarde eles não obedecerem ao Senhor eles darão conta de suas almas, mas nós temos o dever de ensiná-los e colocá-los no caminho.
Deus ouviu a oração de Ana, deu-lhe este menino, a quem ela chamou “Samuel, o Senhor ouve”. Ana cumpriu seu voto, consagrando seu filho ao Senhor.
Este foi o primeiro passo na vida de Samuel, que faria dele um homem de Deus.

1.1 – Eu gostaria de fazer uma primeira aplicação prática, a partir deste exemplo.

Quero me dirigir aos jovens, aos adolescentes, e também às crianças.
A maior parte de vocês teve este grande privilégio, o de serem batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Este batismo, seguindo o ensino da Palavra de Deus, foi o ato através do qual vocês foram dedicados por seus pais ao Senhor.
E quando vocês foram consagrados, o Senhor os recebeu – vocês são dele.
Vocês são preciosos aos olhos do Senhor.
Então façam como Samuel: vivam para servir ao Senhor, dediquem-se a ao Senhor.
Aproveitem a vida para servir a Jesus.
Que coisa linda um grupo de jovens que se reúne para orar e buscar a presença de Deus.
Que coisa linda adolescentes falando de Jesus para outros, dando testemunho de sua fé.

1.2 – Uma segunda aplicação, agora para os pais:

Recentemente, em duas ocasiões diferentes, eu ouvi o testemunho de irmãos que foram abençoados por causa da firmeza de seus pais.
Eles disseram mais ou menos assim:
– “Graças a Deus, quando eu era adolescente, meus pais não me deixaram fazer o que eu queria. Quando eu dizia que não queria ir para a igreja, eles disseram: quando você crescer e for dono de sua própria vida poderá fazer o que quiser, mas enquanto eu estiver te sustentando você tem que me obedecer”.
Não estou dizendo que devamos ser legalistas. Mas veja o que dizem os vs. 11-14
Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.  12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.  13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.  14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.
A casa de Eli foi amaldiçoada por Deus porque Eli deixou seus filhos entregues aos seus próprios desejos pecaminosos. Então sejamos zelosos e fiéis pela vida espiritual de nossos filhos.

1.3 – Uma terceira aplicação, agora para todos nós:

Samuel era um adolescente quando Deus começou a falar com ele, e ele começou a ser usado por Deus.
Não é óbvio? O Senhor usa pessoas de qualquer idade. A promessa dele é que seu Espírito, nestes dias em que agora vivemos, seria derramado sobre toda a carne. Você pode ser a voz de Deus na escola, na igreja, no trabalho, em casa.
Basta que para isto primeiro você ouça Deus falar com você.
E se você não teve o privilégio de ser consagrado ao Senhor pelos seus pais, então você tem o privilégio de se consagrar a si mesmo. Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, e todos os salvos são salvos de uma vida egoísta e pecaminosa para uma vida de santidade e serviço do Senhor.
Rm 6:11-13 – Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
Sim, mesmo que alguém não tenha tido o privilégio de nascer num ambiente cristão, enquanto o Senhor estiver chamando é sempre tempo de dedicar-se ao Senhor.
E alguém que tenha tido este grande privilégio, mas até agora tem procurado viver para o seu próprio prazer, enquanto Deus está chamando é tempo de ouvir sua voz e voltar-se para ele.

2. Samuel foi instruído, para que aprendesse a discernir quando o Senhor falava com ele.

O v. 1 nos diz que Samuel servia ao Senhor perante Eli.
Este era um idoso sacerdote, de olhos cansados, mas que cuidava o tabernáculo do Senhor e tutelava o jovem Samuel.
Tudo o que Samuel fazia era perante o sacerdote Eli, que o instruía nas coisas do Senhor.
Irmãos, falemos com cuidado (aquele que pensa estar em pé cuide para que não caia!), mas notemos que este homem recebeu uma forte Palavra contra sua casa porque, como pai, errou grandemente, deixando seus filhos entregues à sua própria vontade, não os repreendendo.
E peca todo aquele que deixa de corrigir seus filhos.
Aparentemente há uma contradição entre o que o Senhor diz aqui no cap. 3 e o registro do cap. 2:22-26, onde está escrito que Eli, de fato, repreendeu seus filhos, mas eles não o ouviram porque o Senhor os queria matar.
Mas a aparente contradição é desfeita se entendermos que Eli deixou seus filhos muito tempo entregues a si mesmos, de modo que, quando resolveu repreende-los era tarde demais: eles já haviam enchido a medida de seus próprios pecados, e agora estavam definitivamente sob a ira de Deus.
Também tomemos cuidado em nossa atitude para com Eli porque mais tarde esta foi a mesma falha na vida de Samuel: seus filhos não andaram nos caminhos dele, antes se tornaram corruptos [2].
Mas apesar de sua enorme falha e derrota como pai, Eli foi o grande agente de Deus no desenvolvimento da vida espiritual de Samuel.
Foi com Eli que Samuel aprendeu a servir perante o Senhor: os holocaustos e todos os demais sacrifícios, o temor do Senhor, a obediência à sua Palavra.
E foi com Eli que Samuel aprendeu a discernir quando Deus lhe falava.
Foi com Eli que Samuel aprendeu a orar: – “Fala, Senhor, que o teu servo ouve”.
Aliás, Eli já havia sido instrumento de Deus na família de Samuel desde muito tempo antes, quando havia abençoado Ana depois de suas muitas lágrimas. De modo que, ouvindo Ana a bênção, teve certeza em seu coração que suas orações tinham sido atendidas, e o seu rosto já não era triste [3]
Aqui, também, meus irmãos, vejo mais algumas aplicações práticas para nós, os que temos o temor do Senhor.

2.1 – Primeiro, para nós, os que somos de mais idade.

Mesmo uma pessoa usada por Deus, que serve ao Senhor durante toda a sua vida, precisa buscar constante renovação espiritual.
Por causa, talvez de sua idade avançada, Eli estava espiritualmente cansado.
Também, aparentemente, Eli não teve ao seu lado homens como Arão e Hur, que ajudaram Moisés a permanecer de mãos erguidas diante de Deus.
O fato é que Eli estava tão cansado que havia como que desistido.
Vejam suas palavras no v. 18.
Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu. E disse Eli: É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver.
Preciso tomar cuidado para não ir além do que diz o Senhor, mas penso que Moisés não teria falado assim: ele teria buscado a bênção. E Daniel, e a mulher viúva da parábola, e aquela mulher cuja filha estava endemoniada.
Eu tenho a impressão de que este conformismo é que foi fatal para a casa de Eli.
Então nós, os que somos mais velhos, precisamos vigiar contra o cansaço da alma, e se ele vier precisamos buscar novas forças no Senhor, porque ele renova a nossa mocidade como a da águia, ele faz forte ao cansado.
Precisamos nos consolar, nos encorajar no fato de que o Senhor continua a usar os seus escolhidos, mesmo quando eles se encontram cansados e limitados.
E movidos por esta esperança, precisamos clamar e dizer: - “Ah, Senhor, não quero ser um velho sacerdote, conformado e derrotado. Quero ter o viço de meus primeiros dias, quero a cada dia ter renovado o meu andar contigo, minha confiança nas tuas promessas, minha certeza das tuas palavras. Não deixa que o passar do tempo, as desventuras da vida me tornarem uma árvore seca. Faz-me como Samuel na sua mocidade. Quero escutar a voz do teu Espírito.” 

2.2 – Aos mais jovens:

Os mais jovens, se querem aprender a ouvir ao Senhor, precisam aprender a servir ao Senhor com os mais idosos.
Samuel esteve o tempo todo sob a tutela de Eli.
Nunca menosprezou sua idade avançada, as limitações espirituais, antes, aprendeu com ele.
Samuel, por seu comportamento, honrou e valorizou a instrumentalidade do velho sacerdote em sua vida.
Jovens, adolescentes, crianças...
Honrem seus pais. Com todas as suas limitações, com suas falhas, honrem seus pais. Ouçam-nos, sejam obedientes. Isto é agradável a Deus, pois quem escolheu seus pais? Não foi o Senhor? E quem ordenou honra-los, serem obedientes; não foi o Senhor?
“Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem...”
Honrem seus pastores. Honrem os pastores de nossa denominação.
Vejam, amados: quando uma igreja tem um pastor, mesmo que ele seja falho como Eli, este homem é fruto das orações desta igreja. É resposta de Deus. E quando eles estão sendo desprezados, segunda a Palavra de Deus, a quem estão desprezando?
Também honrem aos mais velhos de modo geral.
Vejam este templo. Quem o construiu? De quem vocês herdaram a mensagem que salvou suas almas?
Pensem na Igreja Conservadora, tutora de todos nós: devemos muito a esta igreja, e respeitar nossos pais, nossos mestres, nossos pastores nada mais é do que simplesmente justo.

3. Samuel se colocou nas mãos de Deus

vs. 9,10 – “Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.  10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. 
À luz do que consideramos anteriormente, nestes tempos de individualidade exacerbada, a oração que Eli diz para Samuel fazer seria considerada simplesmente uma oração de “papagaio”, um decorar mecânico de palavras: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve.”
Outros diriam também que não iriam fazer as coisas só porque os outros estão mandando.
Mas não era assim que Samuel pensava.
Aliás, não era assim que se pensava antigamente, quando não havia ainda esta filosofia do mundo pós-moderno, em que o que conta é acima de tudo o individualismo.
Samuel sabia que se sua experiência individual com Deus deveria ser válida, ele teria que andar nos ensinamentos dos antigos, os que já andavam com Deus a mais tempo do que ele.
E fez destas palavras a sua oração sincera: – “Fala, Senhor, que o teu servo ouve”.
Senhor, eu sou teu servo.
– Estou aqui, pronto para prestar atenção no que tu tens para me dizer.
– Estou aqui, pronto para obedecer àquilo que disseres.
Esta disposição, este colocar-se diante do Senhor para ouvi-lo nada mais foi do que a simples manifestação daquela vida de serviço e aprendizado que Samuel já vinha mantendo há muito tempo e que fez o Senhor ver nele uma pessoa que poderia ser grandemente usada em suas mãos.
Pois como está escrito, “os olhos do Senhor percorrem toda a terra, ..., procurando homens cujo coração seja totalmente dele.”
E assim o Senhor então lhe falou, a continuou a falar durante muitos anos.
O Senhor lhe falava ao coração, iluminava seu entendimento diante das situações da vida, sarava sua alma diante das contrariedades e frustrações, orientava os caminhos pelos quais deveria andar, e o usava maravilhosamente para abençoar o povo de Israel, até que Samuel, já bem idoso também, foi chamado para as moradas eternas, onde recebeu sua recompensa.

Conclusão e Aplicação

– “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”, diz o Senhor.
Assim como Samuel, podemos aprender a ouvir a voz do nosso Deus.
Vivendo de modo piedoso, consagrado, separado para ele.
Aprendendo com os que já têm caminhado com Deus antes de nós.
Colocando-nos diante de Deus atentos, dispostos a ouvir o que ele tem pra dizer.
“Antes que a lâmpada de Deus se apague”, antes que você se torne insensível, antes que o Espírito deixe de insistir, ouça, passe tempo na presença de Deus, cultive a sua vida espiritual.



[1] Ez 16:21
[2] 1º Sm 8:1-3
[3] cap. 1:17,18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo